Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 19 de Junho de 2008   #1
H'Omac
 
Membro desde: 4-Mai-2008
Local: Portugal
Mensagens: 285
H'Omac será famoso em breveH'Omac será famoso em breve
Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Quem faz aquecimento antes de tocar ? A nivel de mãos pego numa baqueta com as duas mãos , uma em cada ponta e dobro-as , sinto que ficam mais ágeis e leves , mais aptas pra tocar , e depois dou um rapido aquecimento com uns exercicios básicos...

A nivel de pés costumo por exemplo fazer paradidlle com mãos e pés...

Digam de vossa justiça

Abraço H'Omac.
__________________
You can't Kill the Metal !
H'Omac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #2
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de alongamentos que executam?

Bom debate! (respectiva avaliação e reputação atribuidas! )


Sempre que posso faço pelo menos 2 minutos de aquecimentos antes de tocar (e de ensaiar/treinar!)! Sei que é pouco (o ideal seriam uns 5 a 10 minutos - para o meu nível) mas também sei que existem bateristas que fazem mais de 15 ou 30 minutos!

Quando falho os aquecimentos, sinto os pulsos a ressentirem-se (por vezes, se o início da actuação é mais enérgica, chega mesmo a doer), mas sobretudo, canso-me muito mais depressa e é bem mais difícil de me conseguir concentrar no que preciso de fazer bem feito: tocar a(s) música(s).

Nos braços: Faço alongamentos, aqueço os pulsos e os dedos e executo uma boa dose de paradiddles, doubles e triplets em cima de um pad de treino (por evzes improvisando numa mesa ou numa cadeira/banco).

Nas pernas: Faço alongamentos, rodo os pés para aquecer os tornozelos, e faço muitos movimentos idênticos aos que faço no pedal do bombo (ainda não uso um pad de treino para os pés - e sim, sei que tenho que corrigir isto!)




Uma boa sugestão para complementar este debate, é consultar os seguintes assuntos publicados também aqui no nosso fórum:
Debate: Como te preparas para dar um concerto/espectáculo?/ Como passas o dia? Participa!
- souopedro (Há 4 Dias atrás)

Estudo: Fisiologia do Baterista
- shorebrak (Sáb, 29 de Setembro de 2007)

ALERTA: Lesões e Problemas de Saúde que podem advir da prática do nosso instrumento.
- Zeus (Seg, 30 de Julho de 2007)

Peço dicas para melhorar as actuações ao vivo. Opinem!
- João Gil (Ter, 20 de Março de 2007)

Sinto dores no braço direito depois dos ensaios ou após algum tempo a tocar. Opinem
- Stupify (Qua, 25 de Outubro de 2006)

Exercícios de aquecimento e independência
- Gibraltar (Dom, 27 de Agosto de 2006)

Dor nos nós dos dedos
- Kalash_Drummer (Sáb, 5 de Agosto de 2006)

Tenho caimbras na mão direita (quando uso o meu novo par de baquetes) O que será? Opinem!
- Cutlas (Qua, 10 de Maio de 2006)
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #3
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de alongamentos que executam?

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Bom debate! (respectiva avaliação e reputação atribuidas! )


Sempre que posso faço pelo menos 2 minutos de aquecimentos antes de tocar (e de ensaiar/treinar!)! Sei que é pouco (o ideal seriam uns 5 a 10 minutos - para o meu nível) mas também sei que existem bateristas que fazem mais de 15 ou 30 minutos!

Quando falho os aquecimentos, sinto os pulsos a ressentirem-se (por vezes, se o início da actuação é mais enérgica, chega mesmo a doer), mas sobretudo, canso-me muito mais depressa e é bem mais difícil de me conseguir concentrar no que preciso de fazer bem feito: tocar a(s) música(s).

Nos braços: Faço alongamentos, aqueço os pulsos e os dedos e executo uma boa dose de paradiddles, doubles e triplets em cima de um pad de treino (por evzes improvisando numa mesa ou numa cadeira/banco).

