Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Bandas e Música em geral
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Bandas e Música em geral Aqui fala-se da música e das suas tendências, das bandas e dos seus músicos, bem como dos álbuns (CDs e CVDs de música não considerados como didácticos ou de aprendizagem de bateria).


Resposta
Opções
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #36
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Amaro Machado Ver Mensagem
opa, perante certas coisas que aqui são ditas não posso ficar calado. não vou referir nomes mas, há gente aqui que não sabe o que diz e mais valia resumir-se à sua insignificancia. sinceramente ou não sabem mesmo o que dizem ou tem a P*** da mania que são os melhores....
Em vez de lançares ataques para o ar, devias era de referir o que foi dito de mal e explicar afinal qual a forma correcta!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #37
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Re: Opiniões sobre o Jazz

Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #38
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Amaro Machado Ver Mensagem
opa, perante certas coisas que aqui são ditas não posso ficar calado. não vou referir nomes mas, há gente aqui que não sabe o que diz e mais valia resumir-se à sua insignificancia. sinceramente ou não sabem mesmo o que dizem ou tem a P*** da mania que são os melhores....
????

Citação:
Mensagem Original de Eumesmo Ver Mensagem
Infelizmente para uns, felizmente para outros!!!
sim, também é verdade...
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #39
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
Re: Opiniões sobre o Jazz

Miguel, Peço desde já desculpa pelo comentário "quente" que escrevi. não me contive. eu tenho deixado de dar muitas vezes a minha opinião neste forum, porque estou farto de ver discussões estúpidas porque uns gostam de queijo e outros de fiambre, e depois acabam todos por se insultar uns aos outros. Por ter faltado ao meu principio de ignorar certas coisas e para não surgirem mais destas discussões, peço-te que apagues tanto este como o meu outro comentário.

Abraço
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #40
andreareias
 
Membro desde: 7-Mai-2009
Local: Porto
Mensagens: 202
andreareias está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

niguem insultou ninguem, tamos a discutir um assunto, quanto mais opinioes melhor!!
__________________

andreareias não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #41
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Amaro Machado Ver Mensagem
opa, perante certas coisas que aqui são ditas não posso ficar calado. não vou referir nomes mas, há gente aqui que não sabe o que diz e mais valia resumir-se à sua insignificancia. sinceramente ou não sabem mesmo o que dizem ou tem a P*** da mania que são os melhores....
Boas
Amaro este comentário era para mim?
É que está logo a seguir a um meu!!
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #42
Ticó
 
Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Mensagens: 764
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Amaro Machado Ver Mensagem
Miguel, Peço desde já desculpa pelo comentário "quente" que escrevi. não me contive. eu tenho deixado de dar muitas vezes a minha opinião neste forum, porque estou farto de ver discussões estúpidas porque uns gostam de queijo e outros de fiambre, e depois acabam todos por se insultar uns aos outros. Por ter faltado ao meu principio de ignorar certas coisas e para não surgirem mais destas discussões, peço-te que apagues tanto este como o meu outro comentário.

Abraço
Caro Amaro, aqui ninguem está a insultar, são apenas meras opiniões. Como é óvio quando se fala de um estilo musical vão sempre haver opiniões muito divergentes, pk como em tudo na vida é tudo uma questão de gostos e esta troca de opiniões é sempre saudável entre os membros. O que acontece muitas vezes é que o pessoal não consegue exprimir-se através da escrita aquilo realmente que está a pensar e de certa forma parece que existem ataques e grandes críticas, mas no fundo é tudo uma discussão saudável (pelo menos eu penso assim) e sempre que opino sobre algo, não penso que se alguem me responde é para me insultar, apenas existem várias formas de te expressar e por muitas vezes as pessoas são mal entendidas!!

Mais uma vez esta é a minha opinião.

Mas estaria bastante interssado em ver escrita a tua, em particular neste assunto.

Abraço e stay cool!!
__________________
(ex-Eumesmo)
Ticó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #43
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Olá! Eu sou o Jazz e não me sinto insultado por nenhum post deste fórum.

