Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Apreciação e Debate de Escolas e Professores
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Apreciação e Debate de Escolas e Professores Questões sobre escolas de música, professores particulares, métodos de ensino, preços de aulas da bateria, percussão, etc.
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anúncios!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #1
Kaiora
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Carnaxide
Mensagens: 43
Kaiora será famoso em breve
Ajuda e aconselhamento para aulas particulares

Boas a todos.
Nunca toquei bateria, mas vou passar a bater nela. Sim porque inscrevi-me em aulas de bateria e de certeza que vai levar tempo até conseguir produzir alguma sonoridade agradavel de se ouvir. ehehe

Pois bem a minha dúvida é o seguinte, como não tenho vicios nem manias face a este instrumento, gostaria d saber a vossa opinião referente ao tipo de estudos que devo seguir.

Já vi aqui muitos posts de pessoal que só querem tocar, Punk, Rock, Hard, Jazz, etc.
No meu caso gostaria de tocar de tudo e conseguir tocar também conforme o meu mood, básicamente tornar-me um baterista diversificado/multifacetado nos diversos estilos que existem.

Por isso gostaria da obter ajuda/aconselhamento da vossa parte referente ao rumo que devo seguir afim de atingir este objectivo.

Vou ter aulas com um professor que ministrava aulas no hot e agora na JBJazz, por aconselhamento de um amigo meu musico, mas será que isto não é demais para mim Jazz! Ritmos, compassos, etc complexos para um rookie, pensei eu. O que ele me disse foi se " conseguires desenvolver-te no Jazz tocas tudo e um par de botas".

Será mesmo assim?
Não é demasiado par mim?

Por isso gostaria de saber a vossa opinião e o rumo mais acertado a tomar.

Quero desde já agradecer-vos pelas vossa opiniões.

Cumps
Kaiora não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda e aconselhamento.

O professor tem de primeiro de tudo analisar a tua capacidade actual e começar a partir daí.
Ninguém melhor que ele para criar um plano de evolução para ti.


Acerca do que ele diz:
" conseguires desenvolver-te no Jazz tocas tudo e um par de botas".
Epá, não concordo e acho até uma opinião arrogante e fora da realidade.

Há um baterista de renome internacional (não me lembro do nome agora), que disse:
"é complicado para um baterista de rock atinar com as dinâmicas do jazz, mas metam um baterista de jazz a tocar forte no tempo certo no rock para ver como ele se sai".
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #3
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Ajuda e aconselhamento.

se não tens vícios, e se o teu professor for responsável no ensino, vai fazer de tudo para que não os ganhes. eu falo por experiência própria, pois também iniciei as aulas sem nunca ter tocado, e ele `*as vezes chama-me a atenção para pequenos pormenores que se podem tornar em vícios. vai com a maré, ao teu tempo, mas sem a praticar bastante.
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #4
Kaiora
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Carnaxide
Mensagens: 43
Kaiora será famoso em breve
Re: Ajuda e aconselhamento.

Miguel Martinho.
Acredito que ele ao dizer isso não foi no intuito de dizer que uma baterista de Jazz é melhor ou pior que os outros, mas sim no intuito do desenvolvimento psicomotor.

Mas como disse gostaria de ser diversificado, pois acredito que no futuro vou-me sentir melhor com um estilo que outro, só ainda não sei qual.

Gosto muito de Funk no estilo do baterista de Jamiroquai, Maceo Parker, mas depois também gosto por vezes de coisas mais pesadas como X-Japan, Therapy entre outros.

Por isso as minhas dúvidas.

Cumps
Kaiora não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda e aconselhamento.

Não sei quem é o teu professor, mas há bateristas que tocam e ensinam um pouco de tudo.
Se o teu objectivo não é ficares somente no jazz fala isso com o teu professor e diz que queres aprender a tocar outros estilos, que queres tocar funk, rock, etc., e que queres aprender as bases desses estilos.
Se ele insistir na ideia que te vai ensinar jazz (só jazz), e que com isso vais tocar tudo, então, aconselho-te a procurares outro professor.

