Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 26 de Março de 2010   #1
Ruben Coelho
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Porto
Mensagens: 101
Ruben Coelho está no bom caminho
Gosto Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Pessoal andava eu vagueando pela net e decidi pôr este post, pois eu vejo que muitas pessoas gostam de encher a sua bateria cheio de pratos e por vezes não percebem a sua utilidade pesquisei e achei interessante este site!!!!

Não sei se alguma vez foi aqui discutido !!!



Abc e bom groove para todos!!!



http://pratosamok.blogspot.com/2009/...plicacoes.html

Boa aprendizagem se acharem melhores sites aceito sugestôes.
Ruben Coelho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Março de 2010   #2
ja.ka.kanta
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.070
ja.ka.kanta tem uma aura espectacular à voltaja.ka.kanta tem uma aura espectacular à volta
Re: Função dos Pratos numa bateria.

E se pensarmos antes na bateria nos pratos? Acho que hoje em dia quem tem muitos pratos, sabe usalos, ou quer mostrar, ou pura imagem.
__________________
So grab your guns, And follow me.
ja.ka.kanta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Março de 2010   #3
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Função dos Pratos numa bateria.

Este assunto já foi debatido aqui no forúm inumeras vezes, e com pontos de vista diferentes (claro) !
É uma questão subjectiva .. Como disse o ja.ka.kanta ou tem muitos e sabem mesmo usar, ou então tem na mesma mas é so para o verdadeiro show-off e mostrar "riqueza"
Mais vale ter 4 pratos (no minimo) e saber tocar em todos e dominar, do que ter 13 e utilizar 3

Abraços
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Março de 2010   #4
Ruben Coelho
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Porto
Mensagens: 101
Ruben Coelho está no bom caminho
Gosto Re: Função dos Pratos numa bateria.

Concordo perfeitamente!!!!!



Abc...
Ruben Coelho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #5
Drummer Ruka
 
Membro desde: 30-Dez-2009
Local: Urgeira-Valença
Mensagens: 327
Drummer Ruka será famoso em breve
Re: Função dos Pratos numa bateria.

Citação:
Mensagem Original de Ruben Coelho Ver Mensagem
Concordo perfeitamente!!!!!



Abc...
eu tambem
__________________
Always Drumming
Drummer Ruka não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Abril de 2010   #6
Ruben Coelho
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Porto
Mensagens: 101
Ruben Coelho está no bom caminho
Re: Função dos Pratos numa bateria.

Obrigado drummerruca
Ruben Coelho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Abril de 2010   #7
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Função dos Pratos numa bateria.

Boas
Eu tenho muitos pratos no meu kit.

Embora não seja um baterista por aí além, que não sou, sei usar os meus pratos.

Conheço os seus timbres e as suas funções.
Não tenho pratos com sonoridades iguais ou similares.

Normalmente quem usa os pratos para dar a imagem de ser um grande baterista, acaba por meter água do seguinte modo:

Pratos com as mesmas medidas, rides a fazer de crashs, a montagem completamente contra-natura dos mesmos,etc.

Mas isso também faz parte da aprendizagem. Chega um dia em que ao olhar com uma objectiva mais a sério, tudo isso se altera por vezes para menos de metade, ou se substitui o que está repetido.

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #8
Ruben Coelho
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Porto
Mensagens: 101
Ruben Coelho está no bom caminho
Re: Função dos Pratos numa bateria.

lol eu prefiro 3 ou 4 se for preciso, embora ainda muitas vezes, ache que não sei ainda utilizar bem os pratos é preciso expriência e estudo:::***

ABC::*** hehehe

Ruben Coelho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Função dos Pratos numa bateria.

Um baterista disse mais ou menos o seguinte (ou a ideia era mais ou menos esta):
Os pratos são as cores com que podemos colorir o que tocamos. Se soubermos combinar bem as cores que temos podemos fazer obras de arte.


Eu concordo com esta ideia. Realmente os pratos são a parte "sonora colorida" que temos.
Agora depende de quantas cores precisamos no mínimo para conseguirmos expressar a nossa criatividade.

Além dos HH e do ride, gosto de usar 2 crashs, 1 china, 2 ou 3 pratos de efeitos (podem ser 2 splash e um bell, ou 1 bell e 1 splash). Com estes pratos consigo ter uma palete suficientemente abrangente para "colorir" o que pretendo.
Mas admito que gosto de pratos, e se fosse um gajo pro, com um roodie, certamente teria mais pratos. Não para o show-off, mas porque realmente gosto de pratos.
Então se estes forem PAiste... epá, MUITOS!!!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #10
tiagop
 
Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
Mensagens: 1.161
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
Re: Função dos Pratos numa bateria.

Eu acho que cada um deve ter aquilo que gosta e lhe apetece. Passo a explicar:
nem todos temos o mesmo conhecimento, a mesma tecnica, o mesmo ouvido, o mesmo gosto. Havera sempre diferencas de opiniao se se deve usar um crash 16 medium-thin ou um 17 thin ou um 15 custom-xpto, etc. Claro que ha sons que entram nuns ouvidos e nao noutros... A beleza da diversidade!

Quanto a ter muitos ou poucos, acho que eh o mesmo. Se se quer/pode ter muitos, porque nao? Ha, concerteza, muita gente que 3 ou 4 e nao tem mais por razoes financeiras. Mas isso nao quer dizer que um menos-entendido nao possa ter 7 ou 8 e dar-lhes um uso "menos bom". Cada um tem o que pode e eh assim com tudo na vida: ha quem more numa vivenda de 2 milhoes e ha quem more numa de 90000. That's life! E nao ha que olhar para quem tem mais com inveja e pensamentos de "se fosse eu, nao gastava assim o dinheiro", etc. Cada um eh feliz a sua maneira e se preenche como pode e acha adequado.

Falando do meu proprio exemplo, toco por brincadeira e nao tenho, de todo, necessidade de ter 3 crash 17/18/19 K custom, mais 2 splash, 1 china e outro crash 16. Confesso que tambem nao tenho a a sabedoria para tirar 100% proveito deles. Mas, se gosto do som deles e consigo usar todos, entao, por que nao? Claro que nao uso todos em todas as musicas. Isso seria pouco logico. O ter muitos pratos nao quer dizer que se toque neles todos a toda a hora. Se gosto de ver baterias com mil pratos? Gosto. Se tem logica? Podera nao ter, mas que tem o seu visual, isso tem... Ha quem nao goste, mas isso sao outros tostoes (ou outras opinioes, e que se respeitam, claro...).


Última edição de tiagop : Qua, 7 de Abril de 2010 às 17:16.
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #11
Arshaman
 
Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
Mensagens: 810
Arshaman tem uma aura espectacular à voltaArshaman tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Bem dito Tiagop

Concordo

abracos

Tiago
Arshaman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #12
Luf
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Rio de Janeiro
Mensagens: 13
Luf está no bom caminho
Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Engraçado como os pontos de vista, mesmo divergentes, são válidos e nos fazem pensar.

É claro que a função dos pratos deve ser prioritariamente de sonoridade e depende do estilo (e do bolso) de cada um. Eu, por exemplo, adoro usar splashes e nem consigo imaginar um kit sem um splash de 8" e um de 10" pelo menos.

Mas lendo as mensagens dos colegas fiquei pensando também no efeito visual. Uma bateria com um belo set de pratos brilhantes, bem iluminados no centro do palco valoriza o espetáculo. Basta perguntar a quem assiste aos shows, pessoas que não são músicos mas apreciam a boa música - todos gostam de ver uma bela louça sob os holofotes.

Abraços a todos
Luf não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Abril de 2010   #13
Henry
 
Membro desde: 28-Set-2008
Local: Setúbal
Mensagens: 34
Henry está no bom caminho
Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Ruben ai está uma boa questão!

Pela minha passagem pela musica e quando começei a tocar ficava "MALUCO" ao ver enorme quantidade de pratos, timbalos ao que tb queria ter!!!!!!!

Na realidade os bateristas que ves com enorme set tiveram uma educação e desenvolveram uma voz pessoal que pode ter ou não essa enormidade de "efeitos" que gosto de chamar "pratos, timbalos etc..."

Isto é uma árvore começa pela raiz!

bombo, tarola, prato de choque bem aprofeitados FAZES MAGIA!

LESS IS MORE

Saudações
__________________
YEAHHH!!! o melhor instrumento do mundo!!!
Henry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Abril de 2010   #14
Ruben Coelho
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Porto
Mensagens: 101
Ruben Coelho está no bom caminho
Gosto Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Obrigadão pessoal concordo com muitas das coisas que voces dizem....

Penso que cada num deve seguir aquilo que tem como gosto , opiniões são opiniões, mas podemos ter a nossa consciência e o gosto não se impôem nem se mete na nossa cabeça, educa-se á medida que vamos evoluindo e as influências que temos...


Bom groove para todos !!!!



Ruben Coelho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Abril de 2010   #15
manelso
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
Mensagens: 290
manelso está no bom caminho
Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

boas pessoal!!
no meu caso, uso bastantes pratos para me facilitar nos breaks/fills. uso os pratos k me der na cabeça, chego á hora e penso: kero montar/usar td, uso tds os pratos k tenho.
já fiz concertos com 7/8/9 pratos e tb já fiz com 2. dependendo do local e tipo de musica k vou tocar. para um tipo de musica mais rock e rapida dame jeito ter esses pratos tds pois facilitam a escolha na hora da acentuação/condução/pancada final(n sei o k chamar a isto). pa musicas mais calmas axo k n será necessario.
como já disse noutro post, um gajo k toque metal, élhe mais dificil um set com apenas choques ride e crah(digo eu). imaginem o portnoy/joey jordisson/ ou até o carter beauford com um set desses. conseguem tocar as musicas mas já nao lhe dao akele brilho e som caracteristico.
assim de cabeça lembro da entrada do psychosocial com akele china, agora tirem esse china, axo k já nao iria soar ao msm

é apenas a minha opiniao, venham aí os defensores dos mini mini kits e deitem mais lenha pa fogueira

cumps po ppl
__________________
Se não encontrar o sonho, não desespere, vá á pastelaria ao lado!!!!
meu videos: http://www.youtube.com/user/Mainrazor
myspace.com/neerse
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Abril de 2010   #16
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Fala o Leonel, a voz da experiência - muitos pratos ou pratos a mais: eis a questão!

A bateria média ou grande cheia de ferro à volta e bronze espalmado até fora dos limites do palco é um espetáculo bonito de se ver, mesmo sem ter lá ninguém a produzir som à porrada com uns paus. Mas saber usar o material é que conta, pois 'tá claro!

Há quem fique mais motivado com muito prato e tambor para tocar, e surgem mais ideias e tal, e não se preocupam com gastos, porque ao lado têm um exemplar quase igual que pode muito bem substituir o eventual danificado.

Pessoalmente não sou muito apologista do set gigante com muito prato à volta.
Façam experiências, tirem proveito do que têm e procurem regrar o crescimento do vosso set quer de pratos quer de tambores.

É isso mesmo, o que é aconselhado é fazerem um esboço da vossa bateria com pratos e respectivos requisitos tanto de tambores, pratos ou hardware e acessórios. (primeiro o efeito pretendido no final, e depois é que vão às medidas, modelos e marcas) E acima de tudo, saibam conhecer o material antes de o comprarem.

Poupem nos pratos, saibam usá-los, e comprem comida.

Abraço
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Abril de 2010   #17
Ruben Coelho
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Porto
Mensagens: 101
Ruben Coelho está no bom caminho
Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Fala o Leonel, a voz da experiência - muitos pratos ou pratos a mais: eis a questão!

A bateria média ou grande cheia de ferro à volta e bronze espalmado até fora dos limites do palco é um espetáculo bonito de se ver, mesmo sem ter lá ninguém a produzir som à porrada com uns paus. Mas saber usar o material é que conta, pois 'tá claro!

