BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=12)
-   -   A colocação do timbalão num suporte de tarola pode prejudicar a qualidade do som (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=16903)

bateforte Dom, 20 de Dezembro de 2009 15:56

A colocação do timbalão num suporte de tarola pode prejudicar a qualidade do som
 
Oí pessoal

Tem marca de batera, que fabrica modelo com tom em suporte de caixa.

Visualmente é de encher a cara, fica paca bem na foto, mas seu som e caracteristica fica limitado.

Se pegar o mesmo tom e suspender ele, fica admirado com a diferença.
E porquê? Porque em suporte de caixa, ele dispersa sua onda em três ponto, com o hardware bem junto á ressonante, conquanto suspenso, quase não oferece resistencia e sua onda expande livremente.

Falo onda querendo dizer, frequencia e caracteristica.

Não sendo bem a mesma coisa se experimentar encostar 2 tom um no outro, suas ressonancia se anula mutuamente, e quando afasta......... tudo muda.

Valeu?
Natal Bom

Filipe Dom, 20 de Dezembro de 2009 16:51

Re: Tom em suporte de caixa
 
ae isso aí

'tão voçê usa sua tarola suspensa né cara, visto que a caixa é dos instrumentos mais importantes da batera, suas ondas precisam vibrar livremente por esse mundo fora. Assim aquela caracteristica da tarola se expande sem limitações.

ae vaaaleu, nunca tinha pensado em suspender tarola... e agora que penso nisso, o segundo instrumento mais importante da batera - o BUMBO - também se deve expandir suas frequências sem anular suas ressonâncias.

Qu'éssa ***** de pousar bumbo no chão, enche o olho e a foto, mas perde sua essência sónica!

Beleza de ideias que voçê aí tem bateforte, bumbo e tarola suspensas, sua batera deve ter um som muito gostoso.

Valeu!
Festas Boas

bateforte Dom, 20 de Dezembro de 2009 16:57

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de Filipe (Mensagem 140728)
ae isso aí

'tão voçê usa sua tarola suspensa né cara, visto que a caixa é dos instrumentos mais importantes da batera, suas ondas precisam vibrar livremente por esse mundo fora. Assim aquela caracteristica da tarola se expande sem limitações.

ae vaaaleu, nunca tinha pensado em suspender tarola... e agora que penso nisso, o segundo instrumento mais importante da batera - o BUMBO - também se deve expandir suas frequências sem anular suas ressonâncias.

Qu'éssa ***** de pousar bumbo no chão, enche o olho e a foto, mas perde sua essência sónica!

Beleza de ideias que voçê aí tem bateforte, bumbo e tarola suspensas, sua batera deve ter um som muito gostoso.

Valeu!
Festas Boas

Oi sô de Felipe
Como vai?
Que é isso aí rapaz!!
Estou falando sò de tom. Não falei mais nada aí não!!
Sò de Tom
Valeu?

Noel bacana pra tu

Filipe Dom, 20 de Dezembro de 2009 17:08

Re: Tom em suporte de caixa
 
Queeeeeeeeee ??? Na tarola e bumbo que é o mais importante da batera voçê não aplica essas ideias que acabou de descrever neste tópico que voçê iniciou??

Me desapontou irmão... organiza suas prioridades baterísticas né

Pipó Dom, 20 de Dezembro de 2009 17:17

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de Filipe (Mensagem 140728)
ae isso aí

'tão voçê usa sua tarola suspensa né cara, visto que a caixa é dos instrumentos mais importantes da batera, suas ondas precisam vibrar livremente por esse mundo fora. Assim aquela caracteristica da tarola se expande sem limitações.

ae vaaaleu, nunca tinha pensado em suspender tarola... e agora que penso nisso, o segundo instrumento mais importante da batera - o BUMBO - também se deve expandir suas frequências sem anular suas ressonâncias.

Qu'éssa ***** de pousar bumbo no chão, enche o olho e a foto, mas perde sua essência sónica!