Nas pernas: Faço alongamentos, rodo os pés para aquecer os tornozelos, e faço muitos movimentos idênticos aos que faço no pedal do bombo (ainda não uso um pad de treino para os pés - e sim, sei que tenho que corrigir isto!)




Uma boa sugestão para complementar este debate, é consultar os seguintes assuntos publicados também aqui no nosso fórum:
Debate: Como te preparas para dar um concerto/espectáculo?/ Como passas o dia? Participa!
- souopedro (Há 4 Dias atrás)

Estudo: Fisiologia do Baterista
- shorebrak (Sáb, 29 de Setembro de 2007)

ALERTA: Lesões e Problemas de Saúde que podem advir da prática do nosso instrumento.
- Zeus (Seg, 30 de Julho de 2007)

Peço dicas para melhorar as actuações ao vivo. Opinem!
- João Gil (Ter, 20 de Março de 2007)

Sinto dores no braço direito depois dos ensaios ou após algum tempo a tocar. Opinem
- Stupify (Qua, 25 de Outubro de 2006)

Exercícios de aquecimento e independência
- Gibraltar (Dom, 27 de Agosto de 2006)

Dor nos nós dos dedos
- Kalash_Drummer (Sáb, 5 de Agosto de 2006)

Tenho caimbras na mão direita (quando uso o meu novo par de baquetes) O que será? Opinem!
- Cutlas (Qua, 10 de Maio de 2006)
Permite-me que discorde disso. Alongamentos são mais no final... Antes é só aquecimento, e sim, um bocadinho de alongamentos no inicio secalhar até ajuda...
Corrijam-me se estiver errado.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de alongamentos que executam?

Eu levanto pesos (aka copos de cerveja)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #5
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Pergunta Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de alongamentos que executam?

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Permite-me que discorde disso. Alongamentos são mais no final... Antes é só aquecimento, e sim, um bocadinho de alongamentos no inicio secalhar até ajuda...
Bem, é o que eu faço...! Não dou primazia aos alongamentos, mas faço-os antes de tocar! (atenção que não coloquei o meu texto por ordem do que faço... - é a isso que te referes?)

E é talvez uma boa dica: fazer alongamentos depois de tocar? Mas ainda não experimentei... - ou talvez já, mas apenas o alongamento mais básico - uma boa espreguiçadela...!


Já agora, e tu JP_, como (ou o que) é que fazes antes de tocar? (quando a idade ainda não é relativamente considerável, sei que não existe grande necessidade de exercícios de aquecimento, pois o sistema ainda está em 'pleno'...! )
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #6
Lapo
 
Membro desde: 2-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 403
Lapo tem uma aura espectacular à voltaLapo tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de alongamentos que executam?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Eu levanto pesos (aka copos de cerveja)
Muito bem, muito bem
__________________
it's all about the groove, the feeling, the technique, the style, the image, the posture, the experience, the rush, it's all about you behind the drum kit beating the shit out of it and having a great time.......
Lapo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #7
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Quem tiver o DvD do Jójó ele fala la deste tema.. qquem tiver aproveite acho que vale a pena.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #8
Filipe Tavares
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Casal Cambra
Mensagens: 14
Filipe Tavares está no bom caminho
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Um bom aquecimento das articulações utilizadas é fundamental, dedos, punhos, cotovelos, ombros, anca, joelho e pé. Assim como é importante o alongamento antes de DEPOIS do esforço.
Antes de tocar, o alongamento prepara o musculo para o esforço. No fim, é fundamental alongar para evitar a acumulação de acido lactico no musculo (o acido lactico é responsavel pela maioria das dores musculares sentidas depois do exercicio fisio), diminuindo assim o risco de lesões musculares, tendinosas e articulares.
Filipe Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #9
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Não faço aquecimentos antes de tocar. Mas começo sempre a tocar cenas mais calmas, ritmos básicos, e ao fazer isso mexo os pulsos e os tornezelos.

Nunca tive muito cuidado com isso sinceramente. Mas isto sou eu, que não sou exemplo para ninguém
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #10
SensVs
 
Membro desde: 18-Jun-2008
Local: Porto
Mensagens: 2
SensVs está no bom caminho
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Quanto aos alongamentos durante o aquécimento. Não acho muito correcto. Há muita informação diferente espalhada por aí. Mas já tive de 3 boas fontes, informação de que os alongamentos servem principalmente para relaxar um musculo. Assim sendo, devem ser feitos depois do da sessão/concerto/etc.. para ajudar a evitar os musculos doridos nos dias seguintes.

Quanto às fontes, o meu treinador no ginásio sempre me disse para fazer alongamentos só no final. Em duas revistas, surf e skate, aconselhavam também a só alongar no final devido às razões que pus em cima. Como aquecimento, deve ser só outros exercicios que usem os mesmos movimentos de quando se está a tocar, mas começando com calma ir ir aumentando de modo a começar a "suar"/aquecer com calma e evitar lesões. É muito facil dar-se um "geito" fazendo um movimento brusco se não tivermos aquecido. Eu só me sinto a tocar no meu melhor quando aqueço primeiro.
SensVs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Junho de 2008   #11
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Eu levanto pesos (aka copos de cerveja)
Imagino! Levanta...e bota abaixo!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Junho de 2008   #12
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Quem, eu...? Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Citação:
Mensagem Original de SensVs Ver Mensagem
Quanto às fontes, o meu treinador no ginásio sempre me disse para fazer alongamentos só no final. Em duas revistas, surf e skate, aconselhavam também a só alongar no final devido às razões que pus em cima. Como aquecimento, deve ser só outros exercicios que usem os mesmos movimentos de quando se está a tocar, mas começando com calma ir ir aumentando de modo a começar a "suar"/aquecer com calma e evitar lesões.
Isso vai precisamente ao encontro do que o JP_ queria dizer... Tenho que tomar cuidado... (se bem que o que faço em termos de alongamentos é coisa muito ligeira - mas ai fica o alerta!)
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Junho de 2008   #13
H'Omac
 
Membro desde: 4-Mai-2008
Local: Portugal
Mensagens: 285
H'Omac será famoso em breveH'Omac será famoso em breve
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Somebody Else??

Não se acanhem pá!
__________________
You can't Kill the Metal !
H'Omac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Junho de 2008   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Alongamentos fazem-se antes e depois. Se bem que depois são mais intensos. Antes serve para preparar os músculos.

Andei os últimos meses a treinar numa equipa de futebol e os alongamentos eram feitos antes, durante e no final (aqui misturados com exercícios abdominais).
Durante fazíamos para não deixar os músculos e tendões voltarem à posição de repouso durante as pausas.
Alongamentos não servem só para relaxamento. Alongamentos também servem para manter os músculos e tendões activos.

Aliás, o aquecimento para o treino começava sempre com uma sessão livre de alongamentos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Junho de 2008   #15
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Alongamentos fazem-se antes e depois. Se bem que depois são mais intensos. Antes serve para preparar os músculos
Ufa! Boas notícias para mim!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Junho de 2008   #16
Ray_Ningblood
 
Membro desde: 13-Mai-2008
Local: Cacém
Mensagens: 19
Ray_Ningblood será famoso em breveRay_Ningblood será famoso em breve
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

