![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
![]() |
Como fazer um solo de bateria? Com que base é que se formam solos? Imaginaçao? Dinamicas?
Boas, bem toco bateria só à um ano, nao sei se é cedo ou nao para pensar ja em solos, mas o meu prof ja me ensinou uma tecnica que ele usa quando sola.
Mas ja que n vou ter aulas estas semanas venho que por a minha duvida. Com que base é que formam o solo? Imaginaçao ? O meu stor faz bastante dinamica na tarola , mas eu ainda nao consigo ter essa sensibilidade :S Gostava de comecr a fazer uns, mas nao sei por onde começar pq quando aplico a tecnica que me ensinaram ( prats d choque a marcr o ritmo e depois andr a percorrer os timbaloes com a tarola pelo meio ), nada do que faço tem logica para mim . Vi o video do solo do user "Kid" , e gostei bastante, ele usa a tecnica que estou aprender, mas quando a aplico nao tem logica para mim o qe eu faço . Se me puderem ajudar, agradeço ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 19-Mai-2007
Local: Leiria
![]() |
Re: Solo , como fazer ??
Bom, como nunca dei concertos, nem nunca fiz um solo para concerto, a única coisa que te posso dizer é que um solo deve ser uma coisa em que tu apliques as mais variadas técnicas que conheces e sabes, mas sem nunca perder a noção do ritmo, acho que isso é o essencial, não perder o ritmo. Depois é sentires o feeling e deixar ir. Mas deixo opiniões mais ''profissionais'' quem sabe realmente disto.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Boas. Um solo é qualquer coisa deste género:
|
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() |
Mas eu sei o que é !
Mas obrigado pela falta de paciencia |
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 19-Mai-2007
Local: Leiria
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#6 |
![]() |
Sim, claro obrigado na mesma ! MAs tu ainda tentas-te explicar, mas acho que um video nao é a melhor forma
|
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
![]() ![]() |
Se te sentes à vontade com as paradidles podes começar por aí. Por ex:
R l r r L r l l ... > letra grande tocas nos toms, por exemplo, e pequena na tarola mas numa dinâmica mais baixa. Podes fazer uma variação do tipo: R L r r L R l l ... > acentuas novamente a letra grande. Ou então podes simplesmente pegar em single strokes e acentuar algumas notas, por ex: R l r L R l R l ... > acentuas as com a letra grande nos toms e n acentuasdas na tarola ou vice-versa. No fim de contas resume-se a fazer rudimentos com acentuações. Enquanto fazes esse padrão com as maõs podes marcar o tempo com o bombo no 1, 2, 3 e 4 por exemplo. O meu stor deu-me um pequeno solo como exercicio que se baseia +- em rudimentos e dinâmicas. Vou tentar explicá-lo ... 1º compasso R_llrrL_R_llrrL_ > Acentuações no toms e o resto na tarola. O underscore tá aí p marcar a pequena pausa que existe entre as notas acentuadas e as outras, isto é, as notas acentuadas são colcheias e as n acentuadas são semi-colcheias, espero que seja claro. Se contares todos os caracteres vais ver k são 16, o que ocupa um compasso 4/4 em semi-colcheias. 2º compasso > igual ao 1º 3º compasso R_llrrL_rrllR_ll > a mesma lógica do 1º compasso 4º compasso rrL_rrllR_llrrll > continuação e variação do 3º. Podes acompanhar com o bombo no 1,2,3,4 e com o prato de choque no 2 e no 4. Isto só te vai soar a solo a grandes velocidades mas 1º é importante começar muito devagar e relaxado. O conceito do solo, segundo o meu professor, é transmitir uma pequena mensagem. 1º compasso - fazes uma afirmação. 2º compasso - manténs essa afirmação. 3º compasso - varias essa afirmação. 4º compasso - terminas a frase. É como se estivesses a falar com alguém, como se estivesses a trasmitir uma ideia com clareza. Tb nunca me dediquei a solar mas penso que é um bom ponto de partida. |
![]() |
![]() |
![]() |
#8 | ||
![]() Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Falaste de mim, e sinceramente, mesmo muito, o solo é mesmo o me que vai na alma naquele momento. Nunca planeei um solo (talvez por isso umas vezes saia bem, outras mal). Quanto ao prato a marcar seminima, é uma questão de em casa, trabalhares. Metes o metronomo (se tiveres) num tempo confortavel, e acompanhas o click com o pe esquerdo. Apartir daqui, tentas variar o maximo possivel, coisas diferentes sempre com as mãos. Vai ser dificil ao principio, mas vais ganhar uma independencia que te permitirá fazer tudo o resto. Um solo sem duvida é o que te vai na alma, mas mesmo o que te vai na alma tem que ser aprendido. Isto para dizer que convem veres por exemplo, como se executam as duplas nas maos, a técnica e apartir daí, desenvolveres malhazinhas porreiras que podes ir aplicando. Aqueles brakes rapidos do meu video sao simplesmente sextinas. Basicamente divides o tempo em 6 partes. Conseguirás aplicar depois de um certo treino, ganhas rapidez e assim, é giro de se usar. No video uso tambem (aqui sim) a combinação RLL e RLRLLRRLL :|. A piada dos rudimentos está na originalidade com que os aplicas, e na figura ritmica a que os aplicas. O que disse do paradiddle é verdade, mas por exemplo se o aplicares à tercina (por exemplo) já fica uma coisa bem marada, que se tiveres a noçao de onde estas no tempo fica muita giro e baralhas toda a gente. Tudo o resto que faço lá são jogos de singles. Volta e meia a combinação BBRL para abrilhantar. É como te digo. É muito da "alma", explicar é complicado. De qualquer forma espero ter ajudado!Se precisares de alguma coisa em que eu possa ajudar, eu desenrasco para ti ![]() kiD! adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 42 segundos depois: Citação:
MISSOM Última edição de JoãoCampos : Seg, 26 de Janeiro de 2009 às 02:43. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
||
![]() |
![]() |
![]() |
#9 | |
![]() Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
![]() ![]() |
Citação:
Pois tb concordo com esse ponto de vista sem dúvida. Mas sem algum dominio de técnica torna-se mais difícil a expressão. Posso ter boas ideias e não as conseguir executar. O que vai na "alma" de uma pessoa que toca bateria à uma semana até pode ser parecido com quem toca há 10 anos, mas este último de certeza que terá maior facilidade em mandar "akilo" cá pra fora. Já dizia uma professora minha: "quem n domina determinada matéria n pode improvisar" |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
OK! Watch and learn?
Como já disseram, de forma simples, clara, prestável, concisa, e tudo do melhor, um solo consiste numa interpretação improvisada ou preparada na qual vais tocar ou o que te vem à alma, dentro de um acompanhamento, ou um excerto preparado anteriormente que se conjugue dentro do acompanhamento. O solo vai ser a tua linguagem aplicada, à parte da linha em que segue a banda incluindo tu próprio. Se sabes o que é, só precisas de observar, relaxar, assimilar e ires pensando nos rudimentos que tens lá em casa. Ficamos à espera de um exemplo de um solo teu! Boa sorte e não te chateies muito! Última edição de warlike : Seg, 26 de Janeiro de 2009 às 10:49. |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Só há pouco tempo comecei a executar solos, e já levo mais de 20 anos de bateria; não sei se não estarás a ser um pouco precipitado. Julgo que não é só a técnica que tem de se dominar para fazer solos; há também a parte de se conhecer bem o instrumento e de conheceres bem as tuas capacidades musicais e a tua linguagem para poderes ter algo válido e interessante a dizer através de um solo.
