BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   CDs, DVDs, Livros e Manuais (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=24)
-   -   REPORTAGEM: Mike Portnoy - DVD "Ten Degrees of Turbulent Drumming" (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=982)

Gibraltar Dom, 27 de Agosto de 2006 17:40

REPORTAGEM: Mike Portnoy - DVD "Ten Degrees of Turbulent Drumming"
 


Para quem não conhece o Mike Portnoy, ele é o grande baterista da igualmente grande banda Dream Theater. E para quem não sabe, este senhor grava TODAS as sessões de todos os seus projectos e por acaso documentou em vídeo com uma simples câmara de filmar amadora quase todos os "takes" de bateria do mais recente álbum dos Dream Theater, "Six Degrees of Inner Turbulence". Resultado? Uma miscelânea muito bem montada e sincronizada do frustrante processo que é gravar várias partes de bateria até ficar AQUELA parte, que sai no álbum.

Este DVD inclui 11 músicas gravadas em vídeo, mas infelizmente nenhuma delas está completa, mostrando quanto muito, um máximo de seis ou sete minutos por canção (também para quem não sabe, há canções neste dito álbum que ultrapassam os vinte e muitos minutos e seria bem mais dispendioso pôr tudo. Até é de louvar que tenha ficado uma "gemazinha" assim para o económica), deixando sempre um gostinho a "pouco" na boca... (Ed: vai uma Smint?)

O áudio do DVD é dividido em três faixas: "música com bateria", "só bateria" e "comentário do Mike", que se podem alternar enquanto se vê o DVD (acreditem que por mais óbvio que isto pareça, ainda hoje há edições musicais de DVD com várias opções disponíveis e é preciso voltar sempre ao menu para mudar seja o que for).

Só em duas músicas é que se ouve a bateria na sua versão final, com a produção do álbum na primeira faixa de áudio e só numa dessas duas é que na segunda faixa há a bateria como o microfone da câmara captou. Na primeira dessas duas músicas (que é a primeira canção do DVD), não há bateria isolada. Faixas 1 e 2 de áudio ocupadas com a mesma coisa.

Nas restantes músicas nas suas primeiras faixas de áudio, ouve-se a música com a produção final do álbum misturada com a bateria tal como o microfone da câmara captou.

Este DVD não foi lançado pela Hudson Music, tal como foi o galardoado "Liquid Dream Theater" (Ed: muito fixe este dvd). Foi uma edição pessoal com intenções de ser limitada (mas depois foram feitas mais cópias dado a reacção entusiasta dos fãs) só no sentido de "abrir o cofre e partilhar" como o Mike descreve na introdução. O resultado vê-se; o profissionalismo de gravação é quase nulo, havendo apenas uma única câmara a filmar com o foco que havia disponível (que ainda assim produziu imagens perfeitamente visíveis e de boa qualidade) e nada de "fantochadas" muito elaboradas. Ele agradece continuamente a Mike Brown, o webmaster da página dele, pelo trabalho horrendo que foi a edição (Ed: como o compreendo...) - ao verem esta edição, perceberão o quão duro terá sido o trabalho para o jovem.

O conceito é interessante, aprendem-se realmente coisas novas (tal como uma parte em que ele toca duas vezes mais rápido para depois abrandar no álbum e a dar-lhe um som mais "sujo"), com a bateria isolada notam-se certas nuances que de outro modo seriam quase inaudíveis e o comentário do Mike, sempre num tom amigável mas "vamos ao que interessa", ajuda a perceber certos elementos e o processo de composição e gravação.

Em resumo, é um DVD muito bom de se ter, mas não é para toda a gente. Ou gostam muito de Dream Theater, ou gostam muito do Mike Portnoy.
É mesmo um DVD feito para "drum-fans".



Ed: Podem ver um pequeno trailer do DVD AQUI.


Texto: Alex "Silver Dude"

Bruno Nunes Qui, 12 de Outubro de 2006 15:01

eu adoro mike portnoy eu tinha todos os filmes dele ate que o meu pc avario e foi tudo a vida mas agora vou arranjar de novo eu ate ja tinha o ultimo que se chama drumavarium um abraço :):icon_band1: :icon_band2:

ShallNotFall Sex, 13 de Outubro de 2006 15:24

...alguém que pegue numa caçadeira e me arranque as rotulas á cartuchada...já n posso mais com dvd's desse gajo...

Rica Sex, 13 de Outubro de 2006 15:25

Citação:

Mensagem Original de phurya
...alguém que pegue numa caçadeira e me arranque as rotulas á cartuchada...já n posso mais com dvd's desse gajo...

calma phurya...:)

Miguel Martinho Sex, 13 de Outubro de 2006 15:26

Acho que o próximo que ele vai lançar é:

Mike Portnoy playing in WC :toilet:

chain Sex, 13 de Outubro de 2006 18:04

hahahah :cheer2:

é mesmo incrivel este fenomono portnoy, qdo le ca veio quase q encheu a aula magna a malta vibrava bué com ele(eu era um deles acreditem)...agora ja ninguem o pode ver/ouvir!! ele ficou messssooooooo irritante! a ultima coisa q mais me irritou nele foi a cena da ter juntado à sua bateria um remake da bateria do bono(foi n foi?)...pah...pq?

fiquem bem

Brasas Qua, 17 de Janeiro de 2007 14:34

Eu tenho e acho que ta fixe... é um dvd que vale a pena...


São agora 09:58. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.