(Aviso:Bateristas com insónia leiam isto!!)
Boas pessoal!
Excelente tópico e sempre algo que aconselho a toda gente, sejam companheiros da bateria ou companheiros da música( isso e usar protecção nos ouvidos)! Ora bem, descobri já há uns anos que se não aquecer bem, o corpo não me vai obedecer. Trata bem do teu corpo e ele trata bem de ti por assim dizer. Há menos tempo descobri que se alongar um pouco antes( e depois, acima de tudo) toco melhor. Pode depender da pessoa claro, mas p'a mim funciona melhor até alongar antes do que aquecer só. Tento cumprir os dois. Alongar braços, pulsos, dedos, costas, pernas( sobretudo os gémeos pois sento-me com um ângulo de 90 graus o que força bastante estes músculos) tornozelos e pés( se fizerem headbanging enquanto tocam alonguem o pescoço também!). Não passo meia hora nisto claro, mas menos de 5 minutos só em casos extremos. No Inverno, no entanto convém dar mais atenção ainda a todo este regime pois já apanhei sessões de tortura a tocar por o fazer com os músculos "adormecidos" e frios. No fim alongo para relaxar a carcaça do esforço pois não convém sair de uma sessão de bateria "Forte\Fortissimo" e quase sempre pelos 200 bpm's, vestir e ir logo fazer a vida normal! Os músculos não vão gostar! Géneros músicais mais exigentes a nivel de tempo\volume háo-de requerer mais atenção. Mais uma vez acho que depende da pessoa, convém cada um achar o regime apropriado. Li que o Dave Lombardo só alonga um bocadinho, não aquece e todas as vezes que vi o Senhor ao vivo(3) foi uma autentica força da natureza e já não é novo!
Finalmente em termos de aquecimento, pelo menos p'a mim é:
-Começar no volume mais baixo possivel e entre as 100\120 bpm's com semicolcheias mãos e pés ao mesmo tempo a começar com o lado direito: 4 compassos e troco apenas a mão passando a dominar com a esquerda( ficando canhoto na parte de cima, mas dextro na parte de baixo), 4 compassos e troco o pé passando o lado esquerdo a dominar, mais 4 e troco de novo a mão( ficando agora canhoto em baixo e dextro em cima. Faço muito isto pois toco sempre em open hand e nunca cruzo os braços a não ser que um break parvo qualquer o exija. Ou seja, braço esquerdo nos choques e direito no ride.)
- Depois destas trocas todas começo a acentuar notas aleatóriamente, mas nunca um acento muito forte. Podem também treinar controle de volume aumentando apenas o volume dos pés e mantendo o das mãos ou vice-versa.
-P'a acabar faço só colcheias já num volume próximo do normal do ensaio. Isto é que vai decidir o ensaio\concerto por assim dizer pois aqui tento levantar a mão e gerar o maior volume forçando o minimo de músculo (com o pulso só ou com o braço já envolvido naquele já célebre movimento de chicote). Estas colcheias seguem a mesma pouca vergonha canhoto\dextro de há pouco mas desta vez com cada lado do corpo separadamente( mâo direita\pé direito; mão esquerda\pé direito; mão esq.\pé esq.; mão dir.\pé esq. de 4 em 4 compassos).
EHeheh foi a "marosca" que eu achei e digo que p'a mim faz maravilhas pois a seguir não há coisa que não consiga fazer(das que 'tão na minha malinha de truques fajutos claro). Já agora outra coisa: mesmo com isto tudo quando fôr ao vivo nunca "soltem os cachorros" (como dizem os brasileiros) logo na primeira música ou até na segunda. P'a mim estas duas é que são o verdadeiro aquecimento p'ó concerto. O aquecimento antes é só um aquecimento p'ó aquecimento verdadeiro ahahahah( estou todo queimado)!
Espero que a insónia tenha sido curada...

Última edição de Ray_Ningblood : Sex, 27 de Junho de 2008 às 15:22.
Ray_Ningblood não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Junho de 2008   #17
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Ufa! Boas notícias para mim!
Por acaso, não acho que se deva fazer. Mal não deve fazer, mas bem também penso que não. Para preparar os musculos aquece-se, não se alonga.
E fica também o apelo a todos:
No inicio de uma actividade física, seja regular ou não, não aqueçam do género esticar os musculos. Aquela cena dos calcanhares ao rabo/joelhos ao peito sim, mas alongar mesmo, é melhor não. Umas voltinhas a correr, uns movimentos de braços/pernas chegam. Alongar deve-se fazer, mas no fim.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Junho de 2008   #18
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

pois esse assunto de alongar antes do exercicio físico ainda é muito discutido. vejam por exemplo este texto que tirei de um site:

"Até hoje não existe consenso com relação à eficiência dos alongamentos, especialmente sobre o número de lesões e a manutenção da performance.

