Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Qua, 4 de Novembro de 2009   #1
RNeves
 
Membro desde: 2-Nov-2009
Local: Corroios
Mensagens: 33
RNeves está no bom caminho
Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Boa Tarde Pessoal....

Muita vezes se fala do suporte dos timbalões, sobre o facto de serem livres (suspensos em tripés ou em racks) ou de serem colocados sobre o bombo em suportes que entram literalmente no bombo.

Acontece que todas as resonancias e vibrações do interior do bombo passam para os timbalões que estão suspensos e vice versa, efeito semelhante ao buzz do registo da tarola.

Gostava então de saber a vossa opinião sobre estes efeitos, se os notam, se já notaram e arranjaram alguma solução.

Eu pessoalmente passei a usar todos os timbalões suspensos nos tripés e tapei os buracos do bombo o que alterou consideravelmente o som.

Opiniões please

Obrigado e abraços

Ps: Espero nao ser re-post

"Filho deixas a mãe tocar um bocadinho?"
RNeves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 5 de Novembro de 2009   #2
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Bem, acho que no final de contas, acaba por ser uma questão algo pessoal. Há basicamente implicações a dois níveis, em ter os timbalões montados num suporte sobre o bombo:

-Implicações acústicas: como referes no teu post, o suporte sobre o bombo acaba por influenciar tanto o som dos timbalões como o som do bombo. Algumas vibrações do bombo passam directamente para os timbalões, e dos timbalões para o bombo, o que acaba por prejudicar o som do kit no global. Além disso, o suporte do timbalão influencia a ressonância do bombo. É uma questão de física: inércia. Quanto mais partes de hardware estiverem em contacto com a shell, maior será o entrave à sua entrada em vibração, o que contribui para reduzir a sua ressonância. Isto reflecte-se em menos sensibilidade e sustain da shell no som global, ficando o som mais focado na pele. Por último, colocar o suporte de timbalões sobre o bombo implica normalmente furos na shell, que vem quebrar a homogeneidade da shell. Se a shell for homogênea, irá vibrar de uma forma mais uniforme do que se tiver furos, ou remendos de outro material.

-Implicações estéticas: claro que o factor visual é muito importante. Eu prefiro largamente não ter nada sobre o bombo, o que dá um aro mais clean à bateria. Mas claro, tudo o que vai para o domínio da estética é subjectivo (o que é bonito para mim pode ser horrível para ti, e vice-versa).

Curiosamente, as marcas teimaram muito tempo em apenas oferecer bombos virgens nas baterias de gama alta. Todas as baterias de gama média/baixa vinham com o suporte de timbalões sobre o bombo, o que é estranho, porque simplesmente não o colocar pouparia dinheiro aos fabricantes. Vejo isso como uma medida de salvaguarda e de diferenciação das gamas altas. Ao manterem algumas características exclusivas, como medidas, bombos virgens e mais umas quantas, os fabricantes criam uma diferenciação visual, e obrigam a que quem procure esse tipo de cenas seja obrigado a investir mais umas massas numa bateria da gama acima.

A DDrum veio baralhar um pouco isso e alterar as regras do mercado, ao oferecer algumas características como os bombos virgens, os aros die-cast, e medidas antes reservadas a bateras custom, mesmo nas suas gamas média/baixas. Os outros fabricantes foram obrigados a ir atrás, e essas características estão-se a banalizar...

Para concluir, reforço que é algo pessoal, visto que alguns grandes bateristas, como o Steve Smith ou o Thomas Pridgen preferem ter os timbalões montados sobre o bombo, por opção, por preferirem por algum motivo. Eu prefiro claramente os bombos virgens.

Soluções? É comprar directamente como se pretende, porque mesmo tapando com algo, a shell continuará a ser furada naquele ponto, e as suas características foram alteradas.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 5 de Novembro de 2009   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Ok, isso tudo é muito bonito e funcional mas só se nota em gravações... e mesmo assim depende de muita coisa.

Ao vivo, em bares, com recursos ou não a microfones, se meterem um bombo furado com os toms em cima ou uma bateria com os toms suspensos o resultado prático é igual.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 5 de Novembro de 2009   #4
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

eu sinceramente acho que ha muita sabedoria do pessoal do forum , com nomes, tecnicas , criticas, gostos elaborados, preparaçao de micros a 156537 euros , escolhas de baterias a 854838 euros e no entanto nao consigo distinguir isso no filme que muita gente faz.
nao levem a mal.
nao sei se sou a ovelha ranhosa..
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 5 de Novembro de 2009   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
eu sinceramente acho que ha muita sabedoria do pessoal do forum , com nomes, tecnicas , criticas, gostos elaborados, preparaçao de micros a 156537 euros , escolhas de baterias a 854838 euros e no entanto nao consigo distinguir isso no filme que muita gente faz.
nao levem a mal.
nao sei se sou a ovelha ranhosa..
Não... eu tou contigo
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 5 de Novembro de 2009   #6
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

lol, tb partilho da opiniao do enes e do miguel..

tenho a sensação que às vezes se discute tanto sobre coisas que a mim me parecem "mariquices"

Última edição de SilverDrummer : Qui, 5 de Novembro de 2009 às 18:03.
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #7
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Nota-se essa ressonância. Tal como se nota o buzz na tarola. Pessoalmente, não me incomoda essa ressonância, e não gosto nada do som da minha bateria (todas as peças!) sem o buzz da tarola. Tirá-lo é como aquela malta que grava tudo com um micro totalmente dedicado a não captar absolutamente nada da peça ao lado; comprem uma bateria electrónica! Devíamos começar a capacitar-nos que tocamos um instrumento acústico, com tudo o que isso implica. ****ices electrónicas a darem a entender que é mau um tom entrar no micro da tarola ou vice-versa é o que menos precisamos.
A não ser para aplicações muito específicas, gravo tudo com os respectivos ruídos que faz, mesmo nas outras peças. Porquê? Porque sou humano e o meu instrumento é acústico. Para soar tudo absolutamente perfeito, contratava um daqueles bateristas japoneses que cabem nas caixas de ritmos.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #8
Zecarias
 
Membro desde: 1-Set-2009
Local: Famalicão
Mensagens: 26
Zecarias está no bom caminho
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

O conjunto de todas as peças é que fazem a diferença de Kit para Kit.

Assim como o vocalista não pode suster o som da respiração, e esta tem notação musical, nós tambem não nos podemos esquecer que a bateria é um todo e não peça a peça.

Se assim fosse, todos usariamos um quebrante de ressonancia entre as peças.
Habituem-se ao vosso Kit, antes de comprarem, investiguem, experimentem.
Só assim sabem que aquele Kit, é o vosso Kit. Sem influencias de marcas e estilos.

Fiquem bem
Zecarias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #9
RNeves
 
Membro desde: 2-Nov-2009
Local: Corroios
Mensagens: 33
RNeves está no bom caminho
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Em primeiro lugar obrigado pelas respostas pessoal

Em segundo, sendo ou não mariquisse, é um facto que todos estes pormenores se podem reflectir em estudio e não propriamente ao vivo, penso que ninguem vai estar a reparar que tens timbaloes sobre o bombo e que isso te influencia o som. È realmente uma questão pessoal...para mim a mesma coisa que estares a tocar com um Ride topo de gama ou outro de lata e estares a tocar para 50 pessoas que não percebem nada do assunto e estarem-se completamente a c*gar para o teu som...interessa-te a ti!
De qualquer maneira esta situação acontece sendo ou não mais notória para ti ou para os outros.

Obrigado mais uma vez
Abraços

"Filho deixas a mãe tocar um bocadinho?" "Entao não mãe!!"
RNeves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #10
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Quanto ao facto de as baterias de gama nao terem furo e as de gama baixa terem... isso é mais ou menos assim. tenho uma yamaha recording custom, que é uma bateria de topo e tem um furo no bombo para os timbaloes. eu nao uso mas está la. quanto ao alterar o som......... sinceramente nao me levem a mal... mas isso sao perfeitas mariquices. muda bastante mais o som ter um pedal diferente do que esse pormenor que é ridiculamente irrelevante.
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #11
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

As DW Collector têm buraco!!
P.ex., o kit personalizado do Neil Peart tem buraco no bombo e ele usa-o para meter um tripé de prato...

Isso das gamas altas ou baixas é relativo. Como já disseram, é uma questão de gosto.

Depois, em estudio passando a bateria por compressores, gates, etc., o facto de ter buraco ou não é bastante irrelevante.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #12
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
As DW Collector têm buraco!!
P.ex., o kit personalizado do Neil Peart tem buraco no bombo e ele usa-o para meter um tripé de prato...

Isso das gamas altas ou baixas é relativo. Como já disseram, é uma questão de gosto.

Depois, em estudio passando a bateria por compressores, gates, etc., o facto de ter buraco ou não é bastante irrelevante.
Esta é que é a verdade!

Quando um kit é bem construído, mesmo que o bombo seja furado não vai perder a sua característica. Obviamente, em bombos de gama baixa que são construídos e furados de forma duvidosa (nota-se a madeira toda estalada à volta do furo) não há nada a fazer, mas num kit de qualidade essa questão já não se coloca.

Se pensarmos bem, os bateristas de jazz são talvez os mais interessados em preservar a totalidade do som de cada peça e ainda assim praticamente todos utilizam os toms montados no bombo, portanto há-de querer dizer qualquer coisa
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #13
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

eu estive num workshop em que o frazao até tinha o timbalao grave/surdo adaptado para bombo e no entanto estava la toda a comitiva yamaha e zildjian.
era um tom!!!!
tal como o meu !!!
quando quero bom som peço ao meu tecnico de som para trabalhar mais um pouco.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #14
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Eu por acaso dou importância ao facto de não usar nada a reprimir a vibração do bombo, ou seja, tons montados e/ou pratos directamente no casco do bombo.

Aqui na minha salinha de ensaio, sinto uma diferença considerável entre ter o casco livre ou com alguma peça montada. Sinto que o bombo ganha uns pontos no espectro sonoro obtendo uma maior ressonância. E isto numa bateria de gama baixa e numa bateria média/alta.

Por isso acho que qualquer que seja a situação devemos aproveitar o melhor que o material nos pode dar, seja qual for o ambiente em que vamos tocar, tornando o melhor possível o nosso som.

Se este pormenor (que resulta numa considerável diferença) é uma mariquice da bateria, penso que se há lugar para o discutir é aqui num fórum de baterias...

canas
__________________
minha
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #15
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Em termos sonoros, eu não noto diferença. Admito que haja e faz sentido que haja, mas eu não tenho essas exigências...

Prefiro sem ter nada em cima do bombo, mas por uma mera questão estética. Até porque o suporte de toms ao bombo que veio com a minha bateria não é muito prático, não consigo baixar muito aquilo e fica num ângulo esquisito, mas é por não ser uma suporte de topo. Por exemplo, o Akira Jimbo e o Steve Smith, já vi vídeos deles com os toms presos ao bombo e conseguem ter um setup muito baixinho, como eu gosto... Depende dos suportes...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #16
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Concordo, se vou gastar x mil euros numa bateria, prefiro aproveitar o seu som ao maximo.
Mas..tambem dificulta um bocado o transporte, tens sempre de andar com os tripes atrás
Como disseram, gosto pessoal
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #17
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Já começam a parecer guitarristas a falar
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #18
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Já começam a parecer guitarristas a falar
"Não dá para tocar mais baixo man, o meu amp só tem AQUELE som se tiver no 7!"

Pois, é como a minha tarola, só com rimshots é que lá vai
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #19
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Desculpem o desabafo mas não percebo porque há tanta resistência na discussão deste assunto... Tantas queixas há que existe palha no fórum e depois tenta-se boicotar uma discussão acerca de uma questão técnica pertinente e com real interesse.

Se calhar deviamos por de lado também as questões de afinação, teores de metal nos pratos, espessuras das madeiras, ângulos dos bering edges, técnica de moeller, timbres, sustains, estrutura das baquetas... e por aí fora porque se corre o risco de ser demasiado picuinhas.

Consultem os vídeos do Bob Gatzen (que já devem ter visto muitas vezes) e vejam lá se pequenos detalhes não fazem grandes diferenças...

Eu prefiro não ignorar estes pormenores e usá-los em meu proveito.

canas
__________________
minha
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #20
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Pessoalmente não estava a boicotar coisa nenhuma, apenas a brincar com alguns pormenores.
P.ex., eu próprio implico com o uso de O'rims porque oiço a sua vibração na pele, no entanto, sei que é um pormenor que pouco ou nada mexe com o som final da bateria, ou seja, com o som que chega ao ouvinte.
São pormenores que nos dizem mais a nós que estamos sentados atrás da bateria que ao ouvinte.

O meu kit actual tem as peças suspensas e notei logo uma grande diferença relativamente ao sustain do som relativamente ao sustain que tinha no outro kit em que as peças não eram suspensas.

No entanto, a minha ideia é que estes pormenores não passam de pormenores que em pouco ou nada contribuem para verificar se um kit é ou não melhor que outro.

Aqui já foi demonstrado por inúmeros exemplos que o facto de um bombo ser furado ou não, não está relacionado com a sua qualidade final. Já foi demonstrado que há baterias e bateristas de topo que usam bombos furado e que soam tão bem como não furados.
A mim parecem-me que são pormenores que não passam de conversa que tem a sua importância relativa e que ultrapassam o aspecto técnico da construção da bateria.
São aspectos que são apenas curiosidades e pouco ou nada influenciam a componente prática da peça.
São aspectos que podem ajudar-nos a perceber um pouco mais das diversas implicações existente para o som final da bateria, mas está longe de ser um aspecto crucial para o seu som.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #21
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

A questão aqui levantada pelo user que abriu o tópico não era relativamente à comparação de kit's perfurados vs não perfurados. Era sim a influência no som final que tem a colocação dos tom apoiados sobre o casco ou não.

Na minha opinião é importante discutir este outros pormenores que permitem melhorar (ou não) a prestação da bateria.

Se conseguirmos proporcionar um aumento das possibilidades dinâmicas da bateria com alguns truques aumentamos desde logo o leque de escolha em termos de som.

O que interessa é conhecer todas as possibilidades de modo a escolher a que melhor nos convém dentro do equipamento que possuímos... nem que seja abafar todas as peças... cada um é que sabe.

canas
__________________
minha
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #22
RNeves
 
Membro desde: 2-Nov-2009
Local: Corroios
Mensagens: 33
RNeves está no bom caminho
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Beeeem! parece que sempre há opiniões....o suficiente para considerar o tópico com algum interesse nem que seja para discordar do seu motivo.

Parece que chegamos a conclusão que para uns talvez seja importante, aqueles que têm o ouvido muito sensivél, outros discordam totalmente da teoria... mas que a há...há...eu sinceramente só notei diferença no som do bombo ao tirar os timbaloes de cima. Fiz a experiencia sem qualquer tipo de abafamento para ter o som original do bombo. Não é realmente muito diferente, mas para piquinhas e mariquinhas talvez haja um quê.

Obrigado pelas respostas malta...

Abraços
RNeves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #23
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Já agora, que bateria tens e como é o sistema de suspensão original dos toms?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #24
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Bem, uma vez que todas as reacções vieram depois do meu post, acho que tenho que esclarecer algumas coisas...

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
Quanto ao facto de as baterias de gama nao terem furo e as de gama baixa terem... isso é mais ou menos assim. tenho uma yamaha recording custom, que é uma bateria de topo e tem um furo no bombo para os timbaloes. eu nao uso mas está la. quanto ao alterar o som......... sinceramente nao me levem a mal... mas isso sao perfeitas mariquices. muda bastante mais o som ter um pedal diferente do que esse pormenor que é ridiculamente irrelevante.
Bem, segundo parece, pela reacção de alguns, parece que eu disse que as baterias de gama baixa tinham o bombo furado e as de gama alta não... Pois bem, ou não sabem ler Português, ou então algo se passa...

O que eu escrevi foi que até pouco tempo atrás, a opção de não ter bombo furado era esclusivo das topo de gama. Eu pelo menos nunca vi uma Pearl Forum, uma Tama Swingstar ou uma Thunder com bombo virgem. Só recentemente comecei a ver baterias de gamas mais baixas com opção de bombo virgem.
A extrapolação contrária fica a vossa responsabilidade, porque não foi o que escrevi. Até dei o exemplo do Steve Smith e do Thomas Pridgen, que apesar de tocarem em baterias de gama alta têm o bombo furado. A tua é recording custom é obviamente mais um exemplo.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
As DW Collector têm buraco!!
P.ex., o kit personalizado do Neil Peart tem buraco no bombo e ele usa-o para meter um tripé de prato...

Isso das gamas altas ou baixas é relativo. Como já disseram, é uma questão de gosto.

Depois, em estudio passando a bateria por compressores, gates, etc., o facto de ter buraco ou não é bastante irrelevante.
Idem.


Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Ok, isso tudo é muito bonito e funcional mas só se nota em gravações... e mesmo assim depende de muita coisa.

Ao vivo, em bares, com recursos ou não a microfones, se meterem um bombo furado com os toms em cima ou uma bateria com os toms suspensos o resultado prático é igual.
Ok, deixa-me ver: achas que não faz diferença e que são picuinhices, mas não usas os teus toms presos ao bombo... estranho... E ainda me vêm falar de mariquices...

Concordo com a parte de que não se nota nenhuma diferença audível em ambientes ruidosos, e com microfonações de baixa qualidade, mas também não afirmei o contrário em nenhum lado... No entando é concensual que a diferença existe, e podem verificar isso facilmente com algumas experiências, que eu já me dei ao trabalho de fazer. Se não tiverem pachorra para isso, procurem os vídeos do Bob Gatzen, alguns deles são bastante ilucidativos. Ele até demonstra que a forma como o pedal de bombo está preso pode afectar a ressonância do bombo, de uma forma bem notória, qual não é o efeito de uma tom mount e timbalões no bombo.


Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
lol, tb partilho da opiniao do enes e do miguel..

tenho a sensação que às vezes se discute tanto sobre coisas que a mim me parecem "mariquices"
Então pelo teu critério, 99% dos posts do forum são simples mariquices... A evolução das baterias nos últimos 50 anos não foram mais do que mariquices. A ressonância das madeiras não interessa, logo a construção dos cascos, os sistemas de suspensão, lugs, aros, tipos de peles são tudo mariquices, e os fabricantes investem milhões de euros em mariquices... A liga dos pratos e métodos de construção também não interessa para nada, mariquices.

Graças a Deus que existem pessoas a pensar de forma diferente de ti, porque se não o pessoal conformava-se com o que já existe, e tudo o resto são mariquices...

Citação:
Mensagem Original de canas Ver Mensagem
Eu por acaso dou importância ao facto de não usar nada a reprimir a vibração do bombo, ou seja, tons montados e/ou pratos directamente no casco do bombo.

Aqui na minha salinha de ensaio, sinto uma diferença considerável entre ter o casco livre ou com alguma peça montada. Sinto que o bombo ganha uns pontos no espectro sonoro obtendo uma maior ressonância. E isto numa bateria de gama baixa e numa bateria média/alta.

Por isso acho que qualquer que seja a situação devemos aproveitar o melhor que o material nos pode dar, seja qual for o ambiente em que vamos tocar, tornando o melhor possível o nosso som.

Se este pormenor (que resulta numa considerável diferença) é uma mariquice da bateria, penso que se há lugar para o discutir é aqui num fórum de baterias...

canas
Citação:
Mensagem Original de eusouoMiguel Ver Mensagem
Concordo, se vou gastar x mil euros numa bateria, prefiro aproveitar o seu som ao maximo.
Mas..tambem dificulta um bocado o transporte, tens sempre de andar com os tripes atrás
Como disseram, gosto pessoal
Afinal há alguém a pensar como eu. Se posso ter um som que me agrada, porque não tê-lo?! Sou perfeccionista, nẽo vejo mal nenhum nisso.

A diferença existe, e é muito fácil de comprovar. REssalvei desde início que era uma questão de gosto pessoal, não cheguei a perceber o alarido...


Bem, desculpem o desabafo, mas realmente não gosto de ser mal interpretado, e achei que deveria esclarecer alguns pontos que foram nitidamente mal interpretados.

Também não gostei do pseudo-boicote ao tema, porque a diferença pequena ou grande, efectivamente e quase concensualmente existe, então porque não falar dela num tópico de bateristas sobre baterias?... Se isto é considerado picuinhice ou mariquice, acho que devem então definir os limites bem claros do que acham que importa e do que é acessório...

Abraços
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #25
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Atenção que o que eu disse no post anterior foi realmente entrar numa brincadeira com o Miguel e nada mais.

O assunto é relevante porque existe de facto uma diferença entre usar o bombo livre ou não, penso que sobre isso ninguém discorda. A questão que se segue é se essa diferença é objectivamente audível e em que condições (ao vivo, estúdio, etc) e realmente podemos falar sobre isto. Inclusivé, vou tentar gravar um audio de comparação entre o bombo sem nada e o bombo com os toms montados, para vermos as diferenças em termos de resposta de frequências.

Por outro lado também podemos levar a questão para outros níveis, como por exemplo a utilização de lugs de massa reduzida vs lugs maiores. Há quem defenda as primeiras, mas depois também vemos que as marcas apostam em lugs mais pequenas para os modelos mais baixos e em lugs mais maciças para os topos de gama. Penso que também seja uma questão relevante, uma vez que também afecta a ressonância livre dos cascos, neste caso os timbalões e tarolas.

Isto para dizer que, lá porque pelo meio das conversas nos decidimos a brincar um pouco, não as torna menos sérias ou válidas.
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Novembro de 2009   #26
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Ok, deixa-me ver: achas que não faz diferença e que são picuinhices, mas não usas os teus toms presos ao bombo... estranho... E ainda me vêm falar de mariquices...
São suspensos porque não tenho o tripé para os colocar no bombo! Acredita que já andei a procurar o suporte para os colocar no bombo mas não encontrei (a bateria é uma Sonor Sonic Plus e o sistema de encaixe das peças foi descontinuado pela marca)
Gostava de os colocar no bombo porque torna-se mais versátil quando tenho de "reformatar" o setup devido a espaços pequenos ou porque uso menos uma peça. O facto de serem fixos aos tripés dos pratos implica pouca mobilidade das peças. Se mudo o tripé, ou fica o tom longe ou o prato fora de ordem.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Sex, 6 de Novembro de 2009 às 22:36.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Novembro de 2009   #27
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

É bem melhor com os timbalões em tripés ou em rack. Não há 'shell pressure'.
A principal vantagem está no comportamento do bombo. Sem os timbalões 'agarrados' ao bombo, este tem uma sonoridade e tonalidade bem melhor, nomeadamente em termos de graves pois não tem qualquer pressão na madeira. E isto nota-se não só em estudio mas também ao vivo.
Principalmente para baterias de gama mais baixa.
Pequenos pormenores fazem grandes diferenças!!!

Há uns 6 ou 7 anos que deixei de vez de usar os timbalões 'agarrados' ao bombo. Comecei por tê-los em tripés, mas desde 2006 que uso rack e é uma maravilha...

Última edição de nunobaiao : Sáb, 7 de Novembro de 2009 às 21:47.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Novembro de 2009   #28
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

eu continuo a dizer que pouco interessa.... ja toquei em tantas baterias que nem me lembro, desde workshops a feira ,passando por palcos ect..
continuo a dizer que é mais um gosto pessoal que de som . Ha diferença , claro, mas sinceramente acho que nao vale a pena gastar mais 300 euros para gostarmos dessa diferença. Eu nao sou rico , nem assalto bancos. toco com o que tenho.

a minha bateria azul tem melhor som que a tua bateria verde ! isso sim sao mariquices !
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Novembro de 2009   #29
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Um clamp para permitir suspender um tom ou dois não custa 300€...

Basicamente o que se passa aqui é que dentro do material que se tem como podemos ter mais escolhas e eventualmente melhorias...
__________________
minha
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Novembro de 2009   #30
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Citação:
Mensagem Original de canas Ver Mensagem
Um clamp para permitir suspender um tom ou dois não custa 300€...

Basicamente o que se passa aqui é que dentro do material que se tem como podemos ter mais escolhas e eventualmente melhorias...
as vezes tenho que vos bater... lol
compra um bombo e diz-me quanto pagaste por ele.
no meu caso troquei o bombo por um timbalao e mantive o resto do material.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Novembro de 2009   #31
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Não estou a entender a tua questão.

Vamos lá ver, o meu bombo tem encaixe para colocar os toms mas eu prefiro montar os mesmos num tripé para que o bombo (perfurado ou não) para que o casco do bombo possa atingir a ressonância máxima. Inclusivamente retirei toda a armação do casco que servia para apoiar os bombos e por acaso (ou não) o meu bombo não é perfurado, é virgem.

E utilizo assim porque me identifico mais com o som que produz desta forma.

Portanto dentro do material que sempre tive optei por uma determinada opção. Não me obrigou a comprar bombo nenhum, ok? Bastou-me um clamp e um tripé que é usado também para "pendurar" um prato.

É bom que se entenda que não se está a falar de questões de investimento ou qualidade desta ou outra bateria mas sim de uma questão técnica.

Isto é como dizer que usar o'rings ou moongel produz diferença sim senhor mas que não interessa nada para o som final...

Para quem não tiver paciência salte para o minuto 7:40
__________________
minha

Última edição de canas : Sáb, 7 de Novembro de 2009 às 16:08.
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Novembro de 2009   #32
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Citação:
Mensagem Original de canas Ver Mensagem
Não estou a entender a tua questão.
...

Para quem não tiver paciência salte para o minuto 7:40
YouTube- "Drummers Only" "QUIK-TIPS" Pt. 2 CYM-SNR-BD

Vinha aqui para divulgar esse video, mas quero apenas corrijir uma coisa, porque saltaste a parte mais importante para este post: Vêr e ouvir a partir dos 6:18

Última edição de nunobaiao : Sáb, 7 de Novembro de 2009 às 21:56.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Novembro de 2009   #33
canas
 
Membro desde: 2-Jun-2006
Local: Braga
Mensagens: 232
canas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em brutocanas é uma jóia em bruto
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Bem visto. Saltei logo para a parte da demonstração.

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao Ver Mensagem
Vinha aqui para divulgar esse video, mas quero apenas corrijir uma coisa, porque saltaste a parte mais importante para este post: Vêr a partir dos 6:18
__________________
minha
canas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 8 de Novembro de 2009   #34
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Muito porreiro, o vídeo. Fez-me perceber que, de certa forma, o meu tom (que pesa muito pouco) preso ao bombo ajuda a que eu de facto não tenha nenhuma almofada, cobertor ou outra ****ice qualquer para abafar o bombo. Fixe, mesmo como eu gosto!
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Novembro de 2009   #35
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)

Boa tarde pessoal. Eu tenho uma Sonor Force 3003 e o bombo de 20", vem com buraco para encaixar o respectivo suporte para dois timbalões de 10" e 12" respectivamente. O timbalão "de chão", não é de chão, porque está suportado no tripé onde meto o Ride, com peças de origem, ou seja encontra-se suspenso.
Foi aqui neste pormenor, o facto do timbalão "de chão", ou melhor, o de 14" se encontrar suspenso, que notei desde que comprei a bateria, já lá vão oito anos, que tinha melhor ressonância que outros timbalões, esses mesmo de chão, com as mesmas polegadas. Isso fez-me fazer uma operação, que foi mudar o suporte dos dois timbalões em cima do bombo, para a base de um dos tripés dos pratos e ficou desde essa data até hoje a servir para segurar os dois timbalões, completamente suspensos do lado esquerdo da bateria, junto aos pratos de choque. De imediato notei a diferença. Ressoam muito melhor e não interferem com o som do bombo, nem vice versa, quando bato nele. But that's me... abrAÇOs!
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04
[Entrevista] Pascoal Meirelles (2004) Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 0 Ter, 7 de Novembro de 2006 22:11
comida vegetariana!!ajuda! Leodreammer Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 29 Dom, 5 de Novembro de 2006 14:13



São agora 08:02. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it