Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #1
LekasZetsu
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Oeiras
Mensagens: 133
LekasZetsu será famoso em breveLekasZetsu será famoso em breve
Bandas... Como começar?

Eu neste momento estou a criar um projecto com uns amigos, e estamos a começar a compor músicas originais (o nosso estilo estará mais virado para o rock alternativo/experimental), mas está em mesa também tocarmos algumas covers.

Quando isto surgiu em conversa, eu comentei que, apesar de não me importar de tocar covers, preferia focar em músicas originais, porque para além de me dar mais gozo tocar alguma coisa que foi criada por nós, achava que tocar covers não trazia nada de novo. Os outros dois membros concordaram que tocar originais trazia mais gosto, mas que ter algumas covers no reportório era necessário para quando começarmos a fazer gigs em bares. Não cheguei a perceber muito bem o porque da necessidade, mas lá cedi, e começamos a pensar em bandas e músicas.

Será que tocar covers, ou misturar covers e material original, é a melhor maneira de dar a conhecer uma banda? Que valor tem tocar algo que não é nosso e que já está mais que batido por bandas que se dedicam apenas a covers, e até pela própria banda original? Não transmite mais impacto/entusiasmo ouvir algo que nunca ouvimos antes?

Além disso, será que vale a pena fazer covers de músicas pouco conhecidas?

Última edição de LekasZetsu : Qui, 30 de Dezembro de 2010 às 02:51.
LekasZetsu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #2
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Bandas... Como começar?

Uma banda para começar, se quer mesmo seguir em frente, é quase que proibida de entrar logo com originais...vou explicar.

Quando uma banda começa, se começar com originais, o pessoal (público) pode nao gostar e a reputação da banda desce logo. No entanto, se a banda começar com covers e fizerem covers bons começa a ganhar boa reputação...depois, aos poucos, vão-se metendo uns originais pelo meio para ver a reacção do público...se gostarem, brutal, "bora para outro", se não gostarem, toca a repensar o original, vamos lá ver onde é que falhámos para da próxima vez gostarem mais...vai-se indo assim, aos poucos, até que um dia covers........nem vê-los...mas começar com originais? Acho muito dificil...

Abraço
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #3
baquetas
 
Membro desde: 12-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 490
baquetas será famoso em brevebaquetas será famoso em breve
Re: Bandas... Como começar?

Citação:
Mensagem Original de Freddy Jordison Ver Mensagem
Uma banda para começar, se quer mesmo seguir em frente, é quase que proibida de entrar logo com originais...vou explicar.

Quando uma banda começa, se começar com originais, o pessoal (público) pode nao gostar e a reputação da banda desce logo. No entanto, se a banda começar com covers e fizerem covers bons começa a ganhar boa reputação...depois, aos poucos, vão-se metendo uns originais pelo meio para ver a reacção do público...se gostarem, brutal, "bora para outro", se não gostarem, toca a repensar o original, vamos lá ver onde é que falhámos para da próxima vez gostarem mais...vai-se indo assim, aos poucos, até que um dia covers........nem vê-los...mas começar com originais? Acho muito dificil...

Abraço
disses te tudo!
__________________
bandas:
Run Joe Run
baquetas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #4
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Bandas... Como começar?

Citação:
Mensagem Original de Freddy Jordison Ver Mensagem
Uma banda para começar, se quer mesmo seguir em frente, é quase que proibida de entrar logo com originais...vou explicar.

Quando uma banda começa, se começar com originais, o pessoal (público) pode nao gostar e a reputação da banda desce logo. No entanto, se a banda começar com covers e fizerem covers bons começa a ganhar boa reputação...depois, aos poucos, vão-se metendo uns originais pelo meio para ver a reacção do público...se gostarem, brutal, "bora para outro", se não gostarem, toca a repensar o original, vamos lá ver onde é que falhámos para da próxima vez gostarem mais...vai-se indo assim, aos poucos, até que um dia covers........nem vê-los...mas começar com originais? Acho muito dificil...

