Ver Mensagem
Não lido Dom, 27 de Agosto de 2006   #1
Gibraltar
Fundador (actualmente sem funções)
 
Membro desde: 2-Abr-2006
Local: Amadora
Mensagens: 101
Gibraltar será famoso em breve
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Pedal Duplo Yamaha Flying Drangon Direct Drive (com foto)

Como aqui no fórum temos falado muito nestes pedais, resolvi dar a minha opinião sobre alguns aspectos que considero importantes. Este é o meu 1º duplo desta marca, mas já tive 2 duplos da Pearl e um Tama Iron Cobra.

Chamo a atenção que é apenas a minha opinião, outros poderão discordar!


Pontos que eu considero Fortes:

* A estrutura/Frame que une os dois pilares de cada pedal, liberta o eixo onde estão presos os batentes, da pressão e força exercida pela placa do pedal quando esta é “pisada”, contribuindo para uma acção muito suave e eficiente.

* Regulação independente da distância do batente e da altura da placa, como no Iron Cobra.

* A curvatura da plataforma por baixo dos pedais é uma vantagem para quando tocamos em pisos irregulares.

* O sistema de aperto das roscas que seguram as molas, esta bem conseguido, consegue-se esticar as molas girando a rosca de baixo, depois esta é presa com um pequeno parafuso.

* O Clamp para segurar o pedal ao Bombo é vantajoso se tocarmos sempre no mesmo bombo.

* A placa onde pomos o pé tem o tamanho ideal (na minha opinião) e não é tão pesada como a de alguns pedais.

* O sistema Direct Drive é robusto, construído em alumínio die-cast, com rolamentos nas ligações. Quanto a este sistema, tenho a dizer que é muito superior as correntes simples/duplas e mesmo as fitas. Neste sistema não há perdas de energia, como a ligação do pedal ao eixo do batente é directa, qualquer toque do mais subtil ao mais forte, vai ter a respectiva resposta por parte do pedal! Este sistema torna o pedal numa máquina extremamente leve e sensível, o pedal quase não se sente debaixo do pé. Mas claro que requer algum tempo de habituação e nem todos os bateristas apreciam este sistema.

* O eixo (universal joint) que une os 2 pedais é de alumínio e a parte que aperta nos pedais (dobradiça) é de aço como na maioria dos pedais duplos de qualidade.

* O pedal duplo pode ser convertido facilmente em dois “singles”.

* O Preço!!! Sim, custa praticamente menos 100€ do que um Eliminator ou um Cobra!! E custa exactamente metade de um Axis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Pontos que eu considero Fracos:

- O Parafuso que segura a plataforma (placa) por baixo do pedal e que permite rebater o pedal para transporte, é o ponto que me causa maiores preocupações, pois será suficiente um único parafuso para prender toda a estrutura do pedal á plataforma? Só o tempo de utilização poderá confirmar…

- O Clamp para segurar o pedal ao Bombo é desvantajoso se tocarmos frequentemente em bombos diferentes.

- Os Beaters dos pedais são extremamente leves e antiquados, hoje em dia quase todas as marcas oferecem beaters de dupla face – feltro e plástico, mesmo assim alguns bateristas preferem este tipo de batentes pois dizem que produzem um som mais cheio.

- As plataformas (placas) que suportam os pedais são um pouco grandes para o meu gosto, ocupam muito espaço no chão.

Conclusão: quando vi pela 1ª vez este Yamaha DFP9410, achei que tinha um aspecto antiquado e tacanho em comparação com os outros pedais modernos que tem 1001 afinações, mas agora estou rendido, pois este pedal é simples e prático, sem grandes “mariquices”, leve como uma pena na execução e na carteira! Lol

Falta agora testar o factor resistência/durabilidade, mas isso só daqui por uns meses/anos é que me poderei pronunciar!

Abraços e bons beats!

Texto e imagens: DrumPhilosopher
Imagem Anexada
File Type: jpg Flying Dragon 008.jpg (201,1 KB, 441 leituras)
__________________
- Mom, I want to be a drummer when I grow up!
- But honey, you can't do both...
Gibraltar não está cá agora...   Citar esta Mensagem