Ver Mensagem
Não lido Qua, 4 de Fevereiro de 2009   #6
Filipe
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: carca
Mensagens: 41
Filipe será famoso em breve
Re: Odd time signatures

Citação:
Mensagem Original de windshear Ver Mensagem
Isto não é verdade. Embora haja casos que seja como dizes, tens muitos casos em que a contagem de um 5 num compasso de 10, não é a forma como a música é sentida, uma vez que vais estar a cortar frases a meio.
Não sei se me fiz entender,mas o que quero salientar é que 5/4 é diferente de 5/8 ou de 10/4.

Um 5/4 significa 5 notas de seminima e um 5/8 significa 5 notas de colcheia por compasso. Ou seja, se nos cingirmos ao ponto de vista matematico, um 5/4 = 10/8, mas mais uma vez é preciso ter em conta a ressalva que fiz acima, tudo depende da respiração do tema, e muitas vezes esta igualdade não é verdade.

Aconselho a verem o Seven Days do Sting. Acho que é o meu 5/4 preferido.
Sim windshear eu sei, daí eu ter dito o "basicamente". Não estou aqui para induzir ninguém em erros, mas também não quero complicar o que não precisa de ser complicado e que por vezes o pode ser, como as odd time signatures

O meu objectivo aqui é ajudar-vos a interiorizar estas marcações, logo só digo 5, 7, em vez de 5/4, 7/4, 7/8, etc. Porque ajuda a integrar as acentuações e padrões que se aprende com uma time signature com as outras múltiplas correspondentes ( 5 , 10, 15; 7, 14, 21; e claro o muito importante 3, 6, 9 que muita gente "esquece" o que aprende e usa nos compassos térnarios quando vai tocar a 6 e vice-versa o que é pena ).

Tendo em vista o teu comentário, aproveito para acrescentar outra composição do Paul Desmond (autor do Take Five) intitulada Take Ten, que se pode sentir/respirar como um 5 ou como um 10. A melodia do sax ocupa dois compassos, ou seja 10; E também essa grande performance do Colaiuta com os Sting (agradeço a contribuição).
__________________
'One good thing about music is when it hits you, you feel no pain.' - Bob Marley
Unless your a drummer! haha

Última edição de Filipe : Qui, 8 de Outubro de 2009 às 14:22.
Filipe não está cá agora...   Citar esta Mensagem