Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 24 de Outubro de 2006   #1
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
tocar com single ou duplo??

Viva pessoal,
ando a remoer-me a cabeça há já algun tempo sobre o seguinte:será q compensa tocar pedal duplo em estilos como o rock/funk/pop/punk/hc?
Para estes estilos de musica n será melhor deixar o pé esquerdo só para manuesar os pratos de choque como bem entendermos,sem aquelas limitações impostas a partida nas regulações dos pratos devido ao uso do pedal duplo(n falo de posicionamentos)?
E ponde a questão do lado dos "metaleiros"..como é que fazem em termos de regulação(espassamento) dos pratos para q estes n tenho brilho e decay indesejados quando o pé esq está a actuar na pedaleira dupla e acampanham a musica com a mão direita nos pratos de choque ou quando mudam por exemplo para o refrão sem uso do pedal duplo e queiram abrir os pratos e fazer uso dele sem atrapalhações..
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Outubro de 2006   #2
drummer-maniac
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Quinta do Conde
Mensagens: 401
drummer-maniac está no bom caminho
pá isso fica ao critério de cada um , ter pedal duplo nao te impede de trabalhares a 100 % com os hit hats , agora se quiseres usar o pedal esquerdo do duplo é cláro que os choques ou so podem tar abertos ou fechados ...
drummer-maniac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Outubro de 2006   #3
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
hello.

eu utilizo uma técnica ,que pelo menos eu não tenho visto ninguem usar , que é assim: uso a ponta do pé pra tocar prato de choque ou mante-lo fechado ao mesmo tempo que toco o calcanhar no duplo... já faço isso a vários anos e consigo fazer frases de choques com a ponta do pé enquanto estou a fazer sons diferentes com o calcanhar ( não é fácil...dá trabalho).

uso essa forma de tocar pois como toco vários estilos diferentes ,essa técnica me dá a possibilidade de tocar por exemplo um funk usando o pedal duplo e ao mesmo tempo tocando pratos de choques ,abrindo e fechando sem problemas e sem ter que usar um segundo choques .

uso o pedal de forma musical ,fazendo o groove soar ,sem ficar aquele tum-tum-tum-tum direto.

abraço
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 24 de Outubro de 2006   #4
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de MANEIRO

eu utilizo uma técnica ,que pelo menos eu não tenho visto ninguem usar , que é assim: uso a ponta do pé pra tocar prato de choque ou mante-lo fechado ao mesmo tempo que toco o calcanhar no duplo... já faço isso a vários anos e consigo fazer frases de choques com a ponta do pé enquanto estou a fazer sons diferentes com o calcanhar ( não é fácil...dá trabalho).
(...)
uso o pedal de forma musical ,fazendo o groove soar ,sem ficar aquele tum-tum-tum-tum direto.
Eu também faço isso (se bem que não com muita perfeição, mas vou tentando o melhor que posso) e já vi mais quem o faça. Acho que é só uma questão de trabalhares a técnica e identificares uma posição para o pé esquerdo que te mantenha os choques semi-abertos (ou como melhor entenderes) e tocares o pedal esquerdo com o calcanhar, que até nem tem que estar tanto na frente da plataforma mas sim mais para trás conseguindo assim um controle suficiente (não perfeito claro) mas um power considerável. E nem tens que fazer muito esforço. Claro que é como o maneiro diz, fica bem em 'pequenas nuances', embora eu pense que tb se conseguirá fazer o tal tum-tum-tum-tum contínuo, mas aí penso que já soará um pouco estranho. Depende da música a interpretar. Digo eu.......

Chau.....
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Outubro de 2006   #5
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Phill - hip .

a técnica que uso não só é pra manter os choques semi-abertos ou só fechados ...
eu faço 2 movimentos em simultaneo ,tipo faço colcheias com a ponta do pé e ao mesmo tempo fazendo frases diferentes com o calcanhar...(enquanto isso faço frases de mão direita no ride)

já vi várias pessoal mantendo os choques fechados ou semi-abertos com a ponta do pé como tu disses,mas ainda não vi fazerem dessa forma que expliquei...

quanto ao tum-tum-tum dá pra se tocar na boa sem problemas... eu e que prefiro tocar cenas mais fraseadas (ritmicas) no bumbo.
...
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...

Última edição de MANEIRO : Qua, 25 de Outubro de 2006 às 05:15.
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Outubro de 2006   #6
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de MANEIRO
hello.

eu utilizo uma técnica ,que pelo menos eu não tenho visto ninguem usar , que é assim: uso a ponta do pé pra tocar prato de choque ou mante-lo fechado ao mesmo tempo que toco o calcanhar no duplo... já faço isso a vários anos e consigo fazer frases de choques com a ponta do pé enquanto estou a fazer sons diferentes com o calcanhar ( não é fácil...dá trabalho).

uso essa forma de tocar pois como toco vários estilos diferentes ,essa técnica me dá a possibilidade de tocar por exemplo um funk usando o pedal duplo e ao mesmo tempo tocando pratos de choques ,abrindo e fechando sem problemas e sem ter que usar um segundo choques .

uso o pedal de forma musical ,fazendo o groove soar ,sem ficar aquele tum-tum-tum-tum direto.

abraço
ja vi videos de alguns bateristas sa fazer uma coisa parecida e fica bem brutal...
é uma tecnica que louvo pois nao é nada facil e para ser desenvolvida leva tempo e pratica...
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Outubro de 2006   #7
splash
 
Membro desde: 14-Jun-2006
Local: Seixal
Mensagens: 217
splash tem uma aura espectacular à voltasplash tem uma aura espectacular à volta
O Carter Beauford, no seu DVD, Under the table and drumming, vol.1, demonstra como como usar o pedal esquerdo e o dos hih hats ao mesmo tempo: metade do pé num pedal e a outra metade no outro. Por exemplo, colcheias no pedal dos hih hats, arrasta-se o pé para a metade do pedal esquerdo e com o direito vai-se tocando as notas do meio. É como fazer singles alternados com o pedal duplo, só que começamos com o esquerdo.
Assim ficam o pedal duplo e os hih hats a tocar ao mesmo tempo.
splash não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Outubro de 2006   #8
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de MANEIRO
Phill - hip .

a técnica que uso não só é pra manter os choques semi-abertos ou só fechados ...
eu faço 2 movimentos em simultaneo ,tipo faço colcheias com a ponta do pé e ao mesmo tempo fazendo frases diferentes com o calcanhar...(enquanto isso faço frases de mão direita no ride)

já vi várias pessoal mantendo os choques fechados ou semi-abertos com a ponta do pé como tu disses,mas ainda não vi fazerem dessa forma que expliquei...

quanto ao tum-tum-tum dá pra se tocar na boa sem problemas... eu e que prefiro tocar cenas mais fraseadas (ritmicas) no bumbo.
...
Sim, Maneiro, eu percebi que era isso (não quis menosprezar, quem sou eu para isso) Eu apenas quis dar uma achega ao Leo de como se pode aplicar uma forma mais simples desse "aparato" (hehe), uma vez que tinhas mencionado e me lembrei disso. Eu não consigo fazer frases muito complicadas com o pé esquerdo desse modo (vou tentando lentamente, inda não passei de "nabiça"), apenas faço uma ou outra marcação com os choques. Mas o princípio básico da técnica será usar o pé esquerdo em simultâneo nos dois pedais, articulando a ponta e o calcanhar.
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 27 de Outubro de 2006   #9
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
ré ré

tás na boa brother...
realmente sem ver é complicado explicar as diferenças ,mas vou ver se meto um video e uma partitura ,assim fica mais fácil da malta entender...


grande abraço
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Outubro de 2006   #10
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de MANEIRO
ré ré

tás na boa brother...
realmente sem ver é complicado explicar as diferenças ,mas vou ver se meto um video e uma partitura ,assim fica mais fácil da malta entender...
.... e aprender, claro!

