Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Percussão
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Percussão Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc dos restantes instrumentos de percussão


Resposta
Opções
Não lido Ter, 11 de Agosto de 2009   #1
Rafaelgpinto
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Aveiro
Mensagens: 8
Rafaelgpinto está no bom caminho
[Help] - Djembe vs Darbuca

Boas!
Estou para comprar um novo instrumento cá para o je.

Estou indeciso entre Djembe e uma Darbuka. Que diferenças existem entre um e outro? Que melhores relações preço/qualidade (tanto a nivel nacional como internacional) consigo encontrar até 75e (Mas quanto menos melhor , e lojas já agora).
Destina-se essencialmente para os tempos livres, por isso, não precisa de ser o melhor

Cumps
Rafaelgpinto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Agosto de 2009   #2
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Djembé: http://pt.wikipedia.org/wiki/Djemb%C3%AA - http://www.tamtampercusion.com/percu...estyle_sfdj9sp

Darbuka: http://pt.wikipedia.org/wiki/Darbuka - http://www.tamtampercusion.com/percu...er_he101_turca
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Agosto de 2009   #3
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Hello.

não sou conhecedor aprofundado na percussão , mas a principal diferença entre eles e que no Djembe consegues sons mais graves e médio graves ,enquanto na Darbuka os sons ficam mais na região de medios e agudos.
como a maioria das darbukas vem com pele sintetica elas tem muito volume ,mas pouco corpo . o djembe apresenta muito mais corpo e timbre pelo facto de ter pele animal (e pelas dimensões). é claro que isso também vai depender do tamanho do djembe que pretende ter.
o melhor e tocar os dois pra poder sentir melhor a diferença entre eles ,pois seu ouvido e prazer em tocar cada um deles também será fundamental na hora da escolha.

abraço e boa sorte na escolha
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Agosto de 2009   #4
Rafaelgpinto
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Aveiro
Mensagens: 8
Rafaelgpinto está no bom caminho
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Citação:
Mensagem Original de MANEIRO Ver Mensagem
Hello.

não sou conhecedor aprofundado na percussão , mas a principal diferença entre eles e que no Djembe consegues sons mais graves e médio graves ,enquanto na Darbuka os sons ficam mais na região de medios e agudos.
como a maioria das darbukas vem com pele sintetica elas tem muito volume ,mas pouco corpo . o djembe apresenta muito mais corpo e timbre pelo facto de ter pele animal (e pelas dimensões). é claro que isso também vai depender do tamanho do djembe que pretende ter.
o melhor e tocar os dois pra poder sentir melhor a diferença entre eles ,pois seu ouvido e prazer em tocar cada um deles também será fundamental na hora da escolha.

abraço e boa sorte na escolha
Boas!
Obrigado pelo reply
Eu ja toquei nos dois, e até gostei dos dois, daí não saber qual deles comprar
Estou mais inclinado para o Djembé.. onde poderei comprar um com qualidade/preço impacável? Estou a pensar naqueles de tamanho "médio". Não sei que diametro têm os que toquei, mas não eram nem muito pequenos nem grande, penso ser o tamanho "normal" (Devem ser com diametros entre os 18 e 22 cms, digo eu )

Cumps

Rafaelgpinto adicionou o seguinte texto, 7 minutos e 9 segundos depois:

Boas! Não tinha reparado no teu reply. Esses preços estão fantásticos!
Aconselhas esse que colocaste, ou este: http://www.tamtampercusion.com/percu...ed_black_sdcb8 ?

Eu sei que um é um pouco mais pequeno que o outro, mas um é fabricado em plástico, outro em madeira. É preferível o de madeira, não?

Cumps

Última edição de Rafaelgpinto : Ter, 11 de Agosto de 2009 às 23:14. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Rafaelgpinto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Agosto de 2009   #5
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Pessoalmente escolhia uma darbuka, não por já ter um dembé (dos grandes), mas pelo som. Gosto imenso aquele som staccato. E por ser um instrumento faclimente transportavel.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Agosto de 2009   #6
Rafaelgpinto
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Aveiro
Mensagens: 8
Rafaelgpinto está no bom caminho
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Citação:
Mensagem Original de Robo San Ver Mensagem
Pessoalmente escolhia uma darbuka, não por já ter um dembé (dos grandes), mas pelo som. Gosto imenso aquele som staccato. E por ser um instrumento faclimente transportavel.
Só que um djambé dá muito mais "jeito" tocar (entre as pernas), enquanto a Darbuka é na horizontal, right?

