Ver Mensagem
Não lido Qui, 25 de Fevereiro de 2010   #8
serrinha

Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Que actividades posso fazer com crianças de creche e instrumentos musicais?

Citação:
Mensagem Original de Minizephyr Ver Mensagem
Olá...
podes pôr os bebecos (dependendo da idade, claro está) a construir instrumentos musicais.

Deixo este site como exemplo:

http://www.jose-lucio.com/Pagina2/Olharinr.htm

(nas peças em que é preciso cortar coisas, o melhor é levares as peças já todas cortadas, assim é só pôr os pequenotes a construír os instrumentos).
Aqueles instrumentos que têm pregos e afins, se calhar não são aconselháveis, assim como os que tenham peças pequenas...

Também podes fazer aquela actividade das cadeiras (por música a tocar e os miudos a correr, quando a música pára, vão a correr sentar-se nas cadeiras... ou fazer o mesmo, mas a brincar às estátuas... quando a música pára, eles páram como se fossem estátuas... a música começa e eles começam a correria de novo) - aqui tens de ter cuidado, que os miudos são uns doidos para que não tropecem e caiam e se magoem...

Outra: pôres músicas de vários ritmos... música clássica será a melhor... estimular conforme o tempo da música que eles andem em passos pequeninos, passos de gigante, a imitar o andar de um elefante, de um gato, etc.

Podes pô-los a marcar o tempo, ora batendo palmas, ora batendo com os pés no chão.

Lápis de cor e papel: põe os bebecos a desenhar instrumentos que leves. Eles adoram desenhar, são muito observadores e estás a estimular a memória visual ao mesmo tempo que ficam a conhecer instrumentos musicais.

Karaoke: Porque todas as crianças ADORAM cantar... mesmo que não tenhas karaokes, podes ensinar-lhes musicas novas...

Sons mistério: leva uma gravação de sons feitos em casa, de copos, de um gato a miar, de um carro, de chuva, sei lá... e põem-nos a adivinhar que som é aquele.

Toca uma pequena música: logo de seguida pergunta a cada pequenito o que a música lhe fez lembrar. Eles que descrevam a música.

Bem, para já é o que me lembro...
Ena pá, que montes de idéias porreiras!

Muito obrigado, deste-me uma ajuda muito grande, se te lembrares de algo mais não hesites em colocar aqui.

Continuem assim pessoal, muito obrigado a todos.

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem