Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #1
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...

xxxxx

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Ter, 29 de Maio de 2012 às 13:37.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #2
paRkiNson
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Torre de Moncorvo - Reino Maravilhoso
Mensagens: 445
paRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em brutopaRkiNson é uma jóia em bruto
Re: Respiração

Sôr Leonel:

Tou farto destes tópicos...
...AQUI.
Para quando um blog, só teu?
Todos esses conselhos compilados num só lugar, sem o ruído dos comentário, sem as discussões, só a tua experiência.
As tuas dissertações, as tuas crónicas, os teus conselhos. É que às vezes com o "barulho das luzes" escapam-me alguns e num blog estavam ali sempre à mão.
Já merecias um espaço só teu. Não que aqui não o tenhas, mas era diferente.
Fica a dica.

Por acaso tenho uma respiração muito esquisita a tocar... uma tia minha viu-me tocar e disse que ficava aflita de me ver, porque sustinha demais a respiração a fazer certas cenas, como que "mergulhava na água" nas partes mais difíceis e "vinha à tona" e inspirava (como se estivesse a sufocar) nos compassos mais fáceis...
E claro, suo como um burro, perco precisão, discernimento...etc...

Faço-o mais quando estou pouco à vontade com o que estou a tocar, depois de estar à vontade com os temas começo a perceber melhor os sítios para respirar ou a respirar no ritmo...como tudo, é uma questão de treino.
__________________
nevermind me...
paRkiNson não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #3
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...

Ora muito bem, eu não concordo com a importância da respiração!

Luto kick-boxing e estou perfeitamente consciente da importância da respiração e já tenho alguma experiência do assunto e digo-vos: quando uma pessoa começa a pensar na respiração, esquece-se do resto e o resultado não é bom...

Se começarmos a pensar na maneira como respiramos, esquecemo-nos do mais importante: tocar bateria. Se estão a arfar, arfem: é o corpo a pedir ar, não quer dizer que estão em má forma ou que não aguentam o esforço, diferentes pessoas reagem de maneiras diferentes a estímulos exteriores.

Não pensem na respiração. Não é preciso pensar nela para a executarmos, ninguém pensa na 'corrida' quando corre ou no 'andar' quando anda...

Mas é só a minha opinião. É que já levei muita 'murraça' à custa de estar a pensar na respiração enquanto lutava... Parei de pensar nisso e nunca mais tive problemas com a respiração...

Quanto à bateria, já várias pessoas me disseram que tenho uma respiração estranha, com flutuações. Nunca sofri por causa disso, nunca me faltou o ar nem tive problemas de respiração, apesar de aparentemente não ser a mais correcta. Claro que é o meu caso, outros poderão ter mesmo problemas com a respiração (aí já me calo), mas, regra geral, é tocar para a frente que essa preocupação logo passa...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #4
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...

Eu como sempre pratiquei desporto, entre eles ciclismo que obriga a um grande controlo sobre a respiração, nunca tive problemas em passar este controlo para quando toco bateria. Daí, além de tocar sem me cansar a nível de respiração, ainda consigo cantar sem que me falte o ar ou perca o balanço a tocar.

Mas sim, este assunto do controlo da respiração é muito importante para conseguirmos tocar fluentemente sem que se chegue ao fim com os "bofes de fora".
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #5
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...

Boas,

Outro grande post do grande Leonel.

Há quem diga que um baterista é quase como um desportista, logo, a respiração é tão importante, se não mais importante, que a tecnica e/ou a postura para uma boa execução e para evitar o cansaço desnecessário.

Obrigado pela partilha.


Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #6
Carlos Nevalainen
 
Membro desde: 30-Ago-2008
Local: Manchester-UK
Mensagens: 648
Carlos Nevalainen está no bom caminho
Re: A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...

que ei de dizer ? topico do leonel é sempre bom topico

abraços
Carlos Nevalainen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #7
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...

Boas!

Mais um belíssimo tópico do Leonel.

Por acaso sempre que toco ternários acima de 140 bpms sinto que sou trapalhão a respirar.

Já agora, estou convencido de que a capacidade inata chega a ser menos importante que aquilo que se atinge com treino. Acho que com treino até o "pulmão mais fraquito" aprendia a rentabilizar o esforço.

Um abraço
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Abril de 2010   #8
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...

Grande topic!
Bom ponto que tocaste agora caro Leonel ...
A respiração claro que é importante, mas é como tudo requer treino .. Se tivermos rotinados num tema, já podemos pensar mais na respiração .. Senão estivermos penso que ela "surgirá" automaticamente
Eu toco ritmos acelarados, e consigo fazer coros ao mesmo tempo .. que me lembre (desde que toco) nunca me veio um problema com a respiração ao tocar! (e já sofri de asma quando era criança com os meus 4/5 anos)

Última edição de Bernardo : Qua, 7 de Abril de 2010 às 23:20.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 8 de Abril de 2010   #9
Henry
 
Membro desde: 28-Set-2008
Local: Setúbal
Mensagens: 34
Henry está no bom caminho
Re: A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...

Sem duvida um tópico bastante interessante e util para quem vive a DRUM 100%!!!

Em tempos li que um baterista sofre tanto desgaste como um jogador de futebol, mas é claro em termos de metal e rock onde o factor fisico/mental/respiratório é bastante relevante...não quando vou para um jazzada tocar com vassouras LOL

Alguém sabe de dvd´s de instrução neste campo?

Cumprimentos
__________________
YEAHHH!!! o melhor instrumento do mundo!!!
Henry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Faleceu Rosa Lobato Faria LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 6 Qui, 18 de Fevereiro de 2010 12:03
Como construir um estúdio caseiro (home studio)? GusM Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 12 Qua, 6 de Janeiro de 2010 22:12



São agora 01:06. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it