(Usurpei a conta do Lu Batera só por uns momentos)
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #44
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

por acaso estou mesmo curioso em saber afinal o que irritou tanto o Amaro!
Acho que ainda ninguém disse mal do jazz, há opiniões que se baseiam principalmente em gostos pessoais. Ainda ninguém colocou em causa a qualidade do jazz ou dos seus músicos.
Bem, só houve a questão das qualidades vocais e interpretativas da Diana Krall e da outra, mas acaba por ser uma opinião um bocado unânime, tanto entre jazzistas como os não jazzistas.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #45
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

Quando eu comecei a tocar (há 26 anos atrás) não tinhamos hipotese de debater este tipo de questões desta forma fácil.
As conversas eram sempre dentro do universo das pessoas que nos rodeavam.
Aqui está um EXCELENTE espaço para troca de experiências e opiniões sem necessidade de agressões, que por sinal não existiram.

Uns gostam outros não. Todos expressam os seus motivos, realçam as virtudes e as falhas...

Acho que assim devem ser debatidos os diversos pontos de vista.

Parabéns a todos!!!
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #46
Amaro Machado
 
Membro desde: 28-Jun-2007
Local: Porto
Mensagens: 495
Amaro Machado será famoso em breve
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Boas
Amaro este comentário era para mim?
É que está logo a seguir a um meu!!
Abraço

só para te esclarecer leonel, não não foi para ti. já te conheci pessoalmente, e quanto a ti nada me faz confusão. és das poucas pessoas que contribui muito e bem para este forum.

abraço
__________________
amdrummer
Amaro Machado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #47
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Amaro Machado Ver Mensagem
só para te esclarecer leonel, não não foi para ti. já te conheci pessoalmente, e quanto a ti nada me faz confusão. és das poucas pessoas que contribui muito e bem para este forum.

abraço
Boas Amaro.
Realmente rapaz, não sabia mesmo se era ou não para mim.
Tens uma postura tão calma e reservada, que até fiquei espantado!!!!!!!!!
Ó Amaro, fala o que te vai na alma rapaz.
Diz o sabes que é para o pessoal aprender qualquer coisa!!

Obrigado pelo elogio, mas há cá muita gente que contribui para o Fórum.

Abraço Amaro
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #48
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

Leo, está aqui um instrumental fixe do nosso amigo JonhyPequim:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=17682

já baixei! dá para batucar o 5/4 por cima...

Abraço
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 14 de Julho de 2010   #49
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de JoCab1969 Ver Mensagem
Leo, está aqui um instrumental fixe do nosso amigo JonhyPequim:

http://www.bateristaspt.com/forum/sh...ad.php?t=17682

já baixei! dá para batucar o 5/4 por cima...

Abraço
Take Five!!
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 15 de Julho de 2010   #50
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
por acaso estou mesmo curioso em saber afinal o que irritou tanto o Amaro!
Acho que ainda ninguém disse mal do jazz, há opiniões que se baseiam principalmente em gostos pessoais. Ainda ninguém colocou em causa a qualidade do jazz ou dos seus músicos.
Bem, só houve a questão das qualidades vocais e interpretativas da Diana Krall e da outra, mas acaba por ser uma opinião um bocado unânime, tanto entre jazzistas como os não jazzistas.

Pois eu também não percebi. Pena que o Amaro não queira falar...
Show must go on!

JoCab1969 adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 47 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de LMR60 Ver Mensagem
Take Five!!
Take 5

Última edição de João Cabrita : Qui, 15 de Julho de 2010 às 10:24. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 26 de Julho de 2010   #51
Filipe
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: carca
Mensagens: 41
Filipe será famoso em breve
Re: Opiniões sobre o Jazz

Uns gostam de queijo, outros de fiambre. Quem gosta de queijo que se chegue à frente e diga porque gosta dessa maravilha lactea com quem as pizzas não sobrevivem, quem gosta de fiambre que demostre a sua paixão pela carnixa fatiada.
Para mim que venha uma tosta mista!

P.S.: Assisti ao concerto da Diana, grandes dedos tem ela, deixa-me que te diga. Já para não falar de grandes momentos de improvisação do guitarrista, do baterista e do baixista (e claro da pianista), e sim, teve baladas chatas, mas para teres sobremesa tens que comer a sopa, não há cá almoços grátis, especialmente quando esse almoço é famoso pela sua sopa.
Para mim que venha o bolo de bolacha, que ofereço a sopa aos pobres!
__________________
'One good thing about music is when it hits you, you feel no pain.' - Bob Marley
Unless your a drummer! haha
Filipe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #52
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de andreareias Ver Mensagem
Jazz:
isto tem muito que se lhe diga... nao devemos por o jazz como um estilo que tá mais acima, mas na verdade ele tá mais acima, quer queiramos quer nao!

é um estilo que, por requerer que quem está a ouvir tenha mais conhecimentos sobre musica (para perceber), se torna mais dificil de ouvir e consequentemente, perde fãs...

todos temos de admitir que para ser um bom musico no mundo do jazz é preciso pedalar muito, mas muito mais do que em outros estilos!

muita gente diz que jazz é um grupo de marmanjos a tocar à sorte... porquê? nao tem conhecimentos que lhe permitam "decifrar" o que tá a ouvir, daí o comentario ridiculo

que fique bem claro que nao tou a desvalorizar ninguem nem nenhum estilo, mas a verdade é esta.
Concordo plenamente
Um musico que navegue com facilidade no jazz toca quase tudo, pois o percurso de estudo e pratica que lhe possibilitou chegar ali é feito de uma técnica apuradissima e muito avançada, conseguida (repito) a custo de muitooooooo trabalho e estudo.
Digamos que depois de subir o Evereste, subir a Estrela é um passeio de fim de semana.
Claro que dentro de qualquer estilo há técnicas próprias que têm que ser assimiladas, mas o que faz do Jazz quanto a mim, um dos 2 grandes mundos da música, é precisamente a sua imensidão de cruzamentos quer rítmicos quer harmónicos que se afastam e se encontram como em nenhum outro estilo, tornando as suas fronteiras abertas aos mais variados conceitos e experiências.
É claro que gostos não se discutem e os nossos ouvidos são influenciados de uma maneira singular mais a uns do que a outros, mas, e concretamente no caso dos músicos, penso que deveremos ter a capacidade de discernir entre a qualidade e técnica de construção de uma cabana e a de um arranha céus, mesmo que gostemos mais de morar no campo do que num 100º andar.

Boas batidas para todos
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #53
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Tal como diz o Maestro António Vitorino de Almeida:
"Não se ensina a ouvir música. A música é aquilo e pronto."


Ora... desculpem lá, mas dizerem que para se ouvir jazz é preciso ter mais conhecimentos sobre música uma autentica "balela".

Da mesma forma que dizem que jazz é tocar à toa, também dizem que Metal é barulho... portanto, a "ignorância" pelos vistos é abrangente e transversal.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #54
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Olá Miguel

Desculpa discordar um pouco com o maestro, não se ensina a ouvir música, mas a musica também não é aquilo e pronto. Aquilo e pronto é algo muito vago e isso é algo que a musica não é.
Não partilho da opinião de que o metal é só barulho, mas penso que se os nossos ouvidos só ouvirem metal, ou só jazz ou só classica ou seja "só" o que for, duvido que eles possam aprender a ouvir musica de uma forma muito correcta pois quanto menor for o quarto em que ficamos, menor será o horizonte, e é ai que o jazz, tem horizontes muito mais vastos, quer para quem toca quer para quem ouve, podendo assim aprender-se mais sobre musica, audição e tecnica musical em geral.

Última edição de fragosom : Qui, 7 de Outubro de 2010 às 14:02.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #55
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Por acaso, noto que me faltam conhecimentos para saber desfrutar música clássica, por exemplo. Não quer dizer que só se possa entender música clássica se se tiver conhecimentos musicais, mas a verdade é que já experimentei ouvir umas árias de ópera com um amigo que entende da coisa e a sua explicação fez-me entender e assim ter elementos para gostar. Sem a explicação, aborrecer-me-ia quase imediatamente por não entender nada (e não me refiro à letra nem à história da ópera).
Tal como no jazz, ao ter aprendido umas coisitas (muito poucas) de teoria, ajudou-me a entender melhor os temas, a sua organização e composição, o que me permite hoje em dia desfrutar de forma diferente, pois entendo onde começam e acabam algumas coisas, ou o que significam certos trechos ou abordagens.
Acontece o mesmo no rock, no metal, e em muitos outros estilos.
Da mesma forma que ler uns livros sobre história da arte, por exemplo, me permite sentir mais prazer ao visitar uma exposição.

Ou seja: não é condição essencial perceber a teoria para desfrutar da obra, mas ajuda bastante para a poder desfrutar em pleno.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #56
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

A música, tal como a pintura e outras artes é algo em que as opiniões variam de pessoa para pessoa.

Por exemplo, na pintura, há pessoas que vêm um quadro do Picasso e ficam abismadas com tal "Obra de Arte", e fico a olhar como um burro a olhar para um palácio... simplesmente porque estas opiniões não são nada mais que reflexo dos nossos gostos...

Tu podes gostar de ervilhas, e eu detesto... (faço cada comparação...)

Pah, na música, devido à infinidade de opiniões é que existem tantos estilos musicais, se não ainda haveria simplesmente o Clássico... Alguém outrora achou que não se identificava inteiramente com a música clássica e inventou o jazz, assim como o rock, pop, e outros estilos!!

A minha formação musical vem essencialmente do clássico, o qual aprecio bastante!! No entanto aprecio muitos outros estilos musicais, mas o jazz definitivamente não é um deles...

Para mim, o jazz na música, é como o cubismo na pintura...

Sei reconhecer um bom instrumentista jazz, e sei que é preciso muita técnica e perícia para executar uma peça jazz, por outro lado o estilo em si é incompreensível para mim... mas também NÃO É POR EU NÃO GOSTAR QUE AS OUTRAS PESSOAS TENHAM QUE NÃO GOSTAR TAMBÉM!!!

Assim sendo, não gostar de um estilo musical não significa incultura musical... aliás, o não gostar significa que conhece, e se conhece já não é assim tão inculto!

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #57
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Muito mau... Re: Opiniões sobre o Jazz

Adoro Jazz, especialmente Jazz Fusão.
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 7 de Outubro de 2010   #58
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Arte para mim ou se gosta ou não (englobando todo e qualquer tipo de arte)
Com ou sem explicações é irrelevante, ou se gosta ou não.

Com explicações podemos perceber porque é que aquela arte é assim, mas não quer dizer que se goste.


Arte é aquilo, e aquilo mesmo. Cada um interpreta como quiser e puder.
Arte é sinónimo de liberdade e esta necessidade crescente de se explicar tudo, de se querer ensinar tudo e incutir a ideia que temos de receber ensinamentos para a perceber está a dar cabo da arte.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #59
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Olá Miguel

Devo deduzir que se fechem as escolas?
Que se perca a sabedoria milenar acumulada que se transmite geração após geração?
Se a arte é aquilo e pronto devo deduzir que um artista não pode explicar a sua criação nem os outros deverão entende-la e aprender com ela?
Parece-me, na minha humilde opinião, que não gostar daquilo que não se conhece, apesar de parecer natural é de algum modo uma desistência de aprendizagem sobretudo se reconhecidamente, os artistas em questão têm argumentos técnicos com os quais podemos também evoluir enquanto artistas e observadores.
Eu pessoalmente tento aprender com todos, mas voltando ao jazz, o pouco que sei tem sido com ele que tenho aprendido mais.
Pode ser uma questão de gosto, mas também é uma questão de reconhecer nos músicos de jazz argumentos técnicos que não encontro facilmente noutros estilos musicais, e acredita, oiço de tudo.
E sem duvida também, os gostos podem ser racionais e explicáveis e por isso assimilados e aprendidos, as pessoas podem gostar e saber porque gostam, como podem não gostar, e saber porque não gostam mas aproveitar aquilo que lhe pode ser útil e proveitoso como é o caso do jazz para qualquer musico.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #60
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Não, eu não disse que se devem de fechar as escolas, o que eu digo é que para ouvir música não preciso de ir para uma escola.


