Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 4 de Dezembro de 2013   #1
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Exercicio de Paradiddles

Boas pessoal,

Queria partilhar com voces um exercicio que estive agora a praticar. Para alguns não será novidade, para outros será util.

Consiste em tocar paradiddles, em 16th notes (desculpem-me a ignorancia mas não sei o nome em Portugues) e ir variando as acentuações.

1) acentuar a primeira nota (primeira single)

2) acentuar a segunta nota (segunda single)

3) acentuar a terceira nota (primeira double)

4) acentuar a quarta nota (segunda double)

Eu comecei por tocar 1 minuto cada exercicio, primeiro a 60BPM, depois a 70 BPM e a 80BPM.

Acho que é um bom exercicio porque a malta está habituada a acentuar sempre no downbeat, e assim dá outra ginástica mental a acentuar em sitios diferentes "contra" o metronomo.

Para alem disso, o exercicio 3 (que para mim é o mais dificil), ajuda muito para quando se está a tocar bateria e se quer tocar uma ghost note a seguir a back beat (ex: o porcar shuffle).

Espero que tenham percebido o que escrevi e que experimentem tambem porque é muito fixe

Ps: em anexo segue uma foto para ilustrar o exercicio.

Um abraço,

Daniel
Imagem Anexada Para poderes consultar anexos neste fórum, o teu Número Mínimo de Mensagens Publicadas terá que ser de 1 ou mais. Neste momento tens 0.
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Dezembro de 2013   #2
Intronaut
 
Membro desde: 27-Nov-2013
Local: Porto
Mensagens: 19
Intronaut é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Exercicio de Paradiddles

Boas!
Obrigado por partilhares
Pergunto-te se tens mais alguns desse tipo de exercícios em caderno para puder estudar melhor

Cumprimentos
Intronaut não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 5 de Dezembro de 2013   #3
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Exercicio de Paradiddles

Citação:
Mensagem Original de Intronaut Ver Mensagem
Boas!
Obrigado por partilhares
Pergunto-te se tens mais alguns desse tipo de exercícios em caderno para puder estudar melhor

Cumprimentos
Eu tenho este caderno estilo diário só para as coisas relacionadas com a bateria. Tenho lá alguns exercícios escritos para quando vou estudar porque a maior parte "roubo-os" de outros bateristas. É só para ser mais prático e porque me ajuda a acompanhar o meu desenvolvimento melhor.
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 5 de Dezembro de 2013   #4
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Exercicio de Paradiddles

Experimenta pensar nas paradiddles como conjuntos de 8 notas em vez de quatro, e introduzir as acentuações em sitio diferentes, e não precisam de ser só duas acentuações. Também é um exercício mental interessante.

Por exemplo (a negrito e sublinhado as acentuações):

RLRR LRLL
Ou
RLRR LRLL

É interessante e se dominares bem, começas a conseguir por as acentuações onde te apetecer.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 5 de Dezembro de 2013   #5
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Exercicio de Paradiddles

Citação:
Mensagem Original de DumDumDa! Ver Mensagem
Experimenta pensar nas paradiddles como conjuntos de 8 notas em vez de quatro, e introduzir as acentuações em sitio diferentes, e não precisam de ser só duas acentuações. Também é um exercício mental interessante.

Por exemplo (a negrito e sublinhado as acentuações):

RLRR LRLL
Ou
RLRR LRLL

É interessante e se dominares bem, começas a conseguir por as acentuações onde te apetecer.
Boa dica, tenho de experimentar

Obrigado
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Dezembro de 2013   #6
andresantos
 
Membro desde: 28-Nov-2013
Local: Reguengos de Monsaraz
Mensagens: 15
andresantos é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Exercicio de Paradiddles

Fogo, fico baralhado com isto, um gajo estuda sempre da mesma forma, é aquele habito de acentuar na primeira, agora quero fazer o exercício e não consigo, só mesmo muito devagar xD

já agora aproveito para dizer que há uma app para android que é gratuita que se chama Rudiments, tem la muita coisa util!

DanTheMan obrigado pela partilha.
andresantos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Dezembro de 2013   #7
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Exercicio de Paradiddles

Citação:
Mensagem Original de andresantos Ver Mensagem
Fogo, fico baralhado com isto, um gajo estuda sempre da mesma forma, é aquele habito de acentuar na primeira, agora quero fazer o exercício e não consigo, só mesmo muito devagar xD

já agora aproveito para dizer que há uma app para android que é gratuita que se chama Rudiments, tem la muita coisa util!

DanTheMan obrigado pela partilha.
Pois eu sei, eu também costumava acentuar sempre no sítio "normal". Depois comecei a estudar o livro the language of drumming e comecei a acentuar em sítios diferentes, começando por singles e muito devagar, tipo 60bpm.
Acho que não é vergonha nenhuma começar devagar, o pessoal é que quer começar logo a abrir heheh. Mas ao começar devagar vais estamos a praticar para se tocar devagar caso seja esse o contexto e ao mesmo tempo estamos a focarmo-nos em tocar todas as notas certas e limpinhas. Quando damos por nos já estamos a mais rápido e clean.

Ainda bem que achaste um exercício interessante, eu ainda estou um bocado a luta também.
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Dezembro de 2013   #8
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Exercicio de Paradiddles

Ouçam o DumDUmDa que ele sabe do que fala.
É um tarado dos rudimentos
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 6 de Dezembro de 2013   #9
Intronaut
 
Membro desde: 27-Nov-2013
Local: Porto
Mensagens: 19
Intronaut é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Exercicio de Paradiddles

Citação:
Mensagem Original de Intronaut Ver Mensagem
Boas!
Obrigado por partilhares
Pergunto-te se tens mais alguns desse tipo de exercícios em caderno para puder estudar melhor

Cumprimentos
O que queria realmente perguntar era se podias fornecer-me alguns desses exercícios para prática em casa
Intronaut não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Dezembro de 2013   #10
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Exercicio de Paradiddles

Citação:
Mensagem Original de Intronaut Ver Mensagem
O que queria realmente perguntar era se podias fornecer-me alguns desses exercícios para prática em casa
Claro que sim! Acho que a melhor maneira de momento é passar-te uns links porque tirar fotos ao caderno nao se deve perceber nada.

De momento estou no telemóvel e não da muito jeito mas prometo que amanhã venho aqui com mais tempo. Entretanto da uma vista de olhos no livro ou DVD do benny greb chamado "the Language of drumming" e na speed chart do mike johnston que esta disponível para download gratuito no site da vater.
De momento é o que tenho usado mais para estudar, e as vezes algum vídeo ou outro no YouTube também.

DanTheMan adicionou o seguinte texto, 1036 minutos e 49 segundos depois:

Ora então aqui vão alguns exercicios.

Vater spedd chart: http://www.vater.com/education/johns...eed_videos.cfm
Tens ai o PDF para download se quiseres e videos em que o Mike Johnston explica como praticar ca um deles.

10 days to faster hands:
Tambem do Mike Johnston (este ainda não comecei a praticar mas esta na lista).

Mas para mim o que me abriu mais os horizontes foi mesmo o DVD e livro "the language of druming". Para ver aconselho o DVD, tem muita informação espetacular e ainda uns bonus como performances do Benny etc. Mas para ser sincero, para estudar, prefiro o livro.

Se não conheceres o conceito, tenta pesquisar um pouco que vale a pena. Basicamente ele compara aprender a tocar bateria com aprender uma lingua. Primeiro as letras, depois as palvras, depois as frases.

Tens aqui um link para o "alfabeto": http://www.oceansedgeschool.com/wp-c...balphabet1.jpg

Só de pensar no que o DumDUmDa disse acerca das diferentes acentuações em paradiddles, fui-me lembrar do alfabeto do Benny e das diferentes aplicações que ate agora pratiquei, e com isso posso acentuar de 32 maneiras (se não estou em erro). E quem diz acentuações, diz tambem substituir as "acentuações" por flams ou diddles...

Tenho mesmo de experimentar que agora fiquei com o bichinho heheh

Espero ter ajudado
__________________
www.ianlate.com

Última edição de DanTheMan : Sáb, 7 de Dezembro de 2013 às 18:19. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Dezembro de 2013   #11
Intronaut
 
Membro desde: 27-Nov-2013
Local: Porto
Mensagens: 19
Intronaut é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Exercicio de Paradiddles

Hey DanThe Man obrigado pela trabalheira que tiveste. Valeu o esforço, vai ser de enorme ajuda com certeza, vou já começar a trabalhar nisso já que a parte de treinar progressivamente tal como aprender letras, palavras e frases parece-me parece super interessante.
Em breve dou-te notícias para actualizar o ponto de situação
Grande Obrigado
Intronaut não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Dezembro de 2013   #12
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Exercicio de Paradiddles

Obrigado pela partilha

Vou ver se me começo a dedicar mais a estes exercícios, pois, admito, não tenho grande paciência para rudimentos
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Dezembro de 2013   #13
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Exercicio de Paradiddles

Citação:
Mensagem Original de Intronaut Ver Mensagem
Hey DanThe Man obrigado pela trabalheira que tiveste. Valeu o esforço, vai ser de enorme ajuda com certeza, vou já começar a trabalhar nisso já que a parte de treinar progressivamente tal como aprender letras, palavras e frases parece-me parece super interessante.
Em breve dou-te notícias para actualizar o ponto de situação
Grande Obrigado
De nada! É sempre bom partilhar conhecimento. Ainda noutro dia o grande Pipó partilhou um fill comigo e já estive a praticar hoje

Pega nisso e desenvolve com tempo. Não fiques frustrado porque estas coisas levam sempre tempo. É preciso é continuar.

Depois diz como está a correr.

Grande abraço

DanTheMan adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 58 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de SilverDrummer Ver Mensagem
Obrigado pela partilha

Vou ver se me começo a dedicar mais a estes exercícios, pois, admito, não tenho grande paciência para rudimentos
Eu no inicio tambem só via os rudimentos como rudimentos e não percebia qual era a necessidade de praticar porque não via aplicações práticas no que tocava. Mas agora, depois de estudar o "alfabeto", começo a ver letras e frases em todo o lado e consigo perceber as suas alicações.

Força nisso e bota mãos ao trabalho.

Um abraço
__________________
www.ianlate.com

Última edição de DanTheMan : Ter, 10 de Dezembro de 2013 às 17:22. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 11 de Dezembro de 2013   #14
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Exercicio de Paradiddles

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
Só de pensar no que o DumDUmDa disse acerca das diferentes acentuações em paradiddles, fui-me lembrar do alfabeto do Benny e das diferentes aplicações que ate agora pratiquei, e com isso posso acentuar de 32 maneiras (se não estou em erro). E quem diz acentuações, diz tambem substituir as "acentuações" por flams ou diddles...
Só não escrevi isso logo no primeiro post para não complicar!

Ontem peguei nesse Vater Speed Chart, e houve um exercício que tique que acrescentar números... à esquerda do 60


Nunca tinha pensado nesta forma de ir apontando os tempos! é muito porreiro para irmos vendo a evolução (ou não! ) Obrigado pela partilha!

Última edição de DumDumDa! : Qua, 11 de Dezembro de 2013 às 18:48.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 11 de Dezembro de 2013   #15
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Exercicio de Paradiddles

Citação:
Mensagem Original de DumDumDa! Ver Mensagem
Só não escrevi isso logo no primeiro post para não complicar!

Ontem peguei nesse Vater Speed Chart, e houve um exercício que tique que acrescentar números... à esquerda do 60


Nunca tinha pensado nesta forma de ir apontando os tempos! é muito porreiro para irmos vendo a evolução (não não! ) Obrigado pela partilha!
Deixa-me adivinhar, é aquele com grupos de 5? Esse para mim é o mais difícil e claramente está mais atrás do que os outros. Mas também é normal, encaixar 4 32nd notes mais 1 16th a tempos mais do que 60 ou 70 é muito muito difícil.
Eu também acho interessante tirar uma nota do tempo para depois se comparar mas melhor ainda seria gravar o áudio ou até vídeo. Ai sim tem-se mais noção da diferença entre o antes é o depois
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 11 de Dezembro de 2013   #16
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Exercicio de Paradiddles

Sim, esse mesmo.
Com a mão direita, ainda vai, agora com a mão esquerda... Esquece.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 10 de Janeiro de 2014   #17
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Exercicio de Paradiddles

Boas pessoal,

tenho andado a treinar este exercicio e tive agora um tempinho para filmar.


Sei que pode ser melhorado, principalmente as ghost notes serem mais suaves para se notar mais a diferença de dinamica.

Quem já experimentou e quer partilhar tambem?
__________________
www.ianlate.com
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 09:49. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it