Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Qui, 1 de Junho de 2006   #1
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Ideia BRICOLAGE: Como aproveitar pratos velhos - "Ogre Stack" de 11'' (com fotos)

Boas

Há dias adquiri um china de 20'' no eBay, o qual ainda aguardo que chegue, para substituir o meu antigo china de 18'' Paiste 200, que já apresentava uma grande extensão de danos, nomeadamente, tinha uma fatia cortada e uma racha até 3'' do centro [vejam nas fotos].

Também adquiri há menos de uma semana um novo crash de 16'' [ Paiste 802] para substituir o meu já também danificado Paiste Alpha crash 16'' e este já está montado [review também dispnível].

Tendo dois pratos danificados e com substitutos à porta, decidi tentar a minha sorte na construção de um stack [ou lá como se chama], numa tentativa de os aproveitar. E eis o resultado.

Paiste Alpha 16'' crash:

Dirigi-me a uma serralharia e pedi encarecidamente que me cortassem o prato no torno, uma vez que fica perfeitinho e as hipóteses de voltar a rachar são menos do que se for cortado à rebarbadeira. Dado a racha ser já muito grande, o prato ficou com um diametro de cerca de 11''. Testei-o sozinho e coitado, o som que resultava assimilava-se bastante a um bell. Não contente, martelei-o à mão com a intenção de aligeirar a liga do prato. Dito e feito. Ficou algo disforme, mas o som já era bem melhor, embora não servisse os meus propósitos por si só.

Paiste 200 18'' china:
Na mesma serralharia e já com o molde do pato anteior,pedi que mo cortassem tal como o outro prato. O diâmetro ficou o mesmo, com uma pequena racha e um bocadinho fatiado. Dado ser um china, tal como ele ficou após o corte, o rebordo do prato estava algo afiado e previa uma fortuna em futuras baquetas. Mais uma vez, marteilei o prato À mão, no sentido de baixar a borda do prato para não danificar a baqueta. O som do prato cortado apresentava-se seco mas eficaz, faltava-lhe algum brilho e sustain.

O resultado:

Montei os dois pratos, com o Alpha por baixo e o 200 por cima, e eis que se fez som. O prato assimila-se a um china de pequenas dimensões, com bom feeling e algum sustain e brilho. Apesar do aspecto algo feio do resultado final, a verdade é que tudo resultou muito bem e não poderia ter ficado mais satisfeito com o aproveitamente de dois pratos que sempre me foram muito queridos, pois já os tinha há cerca de 6 anos.

Como tal e visto ser um stack único, resolvi baptizá-lo de Ogre Stack [correcções ao termo stack são benvindas].

Fotos do resultado final:





Achei por bem postar isto, uma vez que nem sempre temos de nos desfazer dos pratos, até porque o dinheiro não é muito.

Fiquem bem
D-Ogre
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 1 de Junho de 2006   #2
_TASSE_
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 2.119
_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe_TASSE_ é mesmo fixe
da sempre pa fazer pratos de efeitos ou pendura-los na parede como recordaçao!!!!!
__________________

_TASSE_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Junho de 2006   #3
Reidadroga
 
Membro desde: 17-Abr-2006
Local: Oliveira de Azemeis
Mensagens: 312
Reidadroga será famoso em breve
Ah ah ah

Bom efeito

Este pessoal muito gosta de bricolage...

Foi assim q o velho zildjain começou a fabricar os pratos...Ou secalhar nao =/
__________________
Reidadroga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Junho de 2006   #4
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Bela ideia.... é esse mesmo o espírito de baterista tuga.... o desenrasca!....
"Desenrascar" / "desenrascanço são palavras tugas que não têm tradução noutras línguas...lololol

É impressão minha ou experimentaste o china pelos dois lados?

Na foto de cima o bordo parece virado para baixo e na outra parece estar ao contrário!

É que já ouvi (ou vi) algures quem virasse os pratos dos staxx e diziam que soava melhor!

Alguém me sabe explicar isso melhor?
É habitual fazer-se isso?
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Junho de 2006   #5
Reidadroga
 
Membro desde: 17-Abr-2006
Local: Oliveira de Azemeis
Mensagens: 312
Reidadroga será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de phill-hip
Na foto de cima o bordo parece virado para baixo e na outra parece estar ao contrário!

É que já ouvi (ou vi) algures quem virasse os pratos dos staxx e diziam que soava melhor!

Alguém me sabe explicar isso melhor?
É habitual fazer-se isso?
Partilho da duvida...
__________________
Reidadroga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Junho de 2006   #6
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Nops, o china só o usei com o bordo para baixo. A tua dúvida deve ser pelo facto do prato de baixo parecer plano ou assim não? É que a concavidade do prato de baixo é para cima, enquanto que o bordo do china é para baixo [não sei se me fiz entender lol].

Isto é um stack caseiro, em breve actualizo o post com fotos de mais um momento de bricolage.
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Junho de 2006   #7
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
o china está nas duas fotos com o bordo para baixo, mas na segunda foto não dá para ver a concavidade do china
Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Junho de 2006   #8
Zeus
 
Membro desde: 6-Jun-2006
Local: Barcelos
Mensagens: 251
Zeus tem uma aura espectacular à voltaZeus tem uma aura espectacular à volta
eheh bom aproveitamento.
Zeus não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 16 de Janeiro de 2007   #9
Pedro Tairum
 
Membro desde: 15-Jan-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 30
Pedro Tairum está no bom caminho
Ehe muito bem... Aproveitaste muito bem. Eu tambem tenho um crash de marca branca (planet Z) de 16'' que está todo partido mas acredita em mim que aquele nem em serralharias nem com ideias brilhantes como essa vai lá! De qualquer das maneiras, estás de parabéns pela tua ideia!
Pedro Tairum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
BateristasPT.com - A História Miguel Martinho Notícias de Primeira Página 38 Ter, 29 de Outubro de 2013 11:11
Guia de comparação entre marcas e modelos de baterias acústicas Pearl_addicted Aconselhamento para a compra de material 67 Sáb, 31 de Março de 2012 13:26
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 14:13. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it