Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)

Resposta
Opções
Não lido Qua, 3 de Abril de 2013   #1
SeeD

Membro desde: 26-Fev-2013
Local: Porto
SeeD está no bom caminho
Como atacam os pratos de efeito China?

Boas!

Dado o perfil particular destes pratos de efeito questiono-me de que forma é que vocês montam estes pratos e de que forma os atacam.

Tenho um Zildjian 16" China Trash que sempre soou comó aço porém estourou! Já foi ao Serralheiro levar um tratamento de beleza e continua a cortar bem.
Mas o prato estourou precisamente porque a maneira de obter o som dele que mais me agradava era prende-lo relativamente bem com uma orelha redonda de plástico e dispo-lo num ângulo quase horizontal, ligeiramente acima da altura comum de um ride, e de forma a apanhar a primeira lomba exterior e cimo do prato. Assim o ataque é fierce, trashy e corta bem na música.

Agora comprei um Sabian 19" Holy China e visto ser um prato maior e TODO FURADO estou a experimentar como o atacar mas sem o agredir como fiz ao outro :D O som que mais me agrada é quando o prato está disposto da mesma forma do anterior - relativamente horizontal - mas coloquei de forma a ataca-lo com swings e não com chops. Isto força é uma flow diferente a tocar... E é essa a minha razão de queixa: forçar. Mas para já está-se bem entre querer partir e querer preservar

Partilhem a vossa experiência.

Peace out.
SeeD não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Abril de 2013   #2
Gonçalo

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
Gonçalo será famoso em breve
Re: Como atacam os pratos de efeito China?

Eu uso praticamente na vertical (ligeiramente inclinado para trás) e ataco o prato na parte superior do mesmo.
Não lido Qua, 3 de Abril de 2013   #3
Miguel Martinho

Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Se o prato estiver preso como o anterior vai partir mais dia menos dia.
Os pratos não podem estar muito presos porque não os deixa vibrar livremente e libertar a energia do impacto.

Acho que o teu problema é mesmo na escolha errada de pratos. Andas a escolher pratos que na sua forma natural de usar têm um som que não te agrada...
Não lido Qua, 3 de Abril de 2013   #4
Bernardo Nobre

Membro desde: 3-Jul-2011
Local: Rio Maior
Bernardo Nobre será famoso em breve

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Se o prato estiver preso como o anterior vai partir mais dia menos dia.
Os pratos não podem estar muito presos porque não os deixa vibrar livremente e libertar a energia do impacto.

Acho que o teu problema é mesmo na escolha errada de pratos. Andas a escolher pratos que na sua forma natural de usar têm um som que não te agrada...
acho que o china especialmente é um prato que se deve deixar soar, e não "prendê-lo", tal como qualquer outro prato, e comprar um china de 19" polegadas para andar a abafá-lo acho que não está bem
Bernardo Nobre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 4 de Abril de 2013   #5
SeeD

SeeD está no bom caminho

É também uma questão de suportes.

Na minha bateria neste momento, à excepção óbvia do hi-hat, encontra-se tudo ora sem orelha ora desapertado.

No caso dos China o toque é-me diferente e prefiro a sonoridade que se extrai com uma ligeira apertura. Neste momento é o suficiente para aquilo não crashar por ali abaixo.

Miguel Martinho: Comentário conclusivo um tanto precipitado mas tá-se bem. Estamos aqui para comentar.
Tocas Chinas? Se sim: como?
Não lido Qui, 4 de Abril de 2013   #6
Miguel Martinho

Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz

Citação:
Mensagem Original de SeeD Ver Mensagem
Miguel Martinho: Comentário conclusivo um tanto precipitado mas tá-se bem. Estamos aqui para comentar.
Já toquei com ele quase na vertical, na horizontal e "ao contrário" (com a aresta para cima).
Usava um china Paiste 2002 de 18" - que já tem uns valentes anos em cima.

Digo usava porque já não toco em baterias acústica há cerca de 2 anos (pelo menos com o meu material).

Se foi ou não um comentário precipitado... desculpa, mas é o que eu penso.

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 4 de Abril de 2013 às 19:35.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Abril de 2013   #7
Madeira

Local: Portimão
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz

Citação:

Citação:
SeeD, acredita que este é um dos melhores conselhos que poderias receber! Se não estás a conseguir o som que pretendes, é porque tens o prato errado!

Claro está que os tempos são difíceis e por isso dispender muito dinheiro para comprar muitos pratos é um 'hobby' um pouco complicado, mas acredita que certamente haverá um modelo de prato com o som que pretendes, sem que tenhas que o apartar / abafar / etc. para conseguires obter o som que pretendes!
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #8
SeeD

SeeD está no bom caminho

Reparo que no Holy China o facto de estar pousado na horizontal permite que quando tocado que o som tenha um decay mais longo que na vertical, onde o peso natural empurra o prato e o "seca" em termos de movimento alinhando-o com o eixo vertical tornando a palette sónica diferente, menos extensa. Isso acontece com qualquer prato que esteja nesta posição, naturally. A cena é que o Holy China tem todos aqueles furos que transformam a experiência.

A questão que se me levanta agora é o que é "a forma natural de tocar de um prato."

Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #9
Miguel Martinho

É não apertá-lo em demasia e deixá-lo vibrar de forma a libertar a energia. Esta é a forma natural de um prato soar. Se o apertas demais ele vai partir - qualquer construtor de pratos o diz, é a lei da física.
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #10
Sardinha

Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Torres Novas
Sardinha está no bom caminho

sim, quanto mais apertado o prato tiver, mais quantidade de energia vai absorver...até que um dia, por fadiga irá ceder...
Sardinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #11
SeeD

SeeD está no bom caminho

Então estamos de acordo.
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #12
Miguel Martinho

Citação:
Então estamos de acordo.
Sim, mas não é isso que fazes!!

Citação:
Mas o prato estourou precisamente porque a maneira de obter o som dele que mais me agradava era prende-lo relativamente bem com uma orelha redonda de plástico
Portanto, voltamos ao início. Se tu com este teu prato novo fizeres o mesmo, o seu final vai ser o mesmo.
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #13
Sardinha

Membro desde: 22-Jul-2008
Local: Torres Novas
Sardinha está no bom caminho

O Miguel tem razão, é óbvio que se apertares o prato som irá ser diferente se o mesmo tiver desapertado, o som irá ser mais seco. O som normal do prato e natural é so que ele irá soar com ele desapertado. Se não gostas do som dele, não há dúvida que esse prato nao será o indicado para ti
Sardinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Abril de 2013   #14
SeeD

SeeD está no bom caminho

Citação:
Sim, mas não é isso que fazes!!
Não! Nem sempre e nem em todos.

Citação:
Portanto, voltamos ao início. Se tu com este teu prato novo fizeres o mesmo, o seu final vai ser o mesmo.
Indeed, Sir.
Lesson Learned!

Última edição de SeeD : Ter, 9 de Abril de 2013 às 17:06.
Resposta

Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Joey Jordison - baterista de Slipknot _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 49 Qui, 19 de Maio de 2011 20:34
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06

São agora 19:25. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2020, Fórum BateristasPT.com