Beleza de ideias que voçê aí tem bateforte, bumbo e tarola suspensas, sua batera deve ter um som muito gostoso.

Valeu!
Festas Boas

Será ironia ou gozo ou simplesmente tás a falar a sério? é que de facto n se entendeu.

JP_ Dom, 20 de Dezembro de 2009 23:41

Re: Tom em suporte de caixa
 
Ina pá, o que é que foi isto...?

Amaro Machado Seg, 21 de Dezembro de 2009 00:32

Re: Tom em suporte de caixa
 
ok estou de queixo no chão! não percebi MESMO!

bateforte, muito obrigado pelo tópico, esclareceste-me bem, pk estava a pensar usar o tripé de tarola para o meu timbalão de 12" da frente do kit. Valeu ;)

Abraço

Pipó Seg, 21 de Dezembro de 2009 01:28

Re: Tom em suporte de caixa
 
Acho que todos percebemos o que se passou.
Nem merece comentários.
Obg ao bateforte pelo bom tópico.

abraços.

Filipe Seg, 21 de Dezembro de 2009 03:44

Re: Tom em suporte de caixa
 
Alguém que avise o Brian Blade que está a estragar o som duma bateria Canopus.

Miguel Martinho Seg, 21 de Dezembro de 2009 09:51

Re: Tom em suporte de caixa
 
Este assunto de peças "fixas" vs suspensas já foi falado num outro tópico.
Obviamente que as peças "tocam" melhor estando suspensas, mas não é só isso que conta para montar um kit.

Não há a configuração perfeita para todos, cada um tem o seu estílo, gosto, maneira de tocar, etc.

Há quem use suspenso, há quem uso fixos, nenhum é melhor que o outro, apenas maneiras diferentes de montar um kit.

enes Seg, 21 de Dezembro de 2009 09:56

Re: Tom em suporte de caixa
 
dou creditos ao bateforte, quanto ao filipe... nao percebi se foi ironia , se que raio foi...
na boa..

Lu Batera Seg, 21 de Dezembro de 2009 13:44

Re: Tom em suporte de caixa
 
Acho que não vale a pena referir que o facto de ter um tom num suporte de tarola não é apenas uma questão de ficar bem na fotografia.

Fica uma sugestão realmente prática e que não obriga a malta a comprar material novo: como na tarola nunca vingou o sistema de suspensão, o que faço para ter mais som é não apertar a tarola no suporte; ou seja, ela está solta, só aperto o suficiente para ela não sair disparada caso lhe bata com o joelho. Assim, o aro de baixo não fica apertado nos três pontos de aperto normais.

Pipó Seg, 21 de Dezembro de 2009 14:31

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de Filipe (Mensagem 140807)
Alguém que avise o Brian Blade que está a estragar o som duma bateria Canopus.

Amigo,
Não vou entrar em picardias ctg.
É só mlh é teres cuidado com o que dizes, e n entres por essa via que é mt mau para ti. garanto te.

enes Seg, 21 de Dezembro de 2009 14:35

Re: Tom em suporte de caixa
 
ignorados .

bateforte Seg, 21 de Dezembro de 2009 17:53

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de Lu Batera (Mensagem 140851)
Acho que não vale a pena referir que o facto de ter um tom num suporte de tarola não é apenas uma questão de ficar bem na fotografia.

Fica uma sugestão realmente prática e que não obriga a malta a comprar material novo: como na tarola nunca vingou o sistema de suspensão, o que faço para ter mais som é não apertar a tarola no suporte; ou seja, ela está solta, só aperto o suficiente para ela não sair disparada caso lhe bata com o joelho. Assim, o aro de baixo não fica apertado nos três pontos de aperto normais.

Oí sô de Lu
Bem visto pelo sô, isso da caixa, viu? Não sendo muito apertada ela não perde muita dispersão. Bem visto, mas segurança também não tera muita, tem de concordar. Já temos que fechar um pouco suas base para caber veio do pedal duplo, ou então passar ele por espaço de ferragem.

