BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Aconselhamento para a compra de material (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=8)
-   -   Investimento num conjunto Sabian (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=31811)

SeeD Ter, 5 de Março de 2013 18:14

Investimento num conjunto Sabian
 
Boas, 'çual!

Chegou o momento de fazer uma revolução na pratalhada do meu kit.


Sempre usei Zildjian por ter maior acessibilidade na obtenção de pratos usados dos meus conhecidos bateristas.

Excluindo o meu querido e intacto (espero que por muito mais tempo) Zildjian 20" A Custom Ride e um Zildjian 12" China Splash, todos os outros já levaram suficientemente no lombo para os mandar pró estaleiro.

Os lesionados são constituídos por Zildjian 16" K Dark Crash Thin (já mordido na borda), Zildjian 17" A Custom Crash (com uma brecha a meio do perfil), Zildjian 16" China Trash (também com brecha a meio do perfil), e um Zildjian 12" A Splash (ai, que som delicioso que este prato AINDA tem mesmo depois de perder 1/5 da sua secção ;0).

Todos vão levar com uma pseudo-recuperação este verão (até vou procurar tirar umas fotografias e postar a ver as vossas opiniões quanto ao processo de recuperação destes).

O Hi-Hat que utilizo ainda é o de origem da Pearl (que também está a abrir no extremo do top cymbal).

Também estou a usar um 20" Custom Earth Ride que fizeram e me ofereceram (esteve enterrado 2 anos) como Crash, visto todos os outros não terem nem dimensão nem qualidade sonora pra cumprir o serviço, pois agora estou a tocar numa banda de Post-Rock Progressivo e preciso de um prato para andamento loud :P

----

A minha bateria é uma Pearl Export Series, dark green. Bombo 22", Tarola 14" de madeira (muito pouco ressalto no matter what I do with 'em skins), timbalas de 12" e 13" e timbalão de chão de 16". A afinação está a puxar pró grave, procurando uma sonoridade Rock, com ataque e alguma profundidade. O som do timbalão de chão é o meu favorito do kit todo @_@ Passado estes anos todos atingiu um sweetspot mesmo satisfatório. E a tarola estala bem (sardas com rimshots).
Uso também pedal-duplo Pearl Eliminator.
Overall estou no processo de procura de um som Rock apurado e é nesse sentido que vou artilhando a minha bateria com peles, acessórios, truques e dicas, etcs.


Passado anos, e conseguindo finalmente angariar fundos para fazer este investimento de sonho, o meu objectivo é, mantendo o meus pratos Zildjian actuais - Ride 20" A Custom + 12" China Splash + 16" China Trash -, munir a bateria de um set de Hi-hats novos + 2 Crashes.



1ª decisão importante: trocar a marca de pratos para Sabian.

Do que ouço e do que ouvi nesta fase de escolha, o que mais me atiça os sentidos são determinados pratos Sabian. E não é à toa, pois comprovo que grande parte das minhas referências musicais têm Sabian a contribuir para a sonoridade geral lá no meio.

Os pratos que mais me atraíram e que preenchem as vagas do meu futuro investimento são:

- Sabian 15" AAX X-celerator Hi-Hats
- Sabian 20" AAX Metal Crash
- *2º crash ainda em reflexão...*


2ª decisão: o casamento entre pratos.

Isto é um pouco tricky, visto ser difícil ter acesso aos pratos para confirmar se os respectivos sons casam bem uns com os outros, e se casam com os meus próprios pratos.
Infelizmente não há grande hipótese em encomendar uma série de pratos e testá-los antes de me chegar à frente com o $. Daí a minha indecisão quanto ao outro Crash.

Sei que o importante para mim é pratos com ataque e definição, com resposta e balanços rápidos. O estilo Dark já não é tão atractivo para mim. Tão pouco Thins.

Os 15" AAX X-celerator Hi-Hats têm um som incrível para os meus ouvidos. Adoro a riqueza tonal possível num prato tão swift.

O 20" AAX Metal Crash aparentemente corresponde ao que procuro: uma espécie de Ride Crash mas com as tonalidades, brilho e explosão de um Crash. E parece responder bem rápido.

Já para o 2º Crash estou a considerar algo na escala de 18" mas ainda estou inseguro quanto a escolher um prato da mesma gama OU optar por um prato de contraste.
Sem dúvida que este 2º Crash é para casar com o som "crash" do 20" Metal Crash, mas mais numa perspectiva de Corte e não tanto de ataque. Para sequências e combinações com este.
Tenho em mente um 18"/17" AAX Xplosion Crash. Mas talvez os HHX também apresentem combinações porreiras com o que tenho em mente. Há power crashes 'n' stuff... Mas é da tal mistura com Darks que não tenho a certeza.
That's it, não sei :/

Não excluo claro está a expansão deste cymbal setup no futuro. No way. Idealmente colocaria um 3º crash, e acrescentaria ao meu 16" China Trash outro china maior, possivelmente 17" ou 18" ou até 19" (para torturar o 'çual nos ensaios >:DDD)
Mas para já é este o investimento que posso fazer. Talvez se por milagre conseguir uns trocos extra consiga incluir já outro prato neste investimento.



Pergunto-vos se têm alguma experiência ou se têm alguma informação relativa a estes produtos da Sabian que possa elucidar na minha escolha.
E já agora qual a loja que recomendariam que visitasse com esta finalidade.
Estou sinceramente a tender ou para a Castanheira (Porto) ou Salão Mozart (Braga). Castanheira pelos resources, Salão Mozart por serem altamente com os clientes.
Sejam uns fofos ;D Aguardo as vossas palavras, e até ao fim deste mês tenho de ter os pratos a flutuar sobre o meu kit!

Take care; Peace Out.

Bernardo Nobre Qua, 6 de Março de 2013 09:13

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Epá, tudo o que toquei em termos de Sabian foi HHX, e sinceramente amei os sons.
Acho que devias dar olhadela nestes pratos, que eu já toquei e gostei bastante do som:

- HHX Legacy Heavy Ride 22" (visto que os Legacy são thin este será medium);
- Artisan 15" hats;
- 18" Legacy Crash;
- 21" Legacy Ride (que funciona expetacularmente como um crash);
- AA Holy CHina 21" ou de 19";

Abraço

SeeD Qua, 6 de Março de 2013 11:55

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Boas.

Desde já obrigado pela resposta, Bernardo.

Parece uma boa selecção de pratos.. Dark. A impressão com que fico é que, sendo de séries não-standardizadas, devem ser definitivamente mais ricos que os estilos Dark que estou a pensar e devem valer a pena experimentar. Porém parecem pratos mais sensíveis, talvez não tão indicados para Rock.. Ou estou enganado?
E podes desenvolver também porque sugeriste esses Rides? Todos têm uma boa performance usados como crashes?
Vou fazer um search à base de dados do fórum para compreender melhor a tua sugestão (que material usas, estilo que tocas, etc).

Era interessante saber da opinião de alguém com experiência entre AAX e HHX.

Bernardo Nobre Qua, 6 de Março de 2013 13:35

Re: Investimento num conjunto Sabian
 

Neste video, todos os Legacy que ele usa são Rides, porque são mais finos, sendo bem mais possível usá-los como crashes, mas procura, porque podes não gostar muito dom som.

No entanto espero ter ajudado.

Abraço

SeeD Qua, 6 de Março de 2013 16:07

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Sweet! Agora estou no trabalho portanto não posso ouvir a cena mas em casa vou checkar.

Crês que os Legacy têm boa durabilidade sendo finos e usados como crashes? São pratos grandes, mas...

Bernardo Nobre Qua, 6 de Março de 2013 16:53

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Apesar de serem mais finos, quando os toquei não me pareceram frágeis, por isso, como crashes pareceram-me ser estáveis, e como ride têm um bom som...
O som é muito porreiro.

SeeD Qua, 6 de Março de 2013 17:51

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Eu pretendo manter o meu Zildjian 20" A Ride, fico é curioso como soaria um Legacy ou Artisan de 20" casado com o 20" Metal Crash.

Bernardo Nobre Qua, 6 de Março de 2013 18:15

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Não sei, mas podemos ser cientistas e fazer a experiência :))

SeeD Qua, 6 de Março de 2013 18:29

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Parece-me remota a hipótese de existe e poder experimentar um Legacy ou Artisan ou whatever cá no Porto. Vou agora passar pela Castanheira e ver mékié.

Bernardo Nobre Qua, 6 de Março de 2013 19:10

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Eu experimentei numa viagem à minha tia na Alemanha, por isso aqui em Portugal não sei

SeeD Qui, 7 de Março de 2013 12:31

Re: Investimento num conjunto Sabian
 
Boas!

Ontem experimentei o AAX 20" Metal Crash e tenho de admitir que não ringou my bell.

Não o excluo completamente, tho', pois é um prato naturalmente para quebrar, coisa que não pude fazer estando a experimenta-lo na loja... Mas testei volumes e andamentos à vontade e pareceu-me que o efeito gongy é simplesmente demais. Basicamente parece um dos meus Rides caso os estivesse a usar como Crash.

Talvez procure algo com mais dispersão, mais textura. Os pratos que mencionaste talvez possuam mais isso, Bernardo. Talvez o acabamento martelado e a espessura mais fina do prato vá mais de encontro a um som trashy que talvez procure no impacto do prato. Além do mais os Legacy dizem ter boa resposta. Thing is: experimentar -_-


_____________


SeeD adicionou o seguinte texto, 1407 minutos e 22 segundos depois:

Pois bem, vou perguntar-vos mais uma vez a vossa opinião de agora de forma mais assertiva:

Quais são os pratos ou a gama de pratos Sabian que vão de encontro a um som Trashy, Brilhante e Loud??

Agradeço a ajuda.
Peace out peoplez!


_____________


Respondendo a mim próprio depois de uns dias de investigação noutras fontes, a série X-plosion e X-treme soa-me incrível.

A série HHX convence-me, Bernardo. A versão AAX dos pratos tem realmente aquele brilho, mas os HHX soam-me simplesmente melhor. Que gesso!

Estou indeciso é entre o X-treme e X-plosion para o crash 20" que vai ter uma finalidade washride. O X-treme é tão trashy! Tem aquela presença tipo china. E os X-treme são thin, enquanto que os X-plosion são medium-thin... 'Tou-ma por fino quanto à durabilidade, sendo realista quanto ao meu heavy-hitting.


Alguém tem algum Crash X-plosion ou X-treme para contar a sua experiência?


São agora 07:34. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.