Em 2004, o Centro de Controle de Doenças, em Atlanta, organizou um painel de especialistas para tentar definir a eficácia ou não dos alongamentos. A conclusão final foi de que os dados científicos ainda são inconsistentes para chegar a essa definição.

Na prevenção de lesões, um aquecimento bem feito e progressivo traz mais resultados do que o alongamento. A ativação inicial dos grupos musculares que serão utilizados nas atividades pode trazer proteção aos atletas.

A eficiência do aquecimento é talvez o principal fator de confusão na discussão sobre os alongamentos, pois na maioria das pesquisas realizadas até hoje o aquecimento muscular se mistura às práticas de alongamento.

As características de cada esporte, privilegiando, flexibilidade ou força, cria mitos e crenças nos atletas e técnicos que tornam ainda mais difícil a discussão e a proposição de pesquisas comparativas.

Existem evidências científicas que demonstram em laboratório que o alongamento pode diminuir transitoriamente a força muscular.O problema está no fato de esses dados de laboratório não se sustentarem no mundo real.

No final das contas, como a polêmica persiste, a recomendação dos especialistas é de que se a prática fizer a pessoa que pratica exercícios se sentir bem, que continue se alongando. Já para os atletas a decisão fica para a comissão técnica."





dado isto, eu alongo muito pouco antes do exercicio, isso acho que é mais posteriormente para evitar lesões.
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #19
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
pois esse assunto de alongar antes do exercicio físico ainda é muito discutido.
Pois a meu ver, esta questão está a ficar mais interessante ainda! Realmente estava muito por fora disto, e nem fazia ideia de que existiria esta dúvida num assunto que a princípio me parecia ser tão simples... (faz-me lembrar a questão de poupar os ouvidos... não damos a minima importantia até chegar ao dia em que o ouvido aparece constantemente a apitar sem parar...)


Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
"Até hoje não existe consenso com relação à eficiência dos alongamentos, especialmente sobre o número de lesões e a manutenção da performance.
hummm...


Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
Na prevenção de lesões, um aquecimento bem feito e progressivo traz mais resultados do que o alongamento. A ativação inicial dos grupos musculares que serão utilizados nas atividades pode trazer proteção aos atletas.
Ok, isto é importante!


Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
A eficiência do aquecimento é talvez o principal fator de confusão na discussão sobre os alongamentos, pois na maioria das pesquisas realizadas até hoje o aquecimento muscular se mistura às práticas de alongamento.
Pois, isto é um espelho daquilo que eu próprio fazia antes de se iniciar este debate!


Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
As características de cada esporte, privilegiando, flexibilidade ou força, cria mitos e crenças nos atletas e técnicos que tornam ainda mais difícil a discussão e a proposição de pesquisas comparativas.
Sim, esta frase pode perfeitamente ser aplicada à nossa actividade. Precisamente pelo facto de muitos de nós não termos uma actividade minimamente comparável à dos atletas de alta competição é que (a meu ver) esta semi-crença de alongamentos versus aquecimento se instala com tanta facilidade (falo por mim!)


Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
Existem evidências científicas que demonstram em laboratório que o alongamento pode diminuir transitoriamente a força muscular.O problema está no fato de esses dados de laboratório não se sustentarem no mundo real.
Seria interessante desmistificar isto rapidamente, pois hoje em dia o termo "dados de laboratório" é quase uma lei..!


Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
No final das contas, como a polêmica persiste, a recomendação dos especialistas é de que se a prática fizer a pessoa que pratica exercícios se sentir bem, que continue se alongando. Já para os atletas a decisão fica para a comissão técnica."
Ok, isto satisfaz-me! Realmente não me vou comparar aos bateristas profissionais que treinam mais de 3 horas por dia e têm pelo menos um concerto por semana... Esses deverão prestar atenção, pois a sua actividade é talvez comparável a uma actividade física de um atleta de desporto.

No nosso caso (semi-pros, e caseiros ) o importante é minimamente 'excitar' os músculos antes da grande 'porrada'.



Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
dado isto, eu alongo muito pouco antes do exercicio, isso acho que é mais posteriormente para evitar lesões.
Pois assim, já somos dois!

.Bart, peço-te só para indicares a fonte do texto por favor. Obrigado.
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #20
Hugo7Silva
 
Membro desde: 13-Abr-2008
Local: Penhalonga
Mensagens: 24
Hugo7Silva está no bom caminho
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Boas!!

Permitem me que entre neste tema

Como disse, penso eu de que, o Miguel, os alongamentos também são muito importantes antes do exercicio..

Tambem joguei futebol esta época, e foi na Nacional de Juniores, onde o esforço é muitas vezes levado ao máximo, e todos os preparadores fisicos que eu tive, e inclusive a minha irmã que é fisioterapeuta, recomenda alongamentos

é normal que o aquecimento é mais importante antes, mas não se deve dispensar uns alongamentos..

eu ao iniciar o dia, customo fazer uns ligeiros alongamentos para despertar melhor os músculos..

Acredito que os alongamentos sejam mais importantes depois do exercicio, mas antes também são bons isto é a minha humilde opinião
Hugo7Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #21
Mr. Maker
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Abr-2008
Local: Guarda
Mensagens: 76
Mr. Maker será famoso em breve
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Estamos a comparar duas coisas diferentes parece-me. Alongamentos em equipas (futebol, basket, etc.) e alongamentos para tocar bateria!! Pessoalmente faço como o JP apenas aquecimento, para aquecer os musculos e evitar movimentos bruscos destes de um momento para o outro, que pode levar a lesoes. No fim faço alongamentos, e como ja disseram aí e muito bem devido à acumulaçao de acído lácteo que provoca dores e posteriormente a lesoes.

Os alongamentos antes da prática desportiva sao necessarios devido às condiçoes a que estamos sujeitos, o esforço é muito maior, numa bateria estamos sentados e apenas x musculos actuam, enquanto que na maioria dos desportos todos os musculos interagem por isso a unica maneira de os aquecer é alongar, e nao praticar... por isso nunca vemos uma equipa fazer um jogo como forma de aquecer antes de outro...
Mr. Maker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #22
Hugo7Silva
 
Membro desde: 13-Abr-2008
Local: Penhalonga
Mensagens: 24
Hugo7Silva está no bom caminho
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Eu não acho que seja assim tão diferente

e sinceramente, penso que usamos mais musculos na bateria do que no futebol... mas como digo é a minha opnião, pois no futebol é mais as pernas que levam com o esforço, e na bateria, é todo o corpo
Hugo7Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #23
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

eu retirei o texto daqui, madeira: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia...7-5603,00.html

.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #24
drummingmassiveattack
 
Membro desde: 23-Mai-2008
Local: Cabeçais
Mensagens: 38
drummingmassiveattack está no bom caminho
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

hello!

uns alongamentos e 10 minutos de paradiddles costuma ser o suficiente para mim, mas depende da pessoa, o Paul Bostaph por exemplo aquece 30 minutos com umas baquetas 50% mais pesadas que as que a seguir usa no gig.. e depois.. like a bird...

Cheers!
__________________
AS HARD AS METAL!
drummingmassiveattack não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #25
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Citação:
Mensagem Original de drummingmassiveattack Ver Mensagem
uns alongamentos e 10 minutos de paradiddles costuma ser o suficiente para mim
Puxa vida... Para mim (e para o que toco) considero um pouco puxado... (falo por mim!)

Citação:
Mensagem Original de drummingmassiveattack Ver Mensagem
mas depende da pessoa, o Paul Bostaph por exemplo aquece 30 minutos com umas baquetas 50% mais pesadas que as que a seguir usa no gig.. e depois.. like a bird...
Yep... Só pode...!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Dezembro de 2008   #26
H'Omac
 
Membro desde: 4-Mai-2008
Local: Portugal
Mensagens: 285
H'Omac será famoso em breveH'Omac será famoso em breve
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Caros colegas hoje testeminhei o inevitável ... Antes de tocar estava-me a doer bastante o pulso , como não queria piorar a situação decidi fazer um bom aquecimento ... Em vez de exercicios técnicos , aqueci a toca bateria na mesma mas com outro tipo de exercicios do que os normais de modo a que a dor que tinha passa-se ou pelo menos consegui-se tocar mais descansado ... Estive uns 15 mnts a tocar , depois começei o ensaio ... Quando dei por mim tinha tocado o ensaio todo , e para alem disso as dores passaram , por isso já sabem , não arrisquem , aquecam antes de tocar !

Abraço , H'Omac
__________________
You can't Kill the Metal !
H'Omac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Dezembro de 2008   #27
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de alongamentos que executam?

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Permite-me que discorde disso. Alongamentos são mais no final... Antes é só aquecimento, e sim, um bocadinho de alongamentos no inicio secalhar até ajuda...
Corrijam-me se estiver errado.
epah, eu antes de me sentar na bateria faço um aquecimento de 10 a15 minutos, igual aos aquecimentos que se faz em desporto. Ou seja: corro, rodo os braços, as pernas, etc, etc, etc. Só paro de fazer cada um dos exercicios quando sinto os musculos mesmo cansados.
Depois disto sinto os muculos muito fracos, então é ai que eu faço uns graaandes alongamentos. Depois de alongar sinto-me novo, queste e pronto a tocar.
Começo com umas cenas lijeiras e depois é que começo a malhar à bruta.
Quando acabo, sensivelmente 1 hora e meia depois(é +/- o tempo que toco por dia), faço mais uma dose de alongamentos.

Levei 1 ano sem fazer nada disto e so conseguia tocar meia hora por dia, nos ultimos 2 anos, a fazer isto tudo, toco de 1 hora e meia para cima.
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Março de 2009   #28
skm241
 
Membro desde: 22-Nov-2008
Local: Estoril
Mensagens: 343
skm241 está no bom caminho
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

Boas, eu não fasso, só às vezes!
__________________
O melhor clube é http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=12861 ....

Última edição de skm241 : Seg, 2 de Março de 2009 às 21:22.
skm241 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Março de 2009   #29
manelso
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
Mensagens: 290
manelso está no bom caminho
Re: Debate: Aquecimento antes de tocar - Quem faz? Que tipos de exercícios é que executam?

entao é assim: k eu me lembre axo k nunca fiz nd de especial. tipo, como toco numa banda filarmonica, kando vamos a arruar, eu só marco por isso já deve akecer a parte dos membros superiores, e ao marchar akeço os membros inferiores.

mas fora disso, no meu kinteto, nunca fiz aquecimento, a nao ser k considerem a parte da montagem k me poe sempre a correr já k monto td sozinho e sempre em cima da hora. portanto axo k nunca fiz msm nd de especial, mas axo k devia fazer.


cumps po ppl
__________________
Se não encontrar o sonho, não desespere, vá á pastelaria ao lado!!!!
meu videos: http://www.youtube.com/user/Mainrazor
myspace.com/neerse
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Janus Double Ergo Pedal (muitas fotos!) pulp_fiction Hardware, Acessórios e Equipamentos 66 Seg, 30 de Novembro de 2009 00:12



São agora 07:37. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it