Ver Mensagem
Não lido Qua, 22 de Julho de 2009   #32
Gonçalo
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Mensagens: 264
Gonçalo será famoso em breve
Re: Há que legalizar as nossas bandas? Temos pagar Direitos de Autor? E Guias de Transport

Segundo sei, para uma banda tocar legalmente "legalmente" basta que um dos músicos esteja colectado nas finanças como musico profissional. Depois esse mesmo terá de passar os recibos referentes a cada espectáculo. É claro que depois vão-lhe ser cobrados impostos, que não são nada meigos.

Ainda em relação aos primeiros tópicos, o material de uma banda pode sim ser apreendido pela SPA se o bar não tiver declarado o concerto, e não tiver pago a respectiva quantia para o mesmo. A SPA pode alegar que o material da banda é prova circunstancial do crime e pode precisar dessas provas para tribunal. Sei o que digo nesse aspecto, porque já tive um concerto interrompido pela SPA (o Miguel Martinho deve-se recordar da situação pois estava lá a assistir) o que foi bastante chato, e na altura aconteceu por pura despreocupação da entidade organizadora. Fomos informados nessa altura de que o nosso material poderia até ser metido ao barulho como prova para o tribunal (o caso ainda está em tribunal) mas as autoridades SPA/GNR acharam por bem não nos apreenderem o material até porque somos banda de originais e temos todos os nossos temas devidamente registados na SPA.

O que aconteceu depois é que tivemos de ir à SPA e preencher documentos a declarar onde já tínhamos tocado, pois haviam muitos bares que não tinham declarado o concerto. Bares esses que foram posteriormente multados!

Por isso, o material pode ser apreendido, no entanto se forem sócios da SPA e tiverem os temas registados, a SPA nesse caso fica numa situação complicada para vos apreender o material, então vão apreender o material dos seus sócios? No caso de bandas que não tenham membros registados na SPA não sei como pode acontecer, mas nunca situação extrema a apreensão do material é possível.
__________________
www.myspace.com/somegentledawn
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem