Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #1
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Ajuda para afinação de peles

Viva caros batucadores,

preciso da vossa ajuda para afinar a minha bateria e para escolher as peles correctas.

Tenho uma bateria em choupo (poplar) com as seguintes características:

Bombo 18"x16"
Tom1 10"x8"
Tom2 12"x9"
Tom chão 14"x13"
Tarola 13"x5,5"

Tenho um DrumDial e afino com os valores dentro da tabela que é fornecida com o aparelho. A dúvida que eu tenho é que afino a pele batente com (75) e a ressonante com (70) em todos os toms e na Tarola a batente com 80 e a ressonante com 75. Tenho reparado que a maioria de vocês afina ao contrário. Mais esticada na ressonante e menos na batente. Será que eu estou a afinar mal?

Outra questão prende-se com a escolha correcta das peles. Sendo a minha bateria em choupo (poplar) e com as medidas que eu mensionei, devo colocar peles single-ply ou double-ply?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Abraços,

pedromcorreia
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda para afinação de peles

Citação:
Mensagem Original de pedromcorreia Ver Mensagem
Outra questão prende-se com a escolha correcta das peles. Sendo a minha bateria em choupo (poplar) e com as medidas que eu mensionei, devo colocar peles single-ply ou double-ply?
Que estilo de música tocas?

Independentemente disso, eu acho que em baterias de gama baixa, em especial as de poplar, as peles duplas resultam melhor porque "camuflam" um pouco qualidade menos boa da madeira e construção dos cascos.
Mas pronto, se tocares jazz a opção será mesmo single-ply.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #3
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: Ajuda para afinação de peles

Pois, eu toco vários estilos de música. Mas se calhar vou dar ouvidos á tua dica e trocar por umas peles 2-ply. As single-ply são muito harmónicas!

Em relação à afinação, devo esticar mais as batentes ou as ressonantes?

Obrigado e um abraço.

pedromcorreia
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #4
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Ajuda para afinação de peles

Mais as ressonantes.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda para afinação de peles

Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso Ver Mensagem
Mais as ressonantes.
Partilho desta opinião.
Acho que assim o som fica com mais pujança e mais versátil.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #6
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: Ajuda para afinação de peles

Pois a minha duvida prende-se mesmo por causa da tabela de afinações que vem com o DrumDial. É que os valores dos intervalos das ressonantes são inferiores aos valores dos intervalos das batentes!

Se verificarem neste link: http://www.drumdial.com/drummer.htm

Vão perceber a minha duvida!!!

Obrigado pelo esclarecimento e vou experimentar fazer ao contrário para ver no que dá.

Abraços,

pedromcorreia

Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso Ver Mensagem
Mais as ressonantes.
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Abril de 2010   #7
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Ajuda para afinação de peles

Sempre fiz com as ressonantes mais apertadas. Mais versatil, mais pujança, bem melhor. Ainda hoje tive a afinar um timbalao todo de inicio e apertei a ressonante mais que a de ataque. Exprimenta vais ver q vais curtir
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Abril de 2010   #8
Luis Sousa
 
Membro desde: 15-Dez-2007
Local: Barcelos
Mensagens: 1.440
Luis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em brutoLuis Sousa é uma jóia em bruto
Re: Ajuda para afinação de peles

Boas, é uma questão de experimentares, e veres como gostas mais, uma vez que tocas varios estilos penso que ao optares por umas peles de dupla camada iras resolver esse problema dos harmónicos...

Afina com media tenção as de ataque e as ressonantes ou pouco mais...

Depois diz alguma coisa...

Cumps
Luis Sousa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 16 de Abril de 2010   #9
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: Ajuda para afinação de peles

Caros amigos,

já alterei a afinação para:

Tarola 80B ; 85R
Toms 73B ; 76R
Bombo 75B ; 80R

Peles Single-ply

Sinceramente, gosto mais do som com a afinação ao contrário, mais esticada nas batentes e menos nas ressonantes!

Não sei o que faça. O que acham?
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Abril de 2010   #10
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Ajuda para afinação de peles

põe como te sentires mais confortável.

Quando eu comecei a tocar bateria não havia tabelas nem regras de afinação. Era tudo a ouvido e a exprimentar... aperta aqui... desaperta ali... corta harmónicas aqui, etc...

Ao contrário de outros instrumentos, a afinação da bateria é relativamente "livre", fica ao gosto do baterista.

Mais... com a mesma afinação, dois bateristas tiram sons completamente diferentes do mesmo set.... é isto que é lindo na bateria!

Abraços
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Anedotas ! Bora lá rir e descontrair ! David Calhau Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 229 Dom, 23 de Outubro de 2011 10:29
A minha opinião sobre Bombos - Prefiro bombos de 22 polegadas! LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 51 Qui, 1 de Abril de 2010 12:34
DIVULGAÇÃO: Metallica dia 28 de junho no Super Bock Super Rock 2007!!! (Lisboa) crab_viseu Concertos, Exposições e Eventos (geral) 225 Qua, 4 de Julho de 2007 00:37
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 13:11. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it