Bem pessoal, já me restabeleci da viagem...
Bom antes de mais, quero agradecer a toda a malta daqui do forum que foram. Sem vocês não tinha sido tão fixe como foi.
Depois os meus dois grandes amigos
Grolubão e Pipó, 20 Estrelas, Adorei conhecer o resto do ppl,
JP, Luis Logrado, Madeira, vmsr, Pah entre muitos outros que não me lembro dos nicks, pelas caras.
Este MEGA Workshop, foi sensacional, principalmente porque o destake foi, " A
Musicalidade que um Músico deve ter", este foi o principa. Não foi só as técnicas e como se fáz isto ou aquilo. Aprendemos nestes 3 dias a SER MUSICOS de verdade. Respeitar os elementos da banda, escutar e pensar sempre naquilo que fazemos.
Focos Principais dessa mesma Musicalidade:
- Groove
- Humildade
- Sermos nós Mesmos
- Feeling
- Respeito
Quem não foi, perdeu e muito, mesmo.
Perdeu, pela oportunidade de aprender mais com bateristas de topo mundial, pelo
CONVIVIO BATERISITICO, pela diversão que foi, pá tudo.
Eramos uns 30 alunos, e foi dividido pelo Grupo A e B. Sendo o meu grupo o A.
O Workshop da
Páti Ballinas, foi a verdadeira surpresa pra mim, como o madeira já referiu lolol.
Sim de facto apaixonei-me pela, mulher. Apenas eu fui o unico a acentuar esse "in love" lololol, o resto olhava e sonhava ahaha!!!
Quero uma mulher dessas pra mim. EXCELENTE BATERISTA, BOA em todos os Aspectos e com um Sorriso que matou a plateia toda lolol.
O Groove a atitude, versatilidade e felicidade dela que transmitia pra nós, era suberbo...
Pra alem de mim o pessoal todo estava a curti vêla a dancar enquanto tocava com uma alegria fenomenal, tudo de boca aberta. ( Está gravado LOL)
So pra terem ideia, ELA TOCAVA COM UNS SAPATOS DE SALTO ALTO, GRANDAS TACÔES!!! LOLOL ( "tienes um KICK MUI PODEROSO" )- e TINHA MESMO, eu estava a frente mesmo do bombo e sentia a vibração, e nao tiinha buraco a bateria LOLOLOL
O
Pedro Barceló, nao há palavras, para a musicalidade do nosso mano ibérico, é um músico estupidamente fenomenal.
Ritmos latinos, claves basicas mas que invertendo acentuações, dános uma data de ritmos diferentes foi o que nos passou, e todos participavamos batendo palmas, indo pros CAJONS praticar. Enfim Tudo.
A Calma e inteligencia como executava todas as técnicas era de ficar de queixo caido, groove e balanço excepcionais.
O alemão
Wolfgang Haffner simplesmente BRUTAL.
O Homem toca tudo e com um ESPIRITO e uma Alma linda.
Foi como um sábio, transmitiu sabedoria, musicalidade,e como é importante o groove, temos que saber por a MALTA a Dançar, sempre a caminhar com o mesmo ritmo, mantendo a postura.
Pous a malta toda a tocar. Comecei a ser eu mais um rapazito o Pedro, onde dei inicio a um groove meu, depois era sempre a rodar pela malta toda. Ou seja, Fiquei eu e o puto pedro, depois o puto pedro saiu e o que entrou pro lugar o pedro, teve ke apanhar o meu ritmo e o meu groove, depois, sai eu e a pessoa que foi pro meu lugar, tinha de apanhar o ritmo e o groove que o outro tinha quando estava tocar comigo, and so on.
No final do ciclo, eu surgeri fazermos o mesmo, mas com o Wolfgang na bateria SEMPRE, então foi tudo Tocar com o Wolfgang, foi uma experiencia sensacionallllll.
No final pedimos ao Wolfgang pra tocar uma playalong do DVD ou CD dele, e ele deu-nos esse previlegio de tocar um dos temas assim mais complicados pra ele, COISA QUE NAO PARECEU NADA LOLOLOL.
Acabando a palyalong, fez um solo seguido terminando de uma maneira Execelente e que foi impressionante o Silencio ke se fez naquela sala nesse momento, estava tudo de boca aberta a sentir. MEL.
O Nosso Tuga
Eduardo Lopes, muito bom tanto como baterista, como musico, e professor. Bastante Exigente e convicto naquilo que diz. Mas pra mim só houve um
ponto negativo mas muitissimo importante.
Ele é uma pessoa que dá muita importância á leitura de pautas e partituras, e a Aula BASEOU-SE só nisso.
Ele perguntou quem é que dali sabia LER. Entre 30 alunos ali dentro, 9 ou 10 levantarm as maos, ou seja a maioria nao sabia ler. O que nao gostei foi a forma como ele deu importancia SOMENTE a quem lia basicamente.
Lembrando que a MAIORIA nao sabia LER. Obviamente que chegou uma altura das 2h30 ou 3h de Aula que foram, ao fim da 1h, a mim já me apetecia ir embora. Eu sou um dos que nao sabe ler partitura, Pauta de bateria ainda me safo, mas mesmo assim...
Ele no minimo, ou ensinava a ler ali no momento quem nao sabia, pa pelo menos o básico, ou então arranjava maneira em que todos podessem participar. Chegu uma altura que a mim ja me apetecia sair dali, porque era só leitura, leitura, leitura, com meia duzia de gatos pingados a participarem, porque sabiam ler. Eu ainda mandei a boca, "isto assim é do tipo, uns são filhos outros enteados". É foleiro, mas eu já estáva a ficar chateado mesmo. Mas pronto, nem tudo pode ser Excelente, mas vindo de um tuga esperava mais. a Leitura é importante, mas nao é o mais importante. E num Workshop, onde existem 30 alunos, a aula nao pode ser só pra 10 alunos, tem de ser pra todos, se não fosse eu ir perguntando ao grolubão como se lia aquilo que se estava fazendo, eu nao sabia a minima.
Enfim.
O Grande Senhor,
Billy Cobham.
Sinceramente eu estava a espera de mais, não tirando o valor do homem, pois o que ele fêz foi brutal, mas simplesmente, bazeou-se só em rudimentos pelo intrumento todo, control de dinamicas em fills e breaks etc etc... Grooves, balanço, nada....
Valeu mais a pena a sabedoria dele e resposta as nossas perguntas no final, do que propriamente a actuação dele. Isto é a minha opinião, o homem tem 64 anos e impôe um respeito que até mete dó, né madeira? heheh!!! Shoot to the heart. lolol
E pronto, a supresa que tenho pra vocês ainda vai demorar, pois eu
gravei tudo em video durante os 3 dias, e vou editar isto de forma a ke se possa ver tudo um pouco num video mais ou menos de 10 minutos, pois pra por na net, maior fica mais pesado pra se descarregar.
Balanço final, valeu MUITO MAS MUITO MESMO os 200 euros que Gastei nesta viagem, 100 do pagamento do workshop, e outros 100 nas borgas a noite com o PESSOAL hehehe e klaro na viagem de ida e volta.
Aprendi muito e como Musico, subi mais
30% dos
60% que me considero como musico, estou nos 90%... ja faltou mais pros
100%.

. E eu acho que isso aconteceu com muitos dos que foram.
Á esqueci-me, das dRUM BATTLESSSSS no mei da praça em Evora, pra toda gente.
Muito fixe pessoal, apesar da barulheira, valeu o fim, em que alguns perceberam tudo aquilo que foi dito durante as aulas, Tocar em conjunto, nao é tocar todos pro seu lado, mas sim respeitar quem está a tocar connosco, deixar espaço pra cada um. THANKS!!!
Foi excelente, e espero que isto se repita, pois ADORAVA mesmo, a vontade de muitos de nós era ficarmos lá mais uns dias assim... hehe
éVora on my mind, 4 ever.
Aquiilo era só Gajas BOAS HAAHHHAHAHA !!!
RAQUEL de 28 anos jeitosa hehe, a nossa MAEZINHA e não só ..... LOLOL quem ler isto e perceber, sabe do que falo lolol ..... durante os 3 dias fomos os meninos dela. Tratou-nos como reis, até parava o transito pra nos passarmos hahahah, limpava-nos a Mesa onde comiamos ou bebiamos, nunca nos faltou nada, EXCELENTE PROFISSIONAL, uma granda maluca, mas profissional hehehe.
Quem não foi, PERDEU!!
hehe Fui !
desculpem o testamento
fábinni.