Imagino que dê muita pica fazer solos, principalmente porque agora se vêem imensos solos duma série de bateristas, mas sinceramente, vejo muito poucos solos a dizer alguma coisa de interessante; a maior parte só dizem "ólháqui eu a dominar bué técnicas e a tocar ultra-rápido". Pessoalmente, procuro contar uma história no solo, tentando que seja mais ou menos em crescendo (com oscilações, claro está), e no final ter uma "explosão". Tendencialmente –*e isto tem a ver com a minha linguagem pessoal, a tal coisa que recomendei procurares, e que dura anos –*utilizo bastante a "melodia" entre timbalos, procurando algo melódico e rítmico ao mesmo tempo. Ainda não consigo fazer tudo isto de forma muito clara, e tecnicamente não sou muito habilitado, mas julgo que tenho vindo a melhorar. A título de exemplo, podes espreitar um solo que já coloquei aqui numa das versões. Uma foi tocada a 19/12 e outro a 13/12. Não tenho pauta do mesmo, improviso o solo, mas se reparares existem pontos em comum nos dois solos. Por outro lado, poderás talvez adivinhar, de acordo com o que disse atrás, qual será o solo que mais me satisfez, de entre os dois. ![]() De notar também que neste caso o solo está enquadrado num tema, e tenho o tempo marcado pelo baixo (ainda que nos confundamos por vezes, tanto ele como eu, pois tanto não é fácil para ele suportar um tempo com um solo de bateria, nem para mim acompanhar um baixo quando estou a solar); de qualquer modo, o tema condiciona naturalmente o que estou a tocar, ou seja, o tipo de malhas que utilizo é evidentemente enquadrado no tipo de ritmo do tema. |
![]() |
![]() |
![]() |
#12 | ||
Citação:
Bom funky ![]() De salientar o seguinte:apartir do momento em que estas a solar, a marcação que tens do baixo praticamente deixa de existir. Repara: o solo é onde tu te vais mostrar. Na minha banda e como se ve no meu video, quando o meu solo começa o baixo, piano etc deixa de fazer marcações. Ou seja, o teu solo pode respirar, nao tens que estar preso a um acompanhamento, até porque solar a manter um acompanhamento ritmico é...esquisito. Simplesmente é ali o teu momento de brilhar um pouco, e tal como tu respeitas esses momentos com os outros musicos (nao inventar no solo deles) eles respeitam contigo. Depois claro, também tens solos com base em malhas isso é diferente. Por exemplo, ouve uma altura em que o meu solo nos Tributo era a malha do inspector gadget (lol) ou seja, solava e tal improvisava umas cenas mas quando chegava a malha eu tinha que a marcar, e depois voltava ao solo. Quanto ao solo, há apologistas da "historia" num solo. De facto, fica muito giro, vai havendo um "crescendo", mas eu normalmente nao uso muito porque prefiro ter um tempo de solo mais limitado, senão fica um solo grandalhão. Se quiseres ver só por ver, tens aqui http://www.bateristaspt.com/forum/sh...to+minha+banda Mas man, bom funky que ouvi aí!E groove. Curti a cena ![]() grande abraço! kiD! adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 41 segundos depois: Citação:
Warlike: Nao disse aquilo por mal man!a sério ![]() ![]()
MISSOM Última edição de JoãoCampos : Seg, 26 de Janeiro de 2009 às 12:46. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema. |
||
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
Temos é que nos ir ajudando uns aos outros.
Acho que comecei a evoluir e a despertar para a criatividade nos solos com um CD chamado "The drumset soloist", isso mesmo, do Steve Houghton. Ouvi aquilo tantas vezes (no watchin') que acabei por interiorizar a back track e ia tocando de ouvido ou experimentando cenas novas inventadas por mim, ou nos joelhos-chão, ou na bateria. Agora com o youtube, aulas à borla, etc. acho que só falta a malta cultivar-se um bocado, porque têm tudo à disposição. Hoje em dia, só quem não quer é que não vê nem lê. Haja tempo e disponibilidade para todos, eje eje. |
![]() |
![]() |
![]() |
#14 |
kiD!, são situações diferentes: o solo que tu fazes é na apresentação dos músicos, o meu é num tema que tem mesmo um solo de bateria e que mantém a malha do baixo. Poderíamos alterar isso, claro, mas eu é que optei por não o fazer, exactamente porque queria contar a tal "história". Faço o mesmo quando é um solo meu também no tema "Chicken", mas aí até opto por manter as batidas principais do tema.