Para as "brincadeiras" com o pessoal, tanto um como outro dão
Rafaelgpinto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Agosto de 2009   #7
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Man eu sempre tocei darbuka entre as pernas como o djembé, dá me mais jeito assim.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Agosto de 2009   #8
Eduardo Ferreira
 
Membro desde: 3-Jan-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 141
Eduardo Ferreira será famoso em breve
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Citação:
Mensagem Original de Robo San Ver Mensagem
Man eu sempre tocei darbuka entre as pernas como o djembé, dá me mais jeito assim.
Mas que não é a maneira "natural" de se tocar não é.Eu também o faço mas na sua raiz não se toca assim.
Acho que a darbuka se não estou em erro é um instrumento turco e os turcos tocam sentados com a darbuka por baixo do ombro

Cumps
Eduardo Ferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Agosto de 2009   #9
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Citação:
Mensagem Original de Eduardo Ferreira Ver Mensagem
Mas que não é a maneira "natural" de se tocar não é.Eu também o faço mas na sua raiz não se toca assim.
Acho que a darbuka se não estou em erro é um instrumento turco e os turcos tocam sentados com a darbuka por baixo do ombro

Cumps
Sei muito bem que a minha maneira não é "certa", mas assim dá me mais jeito. Posso tocar "matched" ou seja com as 2 mãos iguais, e acaba por ser mais natural para mim.
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Agosto de 2009   #10
Rafaelgpinto
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Aveiro
Mensagens: 8
Rafaelgpinto está no bom caminho
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Já agora: qual dos dois será mais resistente? A darbuka não se rompe mais facilmente?

Abraço e obrigado pelas respostas
Rafaelgpinto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Agosto de 2009   #11
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Eh man isso depende da qualidade dos dois, da maneira como tu tocas/tratas os instrumentos, se tocares com as maos ou baquetas, por exemplo.

O meu djembé ainda tem a pele de origem, e tocei com as maos, baquetas, vassouras, hotrods, e nenhuma marca tem. E ainda manda um som brutal! Mas tambem é um topo de gama...
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Agosto de 2009   #12
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

São instrumentos muito diferentes, de facto.

O djembé é mais força bruta, e a mim cansa-me mais a sonoridade por não ser tão subtil. Pensa também que se não comprares um dos mais modernos em lojas de música, ou seja, se optares por comprar um verdadeiramente africano, terás dificuldades em afiná-lo –*é difícil de fazê-lo.

A darbuka toca-se debaixo do braço ou apoiada no joelho. Existem padrões e subtilezas a fazer com os dedos (principalmente da mão esquerda) que não recomendam utilizar da mesma forma que o djembé. RoboSan, tens de experimentar outras posições
A darbuka indicada no link da TamTam Percussion é turca, mas acho algo limitada (pouco diâmetro e só quatro pontos de afinação). Tenho uma deste tipo e é excelente: http://jerusalem-gate.netfirms.com/s...UKA%20DRUM.jpg

É em metal fino e revestida com napa.

Tive um workshop de alguns dias com um professor egípcio (a origem da darbuka dificilmente se pode confinar a um só país com fronteiras actuais) e apesar de se encontrar no YouTube vídeos de aprendizagem, recomendo assistir a coisas deste tipo, pois a abordagem directa e pessoal com músicos é muito mais enriquecedora.
Eventualmente, até posso passar alguns ritmos básicos egípcios para darbuka, se alguém quiser.

Entretanto, aqui fica a dica:

Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Agosto de 2009   #13
Robo San
 
Membro desde: 4-Set-2008
Local: Darmstadt
Mensagens: 1.270
Robo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em brutoRobo San é uma jóia em bruto
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
RoboSan, tens de experimentar outras posições
__________________
Tama Starclassic 100% Birch Black Glass glitter - 20x16/10x9/14x12. 13x6,5 Artwood Custom Maple Golden Sunset/13x6 Birch/Bubinga Black Diamond Dust. Zildjian - 21 K CrashRide 17/18 A Custom Medium Crash 18 Oriental China Trash 13 K Hihat 8 K splash 6,5 Zil-Bel
Robo San não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Agosto de 2009   #14
Rafaelgpinto
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Aveiro
Mensagens: 8
Rafaelgpinto está no bom caminho
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Como ainda estou bastante indeciso entre Djembe e Darbuka, vou colocar aqui uns quantos modelos, e depois se me puderem ajudar a escolher um modelo de djembé e outro de darbuka, agradecia imenso.

Djembé: http://www.tamtampercusion.com/percu...tyle_sfdjm-9ar

http://www.tamtampercusion.com/percu...estyle_sfdj9sp

http://www.tamtampercusion.com/percu...estyle_sfdj9rp


Darbuka:

http://www.tamtampercusion.com/percu...bek_09_sfdk9rp

http://www.tamtampercusion.com/percu...tyle_sfmtdk9ab

EDIT: Encontrei esta também, aqui duma loja que conheço por ser a loja "patrocinadora" da tuna que frequento: http://www.salaomozart.com/store/ind...oducts_id=2468

Gracie

Última edição de Rafaelgpinto : Qui, 13 de Agosto de 2009 às 21:16.
Rafaelgpinto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Agosto de 2009   #15
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

A darbouka que eu tenho (não sabia, mas também lhe chamam doumbek, ao que parece, pensei que seriam instrumentos diferentes) é igualzinha a essa do Salão Mozart. Se podes lá ir e experimentar, melhor, para confirmar que os apertos estão bem – muitas vêm com roscas passadas ou parafusos moídos – e que a napa está toda bem colada.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Agosto de 2009   #16
Rafaelgpinto
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Aveiro
Mensagens: 8
Rafaelgpinto está no bom caminho
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Boas!

