Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bandas e Música em geral
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria).


Ver Resultados da Sondagem: Quanto achas que vale a tua banda ao vivo? (sê sincero)
100€ - Justo 11 12,64%
100€ - injusto 3 3,45%
150€ - justo 12 13,79%
150€ - injusto 0 0%
200€ - justo 10 11,49%
200€ - injusto 2 2,30%
250€ - justo 10 11,49%
250€ - injusto 0 0%
300€ - justo 7 8,05%
300€ - injusto 0 0%
350€ - justo 8 9,20%
350 - injusto 0 0%
400€ - justo 9 10,34%
400€ - injusto 1 1,15%
+ de 500€ já me dou por satisfeito 14 16,09%
Votantes: 87. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Qua, 9 de Junho de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cachê)?

xxxxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Qua, 30 de Maio de 2012 às 07:43.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Junho de 2010   #2
BattleSussex
 
Membro desde: 2-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 126
BattleSussex está no bom caminho
Re: Pagamento de banda ao vivo

Não votei por uma simples razão, apenas vamos receber 50 eur no 1o concerto

Off-topic: Alguem tem "truques" para arranjar concertos ?
__________________
In Arsène we trust !!

WALK WITH ME IN HELL
BattleSussex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Junho de 2010   #3
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Pagamento de banda ao vivo

1 hora e meia / 2 horas de espetáculo compensam 50 euros para o músico que cumpre os requisitos mínimos para covers/música de baile, etc. Seriam justos os 150 euros para uma banda de 3, minimamente preparada para actuar ao vivo e fazer um bom espetáculo.

Músicos experientes podiam elevar a fasquia, com melhor som, melhor material, maiores possibilidades de um bom espetáculo com uma qualidade superior ao vivo. Aí já ia considerar cerca de 150 euros por músico num espetáculo de, no mínimo, 2 horas.

E estes preços quem estabelece? O Sindicato dos Músicos tem tabelas de cachês de espetáculos ao vivo. Cada músico receberia no mínimo 90 euros por espetáculo, dependendo da sua duração e da área do estabelecimento.

Última edição de warlike : Qua, 9 de Junho de 2010 às 13:43.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Junho de 2010   #4
1Meth1
 
Membro desde: 27-Mar-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 273
1Meth1 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pagamento de banda ao vivo

A sério ?

50 euros, para tocar 2 horas num bar ?
1Meth1 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Junho de 2010   #5
BattleSussex
 
Membro desde: 2-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 126
BattleSussex está no bom caminho
Re: Pagamento de banda ao vivo

Mesmo , mas como é o 1o nao nos podemos queixar . Alguem sabe como arranjar mais concertos ?
__________________
In Arsène we trust !!

WALK WITH ME IN HELL
BattleSussex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #6
jayfox
 
Membro desde: 17-Mai-2010
Local: Sofá
Mensagens: 409
jayfox será famoso em breve
Re: Pagamento de banda ao vivo

Pois, eu adorava poder dizer isso mas não tenho banda, eu já á bue que ando a procura mas ja estao todas formadas...
cumps...
__________________
"My drum is in love with me"

jayfox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #7
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Pagamento de banda ao vivo

Citação:
Mensagem Original de 1Meth1 Ver Mensagem
A sério ?

50 euros, para tocar 2 horas num bar ?
Achas muito ou pouco?
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #8
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Pagamento de banda ao vivo

Citação:
Mensagem Original de 1Meth1 Ver Mensagem
A sério ?

50 euros, para tocar 2 horas num bar ?
Garrafa meio cheia ou meio vazia, não é?
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #9
JoaoF10
 
Membro desde: 24-Jun-2009
Local: Vila Viçosa
Mensagens: 57
JoaoF10 está no bom caminho
Re: Pagamento de banda ao vivo

Eu acho qualquer um justo...
Tar ali a bombar e receber seja o que for já é fixe...

mas Muitas vezes o que acabam por pagar é as bebidas a gasolina e o jantarinho, e já é Bem Bom...
__________________
John Slither !!
http://www.facebook.com/album.php?pr...33&ref=profile
JoaoF10 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #10
1Meth1
 
Membro desde: 27-Mar-2010
Local: Coimbra
Mensagens: 273
1Meth1 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Pagamento de banda ao vivo

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Achas muito ou pouco?


Sei lá, eu acho pouco !


Mas isso são 50 euros pela banda, ou 50 euros por membro ?
1Meth1 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #11
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Pagamento de banda ao vivo

Pois eu acho que 50 euros seria o mínimo por músico. Infelizmente, a realidade não é bem essa.
E para que fique claro: quem se enche de dinheiro com isto são os donos dos bares. Em 1991/1992 quando comecei pelos bares éramos 4 e não tocávamos por menos de 50 contos, ou seja, 10 contos (50 euros) para cada um e o resto para as despesas. Se quase 20 anos depois o cachet continua igual ou pior e os preços das bebidas subiram substancialmente, alguém anda a ganhar muito dinheiro com isso e não são os músicos. Os donos de bares aproveitam-se de haver muito amador disposto a tocar por um par de cervejas para pressionar os cachets para todos, mas o copo de cerveja ou o copo de whisky certamente que mais que triplicou nos últimos anos.

Última edição de Lu Batera : Qui, 10 de Junho de 2010 às 11:51.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #12
BattleSussex
 
Membro desde: 2-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 126
BattleSussex está no bom caminho
Re: Pagamento de banda ao vivo

Eu acho muito pouco , e é o pagamento para a banda toda. Mas volto a frisar tambem que e o 1o concerto e que ningum nos vai dar 300/400 euros assim...
__________________
In Arsène we trust !!

WALK WITH ME IN HELL
BattleSussex não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #13
JDiogoR
 
Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Braga
Mensagens: 112
JDiogoR está no bom caminho
Re: Pagamento de banda ao vivo

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas
Em 85/86, tinha duas bandas( Salsuparrilha e a Fusão Jazz), éramos 6, e aqui no Porto, batiamos semanalmente os bares todos da Ribeira e não só. Braga, Caminha , Cerveira, etc.
Tocávamos todos os dias. Era de doidos. Todos trabalhavamos.
Ganhava 3 a 4 vezes mais do que no meu emprego normal.
Hoje, dá para rir........
É só...

Abraço
Hey Leonel isso então quase te dava para deixar o emprego e fazer vida disso
JDiogoR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Junho de 2010   #14
JDiogoR
 
Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Braga
Mensagens: 112
JDiogoR está no bom caminho
Re: Pagamento de banda ao vivo

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Pois dava, dava
Mas eu já era pai!!!
Já tinha casa, e responsabilidades.
E ser músico, não é uma certeza de sobrevivência!!!
Mete isto na cabeça.
Ás vezes até com o melhor amigo, tudo muda.
Abraço
É verdade! E eu tenho plena consciência disso..
Se tivesses seguido essa vida provavelmente hoje estarias à procura de outro emprego, ou então a coisa tinha realmente corrido bem e andavas por ai a tocar.
Nunca se sabe o que vai dar!

Abraço
JDiogoR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #15
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Pagamento de banda ao vivo

nos somos 3 musicos...
clarinete
bateria
guitarra
nos pequenos concertos que fazemos levamos os tais 100 euros que é para despesas de transporte e ver se conseguimos juntar algum para comprar material, tipo... cabos jacks, cordas, baquetas.. enfim coisas pequenas..
mas outra coisa é certa !
e nisso sou muito rigido ( numa maneira de falar )
tanto faz se haja concertos ou nao !
estamos aqui para divertirmo-nos !
tanto nos ensaios como nos concertos !
quem estiver mal !! que se ponha bem !!!
nao ha paciencia para stress !
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #16
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Está-se bem! Re: Pagamento de banda ao vivo

Leonel, como te compreendo...! Eu tenho a minha miúda agora com 15 meses e sinto o meu tempo todo a fugir-me por baixo dos pés e com a responsabilidade a aumentar a cada dia que passa...


Bem, sobre os 'cachês': Recordo-me de uma história curiosa:

Há cerca de 15 anos, tocava numa banda com um nome super-comprido (Estrumphes Pseudo Alucino-Electro-Electrónicos) e, com a formação algo recente (mas já com os 5 músicos definitivos) tivémos um contacto para tocar num bar da Praia da Rocha com o pagamento acordado de 35 contos (uns 175 Euros pela moeda actual)...

Todos tinhamos consciência de que não era muito, e que já tinhamos recebido mais em outras ocasiões, mas o bar na altura era muito conhecido e bem frequentado por profissionais de outros bares, da música, da rádio local, o que dava uma boa oportunidade para nos mostrarmos (mais tarde veio a confirmar-se, pois conseguimos outros bons contratos e uma presença no primeiro CD-compilação de bandas locais do Algarve)

No entanto, um dos guitarristas tinha uma especial vertente para a 'vida social' e resolveu oferecer bebidas a todos os seus amigos presentes no concerto... Simplesmente lhes disse que sempre que precisassem de bedidas, que indicassem que era para o guitarrista da banda...

Moral da história? Segundo o dono do estabelecimento, ficámos a dever dinheiro ao bar!

(claro está que a facturação do bar foi muito superior ao 'prejuízo', e, mais tarde voltámos a tocar novamente lá com bastante sucesso e um cachê superior...)



Para quem está a iniciar:
  • A experiência obtida por pisar em diferentes palcos é de ouro! Aproveitem bem!
  • Que consigam obter retribuição emocional com o evento (ou seja, divirtam-se!)
  • Se possível, que consigam ao menos o jantar como forma de pagamento, e talvez o dinheiro para o combustível.

Para quem já tem algum nome no meio e pretende continuar / crescer:
  • Ao menos, que o dinheiro dê para pagar jantares, combustível e mais algum para poder investir em material / equipamento.
  • Que tenham em mente que qualquer projecto musical é dirigido às pessoas e que as pessoas pagam para ver o que GOSTAM de ver, e não o que não gostam de ver. Valorizem-se conforme este princípio!
  • Comecem a investir num visual minimamente apelativo e coerente com o projecto em que se inserem. Pensem nisto para poder calcular cachets.

Para quem é profissional:
  • Se és profissional, provavelmente já não precisarás destes conselhos, mas há que saber que existe um nome e imagem a defender. Quer queiramos quer não, as regras passam a ser outras e os valores envolvidos deixam de contabilizar apenas os gastos, e passam a considerar também valores como o posicionamento no "meio", os discos lançados, a experiência, os concertos e as parcerias no passado, etc...
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #17
david oliveira
 
Membro desde: 3-Jul-2006
Local: Vila Nova de Milfontes
Mensagens: 306
david oliveira será famoso em breve
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Eu por norma numa banda de covers não toco por menos de 50€, e pela minha zona não há muitos bares de música ao vivo, logo é complicado.

Mas em bandas de bailarico o cachet é muito superior e fixo.

Nas de originais eu cheguei a pagar pra tocar, mas isso já faz uns aninhos.


Gostaria de colocar aqui uma questão, que está mais ligada ao funcionamente interno da banda.

- Se por ventura um dos músicos é profissional (só vive da música) toca numa cena de covers convosco, e diz que não toca por menos de "X" como é, vocês aceitam os cachets ou negoceiam com ele, ficando ele com mais guito ou não aceitam o contrato pois o valor a dividir pelos elementos não compensa pois todos querem receber por igual?

Não sei se deveria fazer aqui este comentário/pergunta, mas...

Obrigado.
__________________
david oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #18
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Eu faço muitos bares e posso-vos garantir que por menos de 75 euros a coisa já não se faz.

Agarramos alguns de 60 euros em situações especiais.
Quando falo de valores, falo de valores por músicos. Nunca apanhei um bar que paga-se mais de 350 euros. Agora com artistas...recebe-se a sério
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Junho de 2010   #19
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Eu faço muitos bares e posso-vos garantir que por menos de 75 euros a coisa já não se faz.

Agarramos alguns de 60 euros em situações especiais.
Quando falo de valores, falo de valores por músicos. Nunca apanhei um bar que paga-se mais de 350 euros. Agora com artistas...recebe-se a sério
Concordo plenamente com o KiD!
__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #20
fabiodw
 
Membro desde: 23-Jul-2010
Local: Sintra
Mensagens: 11
fabiodw está no bom caminho
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Desculpem estar a desenterrar este tópico mas o forum também serve para ajudar os mais inexperientes. É o seguinte eu tenho uma banda de 6 elementos, formada em Julho e hoje fui contactado para ir com a banda dar um concerto no Porto, nós somos uma banda de Lisboa e ir ao Porto tem os seus custos nomeadamente custos de deslocação. Falamos em datas, preços de entradas, condições da sala mas ainda não peguei no assunto do cachet. Tenho um certo receio de pedir alto demais, o dono do bar rejeitar e assim perdemos uma oportunidade de nos mostrar-mos a um público que nos desconhece totalmente. Se tivessem no meu caso qual seria o minimo que voces cobravam para ir tocar ?

"Welcome to the Yogi's Space"
fabiodw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #21
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Mas já acertaram alguma coisa em termos de valores pagos para cobrirem despesas?
Ou seja, se o contratante já vos disse que pagava a deslocação + alimentação + outros?

Ou ainda não falaram em nada de valores para vocês?


Primeiro ponto a ter em conta:
- Fazerem as contas da deslocação (ida e volta). Quantos carros vão, combustível, portagens, etc.

Depois, vejam quanto cada um quer ganhar. A média actualmente deverá andar entre os 50 e os 100 euros para cada músico.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #22
fabiodw
 
Membro desde: 23-Jul-2010
Local: Sintra
Mensagens: 11
fabiodw está no bom caminho
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

não ainda não falamos em nada sobre valores a receber mas sim vou fazer isso.
Obrigado tava uma beca as escuras sobre esse assunto.
fabiodw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #23
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Não se esqueçam de incluir os custos de alimentação também (a não ser que o contratante deixe claro que ele paga o dá lá o jantar).

Pá... não paguem para tocar
Não receber nada ou pouco, pronto... depende de cada um e do objectivo da banda, agora pagar para tocar é que não (pelo menos têm de puxar para cobrir bem as despesas que vão ser grandes).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #24
fabiodw
 
Membro desde: 23-Jul-2010
Local: Sintra
Mensagens: 11
fabiodw está no bom caminho
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Depois de fazer as contas deu-me um valor de 338€ - vou puxar para os 350.
se o homem não quiser, sa lixe fiquemos por lissaboon !
haverá outra oportunidade mas não vou andar aí a tirar dinheiro do meu bolso
bringadão
fabiodw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #25
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Actualmente os bares aproveitam a grande quantidade de bandas que existem para não pagarem quase nada.
Acho que dos gigs que tive com a banda só em 2 é que ganhámos mais do que gastamos. No resto gastávamos sempre mais em gasolina, a maior parte nem pagava jantar e chegaram a pagar-nos 15€, à banda toda, depois de lá termos metido 50 pessoas. Nunca mais lá fomos mas é preciso ter lata.
Acho que se todas as bandas começassem a exigir um pagamento mínimo (uma coisa aceitável, não exagerado) os bares começavam a mudar de postura.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #26
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Muito mau... Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Citação:
Mensagem Original de technon Ver Mensagem
Acho que se todas as bandas começassem a exigir um pagamento mínimo (uma coisa aceitável, não exagerado) os bares começavam a mudar de postura.cumps
Isso seria uma excelente ideia, mas nunca será possível, pois nem todas as bandas iriam por esse caminho. A não ser que fosse obrigatório a nível legal. De qualquer forma isso iria gerar ainda mais complicações.
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #27
vitorpinto
 
Membro desde: 21-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 150
vitorpinto será famoso em breve
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Sinceramente acho o mesmo que foi aqui dito.
Os músicos que trabalham em bares são muitas vezes negligenciados e todos sabemos que dando um concerto ao vivo um bar se se souber previamente, praticamente enche.

A música ao vivo chama muitas pessoas aos bares.

Mas voltando ao tópico nós eramos 4 a tocar na banda que tinha e cobravamos 200€, 50€ para cada um , e achava pouco, para uma banda em que eu sou o mais novo, e todos os outros já têm passado na música, e agora entrou um novo membro, ou seja somos 5 e sinceramente acho que o caché de 200€ se vai manter ou seja mal vai dar para as despesas.

Mas numa coisa concordo com todos.

Se nos divertirmos, e se não tivermos de dispôr de dinheiro do nosso bolso, mesmo que não ganhemos nenhum, lembremo-nos que tudo que é grande começa de baixo e é assim que todos temos de começar.

E uma coisa também foi aqui dita que é bem verdade, antigamente ganhava-se dinheiro na música hoje em dia, quem quiser fazer da música a sua vida, ou é mesmo MUITO MUITO BOM, ou então passa muitas dificuldades.

Cumprimentos a todos.
vitorpinto não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Setembro de 2011   #28
fabiodw
 
Membro desde: 23-Jul-2010
Local: Sintra
Mensagens: 11
fabiodw está no bom caminho
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Citação:
Mensagem Original de Sixxen Ver Mensagem
Isso seria uma excelente ideia, mas nunca será possível, pois nem todas as bandas iriam por esse caminho. A não ser que fosse obrigatório a nível legal. De qualquer forma isso iria gerar ainda mais complicações.
Sem dúvida que isso não era mau pensado não comparando bandas, mas se todas as bandas que fossem actuar ao bar pedissem um preço muito parecido não havia hipotese para esses empresários chulos ! LOL
fabiodw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Setembro de 2011   #29
Francisco Dias
 
Membro desde: 8-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 99
Francisco Dias está no bom caminho
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Hoje em dia bandas que estão a começar inscrevem-se em concursos de bandas e aí a não ser que ganhem ou fiquei no top 3 não recebem nada por actuarem... Eu nunca recebi nada por tocar ao vivo e já dei uns bons 10 concertos. Justo ou injusto, não sei. Sei é que as pessoas já não dão valor à música. É tudo para os downloads grátis e os músicos que vão para o c******

Conclusão, votei a primeira opção, o valor mais baixo porque sinceramente neste momento receber alguma coisa que seja já teria um grande valor para mim e serviria como motivação para continuar. Não toco pelo dinheiro, toco pelas palmas, pela sensação de dar um bom espectáculo a fazer uma coisa que gosto mas cada concerto é uma despesa de deslocação, alimentação, etc.

Mas pronto, cada um tem o que merece
Francisco Dias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Setembro de 2011   #30
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Apesar de concordar com o que outros dizem sobre tocar pelas palmas e pela sensação de estar em palco, a minha banda recebe em quase todos os concertos (excepto quando estamos a abrir a uma outra grande banda, quando vamos para terras novas ou quando concorremos a concursos). E claro que receber depois de um dia de trabalho a carregar tudo, a montar tudo, a tocar (esta parte não é a parte má claro) e a arrumar tudo depois sabe muito bem, já por não falar que precisamos desse dinheiro para melhorar o som.

Penso que não vou votar nada definitivo por enquanto, pois tudo varia onde tocamos, quanto tempo tocamos, se é a 1ª vez naquele sítio ou não e etc...
Por exemplo, o nosso cachê normal para tocar em sedes e colectividades está nos 200€, mas ao mesmo tempo temos alguns concertos a 150€, a 100€ ou até sem ser pago...

Se a minha banda vale esse dinheiro por 2 horas? Não sei, mas as colectividades parecem não se importarem

-EDIT-
Se o tópico refere-se apenas a bares mesmo, nós ainda não tocámos em nenhum, mas se fossemos neste momento levávamos uns 50€, pois sabemos que eles não costumam pagar muito e queremos fazer preços justos para lá voltarmos...

Última edição de Miguel Tavares : Sex, 2 de Setembro de 2011 às 01:59.
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Setembro de 2011   #31
pedro moreira
 
Membro desde: 21-Mai-2010
Local: maia
Mensagens: 542
pedro moreira será famoso em breve
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Fábio,
antes de mais terás que analisar o local onde vais tocar.
"É um bar sem importancia? É um bar frequentado por pessoas do meio? É um local badalado e com alguma visibilidade?"
Como disse, e bem, o Madeira, ás vezes temos que ter em conta outros factores para além do caché.
Claro está que as despesas com a vossa deslocação deverão estar no minimo asseguradas!
Aconselho-te, se assim o entenderes, a perguntares á malta aqui da zona do Porto, referências sobre o local onde eventualmente vais tocar.
Pode ser que alguém já tenha tocado lá e dizer-te mais alguma coisa sobre o caché que recebeu.
Espero ter sido útil.
Abraço
pedro moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 4 de Setembro de 2011   #32
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Pagamento de banda ao vivo

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas
Em 85/86, tinha duas bandas( Salsuparrilha e a Fusão Jazz), éramos 6, e aqui no Porto, batiamos semanalmente os bares todos da Ribeira e não só. Braga, Caminha , Cerveira, etc.
Tocávamos todos os dias. Era de doidos. Todos trabalhavamos.
Ganhava 3 a 4 vezes mais do que no meu emprego normal.
Hoje, dá para rir........
É só...

Abraço
off-topic. Leonel conheces caminha??? A MINHA TERRA. Em que bares tocaste??

on-topic. Eu nao posso falar muito pouis nunca dei nenhum concerto mas no proximo verao voces vao ver ai o Ricardo a bombar xD.

mas penso que pelo menos 50 euros por musico em 2 horas e decente.
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 4 de Setembro de 2011   #33
Safrin
 
Membro desde: 5-Ago-2011
Local: Almada
Mensagens: 76
Safrin está no bom caminho
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

A meu ver, hoje em dia, para o pessoal dos bares, o melhor é o que for mais barato. Ainda há dias eu e a minha banda recusámos tocar num bar porque o pagamento que nos queriam fazer era, e passo a citar: 'umas bebidas à borla'. Ao que eu educadamente recusei.

Nem eu nem a minha banda somos grandes estrelas do mundo da música, nem demos assim tantos concertos para justificar pagamentos exorbitantes, mas tocar a troco de 'umas bebidas' pra mim não dá, não só porque não bebo quando vou tocar, mas também porque o meu carro não funciona a álcool e o meu estômago não se contenta apenas com líquidos. Pra mim desde que paguem a deslocação e o jantar já aceito, também dependendo do local, claro.

Eu toco por gosto, mas ir tocar a terras desconhecidas, em bares desconhecidos, com clientela desconhecida (se tiver muita clientela) e só me pagarem bebidas, é estar-me a prostituir. Isto porque depois também se ganha a reputação de 'banda que toca a troco de umas bebidas' e depois deparamo-nos com outros bares onde oferecem a mesma coisa, justificando que outras bandas já aceitaram tocam nestas condições.

Nós também pedimos um cachê de 200€, como somos 6 elementos também não é assim tanto para cada um. Mas, mesmo assim, o que mais nos tem calhado hoje em dia é ganhar parte do consumo obrigatório que os clientes pagam, ou seja, quanto mais clientes, mais se ganha. Não digo que seja a forma mais justa para as bandas, mas é melhor do que umas bebidas à borla.

Acho que é importante as bandas se imporem. Se ninguém aceitasse tocar a troco de nada os bares tinham de ir buscar bandas a algum lado e acabar por pagar. Para mim lá porque uma banda é recente não é sinónimo de não pagar. Nós, no nosso primeiro concerto, recebemos 90€. Não é grande coisa, mas pagou deslocação e jantar e ainda sobrou. O dono do bar gostou de nós e agora tocamos lá várias vezes. Mais importante que tudo é o pessoal que está a começar não aceitar borlas. É certo que se tem que começar por algum lado, mas pagar para tocar não me cabe na cabeça.

Para um bar não custa nada cobrar as entradas, nem que seja só 1€ por pessoa. Basta saber negociar. Caso não sejam flexíveis, é rejeitar. Mais tarde quando quiserem vos quiserem lá, em vez de pedirem 200€ pedem 300€
Safrin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Setembro de 2011   #34
Francisco Dias
 
Membro desde: 8-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 99
Francisco Dias está no bom caminho
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

Concordo plenamente contigo
Francisco Dias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Setembro de 2011   #35
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual será o valor justo para o pagamento de bandas que tocam ao vivo (cahê)?

@Safrin, gostei da tua opinião. Sensata... E acho que todos deveríamos pensar um pouco assim. Ser músico não é sinónimo de bobo, anda aí de bar em bar ou terra em terra e o pagamento é sempre a última coisa em que quem nos "contrata" pensa.
__________________
[ex-Punksongsdrummer]
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Esplanada: Piadas de bateristas (Drummer jokes) semi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 8 Sex, 23 de Dezembro de 2011 11:31
Se Isto Não é Gozar Com A Cara De Quem Trabalha O Que é Então? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 117 Sex, 16 de Julho de 2010 12:29
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46



São agora 17:45. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it