Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Dom, 5 de Abril de 2009   #1
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Boas pessoal, a minha sala de ensaio é uma sala normalissima que foi pouco preparada para tocar. A sala tem condições a meu ver péssimas para tocar, mas tem que ser ali porque é o unico sitio possivel. Eu estava a pensar em isolar a sala com um material qualquer que alguem me aconselha-se. Se alguem me poder ajudar agradecia.Vou postar em baixo algumas fotos da sala. Um lado da sala é parede de cimento com partes em tijolo, outra parede é em madeira e depois a parede atrás da bateria era uma adega pequena para por as garrafas de vinho (nao e que nao de jeito ), mas essa parede tem cortiça por tras e ja tou a preparar as coisas para tirar a parte de tijolo. Do resto preciso de ajuda.





Cumpz
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 5 de Abril de 2009   #2
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Sala de Ensaio 12 x 3

O teu espaço parece bem porreiro, apenas a precisar de uma pequena limpeza!

Antes de mais, é importante que definas bem o que queres fazer da tua sala. Falas em isolar, o que queres dizer com isso? Queres reduzir o nível acústico que sai da sala? Evitar que saia som para o exterior? Se é este o teu objectivo, então aviso já que será um intervenção bastante cara.

Se o teu objectivo por outro lado é apenas melhorar a acústica no interior da sala, então aí há um monte de coisas que tu podes fazer, com bons resultados, e que envolvem gastos relativamente baixos. Vão desde forrar parte da sala com espuma ou com as vulgares e famosas placas de ovos, a colocar cortinados nas paredes, para resuzir as reflexões. Com isso, consegues reduzir bastante as reflexões no interior da sala, minimizando consequentemente o eco, o que resulta num som mais definido e subjectivamente com muito melhor qualidade, no interior da sala. Mas esse tipo de intervenção não reduz normalmente o ruído sentido no exterior da sala, ou seja, não isola...

É por isso importante que sejas um pouco mais específico quanto aos teus objectivos...

Abraço
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 5 de Abril de 2009   #3
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Sala de Ensaio 12 x 3

Peco desculpa por nao ter especificado. O que eu quero é a segunda coisa q tu disseste. Porque para o exterior nao ha problema sendo aquilo equivalente a um andar -2 ou mesmo -3. A sala tem 12 metros por 3 metros. Dame ai algumas ideias alem dessas para ver o que faco. Eu posso gastar algum, desde que melhor a acustica, porque a acustica é pessima e tem que se por sempre os amps no maximo e os amps sao bons. Nota-se uma grande perda de som e de qualidade ali. E sim precisa de ser limpa mas temos mexido muito na sala portanto ta um bocado po "porca".

Yzak adicionou o seguinte texto, 1061 minutos e 44 segundos depois:

Pessoal tou indeciso entre caixas de ovos e espuma normal daquela que se usa para por nas almofadas e isso, falando em qualidade claro. Se Alguem puder ajudar.

Última edição de João Isaac : Seg, 6 de Abril de 2009 às 14:15. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #4
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Alguem q ajude...
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #5
Abdrummer
 
Membro desde: 3-Abr-2009
Local: Curitiba
Mensagens: 156
Abdrummer será famoso em breve
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Boas!

A meu ver, o material que pensas colocar (caixas de ovos ou espuma) vão variar também na urgência que tens em remodelar a sala. A espuma podes comprá-la na totalidade de uma só vez em qualquer drogaria, enquanto que as caixas de ovos terás, em princípio, que ir fazendo colecção!

Já experimentei dos dois, e fiquei bastante satisfeito com as espumas.

Agora terás que ver o tempo e o orçamento disponível (as espumas são mais caras).

Penso que qualquer outra solução não saírá barata.

Boa sorte
Abdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #6
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Epa e assim, as caixas de ovos para mim ficam a 0€. A espuma nao sei mas tambem nao sera um abuso decerteza.
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #7
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

O melhor no teu caso, é mesmo forrar parte das paredes com aquela espuma específica, ou com placas de ovos. Obviamente, a espuma apresenta melhores resultados, e um aspecto um pouco mais profissional. As placas de ovos funcionam muito bem, tendo em conta que serão certamente bem mais baratas.

É obvio que não te vais por a fazer colecćão de placas de ovos, é fácil adquirí-las em vários locais, como por exemplo em aviários dedicados à produćão de ovos. Têm ainda a vantagem de poderem ser pintadas da cor que te agradar.

Pelas fotos, tens pelo menos uma parede de madeira. Nessa, eu não faria nada. A madeira tem boas propriedades acústicas, e não convêm secares completamente a sala. A parede do fundo, onde tens a bateria, também me parece porreira, porque as cavidade para por as garrafas devem reduzir bastante as reflexões.

No teu caso, forraria a parede que fica de frente para a bateria com as tais placas de espuma/caixas de ovos, de acordo com as tuas capacidades financeiras. Se a parede que fica de frente para a parede de madeira que se vê não for também ela de madeira, podias também forrá-la, pelo menos até meia altura. O tecto também não dá para ver bem de que é feito, mas se for de cimento, ficaria bem se forrasses pelo menos uma parte. Corinados de tecido espesso também funcionam muito bem.

