BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=12)
-   -   Posição do raide (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=30075)

hnunes Sex, 8 de Junho de 2012 16:53

Posição do raide
 
Viva,

A minha duvida é sobre a posição do raide. Eu por exemplo tenho uma bateria de 5 peças e uso o raide acima do meu timpalão de chão. Mas tb ja verifiquei que alguns bateristas usam o raid um pouco a cima da timbalão intermedio. Gostava de saber a vossa opinião sobre a posição do prato de raide.

Abraço

Miguel Martinho Sex, 8 de Junho de 2012 18:38

Re: Posição do raide
 
Antes de tudo, não é Raide, nem Raid, nem outra coisa do género...
É RIDE (palavra inglesa que quer dizer conduzir, guiar, etc.)
Daí cá se poder chamar de prato de condução.


Quanto à tua pergunta:
Cada um usa como e onde lhe der mais jeito.
A bateria por ser uns instrumento que é um conjunto de peças separadas, faz com que o seu tocador possa usar as peças onde quiser.
Ate ha quem o use ao lado dos pratos de choque, no lado esquerdo e sem ser canhoto.

rui andre Sex, 8 de Junho de 2012 21:16

Re: Posição do raide
 
Tem a ver com o gosto e jeito que dá a cada um e da maneira que o baterista lhe toca.

eu por exemplo, gosto dele paralelo ao chao e um pouco baixo e um pouco a "nordeste" em relaçao a mim. tendo tambem um kit de 5 peças, tive que chegar os dois timbaloes "de cima" mais para a esquerda.

Miguel Martinho Sex, 8 de Junho de 2012 22:52

Re: Posição do raide
 
Quando usava acustica, tinha-o normalmente por cima do 3º tom (de chão), e inclinado para mim (não ficava plano).
Quando usava a bateria micada, levantava-o um pouco mais e ficava mais inclinado ainda.
Quando usava só 2 toms, colocava-o mais em frente a mim, no lugar do 2º tom.

Estou a partilhar isto apenas como curiosidade, porque, repito, não há uma norma para a posição das peças. Tudo depende de cada um.
Mas o mais importante, e isso aplica-se a todos, sempre com atenção à postura e ergonomia.
As peças devem estar sempre acessíveis a nós de uma forma que não nos obrigue a estender muito os braços, ou a ter de inclinar o corpo para lá chegar. Os pulsos também devem ficar sempre em posições normais e não em esforço (p.ex., pulso muito inclinado ou meio torcido é de evitar).
Também evitar que as peças fiquem numa posição que com a pancada transmitam demasiada energia de retorno para nós. Devem ser as peças a absorver as pancadas e não os nossos pulsos.
De resto, cada um que monte o seu kit como achar melhor para si e para a sua postura. Não o montem a pensar como fica mais bonito, porque nem sempre o bonito está associado a boa postura.

enes Sex, 8 de Junho de 2012 23:52

Re: Posição do raide
 
eu vou por o ride no sitio da pele do bombo.. assim toco ride kus pes.... double ride pedal yeaaaah !

é assim... assenta-te... agora imagina... tarola no meio das pernas, altura dos joelhos um pouco mais acima...bombo onde tens o pe..10 cm mais a frente para dar espaço ao pedal..no outro pe ja tens o pedal de choques, agora.... com as maos perto da tarola, movimentas o pulso para a direita e deveras encontrar o ride...

visto o hi-hat e o ride serem pratos de conduçao, deverao estar o mais perto possivel da tarola.
nem que para isso tenhas que sacrificar um timbalao... os toms servem para fills e ritmos um pouco mais avançados, nao serao utilizados a todo o segundo..

o prato choques, a tarola, o bombo, e o ride, sao os elementos essenciais para quase todos os ritmos... temos que te-los o mais proximo possivel.

Johnny25 Sáb, 9 de Junho de 2012 03:25

Re: Posição do raide
 
Boas!

Eu actualmente uso o Ride assim:
http://imageshack.us/photo/my-images/836/pic0303.jpg/

Já experimentei tê-lo do meu lado direito (quando tinha os 2 timbalões fixos no bombo), mas costumava cansar-me muito no braço esquerdo até ter mudado para a disposição que mostrei em cima...

Espero ter ajudado :)

Abraços :icon_drummer:


São agora 07:59. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.