Já agora, discordo quando dás a entender que um solo com "história" será necessariamente grandalhão. De qualquer modo, não quero de forma nenhuma dizer que a minha forma é que é "A Correcta"; eu sigo esta ideia da construção da história, mas pode haver outras abordagens igualmente válidas, claro está. Aliás, até acho mais importante o que refiro antes no meu post, quando falo de se ter algo a dizer e de se saber dizê-lo, o tal domínio da linguagem, coisa que acho difícil de acontecer quando ainda estás a começar a conhecer a sério o teu instrumento. P.S.: Agradeço em nome da banda os teus comentários. ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#15 | |
Citação:
Claro man! ![]()
![]() |
![]() |
#16 |
![]() |
Bem pessoal , obrigado , fiquei bastante esclarecido ! :D
Vou tentar gravar qualquer coisinha com uma camara digital , pois ainda n tenho micros nem mesa de mistura . Depois ponho aí um tentativa de um solo, e tbm como estou a tocar após um ano :D abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
Membro desde: 13-Abr-2006
Local: Alverca
![]() ![]() |
Não concordo contigo. Quanto mais se estuda os rudimentos mais se vê a sua aplicação prática, e os solos não são excepção. Uso bastante vezes rudimentos, e paradiddles (especialmente o inverted paradiddle) em solos e acredita que as pessoas não dizem "Olha um paradiddle". Tudo depende de como o fazes, onde colocas as acentuações, onde começas a contagem, etc.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#18 | |
Citação:
![]() jamiro (quai), rudimentos nisso, que chegas lá mais rápido. Para começar, podes ir sempre imitando os solos do Mike Portnoy. EDIT: Recomendo este video quando se fala em breaks com rudimentos. Última edição de warlike : Qui, 5 de Fevereiro de 2009 às 12:13. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Na minha humilde opiniao, penso que deriva conforme o publico alvo...
Se tas a tocar para um publico formado na maior parte por bateristas como por exemplo em Workshop's, Masterclasses, etc, penso que o solo deve ter como base principal (nao quer dizer que dependa apenas!) uma grande componente tecnica... tipo este do Steve Smith: Se tas a tocar num concerto para um publico "generalista", penso que é importante que o solo seja formado com base na musicalidade...tal publico nao tem conhecimentos bateristicamente falando sobre tecnicas e afins, por isso penso que é importante a componente musical e claro visual no solo, pois é isso que vai cativar o publico e impedir que aconteça o que muitos engraçadinhos gostam de se referir aos solos de bateria como uma boa oportunidade para ir a casa de banho ou ir buscar bebidas. Se o solo é muito cansativo para o "ouvido" é impossivel cativar um publico deste tipo...a menos que a componente visual seja estrondosa como no famoso solo do joey jordison ou Tommy Lee. Tipo este do Khari parker com destiny's Child (o solo só começa no m 4:40) Peritos referem que os Solos de bateria devem ser em "crescendo", nao sei se esta certo ou nao, mas pessoalmente penso que o baterista deve se preocupar que o solo tenho um "Gran Finale", acabar um solo como uma mentalidade do tipo "va ja chega que eu ja estou farto" torna-se confuso para o publico e muitas vezes nem recebes palmas (ou no pior caso o contrario) visto niguem ter percebido que o solo ja acabou e claro que a ovaçao é maior se o final for arrasador, visto que no momento a "ultima imagem" é o que fica na "memoria imediata" Nao sei as tuas preferencias musicais, se forem iguais as minha aconselho-te a pesquisar por Nathaniel Townsley, este Sr. junta o melhor dos "dois mundos" nos seus solos, é impressionante a nivel tecnico mas não abdica da musicalidade, ao ponto de nao necessitar de efeitos visuais para receber "standing ovation" cada vez que a sua altura de brilhar chega... O que escrevi anteriormente é apenas opiniao pessoal, nao quer dizer que esta certo ou errado...é o que acredito ser as melhores opções neste assunto e dificilmente me fazem mudar de opiniao. Cumprimentos |
