Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Seg, 19 de Dezembro de 2011   #1
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Antes de mais nada,boas noites pessoal!
È assim,eu gostaria de,um dias destes quando houber dinheiro num é?,de pôr a minha tarola a soar assim:


ou entao:




mas não sei se tal som é atingivel com uma tarola acústica.
também é para resolver uma disputa com um colega,ele diz que só com elétrica é que dá,eu acho que também dá com acústica.
Bem,se der com acústica,gostaria de saber +/- que tipo de tarola e de medidas é que poderiam ser providenciais para este tipo de som grave,baço,forte,gordo,cheio e redondo,sem overtones nem harmonicos.
Cheers!
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.

Última edição de Big Sticks : Seg, 19 de Dezembro de 2011 às 05:24.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Dezembro de 2011   #2
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Boas!

Como deves saber os sons processados em estudio são muito diferentes do som real acustico de uma bateria,é complicado ter um som parecido, todo o kit é microfonado e leva pós produção, por isso o som que ouves é tudo menos natural.

Abraço!
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Dezembro de 2011   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Podes fazer isto com uma tarola acústica, ou por processamento sonoro, ou para facilitar a vida, usas trigger na tarola e aí podes misturar os dois mundos.
Claro que para ouvires o produto final tens de ter monição (fones ou colunas).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Dezembro de 2011   #4
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

porreiro. então "a cru" não é fácil atingir um som assim tão perfeito?

Big Sticks adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 8 segundos depois:

trigger? perdoa a minha ingnorancia,mas o que é isso?
então pelo que percebi,é possivel atingir esse tipo de som numa tarola acústica,mas além de serem necessárias caracteristicas das peles e da propria tarola(madeira,aros,etc...),também é necessário processamento electrónico e essa cena dos triggers?? ganda confusão hehehe
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.

Última edição de Big Sticks : Seg, 19 de Dezembro de 2011 às 17:03. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Dezembro de 2011   #5
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

O som da Tarola dos videos que colocas é mais parecido entre os dois primeiros vídeos.
Deve-se essencialmente a uma captação muito próxima (que é a mais frequente nos últimos 40 anos) seguida de uma equalização cuidadosa para eliminar harmónicos e ressonâncias. Nota-se que colocaram também uma reverberação curta, ou seja, em que o tempo de reverb "morre" depressa.
O terceiro vídeo tem um som de Tarola que se distingue dos outros dois, essencialmente, por ter menos Reverb.
É natural também que todas essas Tarolas tenham sido captadas com compressão e, posteriormente, produzidas com mais alguma compressão.
Nas Tarolas que se ouvem nos dois primeiros videos até diria que levaram compressão por cima do reverb, mas não é coisa que se possa garantir tendo em conta a quantidade bastante grande de processamento audio que é aplicado numa gravação.
Já sem mencionar a adulteração do som causada pelo utilizador que fez upload para o youtube e pelo sistema de reprodução do youtube.
Se ouvisses o Master de qualquer desses trabalhos verias a diferença, certamente.

Resumindo: captação próxima, equalização, compressão, reverb, compressão, equalização, limitador.

Nenhuma Tarola, por si só, pode soar assim.
Mas essas nem soam particularmente artificiais. Soam "mainstream", o que não é mau.
Estão bem trabalhadas para o fim a que se destinam.

Paulo Miranda adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 41 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Big Sticks Ver Mensagem
...
trigger? perdoa a minha ingnorancia,mas o que é isso?
...
Trigger é um sistema com um sensor de vibração na Tarola e que, sempre que lhe tocas/bates acciona um som artificial de Tarola.
Esse som artificial pode até ser um sample de uma tarola igual a essas desses vídeos.

No fundo a Tarola passa a funcionar como uma tecla de um sintetizador. Tocas-lhe e ela activa um som exterior. Que pode nem ser de Tarola.
Podes tocar saxofone com a tarola... se isso tivesse algum interesse.
__________________
Paulo Miranda

