Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #1
gfpa88
 
Membro desde: 18-Jan-2008
Local: Fatima
Mensagens: 110
gfpa88 tem uma aura espectacular à voltagfpa88 tem uma aura espectacular à volta
[Instrução Virtual] Dave Matthews Band - Where Are You Going (Drum Cover)

Boas, antes de mais parabéns pela iniciativa e já agora obrigado aos 3 pela disponibilidade...

Bem vamos lá ao que interessa..


Há quanto tempo tocas?
R: mais ou menos 7 anos


Tens bateria própria?
R: Tenho duas baterias, Mapex Saturn e Pearl Forum

Se tens ou tivestes aulas? No caso afirmativo, indicar quem é, ou foi, o professor
R: Nunca tive aulas. Apenas participei em alguns workshops.


Qual o objectivo da interpretação do vídeo? No caso de ser uma "cover", indicar de quem é a música original.
R: A musica é a "Where Are You Going" e pertence a Dave Matthews Band.
Objectivo era ficar parecido com a original, e aproveitar o video para detectar eventuais falhas que tenha. Acho que não está mal de todo mas assim aproveito e tento aprender alguma coisa com quem realmente sabe...


Aspectos em que achas que tens mais dificuldades a nível de tocar bateria?
R:
Como nunca fui um gajo de muitos rudimentos, pode faltar talvez alguma tecnica de mãos.


Outra informação que aches importante
R:
A bateria neste vídeo está talvez alta demais, mas decidi submeter assim, porque foi tocada por cima da musica original e não de um playalong, e assim dá para perceber melhor o que fiz e o que não fiz..


__________________
Mapex Saturn 22x18;10x8;12x9;14x11;16x13 & Black Panther 14x5,5 Elm Burl
gfpa88 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #2
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: Dave Matthews Band - Where Are You Going (Drum Cover)

Olá gfpa88 (era fixe saber o teu nome para nos podermos dirigir a ti mais pessoalmente!)

Estive a ver o vídeo. Embora o estilo abordado não seja a minha praia, não posso deixar de dar a minha opinião e algumas dicas.

Dizes que tocas há 7 anos aproximadamente. Pois bem, pelo que vi no vídeo ou não és muito insistente/persistente com treinos ou então não estavas à vontade com o tema. Inclino-me mais para a primeira hipótese, até pelo que vi no concurso de play-alongs.

Gostava de começar por elogiar a boa qualidade de áudio e vídeo apresentada. Assim não só melhora a experiência de visualização como mostra realmente o que estás a fazer em boas condições e mostra também que te deste ao cuidado de o fazer como deve ser. A bateria também me parece soar bem, no geral, tens bom material e parece-me bem explorado. Gostava também de parabenizar pelo tema, o Carter Beauford é um músico difícil de emular, na minha opinião, e a aventura revela (ou pelo menos parece) que de facto almejas voos mais altos. A banda escolhida é também muito boa, logo os teus "acompanhantes" sendo de gabarito exigem que estejas à altura do desafio e obrigam-te a estares atento.

Não vou comentar se o tema está parecido ou não, pois sou apologista da interpretação pessoal. Naturalmente que está parecido, até porque os ritmos tocados caso fossem diferentes a salada era bem capaz de sair destemperada.

Agora, como submeteste cá o vídeo, bota lume prás orelhas

1. As mãos: homem, a mão esquerda em cima da perna não está com nada. Não sei se é da perspectiva da câmara, mas parece-me que volta e meia lá pousas a mão na perna. Por muito que gostes da tua coxa, ela não é apoio para a mão. Pensa que tens um prego debaixo da tua mão e que ao pousares na perna te vais magoar - assim evitas o poiso e ganhas algo mais. Em quê perguntas tu? Já lá chegaremos.

2. A baqueta: considero que pegas na baqueta muito em baixo e com pouco "vigor". Por vigor entenda-se segurança e controlo. A forma como pegas na baqueta obriga-te a utilizares mais o braço, logo tens menos controlo das pancadas mais leves, terás mais dificuldade em obteres uma pancada forte definida, resumindo, dificulta-te o controlo das dinâmicas. Deixa uns 2 a 3 cm de cabo de fora, não só aproveitas melhor o balanço natural da baqueta como terás mais mobilidade "fina".

2.1 Diz-me já agora, achas que a baqueta é a mais adequada às tuas mãos? Sentes que é pesada ou leve? Saca o som que procuras? Utilizas outros modelos? Explica um pouco melhor este ponto.

3. As costas: mais uma vez, não sei se é do ângulo do vídeo, mas pareces-me um pouco "curvado" para a frente. Acontece? Caso aconteça, a minha sugestão: começa a tocar a olhar para cima. Obriga-te a endireitar as costas, liberta-te tensão nos lombos, obriga-te a desligar os olhos da bateria e isso obriga-te a memorizar a posição das peças. Toda esta "memória" física irá contribuir para atingires e conservares uma postura mais correta e isso irá beneficiar-te com o passar do tempo em termos de descontração, mobilidade na execução e até te ajudará a sacares melhor som do teu kit. Isto aliado ao "já lá chegaremos" do ponto 1 irá contribuir para te sentires melhor fisicamente atrás do kit e deixando-te de preocupações com isso, poderás dedicar mais tempo e "recursos" ao que realmente interessa, tocar bateria, evoluíres em termos teóricos e acima de tudo, desfrutar do que tocas. E com isto...

4. Chego ao último ponto que realmente considero que te pode ajudar: A MÚSICA!
Amigo, tão ou mais importante que os pontos acima referidos, é desfrutar e gostar da música. Vê-se que com o passar do tema te foste sentindo mais à vontade - acho que deveria ser assim desde o início do tema! A música é para apreciar como ouvinte e como executante. Vê-se que gostas do tema mas que estás preocupado com outras coisas. Acredito que melhorando os pontos que te sugeri te irá deixar mais à vontade nesse kit excelente que tens e com qualquer outro "acompanhante" para além do David Mateus e "sus muchachos".

A minha proposta: vindo cá o Bada e o Leonel deixar o seu parecer terás muito mais dicas e sabedoria. Depois é aproveitares e regravares o tema procurando seguir as sugestões deixadas, não importa o tempo que demore ou os takes que precisares.

Mesmo assim, gostei, mas acho que conseguirás melhorar!
Abraço
Diogo
__________________
[ex D-Ogre]

Última edição de Diogo Pereira : Seg, 2 de Janeiro de 2012 às 20:02. Razão: correção ortográfica!
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #3
gfpa88
 
Membro desde: 18-Jan-2008
Local: Fatima
Mensagens: 110
gfpa88 tem uma aura espectacular à voltagfpa88 tem uma aura espectacular à volta
Re: Dave Matthews Band - Where Are You Going (Drum Cover)

Boas,

realmente esqueci-me de assinar, erro meu, sou o Gonçalo

Obrigado pelo testamento Diogo, é mesmo isto que quero "ouvir". Já toco à algum tempo mas como dá para perceber cometo muitos erros básicos.

Em relação a pousar a mão, tens razão nunca me tinha apercebido disso. É daquelas pequenas coisas que no fim fazem a diferença.

Em relação às baquetas, ainda estou à procura das ideais, tanto que comprei estas à pouco tempo, são de facto um pouco pesadas, mas gosto do comprimento.
Já experimentei 7A's, 5A's, e outras que não me recordo, mas ainda não encontrei aquelas que encaixam na perfeição. Da próxima a ver se falo com Senhor Ralha a ver se me recomenda alguma em especial...

As costas é o problema que já tinha detectado, a ver se insisto mais nisso que realmente depois de uma horita a tocar elas lá se começam a queixar.

