Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas


Resposta
Opções
Não lido Qua, 18 de Junho de 2008   #1
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras') :)

ola pessoal, ainda sou um menbro novo por aqui, apresentei me a pouco e tenho vindo por aqui dar umas vistas de olhos, mas inda nao tive grande tempo pa ver muitas coisas que se calhar me podiam ajudar no que vou perguntar... mas assim tambem falo com pessoal...
é assim, pode tambem ser mania minha, mas nao gosto do som da minha tarola, (a dos outros tem sempre melhor som, isso é o que digo que e a minha mania) vajo outras baterias com um som e da minha nao tiro o k kero... lol ja mudei as peles, ja experimentei muita afinação diferente, ja mudei o snare, sei la e n xego onde quero... alguem tem dicas pa me dar pa tarola?
e quanto ao bombo?? tambem ja mudei a pele de ataque mas queria aquele som mesmo seco, akele puuu... akele grava desculpem e ate pode nem ser aqui que escrevo isto, mas tambem nao sei assim tb sempre falo
abraço pessoal [[]]
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Junho de 2008   #2
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: como tirar melhor som da minha bateria? :)

Já há vários posts sobre isto

Começa por usar o botão "Pesquisar" e a partir daí introduz palavras-chave sobre o que queiras procurar

De qualquer forma tens aqui vários vídeos de afinação so grande mestre Bob Gatzen:

Bombo ->
Tarola ->
Timbalões ->
Como estão em inglês, se não perceberes alguma coisa diz aí para te ajudarmos!!

Boa sorte!
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Junho de 2008   #3
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: como tirar melhor som da minha bateria? :)

pois inda nao pude explorar muito o forum , nem tinha visto isso do pesquisar he he ingles e na boa percebo na boa... vou ver os videos...
se alguem souber, tipo devo abafar o bombo o nem por isso, ja tenho cobertor la dentro e noto, mas mesmo assim o meu bombo ja ta melhor, agora a minha tarola, fogo serio ouço tantas k me parecem um som tao limpo, a minha nao... mas obrigado rapaz pla ajuda abraços[[]]
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Junho de 2008   #4
Tom Sawyer

 
Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Mensagens: 1.402
Tom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luzTom Sawyer é um glorioso foco de luz
Re: como tirar melhor som da minha bateria? :)

Qual é a tua tarola? Quais são as tuas peles? Que tipo de som pretendes? Precisamos de mais informação se quiseres respostas que te possam ser úteis.
__________________
begin the day with a friendly voice
a companion unobtrusive

Tom Sawyer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Junho de 2008   #5
bazybeats
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: evora
Mensagens: 77
bazybeats será famoso em brevebazybeats será famoso em breve
Re: como tirar melhor som da minha bateria? :)

estes vidios são bons




__________________
old drummers, good drummers...
bazybeats não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Junho de 2008   #6
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: como tirar melhor som da minha bateria? :)

boas...
a minha tarola é a do meu kit. pearl export series
tenho peles, remo, mudei a de resposta e a de ataque tabem. tenho remo pinstripe, tabem tenho uma controlled sound mas nao tenho posta porque tenho a outra... he he. ah e tambem uso o e ring... hugs[[]]
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Junho de 2008   #7
np_gorminus
 
Membro desde: 10-Mar-2007
Local: Sintra
Mensagens: 184
np_gorminus será famoso em brevenp_gorminus será famoso em breve
Re: como tirar melhor som da minha bateria? :)

Que tipo de som é que queres? Eu na minha tarola afinei bastante a pele de ataque e a de ressonância, quase ao máximo, e apertei também quase até ao máximo a esteira, até pode não ser a maneira mais correcta de se afinar mas só sei é que a minha tarola está mesmo como eu gosto (dentro do possível para uma bateria rasquita). As peles também influenciam muito o som, eu comprei uma genera dry, com furos, tem um som bastante controlado no centro e na borda tem harmónicozinhos nices mas tudo depende do som que quiseres tirar claro apenas estou-te a dar o meu exemplo. Agora no bombo não andei muito com afinações, meti lá para dentro uma almofada e uma manta velha e tcharam! até tá bom o som do bombo, com peles de origem e tudo. Mais uma vez pode não ser a maneira mais correcta ou até melhor de se afinar o bombo mas para mim tá bom sinceramente por isso mas como disse é mesmo como quiseres o som e não te esqueças de experimentar várias afinações, a mim demorou-me bastante tempo a chegar ao som que queria mas agora estou plenamente satisfeito

Cumps
np_gorminus não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 23 de Junho de 2008   #8
zuta_atoino
 
Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Tavira
Mensagens: 32
zuta_atoino é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: como tirar melhor som da minha bateria? :)

eu tb faço como tu estico a grelha kuase ao máximo!!
e a pele atá kuase ao limite eé o tipo de afinação k curto!!!
zuta_atoino não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Junho de 2008   #9
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

na tarola quero um som limpo, agora tambem tenho quase tudo afinado ao maximo tudo esticadinho
no bombo procuro um som seco, aquela pancada, pum e pronto que ate parece que o coraçao treme, com o pum. he he na brinca...
ja agora alguem sabe onde encontro aquelas coisas pa por no buraco do bombo, perdoem a ignorancia, mas é aquele ring, tipo esponja o nao sei... ja devem ter percebido!?
cumps amigos da batucada
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Junho de 2008   #10
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Citação:
Mensagem Original de Lights-Man Ver Mensagem
na tarola quero um som limpo, agora tambem tenho quase tudo afinado ao maximo tudo esticadinho
no bombo procuro um som seco, aquela pancada, pum e pronto que ate parece que o coraçao treme, com o pum. he he na brinca...
ja agora alguem sabe onde encontro aquelas coisas pa por no buraco do bombo, perdoem a ignorancia, mas é aquele ring, tipo esponja o nao sei... ja devem ter percebido!?
cumps amigos da batucada
Na tarola queres um som limpo? Como assim?

No bombo, Evans EMAD2, Remo PowerSonic ou Aquarian SuperKick II.

As "coisas pa por no buraco do bombo" a que te estás a referir devem ser estas:
http://montidrums.com/opencartshop/i...product_id=159
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Junho de 2008   #11
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

na tarola nao sei explicar mas inda nao encontrei o tipo de som que quero...
no bombo ja tenho emad2, ficou bem melhor mas msm assim inda sai o som um pouco aberto... e nao aquela batida seca...
entao e axam que esses tais bass drum o's ajudam??? o sao uteis??
e os falam slam pads que axam??? a batida fica mais seca por isso???
cumps bateristicos
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Junho de 2008   #12
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Citação:
Mensagem Original de Lights-Man Ver Mensagem
na tarola nao sei explicar mas inda nao encontrei o tipo de som que quero...
no bombo ja tenho emad2, ficou bem melhor mas msm assim inda sai o som um pouco aberto... e nao aquela batida seca...
entao e axam que esses tais bass drum o's ajudam??? o sao uteis??
e os falam slam pads que axam??? a batida fica mais seca por isso???
cumps bateristicos
Ainda não tens Falam Slam???? Com uma pele dessas não me atrevia a tocar-lhe sem um Falam Slam... Compra da remo... São dos melhores.
Experimenta ver os videos do Bob Gatzen. Ele usa uma técnica que é o Lowest Pitch Possible, ou assim, que consiste em fazer um pouco de pressão com a mão na pele e deapertar até ver rugas. Depois voltas a apertar até as rugas desaparecerem... Acho que é assim. Se não é, é parecido.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 29 de Junho de 2008   #13
Mr. Maker
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 23-Abr-2008
Local: Guarda
Mensagens: 76
Mr. Maker será famoso em breve
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Tenho uma duvida nos timbaloes. No video dele so afina uma pele, ou seja, a afinaçao nas duas é do mesmo género? Se nao como fica a pele de ataque?
Mr. Maker não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 30 de Junho de 2008   #14
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
Ainda não tens Falam Slam???? Com uma pele dessas não me atrevia a tocar-lhe sem um Falam Slam... Compra da remo... São dos melhores.
Experimenta ver os videos do Bob Gatzen. Ele usa uma técnica que é o Lowest Pitch Possible, ou assim, que consiste em fazer um pouco de pressão com a mão na pele e deapertar até ver rugas. Depois voltas a apertar até as rugas desaparecerem... Acho que é assim. Se não é, é parecido.
Pelo que percebi ele mete a mão no centro da pele e vai desapertando até aparecerem "rugas" (com a mão sempre a apertar o centro da pele). Depois aperta um pouco para as rugas subirem até ao "parafuso" (tens que manter as rugas). Depois tiras a mão do centro da pele e a pele tá lisinha

Vê isto:
JoseZ adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 58 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Mr. Maker Ver Mensagem
Tenho uma duvida nos timbaloes. No video dele so afina uma pele, ou seja, a afinaçao nas duas é do mesmo género? Se nao como fica a pele de ataque?
Afina as duas peles com o mesmo tom

Só na tarola é que o tom tem que ser diferente

Última edição de JoseZ : Seg, 30 de Junho de 2008 às 01:47. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #15
kramer
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 28-Jun-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 195
kramer está no bom caminho
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

eu costumo por uma manta no fundo do bombo, apertar pouco a pele de ataque e deixar de ressonancia ali no meio termo. cm uma boa pele tipo SK II chegas lá num instante!

o meu problema é q ainda nao a tenho

na tarola uso o sistema usual: ring, muitos apertos e está a andar! aí nao te posso ajudar muito !