![]() |
![]() |
![]() |
#20 | |
Citação:
![]() Nem mais. E sem duvida que concordo. Para um publico menos "instruido" musicalmente do ponto de vista tecnico, fazes um ritmo fixe e eles dizem "ca ganda solo" topa este do dennis chambers. Acho giro porque o solo dele é uma completa interacção com o publico é um bocado offtopic, mas que se lixe
![]() |
![]() |
#21 | |
![]() Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Yah ja tinha visto esse potente solo... Continuado no nosso amigo dennis, ve la este: Coitado nao toca nada...LOOOOL Um gajo vê estas coisas, em vez de nos inspirar, faz é com que apeteça mandar a bateria pela janela!!! Abraço |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#22 |
![]() |
Pessoal mais uma vez obrigado , vou comecr a treinar mais as paradiddles , flams e drags e essas coisa toda .
Depois é uma questao de ir experimentando no kit certo ? |
![]() |
![]() |
![]() |
#23 | |
Citação:
![]()
![]() |
![]() |
#24 |
![]() |
ou seja marcas 4 tempos certo ? Se fosse seminima era 8 .
OU colchei é no inicio de cada compasso ?? Eu na dinamica é que n tenho imaginaçao nenhuma :S |
![]() |
![]() |
![]() |
#25 |
![]() Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Santarem
![]() |
Eu normalmente, escolho as baquetas mais pesadas que tenho, e viro-as ao contrario, para sentir que estou a dar o maximo, e não ser só um solo para o publico, mas tambem para mim, começo sempre pela tarola, porque fiz sempre de emproviso, e enquanto estou a criar som na tarola, estou a pensar no que estou a fazer, e depois rebento, e depois volto a tarola a pensar e descançar, e depois passo-me simplesmente, dou mesmo o meu melhor, faço aquilo por pura brotalidade, mas atençao, brutalidade, mas a saber o que faço, não é so fazer barulho, e é assim, só paro quando não poder fazer mais, dura pari uns 5 minutos
bem bom lol ![]() peace |
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
Lembrei-me de sugerir um solo que talvez seja o melhor que já ouvi. É do Kenwood Dennard, feito no tema "Shake everything you got", do álbum "Live from Planet Groove" do Maceo Parker. Fica a sugestão.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#27 | |
Citação:
![]()
![]() |
![]() |
#28 | |
Citação:
Mas se puderes espreita o tema (e o álbum, já agora) que referi, "Live on Planet Groove". |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#30 |
![]() Membro desde: 22-Nov-2008
Local: Estoril
![]() |
Boas o Danny Carey faz alguns:
-http://www.youtube.com/watch?v=LF0o1RnGRDY; -http://www.youtube.com/watch?v=C6cT4Lv3plA ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Opções | |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
ESTUDO: O som e o isolamento acústico | seis_e_meia | Som, Acústica, Software e Sites de internet | 12 | Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12 |
Efeitos (Delay, Reverb) na bateria!! | gaspias | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 2 | Ter, 2 de Março de 2010 16:57 |
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 | Miguel Martinho | Bateristas e Percussionistas | 20 | Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40 |
[Entrevista] Pascoal Meirelles (2004) | Felipe Basilio | Bateristas e Percussionistas | 0 | Ter, 7 de Novembro de 2006 22:11 |