![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Bateristas e Percussionistas Espaço para falarem sobre os vossos bateristas e percussionistas preferidos |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 17-Abr-2013
Local: Amora
![]() |
Funk/Jazz para ouvir
Boas pessoal. Eu não gosto de me fixar num género, e apesar de ter começado há apenas seis meses quero aprender alguns ritmos destes dois géneros. Parecem ser dos estilos mais técnicos e complexos para se tocar, e por isso gostaria que me dissessem um ou dois(ou até mais) albuns de cada género com alguns ritmos não-tão complexos. Agradecia a resposta :D
P.S: Não sabia onde pôr este assunto, se estiver mal indiquem onde o colocar sff ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Funk/Jazz para ouvir
Boas
Gosto da tua aptência para esses estilos e por isso vou tentar dar-te informação do melhor que conheço. Aqui vai: Grover Washington JR. Didier Lockwood Fourplay Yellow Jackets GRP George Benson Jamiroquai Shakatak Mezzoforte Level 42 The Roots Miles Davis Barry White Earth, Wind & Fire Lee Ritenour Lee Carlton John Scofield Jean Paul Bourely Gino Vanelli Michel Camilo Crunch Stephen Graphelli Jon Wiseman Area Nueva Manteca TOTO Lucio Batisti Djavan Tânia Maria Sérgio Mendez Tavares Wheather Report Dave Grusin Félix Papalardi AL DI MEOLA Jean Luc Ponty Frank Zappa Acho que já chega mas......................e porque não...... EXPENSIVE SOUL Abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() |
Muito obrigado pelas dicas. E é tudo do melhor ? E nem tinha pensado em expensive soul ahah
|
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 24-Ago-2009
Local: Setubal
![]() ![]() |
Maceo Parker :D
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
tens seis meses de bateria e ja queres ir para jazz/ funk ?
tens alguma base de 4/4 ? rudimentos ? cuidado com o salto.... ![]()
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Bom ponto! Sem as bases sólidas nunca vais conseguir tocar um bom swing.
![]() |
#7 | ||
Citação:
Citação:
Discordo absolutamente por um único ponto. O que o impede de ouvir? Falando por mim, muito da minha defeituosa e parca formação, passou pela audição exaustiva de temas e imaginando o meu set á frente. Hoje isso chama-se air drumming, naquele tempo chamavam-me demente e coisas piores. Se o rapaz gosta do estilo, nada perde e muito pelo contrário em ouvir e apreciar. Muito se aprende a ouvir e a "sonhar" "tocando" com quem se ouve. Abraço |
||
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
![]() |
Ahah é um facto que air drumming já faço há muito mais tempo. xD
E não tenciono ir para os mais dificeis. Vou fazendo o que posso, e logo vou-me desafiando a mim próprio a coisas mais complicadas. Para além do facto que por isso é que perguntei o que tinham para ouvir. Hoje já tentei jamiroquai e é bastante porreiro. Não é assim tão complicado que tenha que ter as bases todas e tem um groove que me agrada bastante. A parte do jazz foi mais para conhecer melhor o género e de facto perceber que tipo de técnicas são utilizadas. Sei o ritmo básico, e para além disso pouco mais, mas para isso é que temos hoje a internet! |
![]() |
![]() |
![]() |
#9 | |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Citação:
Estava a dizer é que para conseguir um bom swing, e já estou a falar na fase de "meter as mãos à obra" acho que se deve conseguir ter uma boa base rítmica já adquirida. Conhecer e começar a ter a capacidade de compreensão do que se está a ouvir não tem fases e isso deve-se sempre fazer, e independentemente de se saber ou não executá-las, mas compreendê-las e imaginá-las na cabeça é realmente importante como referes. Muita música aprendi eu a tocar de cabeça e só assim consegui executar algumas delas. Só depois de as visualizar na cabeça é que consegui passar para a bateria. ALiás, eu até defendo que se não conseguirmos tocar a peça "na cabeça" (de cabeça) jamais conseguiremos tocar essa peça na bateria.
![]() |
![]() |
#10 |
![]() |
Ah em resposta às bases e aos rudimentos:
base de jazz, rock, funk, bossa nova(mais ou menos), reggae, punk e blues. rudimentos sei o single, double e tripple paradiddle, flam, single, double e triple(ainda a tentar) stroke. Se isto tem nomes em português não sei porque aprendi na net. Em tempos, consigo alguns em 7/4 (money, mother, e outras de pink floyd, sei mais ou menos a 7/4 dos memória de peixe) Ao que conta ghost notes, consigo minimamente aplicar a um ritmo simples. Mas se isso não é suficiente para tentar tocar dos swings mais simples também não faz mal, tentarei mais tarde com mais conhecimento :D |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
sim.. eu nao digo para nao escutares... antes pelo contrario , nos bateristas devemos escutar todo o tipo de musica.
agora entre escutar e tocar ha uma margem bem grande, disseste que tinhas seis meses de bateria e que querias conhecer outros tipos musicais, conhecer sim , tocar ... acho que ainda nao.. temos que ter bases solidas para isso ... eu taopouco tenho... posso ouvir , posso tentar idealizar/compreender as batidas, mas quando estamos sentados no banco do instrumento nao e a mesma coisa, por mais que se saiba toda a musica. o Leonel ensinou-me um ritmo base brazileiro, Samba. eu ouco-o , eu toco-o , mas... logo ele corrigiu-me na posicao das maos a tarola, quero dizer com isso ... eu batia 3 com a mao direita e uma com a mao esquerda , o que faz quatro... pois nao ! eram duas em cada mao para termos relance e posicionamento da mao direita no timbalao senao ja me atrapalhava. pois... sem bases , por mais que se saiba nunca se sabe como deve de ser.
![]() |
#12 | |
Citação:
Entâo, com essa teoria toda (ainda bem), porque não poes aí um video teu com os 7/4? Gostavomos todos de ver Vinagre. Abraço |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
![]() Membro desde: 13-Mar-2011
Local: Lisboa
![]() |
Há um DVD de um grande mestre que eu gosto muito que é: "Tommy Igoe - Groove Essentials.
De certeza que te vai ajudar ![]()
![]() |
#14 |
![]() |
inventar é mais complicado mas posso tentar! em que ritmo ?
|
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
![]() Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
![]() ![]() |
Continuando a lista do Leonel, da qual eu retirei também algumas ideias (obrigado!):
Mais nessa onda do funk/jazz/soul: Aretha Franklin Dave Brubeck Dave Weckl Band Dixie Dregs Frank Sinatra Max Roach Paul Motian Seal John Coltrane Art Blakely Lou Donaldson Lee Morgan Horace Silver Grant Green Dexter Gordon Tom Jobim Wynton Kelly Trio E já tens aí uma grande lista... Enjoy it ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Opções | |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste | João Timbalão | Pratos (Cymbals) | 43 | Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13 |
Tutorial: Construír cascos de madeira para baterias/tambores (Shell made in Portugal) | Soulive | Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo | 55 | Sáb, 14 de Junho de 2014 17:15 |
Música(s) preferida(s) para ouvir | João Agnelo | Bandas e Música em geral | 14 | Seg, 12 de Março de 2012 11:46 |
Para passar o tempo e ouvir boa música ao mesmo tempo... | Baronesa | Esplanada dos Batucadores (Off Topic) | 2 | Sex, 13 de Agosto de 2010 19:06 |