Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 3 de Março de 2011   #1
Timmy
 
Membro desde: 15-Fev-2010
Local: Vila Real
Mensagens: 109
Timmy está no bom caminho
Como tocam covers?

Boas,
por curiosidade gostava de saber o que vocês fazem para aprender a tocar uma cover duma banda qualquer, se ouvem e escrevem o que têm que fazer, se vão ao youtube e vêm como outros tocam etc.

Eu por exemplo oiço a música divido por partes e vou treinando as partes um a um até chegar ao fim da música, se não conseguir ouvir bem algo, procuro a tablatura(?) e procura a parte onde tenho dúvidas

cumps
Timmy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Março de 2011   #2
Dreamdrummer
 
Membro desde: 22-Out-2010
Local: Porto
Mensagens: 139
Dreamdrummer está no bom caminho
Re: Como tocam covers?

Eu uso o tuxguitar e digo-te já que é excelente apenas precisas de o mapa midi que te indica o numero correspondente a cada instrumento da bateria... apesar de algumas músicas não estarem iguais aos drumcovers que estão no youtube fazem o mm sentido ou seja acompanha a música da mm forma só que de maneira diferente ....xD
Dreamdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Março de 2011   #3
guigue
 
Membro desde: 6-Jan-2010
Local: Caldas da Rainha
Mensagens: 95
guigue é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como tocam covers?

Normalmente ouço muitas vezes, quando souber mais ou menos as estrutura da musica, começo a toca-la, e depois vou adicionando fills iguais oud diferentes... Também poderei ir ao youtube ver covers de outros...
guigue não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 3 de Março de 2011   #4
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Como tocam covers?

Normalmente, e até porque só ensaio ao sábado, durante a semana faço um estudo mental, ou seja, oiço bem as músicas e tento memorizar as partes e as mudanças. Se por acaso houver uma parte mais difícil tento procurar vídeos no youtube, muitas vezes existem tutoriais de algumas músicas...

Abraço
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Março de 2011   #5
petercarvalho
 
Membro desde: 23-Out-2010
Local: Carapeços
Mensagens: 88
petercarvalho está no bom caminho
Re: Como tocam covers?

no meu caso é conhecer a música, ouvi-la e absover-la bem, depois quando a estiver a tocar vem tudo á memória
petercarvalho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Março de 2011   #6
Azevedo564
 
Membro desde: 5-Mar-2011
Local: Lisboa
Mensagens: 16
Azevedo564 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como tocam covers?

Normalmente, eu vou ao youtube, vejo, decoro e depois modifico ate me parecer sair bem.
Azevedo564 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 5 de Março de 2011   #7
LIONEL VIEIRA
 
Membro desde: 26-Dez-2010
Local: BRAGA
Mensagens: 346
LIONEL VIEIRA será famoso em breve
Re: Como tocam covers?

boas..
no meu caso é com o tux guitar e com videos no youtube.
cumps
LIONEL VIEIRA não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Março de 2011   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Como tocam covers?

Oiço a música e toco por cima na bateria electrónica.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Março de 2011   #9
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Como tocam covers?

decorar a musica e toca la por cima..
qual tablaturas qual que..

desenvolvam o ouvido
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Março de 2011   #10
nemesis
 
Membro desde: 30-Jun-2010
Local: Faro
Mensagens: 5
nemesis está no bom caminho
Re: Como tocam covers?

depende das musicas mas normalmente guitar pro e ouvir a musica original 5000000vezes ate decorar toda, ver outros covers no youtube etc. o essencial e conheçer a musica como as palmas da mãos :D
nemesis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Março de 2011   #11
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Como tocam covers?

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
decorar a musica e toca la por cima..
qual tablaturas qual que..

desenvolvam o ouvido
Ora nem mais! Não só decorar, é preciso senti-la.
Desenvolver o nosso ouvido é a maior preciosidade. Às vezes, uma música até sai ao "1º take".
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Março de 2011   #12
Tiago B
 
Membro desde: 9-Set-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 305
Tiago B será famoso em breve
Re: Como tocam covers?

Bem olha eu no inicio ia ver ao youtube pois ainda nao estava bem treinado eu, quando toco bateria ponho os fones e ponho um album a tocar , e acompanho conforme me da, fazendo isto varias vezes chega a um ponto qe começo a fazer o cover direitinho e a escutar bem como está na musica e fazer igual.
Tiago B não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Março de 2011   #13
danielpereira
 
Membro desde: 8-Dez-2008
Local: Lisboa/Margem Sul
Mensagens: 1.169
danielpereira será famoso em breve
Re: Como tocam covers?

Ouço a música muitas vezes até estar bem intrínseca e começo a toca la !!
danielpereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 28 de Março de 2011   #14
Drumic
 
Membro desde: 5-Set-2010
Local: Almada
Mensagens: 14
Drumic está no bom caminho
Re: Como tocam covers?

Basicamente faço o acompanhamento estrutural e depois de apanhar os ritmos estudo os detalhes, variações e arranjos. O youtube tb é uma boa ferramenta para esclarecer pormenores que não são evidentes na escuta de uma faixa, ou msm por uma questão de abordagem.
Drumic não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Abril de 2011   #15
Big Sticks
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Braga
Mensagens: 124
Big Sticks está no bom caminho
Re: Como tocam covers?

(normalmente) toco musicas que gosto,por isso ja costumo ter uma ideia de como a musica é,e quando vou a tocar se tiver duvidas num fill ou assim,oiço a musica ou invento(de maneira que encaxe) ou em ultimo caso, youtube!
__________________
O segredo para o sucesso é saberes sempre quem culpar pelos teus falhanços.
Big Sticks não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Abril de 2011   #16
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Hã? O quê...!!? Re: Como tocam covers?

Desculpem o off-topic, mas só eu é que estou enganado?
Para mim um cover não é tocar igual a outra banda, mas sim tocar essa música á nossa maneira...

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 17 de Abril de 2011   #17
Freddy Jordison
 
Membro desde: 6-Set-2009
Local: Batalha, Leiria
Mensagens: 818
Freddy Jordison será famoso em breve
Re: Como tocam covers?

Se for uma música que eu nao conheço, normalmente ouço umas 3, 4 vezes, depois começo a tocar a ver se gosto de a tocar (porque há sempre aquelas que não nos dao tanto prazer tocar)...com o tempo vou-me chegando mais proximo do original, acrescentando sempre um toque meu....
__________________
Freddy Jordison Myspace Facebook
[SIGPIC][/SIGPIC]
Freddy Jordison não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Maio de 2011   #18
Freixeiro
 
Membro desde: 19-Ago-2009
Local: Rio Maior
Mensagens: 4
Freixeiro está no bom caminho
Re: Como tocam covers?

Normalmente ouço umas quantas vezes, se continuar a ter dúvidas procuro uma tablatura ou um papel que me satisfaça em relação à minha dificuldade

No entanto, dou-lhe sempre o meu toque
__________________
"Ser e não ser eis a exclamação"
Freixeiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 14 de Junho de 2011   #19
Rutibrom
 
Membro desde: 13-Jun-2011
Local: Paço de Arcos
Mensagens: 7
Rutibrom é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como tocam covers?

Também depende do estilo da cover e mesmo até do baterista.
Para uma cover de ritmos simples, como o "Bombtrack" dos Rage por exemplo, basta talvez ouvir duas ou três vezes a música e memorizar os padrões de ritmo e passagens. Mesmo os "fills" são facilmente captáveis. No caso dos rage em particular, ou por exemplo também com os Led Zeppellin, é mais fácil ainda porque há uma boa relação entre a guitarra e a bateria (eles respondem muito próximo um do outro) e por isso ficas com uma referência segura. Ao memorizar a linha de guitarra o ritmo vem já "colado".

Se for uma cover de jazz parece-me muito mais difícil, porque mesmo que o padrão base seja "standard" é frequente o baterista improvisar no meio sobre esse padrão em sítios pouco convencionais, conforme o que os restantes músicos estão a fazer e o "groove" que os improvisos estão a tomar. Aqui a solução que arranjei foi começar com temas em que a gravação permita ouvir muito bem a bateria (porque há muita subtileza escondida lá no meio , que tenha um andamento mais lento ou em que o estilo exija um pouco mais de arranjo (porque há menos improviso). Depois ouço várias vezes as secções interessantes e tento entoá-las várias vezes em voz alta antes de as tentar repetir na bateria.
Ainda assim, ainda me está a ser muito difícil conseguir sacar covers de jazz. Se alguém tiver alguma sugestão, mesmo relacionado com o material utilizado (neste momento uso um ipod com uns headsets de marca branca), bateristas ou temas mais fáceis de ouvir, ficaria agradecido.

Acho que também acontece que à medida que se sacam mais covers de um certo baterista depois começa-se a apanhar também o estilo particular desse baterista e os "truques" que lhe são específicos e aí torna-se mais fácil sacar uma nova cover dele.
Rutibrom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #20
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Como tocam covers?

eu oiço algumas vezes, escrevo a estrutrura, pratico uma ou outra passagem mais crítica, e quando vou tocar, canto para mim o refrão para acertar no tempo antes de dar a entrada.

Abraço
__________________
Sou o JoCab1969 mas alterei o meu nick para o meu nome real.
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #21
Araújo
 
Membro desde: 6-Abr-2011
Local: Guimarães
Mensagens: 52
Araújo está no bom caminho
Re: Como tocam covers?

Citação:
Mensagem Original de João Cabrita Ver Mensagem
(...) canto para mim o refrão para acertar no tempo antes de dar a entrada.
Boa cena! Nunca me tinha passado isso pela cabeça.
Obrigado pela dica, João! Vou começar a fazer isso.
__________________
www.myspace.com/more2008
Araújo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Junho de 2011   #22
MissWitch
 
Membro desde: 13-Jun-2011
Local: Miratejo
Mensagens: 3
MissWitch é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como tocam covers?

Citação:
Mensagem Original de Sixxen Ver Mensagem
Desculpem o off-topic, mas só eu é que estou enganado?
Para mim um cover não é tocar igual a outra banda, mas sim tocar essa música á nossa maneira...

Abraço

Sim mas na minha opinião para fazeres uma cover seja do que for acho essencial primeiro aprenderes tudo como a musica é. Aprendes bastante ao tocar as musicas dos outros. Depois aí sim podes fazer as alterações que quiseres e tocares a tua maneira e sigaaa sempre a bater!
MissWitch não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Junho de 2011   #23
Rutibrom
 
Membro desde: 13-Jun-2011
Local: Paço de Arcos
Mensagens: 7
Rutibrom é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como tocam covers?

Geralmente o tipo de cover "à nossa maneira" só é possível quando uma banda já tem experiência e um estilo muito próprio e decide fazer uma cover (no sentido habitual) de outra banda. Como os músicos estão habituados a tocar juntos dentro do seu estilo, pegam no conceito da música de cover e tocam-na juntos. Por exemplo o "No Quarter" tocado pelos Tool. Basta que seja o Maynard a cantar para mudar muito o estilo da música original (embora não seja só isso, a banda como um todo faz o tema soar muito diferente). Nestes casos, porém, acho que já se trata propriamente de uma interpretação do tema do que de uma simples cover.

Última edição de Rutibrom : Qui, 16 de Junho de 2011 às 20:00.
Rutibrom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
Bandas... Como começar? LekasZetsu Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 13 Seg, 7 de Março de 2011 19:05
Bandas de covers - Deveriam ser proibidas? Qual a vossa opinião? Pedro Assis Bandas e Música em geral 46 Dom, 6 de Março de 2011 06:12
O que significa Groove? O que é Groove? Como obter groove? Como tocar com Groove? tiagocampos Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 12 Ter, 28 de Agosto de 2007 14:48



São agora 06:06. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it