Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 5 de Outubro de 2012   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Clonagem

Boas
Sem querer de forma alguma ferir susceptibilidades, também não posso ficar quieto e calado (já não posto há muito tempo por vontade própria), quando vejo por aqui alguns users a quererem serem clones de outros bateristas. Ou são baquetas, ou são tarolas e pratos, até por vezes kits e pior ainda configurações dos mesmos kits.

1º - As pessoas na sua morfologia corporal são completamente diferentes. as baquetas que são boas para uns podem não serem boas para outros, as configurações dos kits, podem não ser de acordo com o tipo de música ou mais razões. Porque então é que se vai erradamente copiar isso só porque "adoramos" o baterista A,B ou C?

2º - O material que o baterista X toca, pode soar muito bem, mas nas nossas mãos vai soar de outra maneira. Para quê ficar iludido com o que se ouve a outros se nós próprios não fazemos um esforço para procurar o nosso som? Porque vamos nós comprar a tarola do baterista Y só porque ouvimos o gajo a tocar e não experimentamos outras que se calhar nas nossas mãos e com uma afinação apropriado nos satisfazia completamente tanto a nivél sonoro como financeiro'

3º - Vou-me repetir novamente!!Pior que tudo o que disse atrás, é comprar e ou admirar material pelo design e muito pior pela............COR!
De uma coisa podemos ficar certos, Uma bateria não faz um baterista. De modo algum.
Já vi aqui escrito que se comprou um determinado material "porque é bonito"!!!

4º- O facto de termos uma bateria igual ao Fulano Z, não iremos tocar como ele, não vamos ter o som dele, não seremos igal ou mais bateristas do que ele, e por aí adiante. Só com trabalho, e não me refiro só ao acto depraticar e tocar, mas á procura de afinações, conhecimento do material, saber montar, etc....
A clonagem superficial não vai dar resultados, vejam a ovelha Dolly, durou muito pouco....


Desculpem lá o desabafo
Abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Sex, 5 de Outubro de 2012 às 10:26.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Outubro de 2012   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Clonagem

Sabes bem melhor que eu que isso nunca vai mudar. Que a malta vai continuar a gastar dinheiro em coisas porque é do baterista x ou y (mesmo que este só apareça com esse material nos posters).

Felizmente há quem aprenda com os erros e com os euros deitados fora, e há quem continue a insistir nisto.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 5 de Outubro de 2012   #3
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Clonagem

Infelizmente, acontece muito isso...

"Ai gosto mesmo daquela bateria porque é do baterista X," ou "Quero uma bateria assim porque o baterista Y também tem assim"...

Por estas razões é que eu não gosto das modas... Vestir aquela camisola só porque alguém se lembrou de dizer que se usa? E o que eu gosto? Ninguém se interessa? (Desculpem fugir do tema)

Adiante, as pessoas, neste caso os bateristas, têm que criar uma identidade própria, porque cada baterista tem a sua forma de tocar, o som que o identifica, uma disposição que mais se adequa ao seu estilo e fisionomia.

PAREM DE IMITAR OS OUTROS E SEJAM VOCÊS PRÓPRIOS!!
__________________
"Que a música vos companhe!"
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Outubro de 2012   #4
benpcampos
 
Membro desde: 18-Jun-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 51
benpcampos está no bom caminho
Re: Clonagem

O que ainda me impressiona ainda mais é que é uma realidade que ultrapassa a Bateria, que envolve todos os aspectos culturais: desde a moda, o desporto ou mesmo os ideais

Invistam na vossa identidade, experimentem - o que também pode passar por imitar momentaneamente o que determinado individuo faz / actua, ou pensar sobre a forma como actua.

ps - Só queria salientar que deverias dizer estética quando falas em design.. mas isso é um erro comum. xD (desculpa estar a corrigir..).
benpcampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Outubro de 2012   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Clonagem

acho que todos nós passamos , estamos a passar ou passaremos por isso..

um bom baterista é aquele que conhece, explora, cria... o resto... macacos de imitaçao...

a proposito... bom post.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Outubro de 2012   #6
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Clonagem

[quote=
ps - Só queria salientar que deverias dizer estética quando falas em design.. mas isso é um erro comum. xD (desculpa estar a corrigir..).[/QUOTE]

Boas
Aceito o conselho mas não o vou seguir....


Design ou desenho industrial é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, serviços, marcas e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras (tipografia), livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da Internet, entre outros.

O design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializações mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores.

Tirei na Wikipédia

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 6 de Outubro de 2012   #7
benpcampos
 
Membro desde: 18-Jun-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 51
benpcampos está no bom caminho
Re: Clonagem

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Boas
Aceito o conselho mas não o vou seguir....


Design ou desenho industrial é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, serviços, marcas e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras (tipografia), livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da Internet, entre outros.

O design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializações mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores.