Há quem fique mais motivado com muito prato e tambor para tocar, e surgem mais ideias e tal, e não se preocupam com gastos, porque ao lado têm um exemplar quase igual que pode muito bem substituir o eventual danificado.

Pessoalmente não sou muito apologista do set gigante com muito prato à volta.
Façam experiências, tirem proveito do que têm e procurem regrar o crescimento do vosso set quer de pratos quer de tambores.

É isso mesmo, o que é aconselhado é fazerem um esboço da vossa bateria com pratos e respectivos requisitos tanto de tambores, pratos ou hardware e acessórios. (primeiro o efeito pretendido no final, e depois é que vão às medidas, modelos e marcas) E acima de tudo, saibam conhecer o material antes de o comprarem.

Poupem nos pratos, saibam usá-los, e comprem comida.

Abraço




Mt bem warlike ::**

Gostei...
Ruben Coelho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Junho de 2010   #18
Ruben Coelho
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Porto
Mensagens: 101
Ruben Coelho está no bom caminho
Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Bump!!!!

Continuem...
Ruben Coelho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Junho de 2010   #19
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?

Bem, só tenho uma coisa a dizer o post do tiagop e do miguel, estão divinais :

Eu também gosto muito de pratos, não tenho todos montados na bateria por opção, mais também conheço muito bem os meus pratos.

Quanto ter muitos pratos no kit, também sou da opinião que cada um é que sabe o que precisa e como o utiliza.

Última edição de Brasas : Ter, 15 de Junho de 2010 às 12:33.
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Junho de 2010   #20
Bogalho
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 490
Bogalho será famoso em breve
Re: Função dos Pratos numa bateria.

Citação:
Mensagem Original de tiagop Ver Mensagem
Eu acho que cada um deve ter aquilo que gosta e lhe apetece. Passo a explicar:
nem todos temos o mesmo conhecimento, a mesma tecnica, o mesmo ouvido, o mesmo gosto. Havera sempre diferencas de opiniao se se deve usar um crash 16 medium-thin ou um 17 thin ou um 15 custom-xpto, etc. Claro que ha sons que entram nuns ouvidos e nao noutros... A beleza da diversidade!

Quanto a ter muitos ou poucos, acho que eh o mesmo. Se se quer/pode ter muitos, porque nao? Ha, concerteza, muita gente que 3 ou 4 e nao tem mais por razoes financeiras. Mas isso nao quer dizer que um menos-entendido nao possa ter 7 ou 8 e dar-lhes um uso "menos bom". Cada um tem o que pode e eh assim com tudo na vida: ha quem more numa vivenda de 2 milhoes e ha quem more numa de 90000. That's life! E nao ha que olhar para quem tem mais com inveja e pensamentos de "se fosse eu, nao gastava assim o dinheiro", etc. Cada um eh feliz a sua maneira e se preenche como pode e acha adequado.

Falando do meu proprio exemplo, toco por brincadeira e nao tenho, de todo, necessidade de ter 3 crash 17/18/19 K custom, mais 2 splash, 1 china e outro crash 16. Confesso que tambem nao tenho a a sabedoria para tirar 100% proveito deles. Mas, se gosto do som deles e consigo usar todos, entao, por que nao? Claro que nao uso todos em todas as musicas. Isso seria pouco logico. O ter muitos pratos nao quer dizer que se toque neles todos a toda a hora. Se gosto de ver baterias com mil pratos? Gosto. Se tem logica? Podera nao ter, mas que tem o seu visual, isso tem... Ha quem nao goste, mas isso sao outros tostoes (ou outras opinioes, e que se respeitam, claro...).

Concordo plenamente Tiago (ta tudo dito)

Também sou da opinião do Miguel (excepto a palavra "PAISTE" - Sou mais virado para "ZILDJIAN" )

Cumps
__________________
A música torna-se numa doença... Mas é uma doença sem complicações (ou não )!
www.sustemidos.com

Última edição de Bogalho : Ter, 15 de Junho de 2010 às 13:09.
Bogalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 14:17. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it