É a minha ideia. Certamente haverá quem te diga o contrário, e quem te dê outras soluções.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #6
Kaiora
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Carnaxide
Mensagens: 43
Kaiora será famoso em breve
Re: Ajuda e aconselhamento.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Não sei quem é o teu professor, mas há bateristas que tocam e ensinam um pouco de tudo.
Se o teu objectivo não é ficares somente no jazz fala isso com o teu professor e diz que queres aprender a tocar outros estilos, que queres tocar funk, rock, etc., e que queres aprender as bases desses estilos.
Se ele insistir na ideia que te vai ensinar jazz (só jazz), e que com isso vais tocar tudo, então, aconselho-te a procurares outro professor.

É a minha ideia. Certamente haverá quem te diga o contrário, e quem te dê outras soluções.

Miguel,
houve aqui um mal entendido.
Não foi o professor que mencionou que o Jazz dava para tocar tudo e um par de botas.

Se dei entender isso peço desculpa.

Mas quem me disse isso foi um amigo meu e não o professor.

Mas queria agradecer o teu parecer, vou falar com o prof e explicar-lhe melhor a minha ideia.

Última edição de Kaiora : Ter, 30 de Março de 2010 às 14:22.
Kaiora não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #7
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda e aconselhamento.

AH, ok. Peço desculpa então.

De qualquer maneira isso não invalida de falares com o professor e transmites o que gostavas de vir a tocar no futuro. Que géneros gostarias de tocar, etc.
Convém deixares bem claro o que pretendes do teu professor para daqui a uns tempos não te começares a sentir desiludido com o rumo que as aulas vão tomando.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #8
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Ajuda e aconselhamento.

Boas Kaiora, eu era autodidactico mas de a um ano para ca estou com aulas de bateria e logo no inicio fez referencia ao meu prof. que queria aprender um pouco de tudo, tal como tu queres e o que ele me disse foi que um bom professor ensina um pouco de tudo do inicio ao fim. Em 1 ano ja completei 2 livros e agora vou para o 3º que é de Funk Fusion, mal espero pelo que vai sair dali, mas na proxima aula ja tenho o livro felizmente.
Acho bom aprender um pouco de tudo e depois no que gostares mais especializares te naquele tipo de música. Há por ai muitos baterias a tocar que usam tecnicas, por exemplo jazz, e tocam rock indie. Tambem vi um post por ai a um tempo que o baterista dos Metallica o Lars Ulrich tinha aprendido numa escola de Jazz e usa algumas tecnicas do jazz, acho que foi isto que li, pelo menos parecido.

Portanto, em conclusao, aprende tudo, so faz e bem e nao perdes nada com isso e vai no teu ritmo, nao queiras ir depressa pois isso da m****.

Abraço

João Isaac
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #9
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda e aconselhamento.

Citação:
Mensagem Original de Yzak Ver Mensagem
Tambem vi um post por ai a um tempo que o baterista dos Metallica o Lars Ulrich tinha aprendido numa escola de Jazz e usa algumas tecnicas do jazz, acho que foi isto que li, pelo menos parecido.

Portanto, em conclusao, aprende tudo, so faz e bem e nao perdes nada com isso e vai no teu ritmo, nao queiras ir depressa pois isso da m****.

Abraço

João Isaac
Deves estar enganado acerca do baterista em questão.
Mesmo nos bons tempos do Lars, não me lembro de ele ter abordagens jazzisticas na maneira como tocava.
O pai dele é que era dono de um clube de jazz, mas não sei se o Lars alguma vez se interessou verdadeiramente em aprender a tocar jazz.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #10
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Ajuda e aconselhamento.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Deves estar enganado acerca do baterista em questão.
Mesmo nos bons tempos do Lars, não me lembro de ele ter abordagens jazzisticas na maneira como tocava.
O pai dele é que era dono de um clube de jazz, mas não sei se o Lars alguma vez se interessou verdadeiramente em aprender a tocar jazz.
Pois, ainda ei de encontrar esse post, pois ja nao me lembro bem. Sei que estava de alguma maneira ligado ao jazz, mesmo assim Miguel, acredito que haja por ai bastantes bateristas de Metal que passaram pelo Jazz. Se nao, deveriam ter aprendido, pois quanto mais aprenderes mais qualidades adquires, algo que tenho sentido de tempo para tempo.

Peço desculpa entao por me ter enganado!

Abraços
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #11
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda e aconselhamento.

Sim, eu sei que há muitos bateristas que tiveram formação de jazz e que tocam metal! Mas não começaram a tocar metal porque aprenderam jazz!

Bem, mas já há por aí um tópico a falar sobre jazz e a sua "filosofia de existência".
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #12
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Ajuda e aconselhamento.

corrijam-me se estiver errado, grande parte dos membros de slinpknot, não tiveram a escola de jazz?
provavelmente estou errado, mas já ouvi isso em qualquer lado...
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #13
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda e aconselhamento.

Citação:
Mensagem Original de nutdesign Ver Mensagem
corrijam-me se estiver errado, grande parte dos membros de slinpknot, não tiveram a escola de jazz?
provavelmente estou errado, mas já ouvi isso em qualquer lado...
Epá, isso não abona grande coisa a favor deles nem do jazz
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #14
Kaiora
 
Membro desde: 30-Mar-2010
Local: Carnaxide
Mensagens: 43
Kaiora será famoso em breve
Re: Ajuda e aconselhamento para aulas particulares

Obrigado a todos pelo parecer.
É mesmo isso que vou fazer tentar aprender de tudo, pois mais vale bagagem em excesso que neste caso resume-se em conhecimento do que bagagem a menos.

Porque no fim o que interessa é tocar e bem bateria qualquer que seja o estilo, pois provavelmente se tornarmo-nos musicos profissionais vamos mesmo ter de tocar de tudo.

Cumps a todos.
Kaiora não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #15
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Ajuda e aconselhamento para aulas particulares

Por experiencia propria, e acho que todos se sentem assim, quando aprendes mais e mais, cada vez te divertes mais na bateria, quando consegues fazer aquelas cenas que ha uns meses achavas impossivel vais curtir um molho.
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #16
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: Ajuda e aconselhamento para aulas particulares

Citação:
á um baterista de renome internacional (não me lembro do nome agora), que disse:
"é complicado para um baterista de rock atinar com as dinâmicas do jazz, mas metam um baterista de jazz a tocar forte no tempo certo no rock para ver como ele se sai".
Mike Mangini,na edição de 2006 do modern drummer festival.
não posso estar mais de acordo com ele.

Foi mais ou menos isso q ele disse. advertiu ao pessoal do jazz que tocar forte mesmo em cima do metronomo com precisão nao é tao facil como eles pensam que é. (sim porque ha muita gente do jazz q pensa q é facil, e que tocam jazz e sao "Rambos"... depois quando chegam lá, nao conseguem).
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL

Última edição de Carlos Ramos : Ter, 30 de Março de 2010 às 17:21.
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 30 de Março de 2010   #17
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Ajuda e aconselhamento para aulas particulares

Citação:
Mensagem Original de Carlos Ramos Ver Mensagem
Mike Mangini,na edição de 2006 do modern drummer festival.
não posso estar mais de acordo com ele.
Pois, bem me parecia que era o Mangini, mas como não tinha a certeza se teria sido ele ou um outro optei por não colocar nomes.

O Mangini é um bom exemplo de um bateristas que detém o conhecimento de diversos estilos e que os sabe usar.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Estudo: Fisiologia do Baterista shorebrak Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Seg, 14 de Março de 2011 19:14
Aconselhamento geral sobre o Tamanho das Peles. Pedido de ajuda. guilhas Baterias Acústicas 22 Ter, 19 de Fevereiro de 2008 19:40
Passagem de bateria electronica para acustica...ajuda Luis Trocado Aconselhamento para a compra de material 7 Sex, 23 de Novembro de 2007 13:02



São agora 13:24. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it