Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #1
jmgmad
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Montijo
Mensagens: 36
jmgmad está no bom caminho
Dúvida: Como ligar uma Roland TD-9KX ao PC? E como utilizar o programa EZdrummer?

Boas pessoal,


Desde já espero que venham a ter paciência para mim... e que me possam ajudar em todas questões que vou colocar...

A situação é a seguinte, eu estou prestes a comprar uma bateria electrónica (em principio irá ser a Roland TD-9KX) e o que pretendo saber é em primeiro lugar se é possível ligá-la ao computador (PC)? Se sim, como o farei e se para o efeito terei que comprar algum cabo ou adaptador especifico...?

Segundo e está associado ao primeiro ponto, depois de o ligar gostaria de o interligar com o EZdrummer - com a extensão Drum Kit From Hell (programa/plugin que tenho instalado à uns meses através do "host" cakewalk Sonar) com a finalidade de gravar pistas de bateria, tais como faço regularmente mas manualmente (com o rato e teclas :P) no mesmo programa... e outra questão como poderei extrair os sons do EZdrummer e colocá-los no módulo transferindo-os assim para os pads da bateria electrónica?? Tal como este "rapazinho" -- MikeyVPT -- demonstra neste vídeo:




Na verdade seria fantástico conseguir gravar e ter a possibilidade de ter acesso a toda a panóplia de sons de bateria (splashs; cowbells; Xina; etc) que o Ezdrummer - Drum Kit From Hell dispõe!!!...

Help me please...



Espero não incomodar...
Abraço para todos os membros,
João Dimas (jmgmad)
__________________
___________
Obrigado
Jmgmad
jmgmad não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #2
tostamista
 
Membro desde: 24-Abr-2008
Local: Porto
Mensagens: 30
tostamista será famoso em breve
Re: Bateria Electrónica interligada ao EZdrummer...

Existem alguns problemas
1º - o modulo exposto no video é o Alesis Trigger|io, este é especial para se poder ligar ao computador, mas como modulo autónomo, para mim, não é na de especial pelo menos que se compare com o TD9 da Roland.
2º - A porta USB do modulo td9 penso eu que é apenas para acrescentares musicas e gravares os teus sons. Mas não arrisco em afirmar que não dá para ligar directamente ao computador.
Ex.A: tens uma musica que curtes, passas em formato WAVE para a pen colocas no modulo, defines o volume e tocas com a musica a acompanhar.
Ex.B: Ao fazeres uma gravação do que estás a tocar, podes fazer directamente para a pen e passar para o computador.
Ex.C: Podes fazer um Backup dos sons que tem no modulo e gravares os teus kits para a pen.
3º - A TD9KX é uma boa compra, o módulo é porreiro e uma E-Drum com mesh head é outra coisa...
tostamista não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #3
Stitchz
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Aveiro
Mensagens: 298
Stitchz será famoso em breveStitchz será famoso em breve
Re: Bateria Electrónica interligada ao EZdrummer...

Irra, mas que musica da treta. Adiante.

O trigger i/o não é mais do que um conversor trigger/midi/usb, ou seja, converte o sinal eléctrico dos pads (piezo) para MIDI e depois passa o sinal MIDI através de um cabo usb. Ele não tem sons próprios.

A unica coisa que vai do módulo para o PC são as notas MIDI, que não é audio. Por isso os samples do EZdrummer nunca saem do PC.

De qualquer maneira a unica coisa que é preciso fazer é ter o módulo ligado ao PC (por um cabo MIDI) e o sampler de software (EZdrummer, BFD, etc) a lançar os samples em resposta às notas enviadas pelo módulo.
Stitchz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Julho de 2008   #4
jmgmad
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Montijo
Mensagens: 36
jmgmad está no bom caminho
Re: Bateria Electrónica interligada ao EZdrummer...

Bom dia pessoal,


Foi com agrado que tive conta que já me tinham respondido... por isso thanks to Stitchz e ao tostamista pela ajuda, ou tentativa da mesma!

Se calhar devia ter referido um ponto prévio, eu não percebo lá muito de electrónica e cabos midi etc etc... e como na realidade se monta uma arquitectura/mecanismo desse tipo de forma a conseguir resultados imediatos e positivos!!

O que disseste Stitchz em relação ao funcionamento MIDI.. etc... isso tem haver com o ezdrummer!? Podes explicar-me como funciona esse tipo de programas por trás, isto é, o som que se ouve no ezdrummer é midi é isso?!
É possível eu próprio construir a bateria de uma música minha tocando a partir da bateria e não através do rato e teclas!?? Como é que se configura a bateria com o sistema em si mesmo, para que este último consiga traduzir em que pads foi realmente tocado...!? é estranho... sou sincero, eu trabalho com o ezdrummer à 1 mês... e ainda nao pesquisei mto sobre o mesmo, mas se tu ou alguém que esteja dentro do assunto me pudesse explicar um pouco do que é o ezdrummer e quais as potencialidades, no aspecto que tenho andado a focar, para um baterista com uma bateria electrónica ou mesmo uma bateria acústica amplificada... Agradecia bastante!!!

O módulo que referi (TD-9) permite comunicar com o ezdrummer ou outro qualquer software...



Muito obrigado a todos,
Abraços
João Dimas
__________________
___________
Obrigado
Jmgmad
jmgmad não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Julho de 2008   #5
ban_dammi
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Seixal
Mensagens: 2
ban_dammi é infame por estas bandas
Re: Bateria Electrónica interligada ao EZdrummer...

Citação:
Mensagem Original de jmgmad Ver Mensagem
Bom dia pessoal,


Foi com agrado que tive conta que já me tinham respondido... por isso thanks to Stitchz e ao tostamista pela ajuda, ou tentativa da mesma!

Se calhar devia ter referido um ponto prévio, eu não percebo lá muito de electrónica e cabos midi etc etc... e como na realidade se monta uma arquitectura/mecanismo desse tipo de forma a conseguir resultados imediatos e positivos!!

O que disseste Stitchz em relação ao funcionamento MIDI.. etc... isso tem haver com o ezdrummer!? Podes explicar-me como funciona esse tipo de programas por trás, isto é, o som que se ouve no ezdrummer é midi é isso?!
É possível eu próprio construir a bateria de uma música minha tocando a partir da bateria e não através do rato e teclas!?? Como é que se configura a bateria com o sistema em si mesmo, para que este último consiga traduzir em que pads foi realmente tocado...!? é estranho... sou sincero, eu trabalho com o ezdrummer à 1 mês... e ainda nao pesquisei mto sobre o mesmo, mas se tu ou alguém que esteja dentro do assunto me pudesse explicar um pouco do que é o ezdrummer e quais as potencialidades, no aspecto que tenho andado a focar, para um baterista com uma bateria electrónica ou mesmo uma bateria acústica amplificada... Agradecia bastante!!!

O módulo que referi (TD-9) permite comunicar com o ezdrummer ou outro qualquer software...



Muito obrigado a todos,
Abraços
João Dimas


Ola, jmgmad

Ora bem, o ezdrummer é uma bateria virtual, ao qual foi gravado samples de varios kits e posiçoes diferentes de captação, MIDI nao é som, é uma linguagem, instruçoes que das pra que esses samples sejam tocados, neste caso, da bateria.

"É possível eu próprio construir a bateria de uma música minha tocando a partir da bateria e não através do rato e teclas!?? Como é que se configura a bateria com o sistema em si mesmo, para que este último consiga traduzir em que pads foi realmente tocado...!?"

Sim, é possivel, atraves de uma bateria electronica ligada ao pc, o que podes fazer é configurares os pads atraves do modulo para que sejam tocados os respectivos sons do EZdrummer, isso tem haver com os canais midi.

O ezdrummer é poderoso, mesmo pra tocar ao vivo, pra isso tens k ter um alesis igual ao do video que mostraste e os pads respectivos, e um portatil que aguente o programa, sempre fica mais economico e tens um som espectacular.
ban_dammi não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Julho de 2008   #6
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Dúvida: Como ligar uma Roland TD-9KX ao PC? E como utilizar o programa EZdrummer?

Como ja te ajudaram deixa-me so dizer isto: que baterista tao fraquinho...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 31 de Julho de 2008   #7
Luis Abreu
 
Membro desde: 25-Jan-2008
Local: Tercena
Mensagens: 15
Luis Abreu está no bom caminho
Re: Dúvida: Como ligar uma Roland TD-9KX ao PC? E como utilizar o programa EZdrummer?

Ei tudo bem?

Também ando a utilizar o EZDrummer há relativamente pouco tempo e através do Sonar 7 (Cakewalk). Tenho uma bateria electrónica Roland TD6 e o cabo de ligação USB/Midi. Já consegui com que o EZDrummer funcione comigo, se calhar de forma arcaica...lol

O modo como o consegui foi o seguinte:

1 passo) Para a entrada do sinal seleccionei o cabo edirol e na saída o próprio controlador de audio, no meu caso o Creative SoundFont Synth, isto só para gravar o sinal do módulo.

2 passo) Introduzir depois o plugin do EZDrummer na saída para que possa aplicar os samples ao sinal gravado. (costumo criar primeiro outra midi track para onde copio o sinal gravado para ficar com um backup e é nesse que aplico o plugin)

Também tenho dúvidas se é possível aplicar directamente o plugin do EZDrummer de modo a podermos ouvir ao mesmo tempo que gravamos os samples do EZDrummer, utilizando apenas o módulo da Roland.



Um abraço

Luís
__________________
CelticDrummer (Gwydion)

Namasté
Luis Abreu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Agosto de 2008   #8
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Re: Dúvida: Como ligar uma Roland TD-9KX ao PC? E como utilizar o programa EZdrummer?

Citação:
Mensagem Original de Luis Abreu Ver Mensagem

Também tenho dúvidas se é possível aplicar directamente o plugin do EZDrummer de modo a podermos ouvir ao mesmo tempo que gravamos os samples do EZDrummer, utilizando apenas o módulo da Roland.

Viva!

Claro que é possível. Mesmo sem gravar nada, podes simplesmente querer tocar bateria com o EZDrummer em vez dos sons do módulo! é só seleccionar a entrada midi tal como fizeste e na mesma pista a saída será o EZDrummer! Simples! Depois só tens que ligar os fones ou o amplificador, como preferires, à saída da placa de som respectiva!...
Aliás, eu quando quero apenas tocar (sem gravar nem colocar efeitos) uso o toontrack solo evitando sobrecarregar a memória com um programa mais complexo e tem possibilidade de gravar presets e tudo, é simples e eficaz!!
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);

Última edição de phill-hip : Sex, 1 de Agosto de 2008 às 14:20.
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 1 de Agosto de 2008   #9
Zeppel
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Lx
Mensagens: 5
Zeppel está no bom caminho
Re: Dúvida: Como ligar uma Roland TD-9KX ao PC? E como utilizar o programa EZdrummer?

Uma pergunta semi off topic: no EZdrummer perdemos as possibildiades de sons diferentes para bow/edge certo? Não contempla essa opção dos módulos, right?
Zeppel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 3 de Agosto de 2008   #10
Luis Abreu
 
Membro desde: 25-Jan-2008
Local: Tercena
Mensagens: 15
Luis Abreu está no bom caminho
Re: Dúvida: Como ligar uma Roland TD-9KX ao PC? E como utilizar o programa EZdrummer?

Pois, no EZDrummer o problema maior é a latência que tenho entre a batida dada no pad e o som que sai na coluna :(
E às vezes o programa se atrofia e não dá sons nenhuns...lol
Até porque a nível de hardware não tenho nada por aí além...

toontrack solo...a experimentar..:D:D

Thanks pela dica...
__________________
CelticDrummer (Gwydion)

Namasté
Luis Abreu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #11
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Re: Dúvida: Como ligar uma Roland TD-9KX ao PC? E como utilizar o programa EZdrummer?

Se tens menos de 512MB RAM o que podes fazer é desligar as peças que não consegues utilizar (tipo um tom e alguns pratos) sempre libertas alguma memória! tb convem ter discos diferentes para gravar e para ler, e convém estarem sempre desfragmentados. Mas a latencia não vai tanto por aí. a responsabilidade é da placa de som. Não sei qual tens mas não custa nada experimentar instalar os drivers ASIO4ALL ! Outro ponto a favor será desligares no módulo o controlo interno no menu MIDI COMMON, mas este é discutível!

phill-hip adicionou o seguinte texto, 12 minutos e 36 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Zeppel Ver Mensagem
Uma pergunta semi off topic: no EZdrummer perdemos as possibildiades de sons diferentes para bow/edge certo? Não contempla essa opção dos módulos, right?
Qualquer peça da bateria electrónica pode ser configurada para o som que quiseres (notas MIDI) assim sendo, podes configurar uma nota para o edge e outra para o bow (p.ex: dois pratos diferentes na mesma peça ou melhor ainda o bow e edge do ride). o EZDrummer até aceita choking dos pratos coisa que alguns softwares não suportam ou suportam mal.....
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);

Última edição de phill-hip : Qua, 6 de Agosto de 2008 às 15:33. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40



São agora 20:05. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it