abraço
kramer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 1 de Julho de 2008   #16
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

boas...
quanto ao falam slam pad, ja tenho foi mesmo descuido e deixar andar, ja tinha na outra pele que tinha antes e quando pus a emad2 esqueci...
ja agora akeles tais O's para por no buraco do bombo, sao tipo um autocolante ou tipo de uma esponja? akilo faz efeito? se alguem souber ou tiver e ja experimentou diga...
gracias cumps [[]]
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Julho de 2008   #17
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Citação:
Mensagem Original de Lights-Man Ver Mensagem
boas...
quanto ao falam slam pad, ja tenho foi mesmo descuido e deixar andar, ja tinha na outra pele que tinha antes e quando pus a emad2 esqueci...
ja agora akeles tais O's para por no buraco do bombo, sao tipo um autocolante ou tipo de uma esponja? akilo faz efeito? se alguem souber ou tiver e ja experimentou diga...
gracias cumps [[]]
Deixo te aqui um grande tópico iniciado pelo sr. tony_dr1ve: http://www.bateristaspt.com/forum/sh...aco+pele+bombo
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Julho de 2008   #18
kekilia
 
Membro desde: 23-Jun-2008
Local: SMFeira
Mensagens: 31
kekilia está no bom caminho
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

uau +.+
segui estes passos e deu mesmo resultado :'D
obrigáda zx'
kekilia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Julho de 2008   #19
JoeyJordison
 
Membro desde: 16-Abr-2008
Local: Lisboa/Sintra
Mensagens: 60
JoeyJordison está no bom caminho
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Hey, sempre podes por um cbertor o coisa do genero junto a pele..é o que resulta melhor da aqele 'pum' que tanto queres, é como esta no meu bombo..espero ajudar! ^^
Cumpz
__________________
Morte aos mitras e viva o METAL \m/ xD
JoeyJordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Julho de 2008   #20
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

pois o cobertor tb ja tenho, assim que comprei a bateria a uns anos pus logo... agora andava a ver era se havia mais a fazer...
tao e akeles O's que se mete no buraco do bombo como ta no video dao resultado, ou o k fazem???
cumps[[]]
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 2 de Julho de 2008   #21
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Citação:
Mensagem Original de Lights-Man Ver Mensagem
pois o cobertor tb ja tenho, assim que comprei a bateria a uns anos pus logo... agora andava a ver era se havia mais a fazer...
tao e akeles O's que se mete no buraco do bombo como ta no video dao resultado, ou o k fazem???
cumps[[]]
Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Deixo te aqui um grande tópico iniciado pelo sr. tony_dr1ve: http://www.bateristaspt.com/forum/sh...aco+pele+bombo
...
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Julho de 2008   #22
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

ja gosto mais do meu bombo
no video do bob gatzen, Drum Tuning Series Pt. 4 Bass Drum, ele mete uma cena no buraco do bombo uma especie de "esponja", alguem sabe onde se arranja isso???
a umas cenas de colar e ha essa especie de "esponja", se souberem onde se arranjam e especificaçoes, tipo tamanhos e isso e resultados que diga...
cumps[[]]
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Julho de 2008   #23
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Parece-me a mim que a esponja não é vendida à parte. Tens que comprar uma pele de ressonância Evans Emad que a contenha tipo: http://www.thomann.de/thoiw10_evans_..._prodinfo.html

Cumprimentos
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Julho de 2008   #24
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

ahhh ya tens razao, nunca tinha pensado nisso... pois nao se deve mesmo vender a parte... isso e que e pena... :S se calhar aquilo ate da um toque mais fixe ao bombo... :S
Ninguem arranja isto a parte????
obrigado... cumps[[]]
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Julho de 2008   #25
Amadis Lopes
 
Membro desde: 6-Ago-2007
Local: faro-Algarve
Mensagens: 7
Amadis Lopes está no bom caminho
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

Bem, uma afinaçao standart que eu uso é desapertas os parafusos da tarola da pele de resposta, de seguida aperta os so com os dedos ate nao conseguires mais. de seguida poe a tua mao no centro da pele e pressiona a ate aparecerem as rugas. com a chave aperta cada parafuso ate as rugas desaparecerem. entratanto das 2 voltas completas a cada parafuso utilizando o sistema estrela de afinaçao.com a pele de ataque fazes a mesma coisa. desapertas e apertas com os dedos. poes a mao no centro e apertas cada parafuso ate desaparecerem as rugas. Para afina-la eu vou apertando á medida que vou ouvindo, utilizando o sistema estrela de afinaçao. regra geral afina a tua bateria assim, duas voltas na pele de resonancia e uma na pele de ataque. o bombo e um bocadinho diferente. Abraços, se tiveres duvidas pergunta me.
Amadis Lopes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 11 de Julho de 2008   #26
Lights-Man
 
Membro desde: 9-Jun-2008
Local: Alvaiázere/Leiria
Mensagens: 30
Lights-Man é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como conseguir um melhor som da minha bateria? (gosto sempre mais do som das 'outras')

ja ta melhor pessoal... cobertor, almofada, foi logo o que pus desde que tive a minha bateria a uns anos atras...
vou experimentando agora as afinaçoes e pronto... tambem tenho um estrado onde costumo por a bateria, e isso da mais aquele pum (ou pelo menos parece) he he he... vou me dedicar agora a restaurar o estrado... pintura e alcatifar e isso:D he he
cumps[[]]
Lights-Man não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56
Como afinar a bateria para obter bom som? Como evitar ruído na esteira da tarola? lfrp1 Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 11 Dom, 9 de Janeiro de 2011 22:26



São agora 18:43. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it