Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 4 de Janeiro de 2010   #1
GusM
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Matosinhos
Mensagens: 19
GusM é uma quantidade desconhecida por enquanto
Pergunta Guia - Como Construir um Home Studio? [Actualizado a 6/1/2010]

Boas,

O que se passa é que tenho a cave de um amigo que se está iniciar na bateria, tocas nas aulas, e está para comprar uma bateria em breve, e vai colocá-la na sua cave.

Eu ao ver a cave achei um espaço espetacular para construir uma espécie de um estudio/local de treino. Mas visto que aquilo para já tem apenas armários, e eu não sou própriemente experiente nesta àrea, gostava de vos solicitar, a, tal como eu, gastarem algum do seu tempo, nem que sejam uns 5/10min semanais, a auxiliar a construcção de um guia para a contrucção de um Home Studio, que ia auxiliar não só a mim, mas também quem quisesse fazer algo do género.

Provavelmente há aqui pessoal que já passou por isto, mais concretamente aqueles que têm bandas ou assim, penso eu, por isso fica a ideia no ar, e alguns dos meus conhecimentos (básicos obviemente)

------------------------------------------------------------------------------------------------------


Começando:

1) Melhorar a acustica da sala: Penso que deve ser o primeiro a fazer: melhorar a acustica da sala. Colocação de esponjas na parede, carpetes no chão, entre outras prevenções que queiram tomar para melhorar a acustica e reduzir o éco. De qualquer forma não é aconselhavel no iníco gastar muito dinheiro nesta fase, pois uma acustica perfeita requer imenso dinheiro, mas os básicos podem ser obtidos por um preço razoável (dependendo sempre do espaço), e podem poupar este dinheiro para o restante material de estudio.

Links uteis:

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=7652
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13333
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...light=acustica

Exemplo: No meu caso, o material é o seguinte:

Sinceramente no que toca a esta secção ainda não tenho nada
Quando conseguir ter o meu estudio com boa acustica escreverei aqui o material utilizado.
------------------------------------------------------

2) Computador: Penso que não há nenhum estúdio ou algo do género como deve ser que não tenha um pc. Não só um pc, mas também umas boas colunas, memória externa, uma boa placa do som, processador, etc.

Exemplo: No meu caso, o material é o seguinte:

- Um computador portátil com processador de 2.0 GHz, 3.0 Gb de memória ram, e 220 Gb de Disco Rigido;
- Rato USB optico;
- Memória Externa 250 Gb;
- Microfone Philips;
- Colunas Stereo;
------------------------------------------------------

3) Software: Após ter-mos o pc já com tudo a funcionar, resta-nos instalar o software necessário para a gravação/edição de som.

Exemplo:

- Gravação/Edição de Som: Cubase/Audacity;
- Leitura de Tabs: Guitar Pro;
- Conversão/Compressão de Formatos de Som: Format Factory;
- Efeitos para Guitarra: Guitar Rig;
- Edição de Tags do Ficheiro de Som (Fase Final Penso Eu): MP3 tag;

(Obrigado ao Zardos666 pela sua preciosa ajuda nesta secção)
------------------------------------------------------

4) Material de Gravação: Como um estúdio decente não se resume normalmente a um computador e ao devido software, esta àrea diz respeito ao material de gravação, para além do famoso microfone

De qualquer forma, não sei ainda muito bem o que colocar nesta secção, mas penso que será algo como Rack Equipament, Mesas de Mistura (Opcional), entre outro Material de Gravação.

Dêem uma olhadela nos links e dêem uma ajuda aqui na secção, pois penso que será a parte do guia mais complicada.
------------------------------------------------------

5) Acabamentos: Entrando já na recta final, depois de ter uma boa acustica, os intrumentos, e todo o material necessário para a gravação, é sempre bom ter-mos um estudio cuidado e apresentavél, pois podemos ter que passar lá bastante horas de uma carreira musical tanto profissional como amadora, e como obvio não querê-mos fazê-lo num local pouco cuidado. Esta fase depende dos gostos pessoais de cada um. Podem pintar as paredes do estudio, colocar posteres, autocolantes, e até guitarras e outros instrumentos pendurados na parede. Também locais para uma pessoa se sentar, cadeiras sofas, etc, são practicamente obrigatórios nestes espaços


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ficamos então por aqui, agora as vossas ajudas/opiniões, tudo é bem vindo

Última edição de GusM : Qua, 6 de Janeiro de 2010 às 15:28.
GusM não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Janeiro de 2010   #2
Duarte Carneiro
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 26-Dez-2007
Local: Paços de Ferreira
Mensagens: 244
Duarte Carneiro será famoso em breve
Re: Guia 'Como Construir Um Home Studio'

Acho que te estás a esquecer de algo essencial : a acustica
O local em questão deve ter uma boa acustica senão nao há material de gravaçao que resulte.
Duarte Carneiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Janeiro de 2010   #3
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Guia 'Como Construir Um Home Studio'

Citação:
Mensagem Original de Duarte Carneiro Ver Mensagem
Acho que te estás a esquecer de algo essencial : a acustica
O local em questão deve ter uma boa acustica senão nao há material de gravaçao que resulte.
Sim completamente .. A acustica do local é fundamental , se a sala nao tiver uma acustica decente , então vai ser preciso colocar algum tipo de material nas paredes , cortiça , esse tipo de cenas que eu ainda nao domino bem ahah .. Já existem ai posts a indicar o tipo de materiais, etc. por ex. : http://www.bateristaspt.com/forum/sh...light=acustica

é que senao não há grande equipamento que vá salvar, tens um som na sala que fica uma "cagada" lol

Grande abraço , e bela iniciativa eu apoio!
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Janeiro de 2010   #4
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Guia 'Como Construir Um Home Studio'

1º Insonorização e Acústica da sala.

2º Pc - Para um estudio metia um Mac Pro + Lcd (aprox €3mil) com Pro Tools.

3º Dependendo do que pretendes do estudio.

Para gravação por pistas arranjas uma interface firewire.
Na minha opinião até 8 micros a que tem melhores caracteristicas para o preço é a Presonus Firestudio 26/26 (600€) com possibilidade de expansão via ADAT.

Se pretenderes acrescentar mais micros basta adicionar um modulo digimax d8 (350€)

4º Depende mais uma vez daquilo que pretendes... tens muito po ronde escolher para melhorar o som e para atingires aquilo que pretendes...
Começando por compressores, limiters, equalizadores, exciters, gates etc etc..

5º Arranjar monitores decentes e por ventura um amp para phones visto que com a interface firestudio consegues programar misturas diferentes para cada musico.

Se ja tiveres PC que aguente processamento e gravação com 2mil euros consegues arranjar já qualquer coisa que te safe.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Janeiro de 2010   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Guia 'Como Construir Um Home Studio'

Citação:
Mensagem Original de technon Ver Mensagem
1º Insonorização e Acústica da sala.

2º Pc - Para um estudio metia um Mac Pro + Lcd (aprox €3mil) com Pro Tools.

3º Dependendo do que pretendes do estudio.

Para gravação por pistas arranjas uma interface firewire.
Na minha opinião até 8 micros a que tem melhores caracteristicas para o preço é a Presonus Firestudio 26/26 (600€) com possibilidade de expansão via ADAT.

Se pretenderes acrescentar mais micros basta adicionar um modulo digimax d8 (350€)

4º Depende mais uma vez daquilo que pretendes... tens muito po ronde escolher para melhorar o som e para atingires aquilo que pretendes...
Começando por compressores, limiters, equalizadores, exciters, gates etc etc..

5º Arranjar monitores decentes e por ventura um amp para phones visto que com a interface firestudio consegues programar misturas diferentes para cada musico.

Se ja tiveres PC que aguente processamento e gravação com 2mil euros consegues arranjar já qualquer coisa que te safe.

cumps
pronto... ja assustaste o homem ! lol
primeiro a acustica
as paredes que tem na cave é feita de qué ? tijolo ? blocos ? pedra ? betao ?
a altura do tecto é de quanto ? 2.10 metros ? mais ? menos ?
quantos metros quadrados têm disponivel ? 25 ? 50 ? mais ?
o espaço que têm disponivel é um quadrado ? rectangulo ?
um passo de cada vez...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Janeiro de 2010   #6
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Guia 'Como Construir Um Home Studio'

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
pronto... ja assustaste o homem ! lol
primeiro a acustica
as paredes que tem na cave é feita de qué ? tijolo ? blocos ? pedra ? betao ?
a altura do tecto é de quanto ? 2.10 metros ? mais ? menos ?
quantos metros quadrados têm disponivel ? 25 ? 50 ? mais ?
o espaço que têm disponivel é um quadrado ? rectangulo ?
um passo de cada vez...
Subscrito! Convem indicares as medidas do espaço , de que é feita a sala , os acabamentos .. Tudo isso é importantissimo! Lá está : Aos poucos , um passo de cada vez
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Janeiro de 2010   #7
GusM
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Matosinhos
Mensagens: 19
GusM é uma quantidade desconhecida por enquanto
Gosto Re: Guia 'Como Construir Um Home Studio'

Citação:
Mensagem Original de technon Ver Mensagem
1º Insonorização e Acústica da sala.

2º Pc - Para um estudio metia um Mac Pro + Lcd (aprox €3mil) com Pro Tools.

3º Dependendo do que pretendes do estudio.

Para gravação por pistas arranjas uma interface firewire.
Na minha opinião até 8 micros a que tem melhores caracteristicas para o preço é a Presonus Firestudio 26/26 (600€) com possibilidade de expansão via ADAT.

Se pretenderes acrescentar mais micros basta adicionar um modulo digimax d8 (350€)

4º Depende mais uma vez daquilo que pretendes... tens muito po ronde escolher para melhorar o som e para atingires aquilo que pretendes...
Começando por compressores, limiters, equalizadores, exciters, gates etc etc..

5º Arranjar monitores decentes e por ventura um amp para phones visto que com a interface firestudio consegues programar misturas diferentes para cada musico.

Se ja tiveres PC que aguente processamento e gravação com 2mil euros consegues arranjar já qualquer coisa que te safe.

cumps
Muito obrigado a todos pela ajuda, foi bastante util, mas realmente não tou a procura de uma coisa de tão alto nível/investimento

Estou a pensar apenas num pequeno estudio para umas gravações amadoras, que seja construido aos poucos, porque como sabem, o dinheiro não cái do céu, muito menos na época em que estámos

Continuando, já actualizei o tópico, digam-me o que acham, o que está errado e o que falta.

Em relação às medidas, queria primeiro dizer que o objectivo do manual era ele ser +/- geral, não abrangindo medidas, apenas instrucções básicas, e cada um fazia depois as coisas à sua medida.

Mas em relação às minhas medidas, não sei nada exacto, mas é uma sala +/- rectângular, com cerca de 2.50m de altura, feita no material normal das paredes dos prédios, visto que é num prédio, agora não me perguntem o nome do material que eu não sei

Vou tentar dar-vos mais info em breve.

Mais uma vez muito obrigado a todos. Cumprimentos
GusM não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Janeiro de 2010   #8
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Como construir um estúdio caseiro (home studio)?

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=13333

É um post feito em Abril que te pode esclarecer muitas dúvidas
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Janeiro de 2010   #9
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Como construir um estúdio caseiro (home studio)?

Em termos de isolamento eu usei umas placas que são especificas para isolamento acústico. têm a referencia MD-80 ou MD-40 (depende da espessura e densidade) e são vendidas a 10€ m2 na Leroy Merlin.

depois por cima podes meter pladur e depois o tratamento acústico.

Mas claro que existem inúmeras formas de fazer a coisa.

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Janeiro de 2010   #10
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Como construir um estúdio caseiro (home studio)?

Se precisares de ideias de como isolar o som...

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=7652


Abraço
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Janeiro de 2010   #11
GusM
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Matosinhos
Mensagens: 19
GusM é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como construir um estúdio caseiro (home studio)?

Boas,

Muito obrigado a todos.

Acabei de actualizar o post e penso que em relação a informação sobre acustica já temos o suficiente.

Gostava agora, se possível, que me ajudassem no ponto 4, que tem sido o mais complicado até agora.

Mas por favor tenham em conta que procuro gastar o minimo dinheiro possível, não querendo dizer que tenha que fazer as coisas mal.

Muito obrigado.
GusM não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Janeiro de 2010   #12
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Re: Como construir um estúdio caseiro (home studio)?

ponto 4:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=12217

(explora esse fórum, que há explicação para TUDO.)

shuac
boas construções
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Janeiro de 2010   #13
GusM
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Matosinhos
Mensagens: 19
GusM é uma quantidade desconhecida por enquanto
Gosto Re: Como construir um estúdio caseiro (home studio)?

Já dei lá uma vista de olhos mas tem demasiado material, vou ter que dar uma vista bastante mais aprofundada quando tiver mais tempo.

De qualquer forma falei também com pessoal que percebe mais de gravação e já me deu umas dicas, quando tiver mais info actualizarei o post.
GusM não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Anedotas ! Bora lá rir e descontrair ! David Calhau Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 229 Dom, 23 de Outubro de 2011 10:29
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33



São agora 07:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it