Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Apreciação e Debate de Escolas e Professores
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Apreciação e Debate de Escolas e Professores Questões sobre escolas de música, professores particulares, métodos de ensino, preços de aulas da bateria, percussão, etc.
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anúncios!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 1 de Fevereiro de 2011   #1
bprayer
 
Membro desde: 4-Dez-2010
Local: Carnaxide
Mensagens: 63
bprayer está no bom caminho
Licenciatura em percussão

Boas pessoal, estou com muitas dúvidas em relação a seguir percussão, vinha pedir algumas opiniões a quem souber. Estou interessado em tirar licenciatura em percussão só que não faço ideia de como as coisas se processam... se sou submetido a provas ou não, quais as provas, se são exigentes ou nível básico, quais os instrumentos que tenho de saber tocar se me for pedido nas provas etc... tenho de ter aulas de preparação? onde?

A única coisa que sei tocar é bateria e piano, ambos a nível iniciante/intermédio, teórica estou bem preparado(julgo eu), sei ler pautas, sei o valor das notas,pausas, acentuações, crescendo e decrescendo, forte ou suave, etc..

Em relação á prática as coisas a que posso dizer com certeza que estou á vontade é o tempo e a questão auditiva (reconheçer notas, seja bateria ou outro instrumento), sei escrever pautas, posso dizer que sei interpretar bem as música ou peças (dar expressão), e técnica de mãos e pés tb estão num nível razoável. Isto tudo dentro do iniciante / intermédio.


Gostava que me podessem dar umas luzes se alguém souber como me posso candidatar ás provas e o que preciso fazer.

Abraço
__________________
Para teres algo que nunca tiveste, tens de fazer algo que nunca fizeste.
bprayer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Fevereiro de 2011   #2
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Licenciatura em percussão

para saberes as provas a prestar, não há nada como ires á faculdade(s) onde gostavas de tirar o curso e pedir informações, tais como, específicas, quais as provas de pré-requisitos de anos anteriores, etc...
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Fevereiro de 2011   #3
bprayer
 
Membro desde: 4-Dez-2010
Local: Carnaxide
Mensagens: 63
bprayer está no bom caminho
Re: Licenciatura em percussão

Olá nutdesign, não é nada que eu já não tenha pensado, pedir provas dos anos anteriore, será que eles fazem isso?

Já me informei de tudo na escola, sobre matricula, propinas , duração , disciplinas etc... só fiquei com duvida sobre as provas e se é preciso tocar mais algum instrumento, mas sim tenho de pasar por lá para me esclarecerem.

Se existir aqui alguém que possa dar uma mãozinha agradecia.

Abraço
__________________
Para teres algo que nunca tiveste, tens de fazer algo que nunca fizeste.
bprayer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Fevereiro de 2011   #4
Bruno.b
 
Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
Mensagens: 140
Bruno.b será famoso em breve
Re: Licenciatura em percussão

Boas,


Para onde é a candidatura?





Abraço
Bruno.b
Bruno.b não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Fevereiro de 2011   #5
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Licenciatura em percussão

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6330
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Fevereiro de 2011   #6
bprayer
 
Membro desde: 4-Dez-2010
Local: Carnaxide
Mensagens: 63
bprayer está no bom caminho
Re: Licenciatura em percussão

Boas Bruno.b em prencipio para a ESML (Escola Superior de Música de Lisboa), até agora foi a que mais me puxou e ainda por cima fica perto da minha zona.

Se souberes de uma outra boa ou melhor podes dizer que eu pondero os gastos etc..

Abraço.

bprayer adicionou o seguinte texto, 6 minutos e 28 segundos depois:

Boas Warlike,
obrigado pelo link, sim é de facto uma boa oportunidade, mas só te vão evoluir em jazz pelo que percebi, apesar de me interessar mais também a licenciatura. Mas se é pa ficar licenciado ao menos que fique a saber tudo sobre o instrumento, e estudar só jazz não me parece boa ideia pelo menos para mim =/ ainda por cima nunca toquei nem faz o meu estilo de música.

Mas vou me informar sobre esse curso que n é de deitar fora.

Obrigado abraço.
__________________
Para teres algo que nunca tiveste, tens de fazer algo que nunca fizeste.