Última edição de Paulo Miranda : Seg, 19 de Dezembro de 2011 às 17:24. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 19 de Dezembro de 2011   #6
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

muito porreiro. então,pelo menos para ja é melhor largar essa ideia. Mas o mais proximo que posso la chegar é...
comprando uma pele evan b-14 HD Dry? pelo menos,foi o que o gajo do salao mozart me disse. "Tem um som cheio,reduz os harmonicos...bla bla bla"
tem uns furinhos a pele. E comprando outra pele de ressonancia bla bla...o costume...
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #7
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Big Sticks Ver Mensagem
muito porreiro. então,pelo menos para ja é melhor largar essa ideia. Mas o mais proximo que posso la chegar é...
comprando uma pele evan b-14 HD Dry? pelo menos,foi o que o gajo do salao mozart me disse. "Tem um som cheio,reduz os harmonicos...bla bla bla"
tem uns furinhos a pele. E comprando outra pele de ressonancia bla bla...o costume...
Nessa questão já dou um passo ao lado e deixo passar o pessoal que percebe de Baterias.

A minha área é mesmo só gravá-las.
__________________
Paulo Miranda
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Essa pele realmente "seca" o som, mas é a tal coisa, não vais conseguir o tal som dos vídeos, porque tal como o Paulo disse, não é só o som de captação que está ali, houve muitos botões rodados no processamento do som dela.


Mas se queres um som mais seco, sim, experimenta essa pele e muda a de ressonância para talvez uma Evans 300 (ressonante tarola)... ou se queres mesmo som curto e seco arrisca numa 500...

http://www.evansdrumheads.com/EvDrum...?ActiveID=3590

Mas já agora, que tarola tens?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #9
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem

Mas já agora, que tarola tens?


hahahaha,agora é que voces se vão rir!! Uma pearl target de 13" !!! Mas claro que esse som nao é paa ser atingido com esta tarola de iniciação!!Não sou assim tao burro hehe!Umbocado talvezzzzz....
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Não, não é isso, são as especificações!
Se for 13"x4 não consegues de certeza, percebes?

Não é a marca em si, mas sim as medidas e o material de que é feita
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #11
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Não, não é isso, são as especificações!
Se for 13"x4 não consegues de certeza, percebes?
HAHAHAAHA que burro que eu sou!!!
Bem,a tarola é de maple. Agora...as medidas nao sei. Fui ver ao salao mozart a minha bateria,ou melhor,o modelo igual ao que comprei e na tarola diz: 13" x 5"
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Mas a Pearl Target usa maple nas peças?!
Agora fiquei na dúvida...

Bem, podes secar essa tarola com peles mais adequadas, com a afinação correcta, mas nunca vais ter o som que ouves ali nas gravações.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #13
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Mas a Pearl Target usa maple nas peças?!
Nop. Poplar apenas... (seja lá o que isso for)!

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #14
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

A "popular" é usada na Forum... a Target usa "Wood" Shells. LOL
O que até não é mau... assim fica a cargo da tua imaginação escolher que tipo de Madeira é utilizada na bateria...
__________________
[ex-Alex10]
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #15
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Alex Soares Ver Mensagem
A "popular" é usada na Forum... a Target usa "Wood" Shells. LOL
O que até não é mau... assim fica a cargo da tua imaginação escolher que tipo de Madeira é utilizada na bateria...
ou seja,,, Big Sticks, se a tua tarola é uma Target e o vendedor te disse que era maple, enfiou-te o barrete
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #16
Portnoyfan
 
Membro desde: 2-Jun-2009
Local: Cacém
Mensagens: 59
Portnoyfan está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Big Sticks Ver Mensagem
HAHAHAAHA que burro que eu sou!!!
Bem,a tarola é de maple. Agora...as medidas nao sei. Fui ver ao salao mozart a minha bateria,ou melhor,o modelo igual ao que comprei e na tarola diz: 13" x 5"
Pelo que já pude ver e ouvir até hoje, um som desses parece muito de uma tarola de metal, 14" e daquelas fundas, tipo, parecem um timbalão (não me recordo agora da medida da altura).
Eu já toquei numa que tinha um som muito parecido a essa, e a pele era Remo, agora qual era, não me lembro, mas o som era muito grave mesmo, e o que me lembro também é que estava bastante desafinada, vi, pois inclusivamente, vi-me á rasca para conseguir rufar lololol

Abraço, espero que ajude.

...hás-de ver uns videos no Youtube de umas da DDrum até de acrilico e tudo, mas fundas que se farta que têm um som assim tipo os dos vídeos

Portnoyfan adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 58 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
ou seja,,, Big Sticks, se a tua tarola é uma Target e o vendedor te disse que era maple, enfiou-te o barrete
No doubt!!!