Eu toco e ouço tudo, e já toquei inclusive jazz.
Se me satisfaz?! Não. Não é o meu género musical sem dúvida alguma.


A tua opinião é o que eu critiquei já anteriormente (penso que neste tópico também). Há uma vontade dos "jazzistas" em elitizar o estilo. Muito facilmente, e até demais, dizem que para se ouvir jazz é preciso termos educação musical e que para tocar temos de ter formação.
Já tentei em tempos "lutar" contra estes argumentos mas já desisti. Quando os próprios defensores do género o querem fechar para si mesmo não vale a pena. Por mim, elitizem à vontade o estilo, embrulhem-no e abram-no só nas salas exclusivamente destinadas a ele.

Já tive o meu periodo de jazz, fartei-me e saí. Não me satisfaz e nem me identifico minimamente com a mentalidade elitista do jazz.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #61
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Re: Opiniões sobre o Jazz

João eu gosto bastante, apesar de não ser o meu estilo favorito, mais volta e meia estou a ouvir um cd de jazz.

Passo muito tempo a ver os concertos que passam no canal Mezzo.
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #62
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Miguel, mas espero que não consideres que todo o jazz e seus músicos são elitistas e limitados apenas a este estilo. Se fosse assim, não existiram tantas fusões do jazz com outros géneros, desde os seus primórdios.

E concordo contigo que para ouvir música não é preciso ir para uma escola. Eu acho é que para certos géneros o conhecimento teórico (tanto geral musical, como a nível específico do género) permite desfrutar melhor da audição.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #63
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Miguel, mas espero que não consideres que todo o jazz e seus músicos são elitistas e limitados apenas a este estilo. Se fosse assim, não existiram tantas fusões do jazz com outros géneros, desde os seus primórdios.

E concordo contigo que para ouvir música não é preciso ir para uma escola. Eu acho é que para certos géneros o conhecimento teórico (tanto geral musical, como a nível específico do género) permite desfrutar melhor da audição.
Claro que não considero todos iguais, conheço pessoas que não o são e até têm uma opinião bem liberal no que toca ao jazz.
Penso que todos sabemos que há excepções em tudo que é grupos. Não vejo necessidade de estar a dizer sempre "Salvo excepções".

Mas também penso que parte deste elitismo que refiro tem como base a mentalidade portuguesa e a pouca abertura das escolas de música a outros estilos além do jazz e música clássica.

A malta tem muito a mania de falar de Barklee e tem a ideia que é somente uma escola de Jazz. No entanto, é uma escola que, p.ex., abrange a componente rítmica que vai desde o estilo latino, passando pelo africano, indo ao country e ao rock... ou seja, não é uma escola de jazz, é uma escola de música que tem de tudo.
Cá em Portugal, quando se fala em aprender bateria qual o principal nome a surgir? Hot Club.
Um gajo chega lá e diz, eu quero aprender rock! O mais certo é levares uma tareia como resposta



Acerca da teoria para ouvir música. A teoria pode limitar a maneira como vemos as coisas, enquadrando o contexto todo nas regras da teoria.
P.ex., eu tenho formação específica na arte da fotografia. Que vantagens encontro nesta formação quando olho para uma fotografia?! Só o facto de saber a técnica com que a foto foi tirada, mas por outro lado deixei de ver a fotografia só como captura de um momento para começar a reparar em detalhes técnicos que na prática do resultado final pouco interessam. Um gajo ou gosta do resultado ou não. Simples e não vale a pena complicar.
Não é por perceber como é feito que vou gostar e que vou ficar mais feliz.
Depois é fácil de cair no erro de esquecer que quem tirou a foto pode ter tido um objectivo diferente daquele que eu detecto.
Na música é a mesma coisa, o objectivo e o momento em que aquela música foi feita pode não ser entendida e captada por mim da maneira que o autor pensou.

Ou gosto ou não. Uma música não passa a ser mais ou menos extraordinária se souber que é feita de compassos 7/4, ou que tem uma inversão não sei onde, ou que o gajo da bateria está a tocar em tercinas ou seja lá como for.

Nisso sou simplista e gosto da arte toda como arte. A arte por si só é abstracta e pode ter várias interpretações. Esta é a magia da arte.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #64
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Opiniões sobre o Jazz

Bem, eu tive aulas com um prof do Hot Club e ele deu-me as aulas tal como dava no Hot. Não me deu nenhuma tareia ao saber que eu iria aplicar alguns daqueles conhecimentos em rock ou em quaisquer outros géneros que acabasse por tocar. E ensinou-me ritmos afrocubanos e latinos, por exemplo.
Quanto a escolas nem precisas de ir tão longe: Barcelona tem três escolas superiores de música, nenhuma delas é exclusiva ao jazz, e mesmo nos que optam pela vertente de jazz, têm sempre disciplinas ligadas à electrónica e a outros géneros musicais.


Repara que eu não disse que se gostaria ou não da música pelo facto de se ter conhecimento teórico, mas sim que porventura se poderia desfrutar de outras coisas mais. Confesso que me dá prazer detectar os toques jazzy do John Bonham (sacados aos seus favoritos, Gene Krupa e Buddy Rich), por exemplo, ou entender como um tema se baseia numa polirritmia, ou também saber que o Time Out foi um álbum marcante por abordar o jazz do ponto de vista rítmico, ao invés de o fazer pela abordagem melódica ou harmónica, e conseguir seguir o 9/8 do Blue Rondo a la Turk, que é um excelente exercício rítmico.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #65
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Na questão das escolas não ensinarem rock tens alguma razão, mas eu acho que se prende com o facto de a aprendizagem do jazz ser mais exigente e proporcionar aos alunos, patamares de conhecimento muito mais elevados do que as muitas vezes, malhas simplistas de rock. Isso permite aos músicos formados numa escola deste tipo tocar sem dificuldades outros estilos incluindo o rock.

Eu sei que os ouvintes e músicos de jazz tem alguns complexos sobre a superioridade do mesmo em relação à outra música, mas também penso que não é só uma questão de linguagem estética e por isso definida pelo gosto. Existe realmente uma diferença muito grande na abordagem técnica aos instrumentos e ao modo de os explorar, e por isso o jazz permite um campo de visão muito maior, que torna mais fácil a posterior abordagem a outros estilos.
Agora concordo contigo, não há desprimor para nenhum, cada um é o que é, e cada um é que sabe o que quer tocar.
Eu no meu caso fiz o percurso inverso, quando se começa sem professor comete-se muitos erros, também o acesso à audição não era nada do que é hoje e por isso toquei no inicio, a musica da moda; rock quadrado e popular. Resultado: fartei-me!!
Hoje, aquilo que me satisfaz os ouvidos são texturas mais complexas venham de onde vierem, e o jazz claro, está ai, pronto a ser observado e aprendido, e os melhores estão lá, por isso acho essencial a qualquer músico ouvi-lo e tentar entender as suas linguagens mesmo que isso exija no inicio algum esforço. No fim serão recompensados.
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #66
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de fragosom Ver Mensagem
Na questão das escolas não ensinarem rock tens alguma razão, mas eu acho que se prende com o facto de a aprendizagem do jazz ser mais exigente e proporcionar aos alunos, patamares de conhecimento muito mais elevados do que as muitas vezes, malhas simplistas de rock. Isso permite aos músicos formados numa escola deste tipo tocar sem dificuldades outros estilos incluindo o rock.

E é aqui que está o erro dos jazzistas.
Há um baterista cujo nome não me lembro agora por lapso, que teve formação em jazz e que hoje toca essencialmente metal que disse mais ou menos o seguinte:

"Para um baterista de rock é complicado tocar jazz às dinâmicas, mas ponham um baterista de jazz a tocar rock e a bater certo e forte quando deve para verem o resultado."

Aliás, basta ver os DVDs instucionais que volta e meia alguns bateristas de jazz lançam com o tema "back to basis" onde abordam essencialmente como tocar simples e directo.

Também o Neil Peart que é conhecido pela complexidade que dá ao rock teve de regressar às origens nos anos 90 porque reparou que estava a perder o balanço certo da música.

