|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Apreciação e Debate de Escolas e Professores Questões sobre escolas de música, professores particulares, métodos de ensino, preços de aulas da bateria, percussão, etc. ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anúncios! |
Opções |
Sáb, 23 de Julho de 2011 | #1 |
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
|
Bateria no ensino especializado
Informação importante especialmente direccionada para quem está a pensar em seguir a via da educação musical.
Para os que não sabem, mas os conservatórios e academias de música oficiais já contam com o instrumento Bateria nas lista de especializações Antes só havia percussão, mas desde este ano que a Bateria passou também a figurar como instrumento oficial dentro do ensino oficial. Extracto do despacho emitido ainda pela anterior Ministra da Educação: "por despacho de Sua Excelência a Ministra da Educação, de 03/08/2010, foi homologada, ao abrigo do disposto no nº 2, do artigo 1º, da Portaria nº 691/2009, de 25 de Junho, a inclusão de um novo Instrumento – Bateria – na lista de instrumentos dos cursos do ensino artístico especializado da Música, a partir do presente ano lectivo. A frequência desse instrumento é permitida em todos os anos de escolaridade para os quais a referida portaria produz efeitos, observadas que sejam as normas de admissão constantes da mesma. Isto além de ser importante para quem vai entrar para o ensino especializado da música, é também importante para os restantes bateristas que vêem assim o seu instrumento ser reconhecido oficialmente como sendo um instrumento rico e que merece constar no ensino oficial. Nota: O membro Nelson_loud está a tentar obter um texto da parte do responsável que lutou para que a Bateria passasse a figurar no ensino oficial.
Sáb, 23 de Julho de 2011 | #2 |
Membro desde: 25-Abr-2011
Local: Braga
|
Re: Bateria no ensino especializado
Excelente notícia, eu pessoalmente fico bastante satisfeito, que já estive a pensar estudar/especializar bateria em academia ou conservatório e deparei-me com aquele ''mal'' que é só existir o curso de percussão e daí ter que passar pelos mais variados instrumentos da vertente da percussão e não dar digamos a devida importância à bateria que afinal seria esse o fim para que estava nesse estudo.
Pequena dúvida Miguel, essa alteração abrange todas as academias/conservatórios, já entrou em vigor pelo que percebi certo? Abraço |
Sáb, 23 de Julho de 2011 | #3 |
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
|
Estou à espera de ter um texto mais oficial da parte do responsável por esta luta que certamente irá responder melhor a essa questão, mas pelo que sei sim, as academias e conservatórios oficiais já têm a bateria como instrumento oficial de formação.
Esta informação foi-me transmitida ontem pelo Nelson que talvez até melhor que eu consiga responder a isso - eu não tenho ligações nestes meios e ele tem.
Sáb, 23 de Julho de 2011 | #4 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
|
Ahhh! Afinal nem tudo foi mau com o Socas!
Desculpem o off topic, mas não resisti... Mário |
Dom, 24 de Julho de 2011 | #5 |
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
|
Óptimas noticias ! Já tinha pensado em seguir percussão quando saísse do secundário, mas seguir bateria seria ainda melhor!
Qualquer das maneiras levo da cabeça dos meus país por seguir isso |
Dom, 24 de Julho de 2011 | #6 | |
Membro desde: 24-Ago-2007
Local: Ponte de Lima
|
Citação:
Abraço. |
|
Dom, 24 de Julho de 2011 | #7 |
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
|
Vá lá... Uma grande notícia (já que estas, praticamente, não têm existido)!
Acho muito bem e acho que vai contribuir para uma melhor formação, sem dúvida. A bateria engloba e exige de nós todas as partes do corpo e isso é que faz com que este seja um instrumento tão rico!
Seg, 25 de Julho de 2011 | #8 |
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
|
Boas, já ando a algum tempo a matutar nisto e queria mesmo seguir música se possível bateria.
Pesquisei , pesquisei mas fiquei ainda a perceber menos. Pode ser que me ajudem. Há cursos SUPERIORES de um único instrumento, ou temos de seguir mesmo p.e ( História da Música ) , e essas disciplinas ? E em que sítios me posso inscrever ( dêem-me sites que eu pesquiso ) Cumps |
Seg, 25 de Julho de 2011 | #9 |
Membro desde: 24-Ago-2007
Local: Ponte de Lima
|
|
Ter, 27 de Setembro de 2011 | #10 |
Membro desde: 24-Jul-2010
Local: ALMADA
|
O ano passado andei a pesquisar cursos e deparei-me com esse problema, percurssão é muito à base de "lâminas", ou seja, vibrafone e outros que tais. Se realmente passou a existir bateria é uma vitória para todos nós!
|
Ter, 27 de Setembro de 2011 | #11 | |
Membro desde: 11-Ago-2011
Local: leiria
|
Citação:
Não concordo com o que dizes. Eu tou a tirar curso profisional de sopros e percussao e nao e bem assim,timpanos, caixa e multi percussoes e lixado. Agora cada um tem a sua opiniao |
|
Opções | |
|
|
Assuntos Semelhantes | ||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Como escolher uma bateria - Passo a passo | Superdgs | Aconselhamento para a compra de material | 24 | Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57 |
O meu projecto: Ensino da bateria a pessoas com Trissomia21 | Pipó | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 42 | Sáb, 6 de Março de 2010 23:58 |
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras | andre_vg | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 7 | Dom, 12 de Julho de 2009 02:46 |
APRECIAÇÃO/DIVULGAÇÃO: Bateria Digital Yamaha dtxplorer (sem fotos) | ZXT | Baterias Electrónicas | 3 | Sáb, 9 de Fevereiro de 2008 18:28 |