Acabei por mandar vir este: http://www.thomann.de/pt/millenium_7...mbe_medium.htm


Estive indeciso entre esse da thomann ou este da tamtam (Com portes, ficavam os dois ao mesmo preço):

http://www.tamtampercusion.com/percu...manjani_amd-10

Mas acabei por ir pelo primeiro.. está "diferente"! Thanks
Rafaelgpinto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Agosto de 2009   #17
NOISIVORPMI
 
Membro desde: 14-Jul-2009
Local: Portimão
Mensagens: 7
NOISIVORPMI está no bom caminho
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Eu penso que as darbukas que costumam vender nas feiras mandam um alta som, e consegues negocialas prai por 20 euros...o preço base costuma ser 30 mas cantas uma cantiga ao monhe q ele faz mais barato .E uma cena fixe é q uma darbuka das mais pequenas manda um som tao alto quanto o d um djembe 2 vezes maior.Pessoalmente prefiro darbuca..e estou pa comprar uma dessas das feiras a bue tempo, tenho um djembe muita fracote mas da para dar uns toques.
Fica bem
NOISIVORPMI não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 16 de Setembro de 2009   #18
lfvpgomes
 
Membro desde: 30-Ago-2009
Local: Maia
Mensagens: 7
lfvpgomes está no bom caminho
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Na minha opiniao deves comprar um djembe para praticar, desenvolver a tecnica. Depois de te sentires mais á vontade compras uma darbuca. Assim poderás tirar melhor partido do instrumento.
lfvpgomes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 22 de Junho de 2010   #19
Piteiras
 
Membro desde: 22-Jun-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 13
Piteiras está no bom caminho
Re: [Help] - Djembe vs Darbuca

Bem são de facto instrumentos completamente diferentes...

Os sons produzidos, a linguagem e técnica e o tipo de instrumentos que os dois acompanham nada têm a ver um com o outro. Existem vários tipos de darboukas, com pele sintética ou natural e diferentes materiais de construção. No caso do djembé tradicional (África Ocidental) são sempre construídos com corda, madeira e pele de cabra ou vaca (há também quem use pele potro..) Quanto à afinação e volume sonoro, no caso da darbouka existem três técnicas básicas - o Doum, o Tek e o Ka, sendo o doum o mais grave (é obtido quando se percute o centro da pele com a mão estática), o tek e o ka são obtidos na extremidade da pele com a ponta dos dedos um com a mão direita e o outro com a mão esquerda, respectivamente. Existem obviamente outra técnicas mas estas são as básicas necessárias para tocares o instrumento. Quanto à posição do mesmo, podes toca-lo sob o teu braço "fraco" (esquerdo se fores dextro) ou podes também toca-lo entre as pernas. Tradicionalmente é tocado das duas formas, dependendo da região que falamos mas é predominantemente tocado sobre a perna.
Este instrumento é tocado em todo o médio oriente, norte de África e Grécia e é importante perceber que cada povo desenvolveu a sua própria técnica e linguagem para o instrumento.
No caso do djembé, que é tocado na África Ocidental, tens também três técnicas principais => o slap, o tone e o bass.
Tens este artigo online que te explica estas técnicas e onde podes ver vídeos com os ritmos tradicionais da Guiné Conakri (onde o Djembé representa grande parte da cultura mandingue) => http://djembefola.com/sounds.php - por curiosidade, djembefola é o nome do músico que toca o Djembé.
A afinação TRADICIONAL é alta (não graves e médios agudos mas predominantemente médios e agudos), confirme esticas mais a pele vais perdendo em grande o volume dos graves.

Enfim, tudo depende daquilo que pretendes, tratam-se de dois instrumentos com uma história enorme e tocados com grande respeito nas culturas que representam. Caso sejas iniciado em percussão e não queiras ir ter aulas de djembé ou darbouka, aconselho-te vivamente a darbouka:
- é mais resistente a pancadas e mudanças de temperatura;
- a pele é mais facilmente trocada;
- por ser sintética não vai ficar frouxa se estiver num sitio com humidade;
- é mais barata e fácil de encontrar (isto falando de modelos baratos claro).

Espero ter ajudado, como forma de motivação vou-te deixar uns vídeos para te espumares!

(Misirli Ahmet da Turquia com uma darbouka de cerâmica - as mais usadas na Turquia)
(Onur - Turquia)
(Onur com uma darbouka "moderna")

Fica bem e boa escolha
Piteiras não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Instrumentos de percussão: O Djembê - As origens, a história e como tocar Bugradi Percussão 1 Ter, 15 de Julho de 2008 15:37
Peles para tarola [Help] Shadow Aconselhamento para a compra de material 2 Sex, 7 de Dezembro de 2007 22:05
Onde posso mandar reparar as peles do meu djembe? pedro vinagre Percussão 4 Sex, 3 de Agosto de 2007 11:43



São agora 20:18. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it