Mas está bem visto isso do sô Lu

kosh Seg, 21 de Dezembro de 2009 18:11

Re: Tom em suporte de caixa
 
Bom post Bateforte!

Bem, eu também pensei pôr o meu tom suspenso num suporte de tarola, essencialmente por efeitos visuais, mas acabei por usar um clamp.

No entanto, e atrevo-me a acrescentar, tudo depende do som que se quer tirar do tom. Não faltam bateristas profissionais e exigentes que usam o tom num suporte de tarola, mas se calhar também querem um som com menos 'sustain', que se adapte melhor ao estilo que tocam...

bateforte Seg, 21 de Dezembro de 2009 18:18

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de kosh (Mensagem 140928)
Bom post Bateforte!

Bem, eu também pensei pôr o meu tom suspenso num suporte de tarola, essencialmente por efeitos visuais, mas acabei por usar um clamp.

No entanto, e atrevo-me a acrescentar, tudo depende do som que se quer tirar do tom. Não faltam bateristas profissionais e exigentes que usam o tom num suporte de tarola, mas se calhar também querem um som com menos 'sustain', que se adapte melhor ao estilo que tocam...

Oí sô de kosh

Ora viu? Mas sem forçar a barra, normalmente os outros são floor toms, vai ficar um pouco de diferente ao natural, claro que depois entra o Mixer e.......pronto

Brigadão em voçê!!!!

kosh Seg, 21 de Dezembro de 2009 18:23

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de bateforte (Mensagem 140932)
Oí sô de kosh

Ora viu? Mas sem forçar a barra, normalmente os outros são floor toms, vai ficar um pouco de diferente ao natural, claro que depois entra o Mixer e.......pronto

Brigadão em voçê!!!!

Claro, claro, eu também concordo! Mas é só para dizer que, no fim, certo ou errado, o que interessa é o som que gostamos e que mais se enquadra na música...

Abraço

rogermacaco Seg, 21 de Dezembro de 2009 19:28

Re: Tom em suporte de caixa
 
Boas pessoal.
Eu uso o sistema "airRide" da Tama, em que a tarola fica em sustensão. Nota-se diferença no desempenho da tarola. O problema deste sistema é o preço, e por isso nunca vingou. O meu suporte custou-me 20 contos á uns 9 anos, na antiga casa Costódio e Cardoso, no Chiado, comprei-a nas promoções do fim da loja. O preço inicial eram 40 contos. Acho que neste momento anda a volta dos 100 € mas acho que não inclui o aro. Compreendo o que disse o Filipe quando diz que a preocupação em ter toms suspensos com sistemas XPTO's pra isolar o mais possivel as vibrações, e depois se esquece do elemento chave que é a tarola. Claro que o post do Bateforte não tinha esse objectivo e deu confusão.

Abraço a todos

Roger

Pipó Seg, 21 de Dezembro de 2009 19:38

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de rogermacaco (Mensagem 140947)
Boas pessoal.
Eu uso o sistema "airRide" da Tama, em que a tarola fica em sustensão. Nota-se diferença no desempenho da tarola. O problema deste sistema é o preço, e por isso nunca vingou. O meu suporte custou-me 20 contos á uns 9 anos, na antiga casa Costódio e Cardoso, no Chiado, comprei-a nas promoções do fim da loja. O preço inicial eram 40 contos. Acho que neste momento anda a volta dos 100 € mas acho que não inclui o aro. Compreendo o que disse o Filipe quando diz que a preocupação em ter toms suspensos com sistemas XPTO's pra isolar o mais possivel as vibrações, e depois se esquece do elemento chave que é a tarola. Claro que o post do Bateforte não tinha esse objectivo e deu confusão.

