Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #1
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Para os mais Experientes - e não só!

Bom dia!

Gostaria de ouvir, e de acordo coma Vossa experiência, nomeadamente os mais "velhos" / experientes nestas andanças da bateria, e também aqueles com prática de "estrada", a resposta às seguintes questões:

Sabendo o que sabem hoje,

- Se comecassem hoje a tocar bateria ( do zero!) como estruturariam a vossa aprendizagem?
- O que é que considerariam superfluo (se é que o há) e o que é que considerariam essencial?

- Qual seria o Vosso método de estudo diário ?

Isto no sentido de se atingir um nível baterístico interessante , evitando perdas de tempo com treinos desnecessários (se é que isso existe). Seria algo como um método para 3 ou 4 anos de treino puro e duro!

Esta ideia surgiu-me depois de ler algures uma resposta muito pertinente do Leonel Rodrigues que disse algo como isto "para quê aprender flams se ainda não domino as single strokes?" Também me ajudou o facto de pensar que nos meus ensaios ando a "perder" muito tempo com playalongs, quando se calha deveria direccionar a aprendizagem num sentido mais específico e mais estruturado.

Conto com a Vossa habitual boa vontade e disponibilidade.

Obrigado!

Mário Esteves
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #2
Tinoco
 
Membro desde: 1-Mar-2010
Local: Braga
Mensagens: 872
Tinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em brutoTinoco é uma jóia em bruto
Re: Para os mais Experientes - e não só!

é fundamental, dominar as bases... como single strokes, doubles, triples, paraddidles, etc...
treinar rudimentos é fundamental para criara alicerces que nos vão permitir ser melhores no uso do instrumento.
se eu tivesse toda a disponibilidade do mundo para dedicar à bateria, treinaria da parte da manha rudimentos no pad, e da parte de tarde a tocar o instrumento.

mas o que quero deixar muito claro, é a importância dos rudimentos, para o domínio da técnica. e contra mim falo, que por ter pouco tempo, quando posso quero é tocar, mas tenho a perfeita noção que a minha evolução é mais demorada e mais "deficitária".
__________________
rock on!\oo/
Tinoco não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #3
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Para os mais Experientes - e não só!

Olá Mário!

Vamos deixar um pouco de lado as idades.
Houve coisas fundamentais que eu aprendi aí na estrada, coisas que eu até à pouco tempo achava que não eram assim tão importantes. Vais a ver e a parte técnica... é apenas metade!

.Uma das coisas mais importantes é teres um grande som. Não falo de um kit topo de gama (ajuda!!!!!), mas falo de teres o teu kit com as peles certas, com a afinação certa, com pratos a soar bem e com stacks (se utilizares) inteligentes. E isto é algo complicado, de facto há mestres da afinação neste país mas todos sabemos que uma bateria é um instrumento super complicado de afinar. É preciso tentar e tentar e tentar, com as mais variadas peles até encontrar "aquele som". Vais a ver e isto é um estudo que se tem que ter em casa também, perder tempo.

.A segunda coisa está na mente: pensar como banda, e não como Eu-baterista. Preocupares-te se a tua banda está a soar, se tu de alguma maneira te estás a sobrepor. As música tocada como banda é como um espectro: cada um tem o seu lugarzinho lá. Estou num projecto World Music agora (acabamos a nossa tour na Lituânia à 3 dias) e o tu tens espaço para tudo: para carregares a sério nas linhas de bateria e para deixares a cena soar, manteres o simples. Convém é planear e respeitar esses espaços... não faz sentido um gajo disparar um brake à sextina em cima de uma linha de voz, ou em cima de um momento alto de guitarra. De resto, groove, ataque, jogar simples, meteres a banda a soar. Se estás num sitio complicado, por muito que custe, reduz um bocado o volume e tenta manter as dinâmicas.

Na verdade se eu voltasse atrás, sabendo tudo o que sei hoje e onde estou hoje... fazia exactamente a mesma coisa.

. Neste projecto de WorldMusic onde estou usamos Click não só para sermos mais lineares como também para usarmos Samples. Lembro-me de quando era mais miudo meter um metrónomo a clikar nas orelhas e ficava horas e horas a manter um bom groove.
Acho que isto é das coisas mais importantes como baterista. Ser muita certinho no tempo, não oscilar nem no groove nem nos brakes. E não é nada fácil!
. A nível mais técnico é importante o domínio dos single strokes, é de lá que se faz tudo, tanto nas mãos como nos pés. Dominar os volumes, as intensidades, ghosts .
. Depois disso é importante as duplas, dominar volumes, intensidades, ghosts. Importante garantir que se são duas notas seguidas, têm que soar as duas ao mesmo (se assim pretenderes). Nos pés a mesma coisa.

O corpo precisa de habituação. Nunca se consegue fazer tudo à primeira. Treinar treinar e treinar. Tendo estas bases de single strokes / doble strokes já podemos ganhar mais vocabulário, avançar para os rudimentos e por aí fora.

grande abraço!

