Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Electrónicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Electrónicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias, pratos e/ou outros equipamentos ligados às baterias electrónicas.


Resposta
Opções
Não lido Qua, 20 de Agosto de 2008   #1
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Dúvida: Como ligo a bateria electrónica Roland TD-3KW ao computador através do cabo midi?

Estou a tentar ligar a Roland TD-3KW ao pc por via midi mas não consigo.

Como não consigo por diversos meios (via entrada midi do PC e agora através de um interface midi Edirol UM-2ex), e não consegui, venho aqui pedir ajuda.

A nível de hardware, tirando a entrada midi do PC que não tenho meios de saber se está a funcionar ou não, o Edirol está porque tem leds de aviso. Como nada disto passa o sinal da bateria para o PC, surgiu-me uma dúvida que gostava que me ajudassem quem puder.

Agradecia que quem tiver um voltímetro verificasse os seus cabos midi e me ajudasse.

Peguem nos cabos midi e virem as pontas para vocês e coloquem os pins em baixo, ou seja, algo deste género (desculpem o esquema):

*|*
.....


Ou seja, o cabo tem 5 pins (representados pelos pontos) e tem a saliência em cima (representada ali pela barra)

Agora peguem no voltimetro e verifiquem se cada ponta está ligada à ponta correspondente do outro terminal do cabo. No esquema de cima, o primeiro ponto é o terminal 1, o segundo ponto o terminal 2, etc.

O meu cabo tenho as seguintes ligações:

Terminal 1 = 1 do outro lado
Terminal 2 = 2 do outro lado
Terminal 3 = 3 do outro lado
Terminal 4 = 5 do outro lado
Terminal 5 = 4 do outro lado


Andei a pesquisar na net e pelos vistos eles têm de bater certo de um lado e do outro (faz todo o sentido, mas pode haver excepções).
Nas ligações dos terminais 4 e 5 que tenho dúvidas, se alguém me poder ajudar, era bem porreiro.
É que se eu tiver razão e aquilo estiver mal, andei a perder 2 dias em soluções e mais hipóteses quando afinal, na volta, o cabo está mal feito (se assim for, vou à loja trocá-lo).


Espero é que tenham percebido o meu problema e a minha dúvida e como verificar o cabo! Se não perceberam, eu tento esquematizar/explicar de outra forma.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qua, 20 de Agosto de 2008 às 12:56.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Agosto de 2008   #2
Ossos
 
Membro desde: 12-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 154
Ossos será famoso em breveOssos será famoso em breve
Ideia Re: Dúvida em cabo midi

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Estou a tentar ligar a Roland TD-3KW ao pc por via midi mas não consigo.

Como não consigo por diversos meios (via entrada midi do PC e agora através de um interface midi Edirol UM-2ex), e não consegui, venho aqui pedir ajuda.
Oi men! Olha, em 1º lugar, podes testar o cabo através de software. Tipo se tiveres o nuendo/cubase ou outro software que trabalhe com midi podes logo ficar a saber se está a chegar sinal ao pc ou não!
Ossos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 20 de Agosto de 2008   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida em cabo midi

Sim, eu estou a usar o Cubase e como não chegava sinal ao PC, andei para aqui a matar a cabeça para saber onde estava o problema.

De qualquer maneira, já está resolvido. Abri uma das fichas e soldei tudo de novo e pin com pin correcto. O problema é que a ficha era daquelas que não dão para abrir, como tal, tive de cortar o cabo e soldar só à placa dos terminais e agora não tenho a protecção dos terminais, mas isso é irrelevante em termos práticos, só o aspecto é que não é grande coisa.
Já está a funcionar (isto de venderem cabos mal feitos é muito, mas muito incompreensível) e o problema era mesmo terem trocado os terminais nas soldaduras!!

Claro que eu devia era ter ido à loja, mas como não apetecia ir para Lisboa tratei eu do assunto.

Deixo só um aviso a quem não estiver habituado a trabalhar com ferros de soldar, voltimetros e afins que não se meta nestas aventuras porque corre o risco de ficar sem o material e sem a garantia de devolução.


Aproveito o assunto e partilho alguma da informação que fui buscar à net e que me ajudou a facilitar o meu trabalho.
Apesar das fichas terem 5 pins, só 3 são necessários. Isto facilitou-me a vida porque em vez de ter de soldar 5 fios bem finos, só tive de soldar 3. Os outros talvez os solde depois só para não estarem soltos, mas agora tenho outras prioridades.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Setembro de 2008   #4
phill-hip
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: PD Açores
Mensagens: 256
phill-hip está no bom caminho
Re: Dúvida em cabo midi

Boas! Ainda bem que já resolveste o problema mas deixa-me só aproveitar para dizer, sem certezas, que o cabo que tinhas podia muito bem ser daqueles que se vendiam há muitos muitos anos atrás para microfones! "Há muito muito tempo, era eu uma criança..." os meus pais tinham uma aparelhagem com um microfone que se ligava com um cabo exactamente igual aos cabos midi, mas cujos pinos poderiam estar ligados como estava o teu!! Como já disse, não tenho certeza mas tb não me quer paracer que se vendam cabos midi mal construidos! é só uma hipótese!! Fica bem
__________________
-------------------------------------------------------------------------------------
Where ignorance rules, being wize is madness!!
-------------------------------------------------------------------------------------

.publicStaticVoid(Project);
phill-hip não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 8 de Setembro de 2008   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida em cabo midi

Pode ser, mas este cabo foi comprado novo numa loja recente.
Já não me recordo bem, mas penso que na embalagem dizia cabo midi e tinha a norma regulamentadora dos cabos midis.

Mas não sei, na volta era mesmo desses cabos que referes, porque também acho muito estranho andarem a vender cabos mal feitos!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
TESE: Contribuiçao do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras andre_vg Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 7 Dom, 12 de Julho de 2009 02:46
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
[Entrevista] Dave McClain - Baterista de Machine Head (Fev 2000 - "batteur magazine") Leodreammer Bateristas e Percussionistas 6 Qua, 11 de Outubro de 2006 09:48



São agora 18:57. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it