Abraço
Boas, por acaso não concordo totalmente com o que dizes. O que penso que seria ideal é tocar apenas 1 ou 2 covers para demonstrar mais as influencias da banda em si, não como "show" principal, mesmo que seja o 1º concerto da banda.
Pelo menos pessoalmente, perco muito rapidamente interesse numa banda de covers, pq normalmente o original continua a ser melhor (quando dentro do mesmo estilo, claro).
Basicamente, na minha opinião, para começar a tocar instrumentos, sim, covers, para começar com 1 banda a tocar ao vivo, originais com covers para mostrar influencias e atrair algum pessoal.
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #5
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Bandas... Como começar?

ja me cansei de tocar covers, rock, punk, brazileiradas, chananas ( lol ) ect.

prefiro ir pelos originais... MAS !!!

SE QUEREMOS CONHECER OS OUTROS MUSICOS ( BAIXISTAS, GUITARRISTAS ECTECT ) TEMOS QUE FAZER UNS COVERS PARA VER ATÉ QUE PONTO OS OUTROS SABEM TOCAR E OS OUTROS VEREM ATÉ QUE PONTO NOS SABEMOS TOCAR.

brevemente : temos que nos conhecer uns aos outros.

por mais que digam que o amigo toca prá cravalho, temos que ter a nossa percepçao.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #6
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Bandas... Como começar?

Têm que jogar com o tipo de actuação!

Nos bares convém tocar alguns covers (1 ou 2), porque? Porque o público conhece e é forma de fazer-lo entrar na onda, caso contrário o pessoal vai todo embora...
Noutros palcos, de vêm que a onda é outra, bota originais para a frente.

Mas o mais importante de tudo é haver consenso e bom ambiente na banda, porque se não for assim as coisas não correm bem...

Boa sorte,

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #7
timotioman
 
Membro desde: 19-Jul-2010
Local: Porto
Mensagens: 98
timotioman será famoso em breve
Re: Bandas... Como começar?

No inicio os covers sao sempre importantes nao so para manter o publico no sitio mas muito para ficares a conhecer o resto da banda. Se for so originais cada um vai tocar apenas aquilo com que está confortável e gosta, e demora mais a aperceberem-se das limitações de cada um, do talentos escondidos ou dos simples gostos.
Penso que o ideal para quem quer começar com originais é ao inicio treinar um cover para cada original, por muito simples que sejam, há centenas de exemplos de músicas que toda a gente conhece, qualquer banda consegue tocar e vai servir para se conhecerem melhor e para se desenrascarem de vez em quando, e ficam até como plano B para qualquer situação em que vos digam: "vá, toquem ai qualquer coisa que eu conheça para ver se gosto", o que pode sempre acontecer.
De qualquer forma até as bandas de topo tocam covers, basta veres a quantidade de versões da seven nation army ou da house of the raising sun que há, e estes são capazes de não ser os melhores exemplos, de todo...

de qualquer forma, posta depois por aqui uns videos da tua banda!
timotioman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #8
LekasZetsu
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Oeiras
Mensagens: 133
LekasZetsu será famoso em breveLekasZetsu será famoso em breve
Re: Bandas... Como começar?

Desde já agradeço por terem respondido

Realmente noto que ainda há muita insegurança nos membros da banda em relação aos instrumentos que tocamos. O guitarrista e eu tocamos, com mais dedicação, á pouco tempo (1 ano se não me engano). O mastermind da banda é o que está mais á vontade, ele toca teclado e guitarra, e é o que tem mais conhecimento musical. O baixista ainda não tenho bem a certeza das capacidades dele (entrou na banda á pouco tempo), mas ele não é propriamente novato com o seu instrumento, e ainda estou a ver que temos de arranjar um vocalista, porque nenhum de nós tem voz para cantar (o mastermind no entanto insiste que se ele e o guitarrista se dedicarem chegam lá).