Última edição de Portnoyfan : Ter, 20 de Dezembro de 2011 às 20:52. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Portnoyfan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 20 de Dezembro de 2011   #17
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

pois bem,que se lixe! Na altura (e mesmo agora) nao percebia nada de madeiras! E foi no salao mozart que a comprei,o que faz com que seja muito estranho isso de terem dito que era maple e nao ser.Mas pronto.
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Dezembro de 2011   #18
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Desculpem regressar ao tópico com um comentário que não é bem do "meu domínio" mas, para escolher o som de uma Tarola (mesmo sem se ter em conta o som que vai ser alterado pelos microfones/compressores/equalizadores na captação da mesma) é preciso ter em conta o tipo de baquetas que se vão usar.

Já notei mais do que uma vez que a mudança de baquetas pode fazer uma diferença quase tão grande como a mudança de pele, já para não comparar com a mudança de Tarola.
A diferença é tão grande que, também por mais do que uma vez, em situações de estúdio, há questões de timbre que se resolvem com as baquetas e não com ajustes de equalização ou mudanças de microfone.

E agora dou-vos a palavra novamente.
Baquetas: quais as madeiras e "tips" que soam mais grave, mais agressivas, mais encorpadas...?

É incrível mas aqueles dois pauzinhos fazem toda a dierença.
__________________
Paulo Miranda
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Dezembro de 2011   #19
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Sim, a baqueta e a maneira como o baterista ataca a tarola em termos de posição da baqueta, a força e técnica influencia também o som final (tal como a zona onde bate com a baqueta).

Mas acerca das baquetas, ninguém melhor que o Miguel Ralha (Missom), para falar disso.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Dezembro de 2011   #20
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

bem, estou a ver que o Big Sticks gosta de sons dos anos 80!!!

(se ouvirem um pouco do álbum Master of Puppets, certamente concordarão que o som da tarola está também nesse campo! - mas a meu ver com mais corpo e um pouco mais de agressividade, portanto, menos mainstream!)

(e já agora, porque não o "Still of the Night" dos Whitesnake? - aqui já com a tarola ligeiramente mais 'natural' / com menos reverb, mas com a compressão toda lá)



Paulo Miranda: As tuas dicas são preciosas (obrigado por isso!) e realmente as baquetas mudam (e de que maneira) o som, principalmente, da tarola!

Experimentem a tocar uma tarola com baquetes em madeira de Hickory e depois com baquetas em madeira de Maple (muda dasticamente o som!)


(e claro, as pontas ainda mais - mas para falar de pontas de baquetas, temos o Miguel Ralha!)





Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
ou seja,,, Big Sticks, se a tua tarola é uma Target e o vendedor te disse que era maple, enfiou-te o barrete
Verdade!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 22 de Dezembro de 2011   #21
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
bem, estou a ver que o Big Sticks gosta de sons dos anos 80!!!

(se ouvirem um pouco do álbum Master of Puppets, certamente concordarão que o som da tarola está também nesse campo! - mas a meu ver com mais corpo e um pouco mais de agressividade, portanto, menos mainstream!)

(e já agora, porque não o "Still of the Night" dos Whitesnake? - aqui já com a tarola ligeiramente mais 'natural' / com menos reverb, mas com a compressão toda lá)
Anos 80 claro!Still of the night,uma das minhas musicas preferidas,também é um bom exemplo. Tal como a Is this love também dos Whitesnake,a tarola soa fenomenalmente.
Master of puppets também é um bom exemplo de som da tarola,aproxima-se ao que quero.
Alto debate temos aqui Gentelmen!
E já agora,Big Sticks é só o nick da conta. Quim é melhor.

Agradeço a todos pelos bossos(!) contributos! Ajudaram e ajudam bastante,a mim e a outros pelo que parece! Keep'em comin'!
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 24 de Dezembro de 2011   #22
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Bem, depois dos desfios do Paulo e do Miguel a propósito da importância das baquetas, tenho que mandar o meu bitaite:
As baquetas são fundamentais na produção do som. A baqueta é o elo de ligação entre o músico e a bateria. Se a ponta é maior e o peso mais colocado à frente, ela vai contribuir para melhor extrair a fundamental do som das peles, e procovar uma maior ressonância dos pratos. As baquetas feitas para tambor, caixa orquestral ou tambor militar, têm normalmente esta característica. São baquetas grandes e pesadas, e a arte está em conseguir através da forma do cabo obter um bom ressalto. Os modelos que a Missom fez com o Pedro Carneiro www.pedrocarneiro,com e em França com a marca Resta/Missom www.resta-percussions.fr para tambor francês obedecem a este conceito.
Por vezes, o que o baterista pretende é não tanto sacar o som profundo da bateria mas sim ter muita velocidade e agilidade. Neste caso, as baquetas terão um "pescoço mais comprido, para colocar o peso mais atrás, e uma cabeça mais pequena.
A forma da cabeça é determinante no timbre que a baqueta produz: é ela que determina a superfície de contacto entre a baqueta e a bateria. Pode ter a forma de barril, de esfera, de lágrima, oval, etc.
Cada baterista terá que encontrar a baqueta adquada ao som que pretende em cada ocasião. Na minha opinião, não faz sentido um baterista tocar apenas com um modelo de baquetas, a não ser que toque sempre o mesmo. Para cada música, há que procurar um som, e para cada cada som, há que procurar uma baqueta.
Muito mais poderia dizer sobre este assunto, e estou sempre disponível para ir fazer sessões de conversa com os bateristas, mas como a conversa já vai muito longa,
Bom natal e principalmente:
UM FANTÁSTICO 2012 PARA TODOS
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Dezembro de 2011   #23
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

e quanto ás esteiras?!? (snare wires) ainda ninguem falou disso. logicamente,quantos mais "fios" os snares tiverem,mais buzz vai haver,por isso se alguem tem problemas com o snare buzz ao atacar outros toms ou bombo ou o proprio snare,comprem uma esteira com menos fios,chequem a distancia entre cada tambor,apertem a esteira,afinem com um pitch mais elevado,algumas dicas que também têm a ver com o som da tarola no fundo! eu gosto meio por meio. nem muito,nem pouco. Se for a mais até enerva quando se ta a ensaiar com algum guitarrista ou baixista(ui,entao aí é que é!!!)e se ouve de fundo,antes do batuqueiro começar: "bzzzzzzzzzzzz..."
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Dezembro de 2011   #24
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Big Sticks Ver Mensagem
...Se for a mais até enerva quando se ta a ensaiar com algum guitarrista ou baixista(ui,entao aí é que é!!!)e se ouve de fundo,antes do batuqueiro começar: "bzzzzzzzzzzzz..."
É curioso referires isso. pois foi um dos "truques" de produção mais interessantes que já vi.
Está no disco "Oh So Pretty" de Kid Dakota (prod. Alex Oana)

Trata-se de um duo de guitarra e bateria (essencialmente, ainda que apareçam alguns instrumentos extra em alguns momentos) e em algumas partes só de guitarra o produtor optou por captar e integrar na mistura o som de fundo da esteira da tarola.
Com uma guitarra electrica, dedilhada, isolada, sem qualquer outro som, só a presença daquela vibração da esteira lá ao fundo é que serve para dar a noção do volume, da potência sonora, da guitarra.
Se o som da esteira não estivesse lá, a sensação de potência do som da guitarra perdia-se por completo.

Portanto, no geral concordo contigo, mas se pensarmos bem, tudo o que acontece num instrumento, em termos de som, é o efeito de uma causa. E temos acima de tudo de ouvir a música para saber se ao eliminarmos o efeito dessa causa não estaremos também a eliminar algo que caracteriza o momento e o ambiente em que a música foi tocada.
__________________
Paulo Miranda
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Dezembro de 2011   #25
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de Paulo Miranda Ver Mensagem
Portanto, no geral concordo contigo, mas se pensarmos bem, tudo o que acontece num instrumento, em termos de som, é o efeito de uma causa. E temos acima de tudo de ouvir a música para saber se ao eliminarmos o efeito dessa causa não estaremos também a eliminar algo que caracteriza o momento e o ambiente em que a música foi tocada.
Oh yeah! Concordo.
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Dezembro de 2011   #26
finess7
 
Membro desde: 1-Abr-2010
Local: porto
Mensagens: 17
finess7 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Eu pessoalmente gosto mais do som de uma tarola acústica do que uma digital.

embora há coisas que se podem fazer com ambas as gravações de uma tarola acústica e de uma digital.

cabe a cada um de nós lhe dar o brilho e a liberdade sonora na musica não há regras até podes por a tua tarola a dar um som de um passarinho hehehe.

criatividade e nada mais e com bons mikors e processadores de efeitos tudo se consegue.
finess7 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 28 de Dezembro de 2011   #27
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

"...com bons mikors e processadores de efeitos tudo se consegue."
Não te iludas. Não se fazem omoletas sem ovos, e o "ovo" aqui é o músico!!
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Dezembro de 2011   #28
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
"...com bons mikors e processadores de efeitos tudo se consegue."
Não te iludas. Não se fazem omoletas sem ovos, e o "ovo" aqui é o músico!!
Sem dúvida nenhuma.
Basta ver os exemplos de bons músicos a soarem bem em instrumentos de qualidade duvidosa e músicos menos capazes a soarem mal em instrumentos de topo...

Lá por um gajo ter um Ferrari não quer dizer que seja piloto de F1.


Acerca do barulho da rede da tarola, há truques para se eliminar isso, começando pela afinação da mesma.
Mas a questão que o Paulo Miranda levanta é importante, por vezes essa vibração faz parte da música. O baterista e a banda tem de ver se essa vibração faz parte da banda e da música que fazem ou se é barulho.

Se for barulho, há por aí tópicos acerca de como eliminar ou atenuar esse ruído.
Mas começa na afinação, essa vibração aparece principalmente porque a afinação da tarola está dentro da nota de afinação do baixo, ou da guitarra, ou do 1º timbalão (que normalmente é o que mais provoca essa vibração).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Dezembro de 2011   #29
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Yup.tudo verdade.
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Dezembro de 2011   #30
Paulo Miranda
 
Membro desde: 10-Fev-2011
Local: Viana do Castelo
Mensagens: 25
Paulo Miranda será famoso em breve
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Está aqui o tema que referi, em que o som da esteira contibui muito para transmitir a sensação de volume da guitarra.

__________________
Paulo Miranda
Paulo Miranda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Dezembro de 2011   #31
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Só uma pequena sugestão para o Quim que me testei ontem:

Experimenta a colocar um pano (do tipo de cozinha) em cima da pele da tarola.

Infelizmente, não é uma opção viável, mas vais ver que parece que tens o som das tarolas dos anos 80... (Embora nos anos 80, fosse "moda" - para estes estilos musicais - usar tarolas com muita fita gafe e com grandes profundidades, por vezes 7 e até 8 polegadas)

Talvez parte da solução (acústica - ou seja, sem passar por modificar o som na mesa, etc.) possa ser um pouco de exagero no abafar da pele de ataque, e, talvez experimentar também uma tarola com mais profundidade...

Mas experimenta e diz o que ouves...



Paulo Mirada: Da minha parte: OBRIGADO!!!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Dezembro de 2011   #32
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

yah,tenho de experimentar isso. Mas isso nao ira reduzir o volume do som da tarola? mas primeiro tenho de comprar uma pele nova,ca minha ja foi hehe!
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Dezembro de 2011   #33
joaocadete
 
Membro desde: 4-Jul-2009
Local: mafra
Mensagens: 382
joaocadete será famoso em breve
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

Se tiveres uma tarola de metal( tem som mais metalico) experimente utilizar peles bem esticada e depois metes outra pele de tarola fina virada ao contrario da mesma medida no aro da tarola, ela vai encaixar e nao sai e podes fazer rim shot a vontade.


Vai dar mais profundidade e vai-se fazer ouvir bem a esteira.

é a melhor maneira para tirar som anos 80.

Experimenta tirar a pele do timbalo se nao tiveres uma pele a mais e encaixa na tarola, para ouvires.

abraço
joaocadete não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 30 de Dezembro de 2011   #34
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

essa pele nao terá também de ser da mesma medida(13")?
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Maio de 2012   #35
andrec303
 
Membro desde: 4-Nov-2011
Local: coimbra
Mensagens: 18
andrec303 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Som de tarola:Elétrica ou acústica?

eu prefiro um som de tarola acustico e mais tradicional, mas uma tarola electrica da para tirar mais sons, para mim o ideal e uma bateria acustica com tarola acustica e electrica
andrec303 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Acústica - Reflexão do som, reverberação e tratamento geral da acústica da sala de ensaio. JoãoCampos Som, Acústica, Software e Sites de internet 23 Ter, 28 de Maio de 2013 17:11



São agora 06:37. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it