Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.


Resposta
Opções
Não lido Sex, 31 de Agosto de 2012   #1
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Pergunta [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Boa tarde a todos,
Eu e o meu pai decidimos que está na altura de fazermos uma sala de ensaios como deve de ser, sem que os vizinhos nos olhem de lado sempre que passamos por eles (claro que isto é o menor das minhas preocupações, mas eu próprio não gosto que eles me estejam a ouvir todos os dias a tocar...)

Então é assim, temos um anexo com dimensões bastante razoáveis com um barbecue e, a nossa ideia, era mover o churrasco para outro sitio e aproveitar as paredes de tijolo!

Agora pergunto, qual a maneira mais eficaz de fazer estas transformações?
Estávamos a pensar em fazer assim:
|parede de tijolo|+|espaço de ar|+|cortiça/lã de rocha/fibra de vidro|+|espaço de ar|+|parede de madeira|

Isto, por este esquema, terá um efeito eficaz? Iremos escolher provavelmente a fibra de vidro porque a lã de rocha não se aconselha a utilizar devido ao risco de cancro se queimado, e porque a cortiça acho que não é o melhor material de isolamento...

E o telhado, praticamente o mesmo esquema, mas sem contar com o tijolo, ou seja:
|parede de madeira|+|espaço de ar|+|fibra de vidro|+|espaço de ar|+|parede de madeira|

Gostávamos de fazer isto sem contratar mão-de-obra, será que é possível?

Agradeço a possível ajuda
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Setembro de 2012   #2
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Então malta, não há ajuda?

Já pesquisei no fórum todo, mas não vi ninguém com este esquema, por isso não sei se é eficaz ou não! Preciso que seja suficientemente eficaz para ir lá tocar à noite e praticamente ninguém dar por isso...
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Setembro de 2012   #3
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Boas,

Conheço um isolamento assim:

Tijolo de 15 cm + espaço de 20 cm preenchido com areia + tijolo de 15 cm + caixa de ar de 20 cm + tijolo de 15cm + espuma acústica de 12 cm 80kg/m e, por fim tudo forrado a tecido. Teto igual.
2 Portas duplas de 30 cm de espessura com espaço de 40 cm entre as duas.
Solo forrado a soalho flutuante - não sei o que tem por baixo. Só assim se pode tocar à noite e, mesmo assim, quem estiver encostado à parede (do lado de fora) ainda consegue ouvir uns "toc,toc". Trata-se de uma garagem aproveitada para estudio profissional. Não esquecer o ar condicionado e, mesmo assim, é comum o pessoal tocar em tronco nú, no verão, pois não há saídas de ar. É um bunker onde até não chega o sinal para telemóvel.
Como vês, isolar é muito dificil...e caro! Além disso, essa garagem que dava para 4 carros carros à vontade, ficou reduzida a menos 20m2 na parte de estúdio, ficando o restante, cerca de 12m2, para a parte da mistura e monitorização. A entrada do estúdio tem porta corta-fogo que abre para fora.
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Setembro de 2012   #4
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Citação:
Mensagem Original de Mario Esteves Ver Mensagem
Boas,

Conheço um isolamento assim:

Tijolo de 15 cm + espaço de 20 cm preenchido com areia + tijolo de 15 cm + caixa de ar de 20 cm + tijolo de 15cm + espuma acústica de 12 cm 80kg/m e, por fim tudo forrado a tecido. Teto igual.
2 Portas duplas de 30 cm de espessura com espaço de 40 cm entre as duas.
Solo forrado a soalho flutuante - não sei o que tem por baixo. Só assim se pode tocar à noite e, mesmo assim, quem estiver encostado à parede (do lado de fora) ainda consegue ouvir uns "toc,toc". Trata-se de uma garagem aproveitada para estudio profissional. Não esquecer o ar condicionado e, mesmo assim, é comum o pessoal tocar em tronco nú, no verão, pois não há saídas de ar. É um bunker onde até não chega o sinal para telemóvel.
Como vês, isolar é muito dificil...e caro! Além disso, essa garagem que dava para 4 carros carros à vontade, ficou reduzida a menos 20m2 na parte de estúdio, ficando o restante, cerca de 12m2, para a parte da mistura e monitorização. A entrada do estúdio tem porta corta-fogo que abre para fora.
Obrigado pela resposta mário!

Essa solução é capaz de estar muito exagerada
Isso seria um bunker mesmo para estúdio profissional, mas o meu caso, não preciso que não se ouça nada mesmo cá fora, só preciso que se ouça muito pouco para puder tocar à noite...

Achas que da maneira que postei não daria?

Espero mais opiniões também!
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 16 de Setembro de 2012   #5
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Boas. Eu se fosse a ti metia na primeira caixa de ar entre a parede de tijolo e se não me engano a cortiça areia. Ficavas ai com uma cena muito fixe. Depois tenta nos cantos da sala tanto laterais como horizontais, arredondar ou meter qualquer cena para não deixar fazer um angulo de 90º se e que me entendes.

Força nisso e quero ver fotos de tudo
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 16 de Setembro de 2012   #6
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Citação:
Mensagem Original de Ricardo Pereira Ver Mensagem
Boas. Eu se fosse a ti metia na primeira caixa de ar entre a parede de tijolo e se não me engano a cortiça areia. Ficavas ai com uma cena muito fixe. Depois tenta nos cantos da sala tanto laterais como horizontais, arredondar ou meter qualquer cena para não deixar fazer um angulo de 90º se e que me entendes.

Força nisso e quero ver fotos de tudo

Boas!
Pelo que li, o que isola mais o som é a mudança de estados por onde atravessa o som, ou seja, sólido, ar, sólido, ar.
Com a areia não haveria essa mudança de estados, ou haveria porque são grãos de areia e há ar entre eles?
Sinceramente não sei...

Haverá fotos sim, mas ainda vai demorar um bocado, este trabalho como é dispendioso, vai demorar vários meses, pois a ideia é cada mês fazer uma coisinha... Um mês as estruturas de madeira, outro a lã de rocha, outro a madeira das paredes, outro o chão, outro o telhado, etc...
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Setembro de 2012   #7
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Citação:
Mensagem Original de Miguel Tavares Ver Mensagem
Obrigado pela resposta mário!

Essa solução é capaz de estar muito exagerada
Isso seria um bunker mesmo para estúdio profissional, mas o meu caso, não preciso que não se ouça nada mesmo cá fora, só preciso que se ouça muito pouco para puder tocar à noite...

Achas que da maneira que postei não daria?

Espero mais opiniões também!
Não é exagerada. É um estúdio profissional. Não sai nem entra som.
Acho praticamente impossível sem este tipo de esquema construires algo em que não se ouça barulho à noite. O som é como a água, onde houver um espaço, ele sai!
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Setembro de 2012   #8
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Citação:
Mensagem Original de Mario Esteves Ver Mensagem
Não é exagerada. É um estúdio profissional. Não sai nem entra som.
Acho praticamente impossível sem este tipo de esquema construires algo em que não se ouça barulho à noite. O som é como a água, onde houver um espaço, ele sai!
Mas a areia é mais eficaz que os espaços de ar?
Pensava que o som era isolado pela mudança de estados...

(E também estou um pouco relutante sobre essa ideia porque iria custar ainda mais, mas se for preciso...)
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Setembro de 2012   #9
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Citação:
Mensagem Original de Mario Esteves Ver Mensagem
Não é exagerada. É um estúdio profissional. Não sai nem entra som.
Acho praticamente impossível sem este tipo de esquema construires algo em que não se ouça barulho à noite. O som é como a água, onde houver um espaço, ele sai!
Cuidado com esse aspecto...podes encher-te de gastar dinheiro em material...se a aplicação for errada o som acabará por sair!
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 9 de Setembro de 2013   #10
Pontas
 
Membro desde: 30-Ago-2013
Local: Lisboa
Mensagens: 3
Pontas é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Espero que não se importem que aproveite este tópico, pois há outros por aí, mas como este é o mais recente pensei em aproveitá-lo.
A sala onde coloquei recentemente a minha bateria acústica tem uma acústica, passo a redundância, de um tijolo, ou algo parecido com isso. Em termos de isolamento, não necessito de algo tão radical como se a tivesse em casa, aí sim seria quase impossível, pelo menos dentro de um orçamento aceitável, conseguir um isolamento minimamente decente. Porém, também gostava de abafar um pouco o "estardalhaço" que sai da sala. Estou convencido que se trabalhar a acústica da sala, o "estardalhaço" não será tão grande cá para fora.
Tendo isto em mente, e não querendo ir por uma solução de colar placas de isolamento nas paredes e outras soluções mais ou menos definitivas, pesquisei aqui pelo fórum, mas não encontrei nada, se havia alguma opinião sobre algo que, originalmente, encontrei no youtube e que depois pesquisei na internet. Trata-se de umas "mantas de absorção" do som, que me parece ajudarem na acústica e até abafar algum do som de frequências elevadas (pratos, tarola), já que os de baixa frequência (bombo) são mais difíceis de tratar.
Vídeo que vi no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=sfT2Y2GDOMU
Site directo para o material: http://www.audimutesoundproofing.com...-blankets.aspx
Outra empresa que também produz este tipo de manta: http://www.vocalboothtogo.com/acoust...lid-black/8-25

Alguém tem experiência com este material?

Parece-me uma opção a ter em conta, pois não são tão caras como o isolamento profissional e são facilmente recolocadas noutro sítio. Foram estas duas "vantagens" que me fizeram olhar melhor para este tipo de solução.
Pontas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Setembro de 2013   #11
Velnius
 
Membro desde: 17-Set-2013
Local: Tavira
Mensagens: 7
Velnius é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Estou a trabalhar na área da concepção de espaços deste género entre outros dentro do âmbito da Arquitectura há uns anos.
Por enquanto vou só adiantar: Existem varias características a analisar para uma correcta aplicação de materiais ou mesmo construções, obras de alteração, etc. Depende do caso, de que sonoridade pretendem, do que pretendem isolar e tambem do que pretendem gastar:

-o ruido de percussão(vibração de materiais como revestimentos ou a laje, etc...), a eliminar do interior da sala, do exterior ou ambos.

-o ruido aéreo (som propagado por essa via) dependendo do resultado que pretendemos: isolar do exterior ou até que ponto queremos trava-lo ou propaga-lo dentro da sala.(eco)

Adiante vou perlongar mais isto.Se alguem quiser mais informações pode contactar-me

Última edição de Velnius : Sex, 20 de Setembro de 2013 às 15:08.
Velnius não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Setembro de 2013   #12
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Citação:
Mensagem Original de Velnius Ver Mensagem
-o ruido de percursão
percussão
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 20 de Setembro de 2013   #13
Velnius
 
Membro desde: 17-Set-2013
Local: Tavira
Mensagens: 7
Velnius é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: [AJUDA] Como isolar eficazmente uma sala

Tanx, Corrigi esse erro "ortogafrico" hehe!, e outros que lá estavam. Foi escrito em cima do joelho, é o que dá...
Citação:
Mensagem Original de sadrums Ver Mensagem
percussão
Velnius não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
[TUTORIAL] Como fazer uma stave shell jonh_semen Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 14 Ter, 14 de Setembro de 2010 20:15
Preciso de uma sala de ensaio na Zona da Marinha Grande com muita URGÊNCIA monomonkey Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 0 Ter, 8 de Junho de 2010 16:15
Temos uma sala espaçosa para ensaiar mas faz eco. Como eliminar o eco? Opinem! Shadow Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 29 Ter, 3 de Junho de 2008 15:30



São agora 09:09. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it