Noto também que as músicas que estamos a fazer (vão em 3, duas em fase de perfeição e uma ainda a construir), são muito limitadas ás nossas capacidades, e talvez se desenvolve-se-mos mais, o produto final poderá ser melhor... Talvez falta mesmo praticar mais umas covers, passando por algumas gradualmente mais difíceis...

Isso de vídeos da banda é algo que vão ter de esperar, assim tipo um ano ou dois xD
LekasZetsu não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #9
rodrigo silva
 
Membro desde: 18-Mar-2009
Local: Pombal
Mensagens: 338
rodrigo silva será famoso em breverodrigo silva será famoso em breve
Re: Bandas... Como começar?

Boas, na minha opinião para começar era melhor uma banda de covers.
Aqui ah uns 3 anos tinha uma banda de covers(musicas que pouca gente conhece) e originais, tivemos uns 8 concertos em 1 ano,
enquanto que com a banda em que toco agora ,que só toca covers(musicas dos anos 80,90 e mais recentes, musicas que o publico conhece tipo xutos, cid,...)em um ano tivemos uns 30 concertos. Ao tocar covers aprendem mais e só têm a ganhar.
rodrigo silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #10
ja.ka.kanta
 
Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.070
ja.ka.kanta tem uma aura espectacular à voltaja.ka.kanta tem uma aura espectacular à volta
Re: Bandas... Como começar?

Acima de tudo, com espírito!
__________________
So grab your guns, And follow me.
ja.ka.kanta não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 30 de Dezembro de 2010   #11
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Bandas... Como começar?

Citação:
Mensagem Original de Tormentor Ver Mensagem
Boas, por acaso não concordo totalmente com o que dizes. O que penso que seria ideal é tocar apenas 1 ou 2 covers para demonstrar mais as influencias da banda em si, não como "show" principal, mesmo que seja o 1º concerto da banda.
Pelo menos pessoalmente, perco muito rapidamente interesse numa banda de covers, pq normalmente o original continua a ser melhor (quando dentro do mesmo estilo, claro).
Basicamente, na minha opinião, para começar a tocar instrumentos, sim, covers, para começar com 1 banda a tocar ao vivo, originais com covers para mostrar influencias e atrair algum pessoal.
Sim, estou com a tua opiniao amigo.
São pontos de vista um pouco diferentes e eu enquadro-me mais neste pois foi assim que se passou com a minha banda ... Fomos fazendo uns covers (no máx. 3) e ao mesmo tempo evoluindo com material novo e original e que com o passar do tempo vão melhorando.
Eu acho que para cativar o público cativa-se mais depressa assim ... Uns covers de bandas que nos influenciem e que o pessoal curta mas ao mesmo tempo apresentar sempre o originais sem ter medo de nada ... A pouco e pouco , se for bom , a coisa vai pegando.
É isso!

Um abraço!

Citação:
Mensagem Original de ja.ka.kanta Ver Mensagem
Acima de tudo, com espírito!
Exactamente companheiro. Também é preciso muito amor, muita alma e muita entrega à música que tocamos e ... Rock On!

Última edição de Bernardo : Qui, 30 de Dezembro de 2010 às 22:36. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 31 de Dezembro de 2010   #12
skm241
 
Membro desde: 22-Nov-2008
Local: Estoril
Mensagens: 343
skm241 está no bom caminho
Re: Bandas... Como começar?

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
ja me cansei de tocar covers, rock, punk, brazileiradas, chananas ( lol ) ect.

prefiro ir pelos originais... MAS !!!

SE QUEREMOS CONHECER OS OUTROS MUSICOS ( BAIXISTAS, GUITARRISTAS ECTECT ) TEMOS QUE FAZER UNS COVERS PARA VER ATÉ QUE PONTO OS OUTROS SABEM TOCAR E OS OUTROS VEREM ATÉ QUE PONTO NOS SABEMOS TOCAR.

brevemente : temos que nos conhecer uns aos outros.

por mais que digam que o amigo toca prá cravalho, temos que ter a nossa percepçao.
Concordo com o que disses-te enes. O guitarrista da minha banda quando ensaiamos, por vezes diz-me "Pah tocas melhor bateria do que eu guitarra", mas é como disses-te, temos que saber tocamos, ver o que fazermos mal para trabalhar mal.



Citação:
Mensagem Original de LekasZetsu Ver Mensagem
Desde já agradeço por terem respondido

Realmente noto que ainda há muita insegurança nos membros da banda em relação aos instrumentos que tocamos. O guitarrista e eu tocamos, com mais dedicação, á pouco tempo (1 ano se não me engano). O mastermind da banda é o que está mais á vontade, ele toca teclado e guitarra, e é o que tem mais conhecimento musical. O baixista ainda não tenho bem a certeza das capacidades dele (entrou na banda á pouco tempo), mas ele não é propriamente novato com o seu instrumento, e ainda estou a ver que temos de arranjar um vocalista, porque nenhum de nós tem voz para cantar (o mastermind no entanto insiste que se ele e o guitarrista se dedicarem chegam lá).

Noto também que as músicas que estamos a fazer (vão em 3, duas em fase de perfeição e uma ainda a construir), são muito limitadas ás nossas capacidades, e talvez se desenvolve-se-mos mais, o produto final poderá ser melhor... Talvez falta mesmo praticar mais umas covers, passando por algumas gradualmente mais difíceis...

Isso de vídeos da banda é algo que vão ter de esperar, assim tipo um ano ou dois xD
LekasZetsu, a minha opinião é que quando se junta 3 ou 4 pessoas para fazer uma banda, têem que ter umas coisas em mente que é, trabalhar, evoluir, desenvolver em grupo, reconheçer o que somos, descobrir os nossos erros, tocar com pessoal mesmo que não tenham experiência ajuda.nos a melhorar.
Uma das coisas que é bom para bandas e para criar originais é ouvir outros estilos e tentar toca-los, para "abrir-mos a nossa mente" de uma forma a termos mais ideias para colocar nas originais.
__________________
O melhor clube é http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=12861 ....
skm241 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Março de 2011   #13
Pedro Aronoff
 
Membro desde: 25-Jul-2010
Local: Guimarães
Mensagens: 188
Pedro Aronoff será famoso em breve
Re: Bandas... Como começar?

Boas..

Aproveito o tópico para por uma questão. A minha banda ainda não tem originais e estamos a pensar em gravar músicas (covers) que nós tocamos para um CD, só para arranjarmos mais uma aventura e algum dinheirito. Mas o nosso impasse é o problema dos direitos de autor, mesmo se escrevermos na contra-capa o nome da banda e que todas as músicas não são nossas etc... Será que podemos ter problemas com isso ?



Abraço!
Pedro Aronoff não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Março de 2011   #14
roll700
 
Membro desde: 22-Fev-2011
Local: Cascais
Mensagens: 42
roll700 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Bandas... Como começar?

Eu e a minha banda começamos por tocar alguns coverse agora estamos a compor as nossas musicas!
roll700 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Boas - Começar de Novo! RandyRhoads Apresentação de Novos Membros 10 Qui, 11 de Julho de 2013 18:03
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
Tutorial: Usar a bateria do Guitar Hero como EDrum sn4k3 Baterias Electrónicas 17 Dom, 8 de Maio de 2011 21:22
Samples em concertos ao vivo: Quem usa e como usar? Diogo Pereira Baterias Electrónicas 21 Dom, 2 de Janeiro de 2011 15:16
Como posso começar a tocar a música 'Flash of the Blade' dos Iron Maiden rapidamente? BattleSussex Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Ter, 19 de Janeiro de 2010 09:18



São agora 18:54. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it