Ver Mensagem
Não lido Ter, 13 de Janeiro de 2015   #46
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
Re: Há que legalizar as nossas bandas? Temos pagar Direitos de Autor? E Guias de Transport

Citação:
Mensagem Original de Nelson Saavedra Ver Mensagem
prefiro tocar de borla, e fazer com que quem entra não pague.
Concordo plenamente. Mas é um pau de dois bicos...
Por exemplo, tanto sou contra uma pessoa pagar 2 ou 3 euros para ver uma banda "nova" como sou contra os 30 euros que se pagam para ver uma banda "maior".
Quando sou eu a tocar, preferia ser sempre com entrada livre para chegar ao máximo de pessoas possível. E mais! As músicas que faço por mim eram sempre colocadas à borla na net e quem quisesse em CD pagaria apenas a cópia e não um valor comercial.

Mas isto sou eu que não vivo da música...

Quem vive da música, hoje em dia, não pode depender de vendas (porque cada vez são menos) e tem como objectivo tocar ao vivo, porque é aí que se ganha o pão.
Mas esse "tocar ao vivo" não se pode cingir a bares com os tais 2/3 euros de entrada. Isso paga a gasolina. Não paga o trabalho e muito menos dá para viver! Tem de tocar para se tornar conhecido, minimamente, e conseguir escalar o nível do evento e por consequência o nível orçamental.

A triste conclusão desde o ano 2000 para cá (e não me vou alongar porque é um tema que dá pano para mangas) é que em 99% dos casos a malta desiste por cansaço, pois se ter uma banda em início de carreira não rende (não vende, toca pouco e barato, tem despesas) e malta dedica-se à música como hobby e arranja um "emprego a sério".
ATENÇÃO: Nos 1% que conseguem viver da música não estou a incluir aqueles que dizem que são músicos a tempo inteiro mas que na realidade têm os papás a bancar por trás

Mais triste ainda é que entramos num ciclo vicioso no nosso país:
- Bons músicos que fazem boa música dedicam-se apenas como hobby.
- Em Portugal, como hobby, não se consegue dinheiro para bons estúdios.
- Sem bons estúdios e boas produções não se fazem produtos de excelência.
- Sem produtos de excelência, em Portugal, as pessoas consomem de fora.
- Como o público consome de fora, apostam-se em eventos com grupos de fora.
- As bandas querem vingar, então vão na procura do que as pessoas consomem, e começam a imitar o que vem de fora mas sem o mesmo nível de excelência, porque há descrédito nos consumidores, produtores, e sejamos sinceros, não há visão a nível cultural nem do governo nem das associações.
- Gera-se a ideia de que não há produtos musicais bons em Portugal
- Se não são bons, não merecem ser "pagos" convenientemente
- Se os músicos não são pagos convenientemente, não levam a coisa tanto a sério, e a música que fazem não tem o mesmo impacto sonoro que um produto de excelência
- E de volta ao ponto 1
__________________
Dinâmicas pessoal... dinâmicas!
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem