Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #1
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Dúvida: Como conseguir independência entre as mãos e as pernas?

tenho uma pequena duvida:

esta independencia entre maos/pernas atinge-se como? chegará a um ponto em que se consegue q, por exemplo, uma mao se mova "sozinha" com um certo ritmo concentrando-nos mais noutros elementos?

ou temos de encaixar todo e cada beat uns nos outros concentrando-nos em todos ao mesmo tempo?

n sei se entenderam o q quis dizer, mas espero k percebam, e apenas uma pequena duvida

abraço
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #2
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
tenho uma pequena duvida:

esta independencia entre maos/pernas atinge-se como? chegará a um ponto em que se consegue q, por exemplo, uma mao se mova "sozinha" com um certo ritmo concentrando-nos mais noutros elementos?

ou temos de encaixar todo e cada beat uns nos outros concentrando-nos em todos ao mesmo tempo?

n sei se entenderam o q quis dizer, mas espero k percebam, e apenas uma pequena duvida

abraço
Boas !

Se bem percebi, queres dizer que se consegues nos pes tar a tocar um ritmo composto e nas mao um ritmo simples ! Tipo 4/4 e um 12/8 ! Certo ?

É pá, eu acho que com muita concentração...e muito treino talvez se alcance isso ! Mas é complicado mesmo !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #3
weicap
 
Membro desde: 6-Jul-2008
Local: Campo Maior
Mensagens: 85
weicap será famoso em breveweicap será famoso em breve
Re: Independência mãos/pernas

Bem na minha opinião (não me faças muito caso toco a um mês), eu penso que essa liberdade se ganha com a experiencia, visto que eu com um mês de bateria já consigo tocar com a mão direita no hit hat e ir batendo com os pes e as maos noutro sitio, embora as vezes me confunda. Agora não sei se é a isso que te referes....

Mas de todas as formas com pratica tudo se automatiza. Um exemplo quando estava a tirar a carta nao era capas de virar o volante e meter uma munça ao mesmo tempo, agora já (exemplo estupido, mas penso que da pra perceber).


Abraços weicap
weicap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #4
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Independência mãos/pernas

sim claro, com experiencia chega-se la. mas ca vai um exemplo k nao sei se ta mt bem: ha beats de 4/4 tipo o classico de rock em q se encaixa mt bem tudo no sitio hh/bass - hh - hh/tarola - hh. e depois ha uns mais complicados, tipo triplets com mao esqerda e quarter notes com o pe no bombo. queria saber se se pode, tipo, "excluir" um elemento, tipo a mao direita e po-la a tocar triplets enquanto que, "aparte", mao esquerda e pes fazem o resto do beat. nao sei se é assim ou se com mta concentração se encaixa td no sitio

penso q é esse exemplo que disseste, david

obrigado pelas respostas
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #5
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

É pá estou todo confuso ! E capaz de ser o que tinha dito...mas esses triplex e quarters. e nao sei que...que nao faco ideia o que sao, partiram me todo !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #6
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Independência mãos/pernas

"Practice makes perfect"

Este é o melhor conselho que te posso dar.
Há de facto pessoas que por natureza têm mais independencia de membros do que outras, mas à partida tudo se atinge através da prática (a não ser se sejas um tipo completamente descordenado, que não consegue mexer um braço sem mexer uma perna também e nesse caso não serias baterista, portanto estás safo!).

Quando é que essa independencia começa a surgir? Quando deixamos de pensar no que estamos a fazer e simplesmente fazemos.
Por vezes falamo da independencia de membros e pensamos em dois braços e duas pernas, mas esquecemo-nos do mais importante: o cérebro.
A coordenação está lá em cima, e não numa mão ou num pé. Os membros apenas fazem o que o cérebro lhe ordenar. Portanto a interdependencia desenvolve-se quando o cérebro é capaz de transmitir, em simultaneo, diferentes informações rítmicas (vamos chamar-lhes assim para simplifcar) a cada um dos membros.