Portanto, essa história do quem toca jazz toca tudo não é bem assim porque cada estilo tem as suas características próprias que é preciso absorver.

De qualquer maneira, neste assunto é preciso distinguir o ouvinte do músico.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #67
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Sim tens alguma razão

Por vezes pode ser difícil a um musico de Jazz enquadrar-se na batida simples do rock, é essencialmente uma questão estética de quem está habituado a tocar peças complexas. Tende a arrastar a musica para si, em vez de se encaixar no estilo mais simples que está a tocar. Tem tendência a achar que faz falta ali mais qualquer coisa e por isso tem dificuldades em simplificar. Mas acho que é uma questão de atitude estética, não de dificuldade técnica.
Por outro lado se fizeres o contrário, parece-me que será bem mais difícil e até muito pouco provável que um baterista de rock consiga conviver bem com as dificuldades técnicas inerentes à linguagem do jazz. E também é claro que grandes bateristas de rock tem a escola do jazz e depois adaptaram essa capacidade técnica à linguagem estética do rock, fazendo-o com grande sucesso.
Enfim, existe de tudo e por isso a música é uma arte que não pára de nos surpreender
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #68
André Alves
 
Membro desde: 8-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 78
André Alves está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
E é aqui que está o erro dos jazzistas.
Há um baterista cujo nome não me lembro agora por lapso, que teve formação em jazz e que hoje toca essencialmente metal que disse mais ou menos o seguinte:

"Para um baterista de rock é complicado tocar jazz às dinâmicas, mas ponham um baterista de jazz a tocar rock e a bater certo e forte quando deve para verem o resultado."

Aliás, basta ver os DVDs instucionais que volta e meia alguns bateristas de jazz lançam com o tema "back to basis" onde abordam essencialmente como tocar simples e directo.

Também o Neil Peart que é conhecido pela complexidade que dá ao rock teve de regressar às origens nos anos 90 porque reparou que estava a perder o balanço certo da música.

Portanto, essa história do quem toca jazz toca tudo não é bem assim porque cada estilo tem as suas características próprias que é preciso absorver.

De qualquer maneira, neste assunto é preciso distinguir o ouvinte do músico.
Antes de mais queria dizer que concordo em peso com a abordagem do andreareias.

Em relação a quem toca jazz toca tudo, é relativo, como instrumentista e qualidade de sabedoria, o jazzista está apto para tocar tudo mas se não souber a linguagem do rock, chapéu, não soa.

Quanto ao cubismo para se gostar também é preciso compreender, agora se compreenderem e não gostarem o que também aconteçe, é natural. 50% do rock que é feito em Portugal também não gosto e compreendo-o. A diferença disto com as ervilhas, é que nas ervilhas não há nada para compreender..

Abraços a todos
André Alves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #69
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Opiniões sobre o Jazz

O jazz é musica de cultura do povo, dizer que é preciso formação para o perceber é contradizer a génese do jazz.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 8 de Outubro de 2010   #70
fragosom
 
Membro desde: 27-Ago-2010
Local: Santo Andre
Mensagens: 36
fragosom está no bom caminho
Re: Opiniões sobre o Jazz

Miguel desculpa

De que povo estás falando? É que o nosso sem desprimor nem para o povo nem para o estilo, é o pimba
fragosom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Baterias CB Drums - Pedido de opiniões adicionais sobre esta marca. Stupify Baterias Acústicas 17 Dom, 10 de Outubro de 2010 17:06
Opiniões sobre bateria Basix Oxygen stifler Aconselhamento para a compra de material 24 Dom, 13 de Junho de 2010 01:14
Opiniões sobre pratos ecl1pz Aconselhamento para a compra de material 32 Dom, 18 de Novembro de 2007 00:28
Quem pode dar opiniões sobre as Racks da Pearl 503 e as Power Rack da Gibraltar? patodrums Hardware, Acessórios e Equipamentos 3 Sex, 1 de Junho de 2007 00:53
Alguém tem manuais ou conhece sites internet que tenham lições / aulas / dicas sobre Jazz? beat Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 1 Sáb, 15 de Julho de 2006 16:30



São agora 04:33. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it