Abraço a todos

Roger

Concerteza Roger.
Ao contrário do que o Filipe afirmou em tom irónico mesmo o bombo se tivesse suspenso teria um som bem melhor pois o casco n teria contacto com o chão retirando-lhe ressonância. Sempre tive curiosidade nesse sistema da Tama. Qual a tua opinião?

abraço

bateforte Seg, 21 de Dezembro de 2009 19:45

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de Pipó (Mensagem 140948)
Concerteza Roger.
Ao contrário do que o Filipe afirmou em tom irónico mesmo o bombo se tivesse suspenso teria um som bem melhor pois o casco n teria contacto com o chão retirando-lhe ressonância. Sempre tive curiosidade nesse sistema da Tama. Qual a tua opinião?

abraço

OÍ sô PIPÒ

Tem razão no que diz. è "lei da Fisica". Senão vejamos. Se tiver um PA e o grave não tiver contacto com o chão, vai precisar de muita caixa de grave para obter consistencia. Se o grave tocar o chão tera muito mais "acustica" de que se estiver elevado. Nos Bumbo, só ao natural se nota a falta de "corpo" quando elevado. Quando microfona ele a equalização tomo conto do resto..................

Abraço no sô

Lu Batera Seg, 21 de Dezembro de 2009 20:36

Re: Tom em suporte de caixa
 
Citação:

Mensagem Original de bateforte (Mensagem 140922)
Oí sô de Lu
Bem visto pelo sô, isso da caixa, viu? Não sendo muito apertada ela não perde muita dispersão. Bem visto, mas segurança também não tera muita, tem de concordar. Já temos que fechar um pouco suas base para caber veio do pedal duplo, ou então passar ele por espaço de ferragem.

Mas está bem visto isso do sô Lu

É mais simples no meu caso, que não uso pedal duplo. ;)
Mas nunca tive problemas com este sistema, por isso deixei aqui a sugestão, pode ser útil para mais gente.

rogermacaco Seg, 21 de Dezembro de 2009 23:01

Re: Tom em suporte de caixa
 
Boas.
Em relação á questão do pipó. Tenho a dizer que o sistema da tama está muito bem pensado. Nota-se claramente a diferença no som da tarola, fica com um som mais rico. Mas a melhor maneira de explicar, é que faz o que o mesmo sistema faz aos toms. A nivel do material, o suporte tem uma qualidade incrivel, e a omni-ball faz milagres quando se quer por a tarola no sitio. Claro que tudo isto é subjectivo. Provavelmente existem companheiros a quem um suporte destes iria estragar toda a afinação conseguida e comprovada. Quem tiver os toms com o sistema ISS da pearl pode facilmente experimentar a tarola, embora o ISS não isole tão bem porque é metal com metal, e a tama tem umas borrachas entre o aro e o suporte que isolam o sistema. Estava um suporte destes em exposição na music factory...é so la ir ver ao vivo.
Abraço a todos

Roger

Filipe Ter, 22 de Dezembro de 2009 20:03

Re: A colocação do timbalão num suporte de tarola pode prejudicar a qualidade do som
 
Ok andam aí umas más vibrações no ar, vamos lá trocar por miúdos as mensagens acima:

bateforte: os toms não devem ser postos em tripés de tarola porque ficam mais abafados
filipe: sim concordo, mas se és apologista dessa ideia, suponho que devas aplicá-la também nos instrumentos mais importantes da bateria - a tarola e o bombo
bateforte: não, eu estava só a falar dos toms
filipe: crias um tópico sobre essa ideia e não a aceitas onde ela é mais pertinente? Há prioridades a ter em conta quando estamos a falar de melhorar a qualidade do som não?
(...)
filipe: É de notar que, um músico de sucesso chamado Brian Blade (baterista de jazz - género onde os pormenores se fazem mais notar) utiliza uma bateria Canopus (que se preza pela qualidade do som sobre a estética) com o tom num tripé de tarola.

Que se passa, não gostaram que eu tivesse falado em brasileiro foi? Don't you speak english sometimes aswell? Diga-se de passagem que a lingua brasileira é mais alegre e positiva que o português.. hmm será por isso que só os tugas é que ficaram ofendidos e o zuca que criou o tópico não?

Olhem para além do obvio.
Abram suas mentes.
Life is just a ride.
Relaxem jeezazz...


São agora 19:32. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.