Vamos imaginar que numa primeira fase, necessitamos de 100% de atenção para tocar coordenadamente. É uma fatia de 25% para cada membro. Se algum membro necessitar de mais atenção, não há margem para manobra e algo vai falhar.

Com o desenvolvimento técnico, cada vez menos necessitamos de estar a pensar no que estamos a fazer, o que significa que se estivermos a fazer um pattern complicado com os pés, que exija por ex. 75% de atenção, os outros 25% são mais que suficientes para as mãos, visto que essa informação já foi interiorizada anteriormente.

É muito importante não querer fazer tudo ao mesmo tempo. Começa por dominar um dos elementos. Quando esse estiver dominado, deixará de ser uma preocupação e poderás incorporar outro.

Portanto tudo se resumo a muito treino e vontade de procurar desafios. Não basta ficar pelo 4/4 rockeiro para desenvolver estas capacidades, é necessário esticar sempre um pouco mais o limite.

Quando deres por ti simplesmente a fazer, em vez de pensar, é sinal que estás a progredir e que é tempo de novos desafios!


Um abraço!

Nuno Oliveira
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #7
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Independência mãos/pernas

Esta é uma questão muito importante e só tenho pena de agora nao ter muito tempo para a desenvolver. No entanto já todos ouviram dizer "Practice makes it perfect". Bom, não será bem assim! (uuuuuuuh, polémica). Eu gosto mais da versão "Good practice makes it perfect". Ou seja, quanto mais metódico for o nosso estudo, quanto mais centrado, quando mais "focused" for, mais produtivo vai ser o estudo.

No caso óbvio da independência pés/mãos (condição sine qua non para tocar bateria), mais uma vez esta nova "lei" se aplica: estudem membro a membro qual a frase ritmica destinada. Exemplo: cascára na mao direita, tarola 2 e contratempo de 4 na esquerda, pé esquerdo a marcar um cowbell a tempo e o direito a fazer doubles tipo II;II;II (sendo o ponto virgula pausa) - estudem tudo em separado e masterizem bem esses patterns. Depois tentem adicionar outro membro (exemplo mão esquerda+direita) e depois um terceiro membro e finalmente o quarto membro. Voilá, tão a tocar um ritmo de poliritmia complicado! Espero ter ajudado!

LEMBREM-SE: SEMPRE A TREINAR DEVAGAR, não há comprimidos para tocar bem, só o estudo nos leva para além dos nossos limites!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #8
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
sim claro, com experiencia chega-se la. mas ca vai um exemplo k nao sei se ta mt bem: ha beats de 4/4 tipo o classico de rock em q se encaixa mt bem tudo no sitio hh/bass - hh - hh/tarola - hh. e depois ha uns mais complicados, tipo triplets com mao esqerda e quarter notes com o pe no bombo. queria saber se se pode, tipo, "excluir" um elemento, tipo a mao direita e po-la a tocar triplets enquanto que, "aparte", mao esquerda e pes fazem o resto do beat. nao sei se é assim ou se com mta concentração se encaixa td no sitio

penso q é esse exemplo que disseste, david

obrigado pelas respostas
com pratica, e muito devagar tudo se alcança, algumas coisas facilmente outras nem tanto

por exemplo tinha bastantes dificuldades em tocar o beat da smells com aqueles 3 strokes nos hihats em vez de 4/4, com muito treino e lembra-te MUITO DEVAGAR lá consegui, isso agora tem a ver com a capacudade de aprendizagem de cada um, mas todas as independencias que ja ganhei foi tudo a praticar muito devagar.


abraços
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #9
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
"Practice makes perfect"

Este é o melhor conselho que te posso dar.
Há de facto pessoas que por natureza têm mais independencia de membros do que outras, mas à partida tudo se atinge através da prática (a não ser se sejas um tipo completamente descordenado, que não consegue mexer um braço sem mexer uma perna também e nesse caso não serias baterista, portanto estás safo!).

Quando é que essa independencia começa a surgir? Quando deixamos de pensar no que estamos a fazer e simplesmente fazemos.
Por vezes falamo da independencia de membros e pensamos em dois braços e duas pernas, mas esquecemo-nos do mais importante: o cérebro.
A coordenação está lá em cima, e não numa mão ou num pé. Os membros apenas fazem o que o cérebro lhe ordenar. Portanto a interdependencia desenvolve-se quando o cérebro é capaz de transmitir, em simultaneo, diferentes informações rítmicas (vamos chamar-lhes assim para simplifcar) a cada um dos membros.

Vamos imaginar que numa primeira fase, necessitamos de 100% de atenção para tocar coordenadamente. É uma fatia de 25% para cada membro. Se algum membro necessitar de mais atenção, não há margem para manobra e algo vai falhar.

Com o desenvolvimento técnico, cada vez menos necessitamos de estar a pensar no que estamos a fazer, o que significa que se estivermos a fazer um pattern complicado com os pés, que exija por ex. 75% de atenção, os outros 25% são mais que suficientes para as mãos, visto que essa informação já foi interiorizada anteriormente.

É muito importante não querer fazer tudo ao mesmo tempo. Começa por dominar um dos elementos. Quando esse estiver dominado, deixará de ser uma preocupação e poderás incorporar outro.

Portanto tudo se resumo a muito treino e vontade de procurar desafios. Não basta ficar pelo 4/4 rockeiro para desenvolver estas capacidades, é necessário esticar sempre um pouco mais o limite.

Quando deres por ti simplesmente a fazer, em vez de pensar, é sinal que estás a progredir e que é tempo de novos desafios!


Um abraço!

Nuno Oliveira

Quem sabe sabe ! (bota boto positibo po "vatecas")



Mais um concelho : "Play hard. Go pro!" Pro ou nao, se trabalhares bem e muito, chegas aos objectivos !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #10
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
"Practice makes perfect"
Desculpa Nuno, ainda nao tinha visto isto, o que escrevi não foi para contrariar, espero que tenhas entendido

Bolas, li agora o teu post... Como demorei montes de tempo a escrever o meu acabei por escrever o mesmo que tu... Não faz mal pisar numa boa tecla nao é?

Última edição de Over_drummer : Qua, 6 de Agosto de 2008 às 15:57.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #11
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Esta é uma questão muito importante e só tenho pena de agora nao ter muito tempo para a desenvolver. No entanto já todos ouviram dizer "Practice makes it perfect". Bom, não será bem assim! (uuuuuuuh, polémica). Eu gosto mais da versão "Good practice makes it perfect". Ou seja, quanto mais metódico for o nosso estudo, quanto mais centrado, quando mais "focused" for, mais produtivo vai ser o estudo.

No caso óbvio da independência pés/mãos (condição sine qua non para tocar bateria), mais uma vez esta nova "lei" se aplica: estudem membro a membro qual a frase ritmica destinada. Exemplo: cascára na mao direita, tarola 2 e contratempo de 4 na esquerda, pé esquerdo a marcar um cowbell a tempo e o direito a fazer doubles tipo II;II;II (sendo o ponto virgula pausa) - estudem tudo em separado e masterizem bem esses patterns. Depois tentem adicionar outro membro (exemplo mão esquerda+direita) e depois um terceiro membro e finalmente o quarto membro. Voilá, tão a tocar um ritmo de poliritmia complicado! Espero ter ajudado!

LEMBREM-SE: SEMPRE A TREINAR DEVAGAR, não há comprimidos para tocar bem, só o estudo nos leva para além dos nossos limites!
Mais uma vez o Over em grande !


Citação:
Mensagem Original de nofx Ver Mensagem
com pratica, e muito devagar tudo se alcança, algumas coisas facilmente outras nem tanto

por exemplo tinha bastantes dificuldades em tocar o beat da smells com aqueles 3 strokes nos hihats em vez de 4/4, com muito treino e lembra-te MUITO DEVAGAR lá consegui, isso agora tem a ver com a capacudade de aprendizagem de cada um, mas todas as independencias que ja ganhei foi tudo a praticar muito devagar.


abraços

Nofx também a ajudar...
E claro, ambos disseram que treinar devagar é muito bom e têm toda a razão ! Devagar vamos assimilando melhor e depois acabamos por tocar sem pensar... e inserimos outra coisa e outra e outra ! E como disse o Over... Voilá !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #12
.Bart
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Nov-2007
Local: porto
Mensagens: 137
.Bart será famoso em breve
Re: Independência mãos/pernas

obrigado entao pelas dicas, fiquei mais esclarecido

abraço
.Bart não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #13
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Não faz mal pisar numa boa tecla nao é?
Claro que não! E vá, como até tás a estudar na minha terrinha, na minha antiga escola e no meu antigo curso, eu até te desculpo
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #14
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
Claro que não! E vá, como até tás a estudar na minha terrinha, na minha antiga escola e no meu antigo curso, eu até te desculpo
Pois é, não há grande desculpa para nao irmos beber um copo um dia!

On-topic: E atenção que a minha expressão "Good practice makes perfect" não é contrária à mais "geral", é uma interpretação dessa! Peace everyone! E pratiquem! Bem!

Última edição de Over_drummer : Qua, 6 de Agosto de 2008 às 17:26.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #15
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de David Calhau Ver Mensagem
É pá estou todo confuso ! E capaz de ser o que tinha dito...mas esses triplex e quarters. e nao sei que...que nao faco ideia o que sao, partiram me todo !
Somos 2... e imagina agora a tocar xD ainda pior é (falo por mim)

Tudo tem a ver com estudo, praticar todos os dias e muita experinência, mas como é normal, alguns chegam lá mais rápido que outros
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #16
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

ya! Só que alguem que explique os triplets e os quarters e não sei que ! Estudo música...e nunca ouvi tais palavras ! xDD
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #17
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Independência mãos/pernas

triplets são sequencias de três notas com o mesmo membro: exemplo: RRR LLL RRR LLL - sendo R=mao direita e L=mão esquerda

E outro já deves ter percebido hehe RRRR LLLL RRRR LLLL
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #18
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

Tipo, tambem pensei que fose isso...mas eu diria triplas...e depois quatro notas, sei la ! Que raio de nomes ! xD

Mais uma vez thanks over !

Abraço !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #19
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de David Calhau Ver Mensagem
Tipo, tambem pensei que fose isso...mas eu diria triplas...e depois quatro notas, sei la ! Que raio de nomes ! xD

Mais uma vez thanks over !

Abraço !
Sabes como é, há aqueles nomes convencionais para podermos comunicar melhor uns com os outros. É o exemplo da cifra americana. Nós dizemos dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Mas se quiseres falar com alguem de fora vai ter de dizer C, D, E, F, G, A, B.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #20
consciouness
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: gondomar
Mensagens: 115
consciouness está no bom caminho
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de Batecas Ver Mensagem
"Practice makes perfect"

Este é o melhor conselho que te posso dar.
Há de facto pessoas que por natureza têm mais independencia de membros do que outras, mas à partida tudo se atinge através da prática (a não ser se sejas um tipo completamente descordenado, que não consegue mexer um braço sem mexer uma perna também e nesse caso não serias baterista, portanto estás safo!).

Quando é que essa independencia começa a surgir? Quando deixamos de pensar no que estamos a fazer e simplesmente fazemos.
Por vezes falamo da independencia de membros e pensamos em dois braços e duas pernas, mas esquecemo-nos do mais importante: o cérebro.
A coordenação está lá em cima, e não numa mão ou num pé. Os membros apenas fazem o que o cérebro lhe ordenar. Portanto a interdependencia desenvolve-se quando o cérebro é capaz de transmitir, em simultaneo, diferentes informações rítmicas (vamos chamar-lhes assim para simplifcar) a cada um dos membros.

Vamos imaginar que numa primeira fase, necessitamos de 100% de atenção para tocar coordenadamente. É uma fatia de 25% para cada membro. Se algum membro necessitar de mais atenção, não há margem para manobra e algo vai falhar.

Com o desenvolvimento técnico, cada vez menos necessitamos de estar a pensar no que estamos a fazer, o que significa que se estivermos a fazer um pattern complicado com os pés, que exija por ex. 75% de atenção, os outros 25% são mais que suficientes para as mãos, visto que essa informação já foi interiorizada anteriormente.

É muito importante não querer fazer tudo ao mesmo tempo. Começa por dominar um dos elementos. Quando esse estiver dominado, deixará de ser uma preocupação e poderás incorporar outro.

Portanto tudo se resumo a muito treino e vontade de procurar desafios. Não basta ficar pelo 4/4 rockeiro para desenvolver estas capacidades, é necessário esticar sempre um pouco mais o limite.

Quando deres por ti simplesmente a fazer, em vez de pensar, é sinal que estás a progredir e que é tempo de novos desafios!


Um abraço!

Nuno Oliveira
É assim mesmo que se fala. Batecas tens toda a razão. O cérebro é que comanda tudo.
Já agora quem quiser ver a independencia levada aos limites, veja o dvd Drum Pad 20 Anniversary show, reparem no Mike Mangini e a sua extrema independencia, e ainda por cima ele explica como se faz nos extras. Mas acima de tudo é preciso "cabeça", ou seja cérebro.
consciouness não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #21
David Calhau
 
Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 803
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Sabes como é, há aqueles nomes convencionais para podermos comunicar melhor uns com os outros. É o exemplo da cifra americana. Nós dizemos dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Mas se quiseres falar com alguem de fora vai ter de dizer C, D, E, F, G, A, B.

Ya ya !

Eheheh !

Abraço !
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #22
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Esta é uma questão muito importante e só tenho pena de agora nao ter muito tempo para a desenvolver. No entanto já todos ouviram dizer "Practice makes it perfect". Bom, não será bem assim! (uuuuuuuh, polémica). Eu gosto mais da versão "Good practice makes it perfect". Ou seja, quanto mais metódico for o nosso estudo, quanto mais centrado, quando mais "focused" for, mais produtivo vai ser o estudo.

No caso óbvio da independência pés/mãos (condição sine qua non para tocar bateria), mais uma vez esta nova "lei" se aplica: estudem membro a membro qual a frase ritmica destinada. Exemplo: cascára na mao direita, tarola 2 e contratempo de 4 na esquerda, pé esquerdo a marcar um cowbell a tempo e o direito a fazer doubles tipo II;II;II (sendo o ponto virgula pausa) - estudem tudo em separado e masterizem bem esses patterns. Depois tentem adicionar outro membro (exemplo mão esquerda+direita) e depois um terceiro membro e finalmente o quarto membro. Voilá, tão a tocar um ritmo de poliritmia complicado! Espero ter ajudado!

LEMBREM-SE: SEMPRE A TREINAR DEVAGAR, não há comprimidos para tocar bem, só o estudo nos leva para além dos nossos limites!
Comeste-me a cabeça mas o essencial ficou retido!hehehehe
Practicar bem practicado!!! On Fire!!!

Abraço
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Agosto de 2008   #23
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: Independência mãos/pernas

Citação:
Mensagem Original de .Bart Ver Mensagem
tenho uma pequena duvida:

esta independencia entre maos/pernas atinge-se como? chegará a um ponto em que se consegue q, por exemplo, uma mao se mova "sozinha" com um certo ritmo concentrando-nos mais noutros elementos?

ou temos de encaixar todo e cada beat uns nos outros concentrando-nos em todos ao mesmo tempo?

n sei se entenderam o q quis dizer, mas espero k percebam, e apenas uma pequena duvida

abraço
Boas! Bem, quando não andava na bateria imaginava-me a tocar, ou seja fazia os gestos... E um dia consegui =D.

Treina e vais lá xD.

Última edição de Pearl_addicted : Qui, 7 de Agosto de 2008 às 09:46. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
Uma dúvida: Como apertam os pratos? (Choques, ride, crashes, splashes, etc.) locust Pratos (Cymbals) 31 Seg, 17 de Setembro de 2007 15:19



São agora 12:44. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it