Acho que com isso, já estarias a reduzir muito significativamente as reflexões no interior da sala, e o som melhoraria bastante, com um investimento bastante baixo.

Abraćo, e espero ter ajudado.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #8
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Obrigado pelo teu conselho. Mas mais uma ajuda, é assim a parede de madeira é completamente envernizada nao sei se isso tem alguma coisa haver. O tecto é de esferovite, supostamente foi posto de proposito para ajudar na acustica. A parede de frente é de tijolo e a de lado contrario da de madeira é de cimento. Nao seria melhor por em toda a sala espuma/ caixas de ovos para as reflexoes serem todas iguais? Digo eu que nao sei nada disto lol.
Cumpz e obrigado
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #9
davidcid
 
Membro desde: 24-Fev-2009
Local: Vila do Conde
Mensagens: 17
davidcid está no bom caminho
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Boas!
Se puseres caixas de ovos na sala toda vai secar demasiado o som.. o que acontece que ficarias com os agudos «mortos»..
Tb concordo que deverias manter a parede de madeira..
Eu diria para comprares algumas placas de espuma, e vai pondo uma a uma só depois de testares o quanto influencia o som.. não tentes cobrir as paredes por completo.. vai pondo algumas espaçadamente.
Se conseguires eiminar os ângulos das paredes ainda melhor..
E quanto à esferovite só estraga a acústica..
Falo apenas baseado em experiências anteriores e algum conhecimento adquirido em sites na net..
Abraço.
davidcid não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #10
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Citação:
Mensagem Original de Yzak Ver Mensagem
O tecto é de esferovite, supostamente foi posto de proposito para ajudar na acustica.
Aí o "engenheiro" dessa ideia acertou....mas bem ao lado lol....esferovite e acústica não se conjugam na mesma frase lol....qd mt a esferovite servirá pra térmica da sala acho eu lol)...

Qt ao resto segue as ideias do Nelson..como sempre sabe o que diz....não "seques" a sala...essa história das reflexões todas iguais nem sequer penses nisso pq não tem nada a ver...
__________________
http://sadrums.mybrute.com

Última edição de sadrums : Qua, 8 de Abril de 2009 às 22:43.
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #11
BeatDrummer
 
Membro desde: 2-Abr-2009
Local: Ourém
Mensagens: 22
BeatDrummer teve uns deslizes no passado
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Viva.

Eu tb tou a construir um estúdio.
Fui falar com o dono de uma loja de instrumentos cá da zona (por acaso ele faz som e luz aos fingertips, Jose Cid, entre outros) e ele aconselhou-me pra um ixolamento, caixas de ovos nas paredes, um cortinado ou cortiça ou esferovite no teto e no chao uma alcatifa (tem outro nome mas já nao me lembro, é bastante estranho).
Agora é ctg
BeatDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #12
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Tal como disseram, também sou da opinião que não deves revestir toda a sala. O som ficaria demasiado seco e sem vida. É importante reduzir as reflexões, mas não as deves evitar totalmente. Se repares, os estúdios profissionais têm sempre muitos absorventes, mas também têm sempre paredes nuas para haver algumas reflexões, que proporcionam uma melhor ambiência à sala.

O tecto em esferovite foi mesmo um erro... A esferovite é um óptimo isolante térmico, mas não funciona bem como isolante acústico. Ainda para mais no teu caso a função era a de reduzir reflexões, o que de facto a esferovite não faz com sucesso.

Tens ainda outro pequeno problema, que é o facto de que a maioria das colas corroi a esferovite (todas as colas que tem por base diluentes), e como tal, não dá para colar a espuma ou as placas de ovos sobre ela, vais ter que a remover.

Suprimires os cantos também é uma boa opção. Basta comprares umas placas de MDF ou aglomerado, cortares a 45º e fixares nos cantos, forrando depois com as placas/espumas. Tens também cantos específicos em espuma para o efeito, se puderes gastar mais um pouco.

Nem falei no chão, porque me pareceu ser em alcativa, o que é bastante bom, nem vale a pena mexeres...

Basicamente, podes conseguir resultados bem aceitáveis com pouco dinheiro, podendo melhorar esses mesmos resultados na medida do que estiveres disposto a gastar.

Abraço
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Abril de 2009   #13
João Isaac
 
Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 608
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Como melhorar a acústica de uma sala de Ensaio com 12 x 3?

Muito obrigado pela ajuda, alem de me ajudarem, ja aprendi alguma coisa. Vou pensar na parte de esferovite, nao sei mesmo o que esta por cima, se e tecto ou se sao canos ou algo do genero. Vou comecar pelas paredes, logo se ve a esferovite. E sim o chao e alcatifa por isso e que nao mencionei nada. Vamos a ver como corre. Vou comecar agora a juntar o material para comecar a obra.
João Isaac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Uma aula de Dennis Chambers em 3 lições: Treino de Resistência (artigo traduzido) Baronesa Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:51
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
Aborto... Bugradi Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 47 Sáb, 7 de Abril de 2007 03:06



São agora 22:53. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it