A verdade é que não estudei muito o tema, apenas o gravei porque deu para gravar com pouco tempo e porque vou ficar umas semanitas sem tocar, e queria aproveitar a oportunidade para postar aqui qualquer coisa.
O tema apesar de parecer simples ainda implica alguma concentração. Eu também gosto de dar o toque pessoal, mas aqui não o fiz assim tanto para não ficar uma salganhada... E claro podia ficar melhor, mas este também é o meu tocar normal, e acho que é a melhor maneira de detectar os meus erros e onde posso melhorar.

Da próxima vez que gravar, já vou ter em conta estas preciosas dicas.
Obrigado Diogo

Abraço
Gonçalo Alberto
__________________
Mapex Saturn 22x18;10x8;12x9;14x11;16x13 & Black Panther 14x5,5 Elm Burl
gfpa88 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #4
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Dave Matthews Band - Where Are You Going (Drum Cover)

Boas Gonçalo,

Obrigado por nos quereres aturar a dar-te na cabeça.
Conheço dois Gonçalos a tocar, o do concurso e deste video.

Intimidaste-te ao tocar Carter, entendo bem porque, é muito dificil, tem um toque muito proprio.

O Diogo já falou em algumas coisas que vou deixar ele continuar a ir insistindo.
Apenas reforço e tal como tu disseste nao es fan de rudimentos, nao precisas de ser no sentido de baterista de fanfarra, mas sim para abrires o teu vocabulario e para principalmente teres som, precisao, controlo.
Tu ja tocas bem, nao es nenhum novato, acho que podia apostar um pouco na tecnica, ja o devias ter feito mas vais bem a tempo, e vais ver que rapidamente dás um salto brutal na tua maneira de tocar e soar.

Tas muito bem acompanhado pelo Diogo para te ajudar na tecnica de maos. Insiste nisso que ficas a ganhar muito.

Vou-te dar 2 dicas para ser o carter da tua terra
O carter como desses saber toca open hand a guiar com a esquerda, e usa muito o jogo de choques com as duas maos, e choques e ride de uma forma muito dificil de imitar ate pelos angulos de ataque das peças.

Deixo-te aqui o seguinte desafio, treina isto:

doubles mas acentuar a segunda pancada ---- r R l L r R l L e por ai fora
paradiddle a acentuar as 4 posiçoes possiveis
R l r r L r l l
r L r r l R l l
r l R r l r L l
r l r R l r l L

por favor experimenta e treina uma semaninha isto, te garanto que vais soar muito mais a carter depois de dominares bem isto.
porque ele acentua muito sem ser no down beat normal 1 e 3, e tem uma limpeza de pancada muito grande, claro que existe muito mais exercicio, mas começa por aqui, para nao se tornar seca, aconselho a fazeres isto entre os choques e tarola
o bombo coloca nas diferentes possibilidades, 1,2,3,4

abraço
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Janeiro de 2012   #5
gfpa88
 
Membro desde: 18-Jan-2008
Local: Fatima
Mensagens: 110
gfpa88 tem uma aura espectacular à voltagfpa88 tem uma aura espectacular à volta
Re: Dave Matthews Band - Where Are You Going (Drum Cover)

Boas Bada,

Obrigado pelas dicas

No que toca a rudimentos por acaso o que treino mais até são os doubles e paradiddles, mas claro que sei que não estão fluidos nem precisos.
O meu problema é que só toco bateria ao fim de semana, e o pouco tempo que tenho não apetece ir para lá despejar rudimentos.
Mas recebi agora um pad de treinos no natal, vou começar a dar-lhe uso com força.

Obrigado mesmo
Abraço
Gonçalo
__________________
Mapex Saturn 22x18;10x8;12x9;14x11;16x13 & Black Panther 14x5,5 Elm Burl
gfpa88 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Janeiro de 2012   #6
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: Dave Matthews Band - Where Are You Going (Drum Cover)

Olá Gonçalo

O Bada deu aí um bom exercício. O que eu acho mais impressionante no método do Carter Beauford é precisamente a ambidextria dele e conseguir tocar tudo open hand com uma precisão e limpeza brutais.

