Ver Mensagem
Não lido Qua, 11 de Agosto de 2010   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Será que esta mesa de mistura é boa??

Epá... então começa a pesquisar na net sobre isso porque este assunto tem muitos caminhos, muita informação, muito material, muitas maneiras diferentes de se alcançar o mesmo fim, etc., etc.

Bem, deixo aqui umas luzes:
- Gravar por pista um instrumento, neste caso a bateria, é gravar cada peça da bateria numa pista diferente do gravador. Esta técnica permite equalizar cada peça individualmente de forma a melhorar o conjunto final. Este é o método usado nas gravações profissionais.

Este método requer em termos de material o seguinte:
- 1 microfone para cada peça que queres separar, ou seja, se quiseres micar uma bateria completa de 5 peças, precisas de 5 microfones + 2 overheads (que são os micros que se colocam por cima da bateria para captar os pratos).
No total precisas de 7 microfones
- 7 cabos XLR (cabos de microfone)
- 1 interface/placa de som com 7 entradas e com ligação ao PC por USB ou firewire e que mande as 7 pistas separadas (há interfaces/mesas que têm ligação USB mas só enviam 2 pistas para o PC apesar de podermos ligar mais à mesa)
- 1 PC razoável que suporte gravar e misturar 7 pistas ao mesmo tempo
- Software de gravação (tens p.ex., o Reaper que é grátis e é muito bom)
- Colunas/monitores sonoros (tens de ouvir o que gravaste para poderes misturar)

Para usares isto tudo tens de saber mexer nas coisas, começando logo no aspecto de saberes onde e como colocares os microfones. Depois, tens de saber mexer no software e saber como configurá-lo de forma a receber a captação (não é dificil, mas requer muitas horas a experimentar, apagar, refazer, regravar, etc.).

Custos desta brincadeira: tendo em conta que já se compram interfaces de 8 entradas por cerca de 300 euros e arranjam-se kits de micros para bateria por 200 euros, eu diria que com 600 euros fazes a festa (os restantes 100 euros são para cabos). Isto se já tiveres PC e colunas.



Agora o método mais barato e o ideal para começares a "brincar aos produtores":
Material necessário:
- 1 PC razoável e colunas
- 1 mesa de mistura com 4 entradas (se arranjares uma mesa com saída USB melhor)
- 4 microfones + cabos (podes fazer com menos microfones para começar)
- Software de gravação/edição audio (p.ex., o Reaper)

Como usar isto?
Se a mesa tiver USB é só ligar ao PC, configurar o software e tá feita a ligação.
Depois, colocas os micros nas peças da bateria sem usares os overheads (colocar 1 micro em cada peça - há outros métodos mas fiquemos neste simples e directo).
Fazer o som na mesa uma vez que no PC vais receber tudo junto e não em pistas separadas (é como se passasses o que gravas no telemovel para o PC).
Depois de teres feito o som na mesa, é só carregar no rec no software (mais uma vez, tens de saber trabalhar com o software ou não vai dar nada).
Se a mesa não tiver USB tens de ligar a mesa ao PC por line-in da tua placa de som do PC (entrada de micro não dá a não ser que seja entrada dupla micro/line-in). O resto é igual.

Custos:
Mesa de 4 entradas das mais baratas talvez uns cento e poucos euros, micros 150... um total de 300 euros (já com cabos).
Este valor podes reduzir para metade ou um pouco mais no início se comprares 2 micros só, ou se procurares o material nos usados.



Acho bem que queiras começar nestas coisas da gravação em casa, mas também acho que devias de primeiro ver alguém a fazer isso. Eu comecei nestas coisas só depois de ter gravado em estudios diferentes e de ter visto como se fazem as coisas profissionalmente. Depois, fui adaptando ao que necessito e hoje em dia safo-me com bem para mim.
Actualmente tenho a grande vantagem de ter uma bateria electronica que me pouca tempo, trabalho e fica tudo bem à primeira.

Bem, não sei como te ajudar mais de momento...
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem