Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Sex, 14 de Março de 2008   #1
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Remover ferrugem - Como fiz:

Boas comunidade.

Aqui há tempos, o meu prof de bateria contou-me de um gajo que comprou uma ludwig, mas depois se veio a arrepender pois esta "desmanchou-se" toda. Isto é, as ferragens, aros e parafusos estavam cobertos de ferrugem, que tinha passado para a madeira. Reparei que a minha bateria sofria do mesmo sintoma, mas não tão agravado. Como qualquer doença, quanto mais cedo for tratada melhor. Pedi umas opiniões, dei uma vista aqui no forum e resolvi fazer por mim mesmo.
Aqui se seguem os passos (digo desde já que precisa de muita paciência e que não sou nenhum profissional):

O timbalão com ferrugem nos parafusos e lugs (os aros não estão, como se vê :] =:



Algum do material que usei:

Lixa d'água (penso que é esse o nome correcto)
Limpa Metais
Lubrificante
Óleo de Cedro
Clip
Um pano para cada produto (3 panos)


Com o clip e com a lixa, lixar os parafusos:



De seguida passar um pano pela madeira para limpar vestigios de ferrugem e aplicar o Óleo. Passar um pano seco de seguida para absorver excessos.

Enquanto seca, aplicar o limpa-metais nos aros e lugs, passar um pano seco e depois o lubrificante, usando o mesmo processo.



Agora a parte mais complicada, cansativa e demorada do processo total: Limpar os parafusos.

Como os lixei dentro de casa não me apercebi que parte deles ainda se encontravam enferrujados, por isso, depois de colocar fita-cola para evitar que os produtos passem para a madeira, passei mais uma lixadela.




O resultado final de uma "linha vertical" de parafusos, depois de lixados, ter passado limpa-metais e lubrificante:



Passar um pano seco por toda a madeira seguida de Óleo de Cedro.
A parte de dentro dos parafusos não foi lixada, creio que não deverá fazer diferença, desde que a parte que contacta a madeira não esteja enferrujada.

Julgo que prologuei a vida deste timbalão por mais uns anos.
Algum aspecto negativo ou opinião?

Abraço.
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Março de 2008   #2
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

bom trabalho

cumpz
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Março de 2008   #3
r0cks7ar
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 226
r0cks7ar tem uma aura espectacular à voltar0cks7ar tem uma aura espectacular à voltar0cks7ar tem uma aura espectacular à volta
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

boas!

se calhar devias ter tirado os parafusos... na export que estou a restaurar, a própria anilha k segura os parafusos enferrujou e deixou marca na madeira...

podias experimentar tirar um para ver o estado da anilha por baixo...

abraço!
r0cks7ar não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Março de 2008   #4
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

Bom,
Mas mais fácil e eficaz é tirar todas as peças metálicas e deixá-las uns minutos dentro de um recipiente com ácido removedor de ferrugem.

Este ácido queima a oxidação, transformando-a numa capa protetora.
É usado por bate chapas em automóveis.

NB
--
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Março de 2008   #5
r0cks7ar
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 226
r0cks7ar tem uma aura espectacular à voltar0cks7ar tem uma aura espectacular à voltar0cks7ar tem uma aura espectacular à volta
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

Citação:
Mensagem Original de nunobaiao
Bom,
Mas mais fácil e eficaz é tirar todas as peças metálicas e deixá-las uns minutos dentro de um recipiente com ácido removedor de ferrugem.

Este ácido queima a oxidação, transformando-a numa capa protetora.
É usado por bate chapas em automóveis.

NB
--
nas peças mais pequenas, como parafusos e anilhas, foi o que fiz, por ex...

mas se calhar o campos não está habituado a desmontar a bateria e optou por um método mais soft.

mas, sim, tens razão, nuno. é uma solução mais práctica e duradoira essa de mergulhar os parafusos em ácido para fazer a reacção até porque lixando, ficam sempre micro-vestígios de oxidação que mais tarde voltarão a dar problemas. eu tenhu usado ácido orto-fosfórico.

abraço!


p.s.: que batera é essa, campos? os lugs são iguais aos da minha export...

Última edição de r0cks7ar : Sex, 14 de Março de 2008 às 22:41.
r0cks7ar não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Março de 2008   #6
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

Lembrei-me disso depois de ter feito isto. Já tinha pensado em fazê-lo amanhã, pois ainda só fiz de um timbalão. Amanhã á noite devo ter umas fotos novas. Foi a primeira "bricolage" que fiz á bateria, e vinda de mim nunca poderia ter sido grande coisa
Obrigado .

Abraço.
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 14 de Março de 2008   #7
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

Citação:
Mensagem Original de r0cks7ar
p.s.: que batera é essa, campos? os lugs são iguais aos da minha export...
Yamaha Power V-Special.

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=5808
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 15 de Março de 2008   #8
jonh_semen
 
Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
Mensagens: 154
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

Boas

Penso que o melhor e fazer como fiz visto que não fica nada dispendioso e dura o resto da vida.
Bem, fui a uma casa de ferragens e comprei anilhas e parafusos iguais aos da minha century(que estavam bem enferrujados), mas em aço inox, ou seja, não voltam a enferrujar.

Cumpz
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 15 de Março de 2008   #9
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

eu foi 1 mais estupida foi dum amp! os parafusos tavam cheios de ferrugem, saquei os todos, meti num recipiente com lixivia e dps bye bye ferrugem! haha neo blanc rula
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 16 de Março de 2008   #10
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
Re: Remover ferrugem - Como fiz:

bom trabalho, mas mesmo assim axo k deverias ter tirado todas as ferragens para nao aparecer tao cedo.
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
Como remover a ferrugem dos elementos metálicos da minha Sonor Force 3007? zeze byte Baterias Acústicas 7 Qua, 17 de Março de 2010 11:52
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como remover ferrugem de kit antigo? Nevermore Baterias Acústicas 10 Ter, 11 de Março de 2008 19:39



São agora 17:19. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it