Fico ansioso á espera desse material......

Boas malhas!!
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Outubro de 2006   #11
Tuts
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: V. N. Gaia
Mensagens: 138
Tuts está no bom caminho
Boas,
o beauford explica como alternar o pé esquerdo entre os choques e o bombo, mas se tiverem oportunidade de verem o de "dave matthews band - the gorge" vêem e ouvem a questão que o maneiro estava a falar (atenção que não sei se usa só a ponta/calcanhar) mas produz frases interessantes só com os pés.
Para mim é dos bateristas mais interessantes a nível melodico/ritmico(claro)/groove. Polirritmia muito á frente e única.

Quanto á tua questão LEO eu acho que compensa porque eu toco cenas como as tuas e dá para fazer brincadeiras interessantes. Não deves é ser "preguiçoso" e utilizar o duplo para tudo. Eu vejo o duplo com mais um acessório tipo ovinhos, shakers, pandeiro, choca, jam blocks e afins tipo só para adicionar mais um pouco de sal e pimenta á música. (não sei se me fiz compreender mas tentei)

abraço

Tuts
Tuts não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Outubro de 2006   #12
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de Tuts
Boas,
o beauford explica como alternar o pé esquerdo entre os choques e o bombo, mas se tiverem oportunidade de verem o de "dave matthews band - the gorge" vêem e ouvem a questão que o maneiro estava a falar (atenção que não sei se usa só a ponta/calcanhar) mas produz frases interessantes só com os pés.
Para mim é dos bateristas mais interessantes a nível melodico/ritmico(claro)/groove. Polirritmia muito á frente e única.

Quanto á tua questão LEO eu acho que compensa porque eu toco cenas como as tuas e dá para fazer brincadeiras interessantes. Não deves é ser "preguiçoso" e utilizar o duplo para tudo. Eu vejo o duplo com mais um acessório tipo ovinhos, shakers, pandeiro, choca, jam blocks e afins tipo só para adicionar mais um pouco de sal e pimenta á música. (não sei se me fiz compreender mas tentei)

abraço

Tuts

Viva,
não é uma questão de preguiça ou não mas embora concordo com o q foi dito de usar a tal técnica calcanhar/ponta..ao meu ver se dominar o pedal single a 110% posso como disseste acrescentar umas frases que pareçem ter sido feitas no duplo.
Pra n falar no inconveniente de tocar ou acompanhar a musica nos pratos de choques(abertos ou fechados)para mim n vejo necessidade,tenho um pedal duplo pra fortalecer os 2 pés num pad..mas acho na minha opiniao que singles stroke de 4/5 mesmo 7 pode dispensar o pedal duplo desde que n se queira tocar a 180 bpm´s!!
Ainda n sou o mais indicado para falar em velocidades mas n seria melhor tocar singles strokes á 80/90 bpm´s(em semi-colcheias" 4 por bpm´s)no single pedal do que fazé-lo com os invenientes que todos sabemos no pedal duplo só para adicionar um pouco de sal e pimento como referiste?
Tive esta ideia porque muitos bateristas conhecidos só usaram o single até hoje por exemplo: Nicko Mcbrain e Chad Smith corrijam-me se estou enganado.
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Outubro de 2006   #13
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Nem gosto muito do hardware da sonor(devido ao facto das plaquas serem demasiadas estreitas) mas talvez este sistema resolve qq problema por 500€,alguém já experimentou?Há outras marcas no mercado?


http://www.musicstorekoeln.de/en/Dru...usicstore.html
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Outubro de 2006   #14
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Tens também o The Duallist, por exemplo.
Em relação à questão inicial, cada estilo possui características que o distinguem dos outros estilos. Até se pode, imaginemos, tocar jazz com um The Duallist Triple, desde que saibemos aplicar as vantagens que o pedal nos proporciona, naquele estilo específico. É claro que quanto mais versátil o pedal/instrumento, mais possibilidades existem para expandir a creatividade.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Outubro de 2006   #15
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
aí está um já mais acessivel!!obrigado




http://www.worldbeating.info/catalog...106c1089cf1968

Bem,qq dia,o pessoal poe-se em menos nada a tocar a 320 bpm´s(160 x2) sem grande esforço basta ter 2 bombos e 2 dualist..com 4 batentes já n há desculpa..Lol
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Outubro de 2006   #16
Leodreammer
 
Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
Mensagens: 951
Leodreammer está no bom caminho
Citação:
Mensagem Original de warlike
Tens também o The Duallist, por exemplo.
Em relação à questão inicial, cada estilo possui características que o distinguem dos outros estilos. Até se pode, imaginemos, tocar jazz com um The Duallist Triple, desde que saibemos aplicar as vantagens que o pedal nos proporciona, naquele estilo específico. É claro que quanto mais versátil o pedal/instrumento, mais possibilidades existem para expandir a creatividade.

Já tocaste no dualiste ou alguém já tocou?
Qual é a qualidade geral do pedal?
Tenho uma duvida,o segunto batente é sempre activo ou é accionado?
abraço
Leodreammer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Outubro de 2006   #17
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Já toquei num The Duallist, e tenho um. É um bom conceito de pedal, tem dois pedais auxiliares que de cada lado do pedal (como podes ver na imagem do pedal). A técnica passa por conseguires, com o calcanhar, mudar de single para double. Em modo double, dás o primeiro stroke a batente ao lado vai para o lado oposto da que toca na pele, e quando voltas à posição inicial a outra batente toca na pele, consoante a intensidade com que regulares o pedal. Apesar de relativamente maior do que os outros singles, o The Duallist até é leve, e resistente à ferrugem, visto que é feito de um material "do género do plástico resistente", hehe. Se fores ao site do The Duallist, encontras lá videos que exemplificam a técnica.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 21 de Novembro de 2009   #18
Pedro Salvado
 
Membro desde: 3-Jul-2009
Local: Reboleira
Mensagens: 198
Pedro Salvado será famoso em breve
Re: tocar com single ou duplo??

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Já toquei num The Duallist, e tenho um. É um bom conceito de pedal, tem dois pedais auxiliares que de cada lado do pedal (como podes ver na imagem do pedal). A técnica passa por conseguires, com o calcanhar, mudar de single para double. Em modo double, dás o primeiro stroke a batente ao lado vai para o lado oposto da que toca na pele, e quando voltas à posição inicial a outra batente toca na pele, consoante a intensidade com que regulares o pedal. Apesar de relativamente maior do que os outros singles, o The Duallist até é leve, e resistente à ferrugem, visto que é feito de um material "do género do plástico resistente", hehe. Se fores ao site do The Duallist, encontras lá videos que exemplificam a técnica.

E gostas do pedal? Estás contente com ele?

Gosto bastante da ideia de manter o pé esquerdo no HH enquanto posso tocar "duplo" com o direito. Estou interessado em investir nesse pedal, mas não sei se não fazia melhor em investir num bom pedal duplo (tipo iron cobra).

Sugestões?
Pedro Salvado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Que pedal duplo devo comprar? Pearl P-2002C, Tama Iron Cobra HP900RSW ou DW 5002 TD3? vianRicardo Hardware, Acessórios e Equipamentos 13 Qui, 18 de Julho de 2013 01:42
Pedal duplo Pearl Eliminator P2002 - Compro com corrente ou com direct drive? vianRicardo Hardware, Acessórios e Equipamentos 9 Ter, 28 de Setembro de 2010 13:26
Linhas de baixo ou guitarra para tocar. baquetas Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 3 Qui, 8 de Julho de 2010 11:14
Com que tipo de calçado (sapatos, sapatilhas, etc.) devo tocar no pedal duplo? Bernardo Velhote Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 9 Qua, 10 de Outubro de 2007 01:46



São agora 12:09. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it