Tirei na Wikipédia

Abraço
Então é bom escolher uma bateria pelo design, porque quer dizer que foi bem pensada, que utiliza os melhores materiais e bla bla bla.
Só corrigi, porque pensei que estarias a criticar as pessoas que escolhem uma bateria pela sua forma, estética, etc.
benpcampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Outubro de 2012   #8
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Clonagem

Citação:
Mensagem Original de benpcampos Ver Mensagem
Então é bom escolher uma bateria pelo design, porque quer dizer que foi bem pensada, que utiliza os melhores materiais e bla bla bla.
Só corrigi, porque pensei que estarias a criticar as pessoas que escolhem uma bateria pela sua forma, estética, etc.
Ou então para fazer uma capa bonita e para vender sucata.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Outubro de 2012   #9
benpcampos
 
Membro desde: 18-Jun-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 51
benpcampos está no bom caminho
Re: Clonagem

Citação:
Mensagem Original de LEONEL RODRIGUES Ver Mensagem
Ou então para fazer uma capa bonita e para vender sucata.
isso é styling.. a ideia moderna do que é design, utilizado principalmente - e inicialmente - pelos grandes do Design Americano e do Streamlining do pós 2ª Guerra Mundial, como Raymond Loewy e Bel Geddes, para aumentar as vendas, incutindo no consumidor a noção de eras - extremamente perceptível quer na industria automóvel quer na industria têxtil..

mas vá vou deixar de fugir ao que afirmaste e reiterar que concordo com o erro que é imitarmos pelo simples facto de imitar, sem ligarmos às nossas características antropométricas - que nos distingue dos demais - e à nossa expressão.
benpcampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Outubro de 2012   #10
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Clonagem

Citação:
Mensagem Original de benpcampos Ver Mensagem
isso é styling.. a ideia moderna do que é design, utilizado principalmente - e inicialmente - pelos grandes do Design Americano e do Streamlining do pós 2ª Guerra Mundial, como Raymond Loewy e Bel Geddes, para aumentar as vendas, incutindo no consumidor a noção de eras - extremamente perceptível quer na industria automóvel quer na industria têxtil..

mas vá vou deixar de fugir ao que afirmaste e reiterar que concordo com o erro que é imitarmos pelo simples facto de imitar, sem ligarmos às nossas características antropométricas - que nos distingue dos demais - e à nossa expressão.
Tás a ver como tu és fino!!!
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 7 de Outubro de 2012   #11
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: Clonagem

Bom tópico Leonel!

Concordo bastante.
Mas, por exemplo, na disposição da bateria, às vezes temos de imitar outros bateristas para encontrarmos a disposição que mais se adequa a nós! Quando tiver um kit mais razoável, vou querer experimentar por exemplo a disposição do Vicky, do Hugo Danin, e de alguns outros grandes. Se gostar dos resultados da disposição de um deles, porque não a manter? Porque estou a copiar? Não me interessa...

E como falaste de configurações de bateria, isto foi só um exemplo de que por vezes, "imitar" outros bateristas não tem mal algum, é uma questão de experimentar...
Claro que no que toca a comprar porque o outro fulano comprou, acho mal claro...
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2012   #12
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Clonagem

Citação:
Mensagem Original de Miguel Tavares Ver Mensagem
Bom tópico Leonel!

Concordo bastante.
Mas, por exemplo, na disposição da bateria, às vezes temos de imitar outros bateristas para encontrarmos a disposição que mais se adequa a nós! Quando tiver um kit mais razoável, vou querer experimentar por exemplo a disposição do Vicky, do Hugo Danin, e de alguns outros grandes. Se gostar dos resultados da disposição de um deles, porque não a manter? Porque estou a copiar? Não me interessa...

E como falaste de configurações de bateria, isto foi só um exemplo de que por vezes, "imitar" outros bateristas não tem mal algum, é uma questão de experimentar...
Claro que no que toca a comprar porque o outro fulano comprou, acho mal claro...
Tu lá sabes....
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2012   #13
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Clonagem

Também acho que se aprende muito por seguir bons exemplos. Pode-se poupar muito tempo mesmo se começarmos por experimentar sobre os resultados do que outros já experimentaram antes de nós. Pessoalmente não vejo azar no mundo a partir deste princípio.

Mas também é verdade que muita da malta jovem acaba por confundir as prioridades, e, em grande parte das vezes, o imaginário dá lugar à ilusão e acaba por retraçar o bom caminho que inicialmente até poderia estar a ser trilhado...

Nunca conseguiremos de forma geral educar a juventude que passa horas em frente às TVs, Youtubes, e afins a idolatrar os seus bateristas favoritos (sejam eles bons ou até mesmo muito maus na sua grande maioria) mas... Só porque os amigos também gostam e também veneram, lá se cria essa corrente 'carneirosa' da qual por vezes leva uma vida a conseguir identificar...

Creio que ser-se maçarico é um pouco isso...


*** ACTUALIZAÇÃO ***

Leonel, provavelmente isto tudo fará parte de uma espécie de "selecção natural das espécies" (a exemplo da teoria de Charles Darwin) em que, só os que realmente conseguirem sair da corrente conseguirão triunfar...

(seria bom que assim fosse, mas depois temos das bandas de TV da TVI e os 'reality shows' de pseudo-cantores... - Toda o meio está muito corrompido!)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <

Última edição de Madeira : Seg, 8 de Outubro de 2012 às 14:37.
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2012   #14
Bernardo Nobre
 
Membro desde: 3-Jul-2011
Local: Rio Maior
Mensagens: 444
Bernardo Nobre será famoso em breve
Re: Clonagem

Eu acho que o Leonel tem razão, na medida em que comprar material só porque o X ou Y tem é um erro, eu vejo isso no meu caso pessoal, em que como todos sabemos para muitos o Cobus é o modelo, e uns amigos meus bateristas quando lhes disse que tinha conseguido um endorsement com a TRX, eles ficaram parvos porque é que eu não ia querer comprar o pratos que o Cobus usava, e não lhes consigo meter na cabeça que eu estou à procura do som que eu quero e que eu gosto e não o que o Cobus gosta, mas depois em termos da disposição, eu uso a que me é mais confortável a mim, e que danem os outros
__________________
[ex-Dusk]
DrumCraft Series 6
Istanbul Mehmet Samatya /Sabian APX /Zultan Aja
Bernardo Nobre não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2012   #15
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Clonagem

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem

*** ACTUALIZAÇÃO ***

Leonel, provavelmente isto tudo fará parte de uma espécie de "selecção natural das espécies" (a exemplo da teoria de Charles Darwin) em que, só os que realmente conseguirem sair da corrente conseguirão triunfar...

(seria bom que assim fosse, mas depois temos das bandas de TV da TVI e os 'reality shows' de pseudo-cantores... - Toda o meio está muito corrompido!)
Aí dou-te razão...
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Outubro de 2012   #16
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Clonagem

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Também acho que se aprende muito por seguir bons exemplos. Pode-se poupar muito tempo mesmo se começarmos por experimentar sobre os resultados do que outros já experimentaram antes de nós. Pessoalmente não vejo azar no mundo a partir deste princípio.
Completamente...aliás...quando um gajo não sabe nada só pode começar por aí...não vai inventar o que já está inventado!

Aliás...o simples facto de terem os choques à esquerda, o ride à direita, etc., etc., já estão a imitar! Porque é que não pegam e trocam isso tudo?? Assim já não seria imitação...por outro lado é evidente que era parvoíce.

Já vem do berço! Os bebés aprendem por imitação...não é por imitar alguém que somos maus ou piores!
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Outubro de 2012   #17
groove
 
Membro desde: 10-Mai-2010
Local: Alenquer
Mensagens: 9
groove está no bom caminho
Re: Clonagem

Acho que não era bem isso que o Leonel queria dizer. Estamos a levar a ideia a um extremo. Penso que a intenção não é essa.
É lógico que podemos começar do zero, fazendo um kit de raíz com tudo ao nosso jeito. Nem que seja com o choque por cima da cabeça. A questão é que para chegarmos ao ponto de nos interrogarmos se o nosso kit está mesmo à nossa medida, já temos que ter dado alguns passos. E se já demos passos... já apanhámos vícios. Não digo maus vícios, mas é certo que 99% dos dextros toca com o choque à esquerda e ride à direita. Isso é normal e lógico.
Agora tenham atenção ao tópico que o Leonel lançou. "CLONAGEM"!!! Isto sim é mau. Não é mau clonar para começar. Mau é permanecer clonado. Porque aí, bem, 100% de razão ao Leonel. Cada braço é um braço, cada pessoa é uma pessoa e mais importante, cada alma é uma alma! E não falo só nos kits... Há clonagens absolutas nos estilos. Claro que é mais fácil copiar que criar. Difícil sim é ser pioneiro e sair da "zona de conforto". Pois a todos os que se sentem confortáveis digo: -Saiam daí! Vão à procura do que é desconfortável e do que não conseguem fazer. Procurem o que nunca experimentaram. Criem. Novos set's, novos kit's, novos sons... Só assim se evolui. A tentar fazer o que ainda não conseguimos.
Agora quem opta por clonar, ninguém tem que levar a mal. Eu não concordo, mas vivo com isso. Até podem pensar que sou hipócrita por partilhar esta maneira de pensar e depois tocar numa banda de covers mas a verdade é esta.
Não nos podemos revoltar com quem imita e quer comprar só porque o baterista X usa.
Senão nem havia endorsers. As empresas não fazem contratos com bateristas porque eles coitadinhos se esforçam muito e merecem... Porque é que há tantos que tocam "nas horas", e nunca foram nem são endorsers de nenhuma marca? Não aparecem na TV, não se ouvem na rádio e não aparecem nas revistas portanto não têm impacto na comunidade de bateristas que está a começar, logo não vendem. Porque é aos que estão a começar que as marcas se fazem valer dos endorsers. "Monkey see, monkey do..." Quem conhece bem o meio sabe avaliar por si mesmo o que precisa e o que não precisa ou o que é bom e o que não é, mas quem não liga muito a isto ou começou há pouco tempo compra mesmo porque viu um ídolo a usar. É justo que assim seja.
Peço desculpa por me ter alongado.

Abraços,
Rui Ricardo
__________________
ROCK ON
http://www.ferroefogo.net
groove não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum



São agora 07:22. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it