PS: tens aí grandes exemplos de bateristas que sabem muito, mas mesmo muito, mas quando tocam mantêm-se firmes, simples, adaptados ao projecto em que se inserem... Sergio Silva (que ainda no outro dia vi na Figueira da Foz, dos melhores!) Miguel Casais e tantos outros!

Citação:
Mensagem Original de Mario Esteves Ver Mensagem
Bom dia!

Gostaria de ouvir, e de acordo coma Vossa experiência, nomeadamente os mais "velhos" / experientes nestas andanças da bateria, e também aqueles com prática de "estrada", a resposta às seguintes questões:

Sabendo o que sabem hoje,

- Se comecassem hoje a tocar bateria ( do zero!) como estruturariam a vossa aprendizagem?
- O que é que considerariam superfluo (se é que o há) e o que é que considerariam essencial?

- Qual seria o Vosso método de estudo diário ?

Isto no sentido de se atingir um nível baterístico interessante , evitando perdas de tempo com treinos desnecessários (se é que isso existe). Seria algo como um método para 3 ou 4 anos de treino puro e duro!

Esta ideia surgiu-me depois de ler algures uma resposta muito pertinente do Leonel Rodrigues que disse algo como isto "para quê aprender flams se ainda não domino as single strokes?" Também me ajudou o facto de pensar que nos meus ensaios ando a "perder" muito tempo com playalongs, quando se calha deveria direccionar a aprendizagem num sentido mais específico e mais estruturado.

Conto com a Vossa habitual boa vontade e disponibilidade.

Obrigado!

Mário Esteves
__________________
MISSOM

Última edição de JoãoCampos : Qua, 31 de Agosto de 2011 às 12:22.
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #4
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Para os mais Experientes - e não só!

Obrigado a ambos pelas respostas!

João, falaste no Sérgio Silva. Sem querer abusar do off-tópic, o Sérgio, além de um bom amigo, foi também meu professor durante uns tempos (agora estou com o Hugo Danin). Foi-o durante uns tempos, e já não é, por...falta de tempo da parte dele. Vê-lo tocar é algo de fantástico, mas só estando mesmo ao pé dele - mais concretamente atrás dele como já tive o privilégio de estar - é que se entende como, de facto, ele é mesmo bom naquilo que faz, e fá-lo duma forma simples, certeira e eficaz sem qualquer tipo de exitações, mesmo quando, por qualquer motivo precisa de improvisar no momento. Tem uma técnica incrível, uma grande precisão, um "power" brutal, uns rimshots do outro mundo e, tal como tu dizes, falhar uma nota não é opção. Se é um single é um single se é um double é um double e nada é "aldrabado" ou atabalhoado.

Mas onde eu pretendia chegar é à estrutura de treino que vocês, "rapazes" mais experientes e com estrada, tinham quando começaram, ou, de outra maneira, deveriam ter tido.
Quero com isto dizer algo parecido com : treino por dia 2 horas por dia. Divido essas duas horas em 10m para aquecimento, 30 minutos para rudimentos no pad, 30 minutos para rudimentos nas várias peças da bateria e 50 minutos de play alongs, por exemplo. Para além disso ainda via DVD's (se existissem na altura), ia a concertos, ouvia música, etc, etc.

Toda esta minha curiosidade (e vontade de aprender), deriva do facto de, actualmente, o manancial de informação ser tão grande que eu nem sei bem para onde me virar. Há DVD's, há cursos / lições on line, há aplicações para o iphone e Ipad, como por exemplo o DrumTrainer, há livros, há a net, etc, etc. O bombardeio de informação é tanto que chego a pensar que perdemos preciosas horas de possível estudo a investigar na net qual será o método mais eficaz de estudo. A última é um tal de Cobus Pot "qualquer coisa" que vai lançar uma colectânea de 20 dvd's com o titulo "aprenda a tocar bateria de ouvido". Acho que já ultrapassamos o razoável e por isso estou confuso!!!

Abraço,

Mário
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #5
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Para os mais Experientes - e não só!

Melhor metodo de aprendizagem???

-umas viagens a casa do condutor Sergio e outras aos Carvalhos city. hehehehe
-single,doubles,flams,buzzs e mais nada.
-language of drumming
-imaginaçao e criatividade no teu estudo
-sem pressas e stresses, estás a ir bem
-preocupa-te um pouco mais em melhorar a tua qualidade de som como o Joao disse e bem, uma simples batida mas com o melhor som que tu consigas fazer

e por fim esquecer tudo o que eu disse, e ouvir as palavras de malta com mais conhecimento.

Abraço
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #6
pedro moreira
 
Membro desde: 21-Mai-2010
Local: maia
Mensagens: 542
pedro moreira será famoso em breve
Re: Para os mais Experientes - e não só!

Boas!
Acho o tópico bastante pertinente e interessante.
Eu comecei a tocar bateria por volta dos 16 anos.
Inscrever-me na escola de Jazz do Porto, onde estive algum tempo a aprender as bases (teoria e prática).
Apartir daí, e infelizmente abandonei as aulas, e dediquei-me apenas á banda.
Só uns anos mais tarde, e com outra maturidade, é que decidi voltar ao estudo e criar o meu próprio método.
Isto porque as ideias não me faltavam, mas executa-las é que era o caraças!!!!
Posto isto, acho que o método deverá ser criado pelo próprio (o tipo de exercícios, o tempo dispendido, a forma como esquematiza o treino, etc), de acordo com as suas expectativas e ambições.
Abraço
pedro moreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #7
santos
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: seixal
Mensagens: 130
santos está no bom caminho
Re: Para os mais Experientes - e não só!

Grande topico.
É de topicos como este que o forum precisa.

Vou dar a minha modesta opiniao:
Concordo com o que o João disse: ter uma boa base de singles e doubles é fundamental, se há horas do meu estudo que dou por bem gastas foram as que gastei nisso.

Agora falando do meu caso acho que o fundamental é um equilibrio.

Aqui a tempos vi uma video aula do tommy igoe, se nao me engano, em que ele dizia algo do genero: quando passava demasiado tempo a estudar singles e doubles , ou seja um estudo monótono, ganhava mais capacidade de passar aquilo que sentia para a bateria mas ao mesmo tempo perdia imaginaçao e as ideias demoravam mais a surgir.

É por isso que acho que o que me faltou nestes anos foi isso mesmo, equilibrio entre as duas faces da moeda. Claro que para que exista esse equilibrio tem de haver algum tempo disponivel.



Resumindo, se comecasse hoje a tocar bateria iria investir muito tempo nesses dois aspectos double e singles mas ou mesmo tempo iria querer ter uma novidade diaria no meu estudo de forma a que o meu vocabulario fosse o mais alargado possivel e de forma a manter o equilibrio e deixar fluir a imaginaçao. Dito por outras palavras, algo que desenvolvesse tambem o cerebro e a criatividade.

desculpem alguma barbaridade, grande abraço

João Pedro
santos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 31 de Agosto de 2011   #8
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Para os mais Experientes - e não só!

Não sou experiente mas aproveito e, se me permites, mando a minha "pescada":
Por vezes e, provavelmente por preguiça mental, não me dedico a estudar o que é fundamental e proveitoso para evoluir ainda mais. Tenho alguns métodos e exercícios mas pego naquilo (mesmo sabendo que é mais que preciso) e, quando estou sem grande paciência, acabo por me cansar logo só de olhar. Ora, toca a pegar em músicas e por-me a tocar por cima delas (é o que faço muitas das vezes)! E quando me canso disso, há vezes que acabo por não pegar, ainda assim, nos exercícios e nas pautas.
Com certeza que os mais experientes já passaram por isso.
Gostaria que me dissessem como faziam para contornar a situação e dedicarem o máximo de tempo concentrados a estudar.

Abraços
__________________
[ex-Punksongsdrummer]
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Setembro de 2011   #9
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Para os mais Experientes - e não só!

eu diria : LEITURA , RUDIMENTOS.
o resto virá com as bandas...
mas estou dveras incinado para a leitura de pautas... factor muitissimo importante.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 2 de Setembro de 2011   #10
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Para os mais Experientes - e não só!

1º) se puderes mete-te numa boa escola ou aulas privadas para aprenderes as bases. Aí vais conhecer outros músicos. Aconteceu-me qd tive aulas no Hot.
2º) tenta colar-te a músicos bons e com experiência.
3º) um pouco de estrada a tocar covers vai dar-te dar alguma versatilidade
4º) tenta tocar (playalongs) o que sabes que não consegues e obrigar-te a repetir, repetir e repetir.
5º) gasta um pouco de tempo por dia em rudimentos, paradidles, etc.
6º) estuda com um bom baixista grooves, dinâmicas, etc.

Abraço
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Setembro de 2011   #11
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Para os mais Experientes - e não só!

1. Aprender desde o início a tocar open handed.
2. Aprender com um professor (acho que isto já resolveria os pontos seguintes, mas enuncio-os na mesma).
3. Aprender, no mínimo, leitura rítmica. Se possível, aprofundar o conhecimento de teoria musical com algo mais, mas isto já ocuparia uns 4 ou 5 anos.
4. Iniciar sempre com as coisas mais simples e só depois passar às mais complicadas.
5. Ouvir muita música de variados estilos e entender o que está por detrás: a história do ritmo, o que o baterista pretende transmitir, etc.
6. Tocar com outros músicos, que sejam eclécticos e de preferência dum nível musical um pouco acima do teu.
7. Saber desde o início que a técnica é apenas uma ferramenta, pelo que o mais importante é ter algo para dizer; ou seja, ao tocar bateria, pensar na expressividade musical, mais do que nos rudimentos e técnicas que se estão a utilizar.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Divulgação: Vagos Open Air 2010 (para os metaleiros mais curiosos!) annasantos Bandas e Música em geral 122 Sáb, 12 de Março de 2011 20:47
Vai mais uma rockalhada aqui para a malta comentar!! xD No one knows mdrummer Videos e Músicas dos Membros 32 Dom, 20 de Fevereiro de 2011 17:11
Faleceu Rosa Lobato Faria LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 6 Qui, 18 de Fevereiro de 2010 12:03
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 18:47. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it