Ver Mensagem
Não lido Ter, 6 de Abril de 2010   #36
bada

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: [DEBATE] Os apoios das marcas

Isto para mim é que é o mais preocupante, o pessoal querem imenso os patrocinios e depois nem 1 ano aguentar com a marca.

Não é uma critica ao Xines ou ao Kid, mas sinal que realmente algo esta a falhar seriamente neste apoios.
Eles lá terao os seus motivos para sairem das marcas. Mas quando os tiveram defenderam com unhas e dentes as marcas, parecia que ate nem existia mais marcas no mercado, e nem passado um ano ja estao fora.

Que se passa?????

Isto é tudo menos credibilidade para a marca e para os musicos que trabalham com a marca, e mais uma vez reforço que nao é uma critica directa a ninguem, mas sim a maneira como as coisas estao a acontecer.

Vamos ver os grandes nomes nacionais, e a maior parte nao vai atras de patrocinios nenhuns, as marcas e que vem atras deles e mantem-se fieis a marca durante bastante tempo, alguns casos ate a vida profissional toda, noutros mudam mas nao com a rapidez com que estou a ver.

Se achavam que as condiçoes da Ddrum nao eram nada de outro mundo nao aceitem os patrocinios. Se nao é o que voces desejam nao os aceitem.

Eu pessoalmente ja tive oportunidade de trabalhar com varias marcas e nao quis nenhuma, a unica que me move a trabalhar com ela é mesmo a Missom, por isso ohhh Miguel ve la se me das mais uns pares de baquetas que por acaso ja tenho poucas

Ainda agora estou a negociar um set de pratos novo com uma marca e a primeira coisa que fiz foi dizer que nao quero endorsement para nada, quero é boas condiçoes comerciais, apenas e só.
Não digo desta agua nao beberei, mas a mim so me apanham num patrocinio se for algo que eu concorde inteiramente, algo que me faça vestir a camisola.

E nisso admiro o Pipo, quer se goste ou nao da marca, da pessoa,etc o Pipo veste a camisola e muito bem. Para ja tem feito um optimo serviço pela Canopus, quem e que conhecia Canopus emPortugal ate o Pipo ter??? muito pouca gente mesmo, eu so tinha ouvido uma, uma vez na vida, que era a que o Michael Lauren usava, se resto nem sabia de onde era a marca. Isto acho que sim é um bom trabalho para a marca, se o Pipo merece?? objectivamente ja fez mais pela marca que sei la o que em Portugal, se é o maior baterista do mundo?? nao, nao é, mas isso nao interessa para nada, acho que merece, gosta da marca, veste a camisola, e da a conhecer a marca.

Muito ha para dizer acerca dos "endorsements", patrocinios e afins, por acaso e uma realidade que eu gosto de conhecer no underground. Tento estar o maximo possivel informado acerca disto porque acho piada. Não sendo eu dono e senhor da verdade, muita asneira e mentira se ouve falar acerca deste mito que sao os apoios em Portugal.

Quem acha que deve ter patrocinios acho muito bem, alias sou a favor disso. Ha que trabalhar nesse objectivo, lutar, ser persistente, nao desanimar. Mais cedo ou mais tarde as coisas aparecem.

O Albano, na minha opiniaop nao é ainda baterista para ter um endorsement, mas se o conseguiu é porque fez por isso, teve o seu merito, e que isso lhe traga mais responsabilidade, porque para mim um endorsement é tambem sinonimo de responsabilidade.

Porque uma coisa é certa quem tiver paleio e capacidade negocial consegue quase o mesmo tipo de descontos que um endorsemente "normal". É preciso é fazer pela vida.

Sou a favor da malta ter patrocinios, acho mesmo muito bem, so questiono é como ja se falou os criterios actuais.
Quantos bateristas bastante bons conheço que nao tem qualquer tipo de patrocinio??? montes deles. Tocam menos por isso?? deixam de trabalhar na musica?? claro que nao. Apenas gastam mais dinheiro.

Ainda recentemente estavamos numa tertulia, nao é Sr Ze?? a falar do que para mim actualmente é um dos melhores bateristas portugueses, e algumas marcas ainda tinham duvidas quanto ao seu valor e se haviam de apostar nele. E o contrario, ja vi marcas a apostar em malta que mal sabe o que é uma bateria, e pior do que isso nem conhece o meio musical portugues, nem o os musicos de portugal. Acho isso ainda pior.
La o tocar mais ou menos isso e uma treta, no final é tudo musica e relaçoes comerciais como o Tony referiu e muito bem, ninguem da nada a ninguem, a nao ser o Miguel Ralha porque é um gajo porreiro que gosta de ver toda a gente contente hehehehehe

De resto as principais marcas querem é relaçoes comerciais proveitosas, ou acham que algum baterista em Portugal recebe mais da marca do que o que da em troca??? eu tenho duvidas, ha as excepçoes para confirmar a regra.

Por exemplo vamos buscar as marcas mais "conceituadas" e mais bem trabalhadas em Portugal.
A Dw quantos tem? tambem muito poucos
A Americo Nogueira que apoiados desconhecidos tem????? muito poucos
A Yamaha que apoiados desconhecidos tem?? nao estou a ver nenhum
A Pearl??? é capaz de existir mas conheço muito poucos apoiados pela Pearl, conheço 3 ou 4 e mais nada.

Agora é obvio que as marcas mais recentes no mercado, tipo Ddrum e Mapex, e atençao que nao estou a dizer mal das marcas, alias eu proprio uso Mapex, é logico que dificilmente conseguem ir roubar os nomes consagrados que ja trabalham com outras empresas, tem que apostar/sujeitar aos nomes ainda disponiveis no mercado. E como estao a trabalhar o mercado "recentemente" tem que ser muito mais agressivos e criar facilidades aos musicos para trabalhar com eles.

Quantos musicos se pudessem escolher entre ter apoio de uma yamaha, uma pearl, sonor, dw iam antes para a Ddrum, ou uma mapex???
Muito poucos mesmo. Eu se calhar era um dos tolinhos que ate ia, a nao ser que me dessem boas condiçoes para uma yamaha maple costum, de resto ate ia na boa para uma das outras marcas.
Tenho falado em Ddrum e Mapex porque tem sido as marcas mais agressivas no mercado.

Já uma vez referi e volto a afirmar, ainda bem que surgiram novas marcas no mercado, isso fomenta a concorrencia e por suas vez ficamos mais bem servidos, a nivel de qualidade e preços. Venham mais Mapexs, Ddrums e afins, o mercado precisa disso.

Ha uns naos atras pelo menos no Porto só existia Premier, parecia que quem nao tivesse uma premier nao era baterista. Isso para o mercado liberal é muito mau, estamos muito limitados. Mesmo assim acho que temos pouca escolha em Portugal.

Ando a pensar em comprar uma bateria nova, e pergunto-me que baterias para o meu gosto tenho em Portugal?? so chego a duas ou tres respostas, uma maple costum da yamaha, uma sonor mas que nunca comprava por causa do representante, e uma dw, que tambem nao pagava o valor delas. Infelizmente nao encontro assim nada que me deixe completamente tentado.

Bem isto ja vai num longo testamente, volto uma vez mais a referir que nao eram ataques individuais ao Xines, ao Kid e a Ddrum, apenas duvidas e opinioes a este tema "tabu".

Isso é o secretismo dos patrocinios, toda a gente que anda no meio tem uma noçao de mais ou menos os valores dos patrocinios, nao sei porque é que tem que ser um tema tao sagrado e escondido. Mas pronto isso ha que respeitar as partes envolvidas, nao querem revelar, isto é o meu lado de cuscuvilheiro a vir ao de cima. Eu enquanto nao soube uma serie de patrocinios do pessoal do forum nao descansei

Abraços