Última edição de bprayer : Ter, 1 de Fevereiro de 2011 às 22:28. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
bprayer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Fevereiro de 2011   #7
bprayer
 
Membro desde: 4-Dez-2010
Local: Carnaxide
Mensagens: 63
bprayer está no bom caminho
Re: Licenciatura em percussão

uma ajuda seria optimo
__________________
Para teres algo que nunca tiveste, tens de fazer algo que nunca fizeste.
bprayer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 15 de Fevereiro de 2011   #8
JoaoPauloMonteiro
 
Membro desde: 13-Fev-2011
Local: Mem-Martins
Mensagens: 34
JoaoPauloMonteiro está no bom caminho
Re: Licenciatura em percussão

bprayer, eu não te quero desanimar, mas para tirares um curso de percussão na ESML ( que foi onde eu tirei o meu e agora estou a tirar mestrado) tens de saber tocar peles e laminas, isto é, na prova de admissão deverás ter de tocar um peça de marimba ou vibrafone, outra de timpanos e outra de caixa (tarola). Pelo menos foi assim quando eu concorri.
Quanto a teoria, terás de ter umas boas noções de análise musical, e uma boa leitura de partituras... mas podes passar na secretaria da ESML que eles tem (ou tinham, não sei se continuam a ter) provas modelo das de acesso para teres uma ideia.
Na realidade para ingressares num curso superior de percussão, deverias ter feito o curso de conservatório de 8 anos, ou então um curso profissional com equivalencia ao 12 tambem a estudar integrado na percussão, para teres todas as bases necessárias.
Nada como ires à secretaria e perguntares o que é preciso.
Se quiseres ainda te posso ajudar mais, combinamos um dia que eu esteja lá na escola, e mostro-te os instrumentos que tens de tocar.

Se por outro lado quiseres tirar o curso superior em bateria (que existe na vertente jazz), na ESML, tambem o podes fazer, mas digo-te que não é nada fácil.

Espero ter podido ajudar.
JoaoPauloMonteiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Março de 2011   #9
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Licenciatura em percussão

Desculpa, gostava apenas de saber uma coisa

Que beneficios é que esse curso te vai trazer no futuro?
Ou seja, quais sao as qualificaçoes que vais acrescentar ao teu curriculo, o que que podes fazer tendo esse curso?
Estás a perceber-me?

Tinha curiosidade em saber esse tipo de coisas.

esta parte do forum é um poco parada, resposta?

Última edição de Tiago B : Seg, 21 de Março de 2011 às 21:02.
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 21 de Março de 2011   #10
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Licenciatura em percussão

Citação:
Mensagem Original de Tiago B Ver Mensagem
Desculpa, gostava apenas de saber uma coisa

Que beneficios é que esse curso te vai trazer no futuro?
Ou seja, quais sao as qualificaçoes que vais acrescentar ao teu curriculo, o que que podes fazer tendo esse curso?
Estás a perceber-me?

Tinha curiosidade em saber esse tipo de coisas.
esta parte do forum é um poco parada, resposta?
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 23 de Março de 2011   #11
JoaoPauloMonteiro
 
Membro desde: 13-Fev-2011
Local: Mem-Martins
Mensagens: 34
JoaoPauloMonteiro está no bom caminho
Re: Licenciatura em percussão

O 1º beneficio quer seja ter um curso superior clássico, que jazz é o conhecimento e aprender a tocar um instrumento em condições, o 2º é dar-te habilitação para poderes dar aulas... porque o pessoal não deve estar iludido... é muito dificil fazer carreira de musico em Portugal, ou se é muito bom ou então não se é! Eu por motivos pessoais decidi quando era mais jovem que havia de ter habilitações pelo menos para dar aulas para poder ter uma vida estável a dar aulas, e paralelamente, tento conciliar uma carreira de percussionista/baterista free-lancer.

Ainda quanto às habilitações, para se dar aulas num conservatório, ensino oficial e reconhecido, é preciso ter no mínimo uma licenciatura. Quanto ao jazz a coisa já é bem diferente, porque não existe um curso não superior de jazz reconhecido no nosso país.
JoaoPauloMonteiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Tocando percussão em cima de uma cabeça oca... M4rkit0s Bandas e Música em geral 12 Sex, 23 de Abril de 2010 19:38
Divulgação: 2ª edição do Festival Percussão e Bateria de Lavra - 17 Abr 2010 (Matosinhos) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 30 Sex, 23 de Abril de 2010 14:11
Tenho problemas ao usar peles orgânicas em intrumentos de percussão. O que posso fazer? palhota Percussão 8 Sex, 21 de Agosto de 2009 17:02
[Biografia] e [Entrevista] Mike Portnoy - Wikipedia e Ozprog.com - Jun 2007 _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 9 Qua, 15 de Julho de 2009 22:53



São agora 06:26. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it