A minha recomendação para executares com a dica do Bada ou outros exercícios:
- treina em almofadas ou algo com muito pouco ressalto. Ganharás melhor controlo da baqueta, mais resistência e obriga-te a mexer os pulsos e os dedos. Caso isso não aconteça, estarás a fazer algo muito errado.

Outra coisa e não leves a mal: a estória do gravar um tema à primeira, sem grande tempo de preparação e de não ser realmente aquilo que sabes tocar está MAL. Aliás, essa desculpa tornou-se frequente para justificar a mediocridade de alguns vídeos aqui no burgo e justificar a falta de competências para certas coisas. Não digo que seja o teu caso, atenção, apenas refiro isto como um mau exemplo.

Se postas um vídeo para avaliação (moderador/ admins, fica uma dica para o tópico de guia) recomendo:
- ser um tema que conheças bem. Não é por ser básico ou difícil que não surgirão as tuas dificuldades - aliás nota-se pois até agora nenhum de nós apontou erros na tua execução musical.

- estares à vontade com a música, gostares da banda/artista, ser algo com que te identifiques. Vires postar um vídeo de Cephalic Carnage só para ver a tua velocidade seria o ideal? Não, mas tentares dobrar o tempo a algo com que te sintas confortável isso sim, seria desafio.

- se realmente o vídeo for muito deficitário comparativamente ao que julgas saber/tocar, grava-o até sair como entendes que deve sair.

Esta sugestão não é só para ti, é para todos os que vierem ler e cuscar e para servir de exemplo.

Outra recomendação: se só tocas de semana em semana, colmata isso com o pad de treino, com o volante do teu carro, com almofadas, com o que for, mas tenta tocar sempre um pouco. Pegar e mexer nas baquetas, mesmo que fora de uma bateria, acredita e contribui para a tal memória muscular.

Quando terás nova versão do vídeo ou até mesmo de outro?
__________________
[ex D-Ogre]
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Janeiro de 2012   #7
gfpa88
 
Membro desde: 18-Jan-2008
Local: Fatima
Mensagens: 110
gfpa88 tem uma aura espectacular à voltagfpa88 tem uma aura espectacular à volta
Re: Dave Matthews Band - Where Are You Going (Drum Cover)

Olá Diogo

Atenção que eu submeti porque para mim até ficou uma boa gravação, mas também tenho noção que não estava completamente à vontade com a tema.

Em relação aos exercícios do Bada, onde sinto mais dificuldades é mesmo na acentuação da segunda pancada do double.

Agora gravar outra vez, talvez no fim de semana. Mas ainda não consigo ter certeza.
Se conseguir tento gravar esta novamente, e uma que conheça bem e que tenha o playalong para ter mais liberdade...


Cumps
Gonçalo
__________________
Mapex Saturn 22x18;10x8;12x9;14x11;16x13 & Black Panther 14x5,5 Elm Burl
gfpa88 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
[Instrução Virtual] The Pretender - Foo Fighters Cover João Ramos Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 0 Ter, 7 de Maio de 2013 18:52
Kaiser Chiefs-Ruby (drum cover by Gonçalo Oliveira) gonga premier Videos e Músicas dos Membros 5 Seg, 28 de Maio de 2012 23:37
[Instrução Virtual] Cover Holocausto Canibal Miguel Barreiro Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 1 Sáb, 21 de Abril de 2012 21:43
Taylor Hawkins drummer-maniac Bateristas e Percussionistas 20 Dom, 16 de Maio de 2010 22:22
Meu primeiro Drum Cover com minha MPS 400 Rafael Bandeira Videos e Músicas dos Membros 6 Qui, 11 de Fevereiro de 2010 00:51



São agora 09:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it