Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Ver Resultados da Sondagem: Qual a importância da formação em teoria musical?
Nenhuma 16 8,21%
Ler pautas ritmicas e algo mais... 80 41,03%
É essencial, nomeadamente com domínio do solfejo! 99 50,77%
Votantes: 195. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #36
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
Meu rapaz, não entres por aí...olha que as minhas postas de pescada já têm uma formação musical um bocado pro grande, mas pronto...e antes de mais eu disse ja por aí que para mim a formação musical é TUDO, e de extrema importancia.

Eu não te critiquei! Ninguem nasce ensinado! e todos temos duvidas!

E definitivamente tu numa pauta de bateria nao les notas, mas sim ritmos!

Se me falares em outras percussoes, como timpanos, marimbas e afins aí sim, podes me falar de notas musicas asociadas a ritmos!

Mas em bateria não! Quanto muito a pauta de bateria que viste tinha as naturais 5 linhas, mas cada nota que la vias era asociada a uma parte da bateria...cada nota ritmica ou significava bombo, ou timb agudo ou timb grave, etc!!! não são notas musicas amigo...

Quanto á afinação das baterias, acredito que haja pancada para tudo, mas nunca vi ninguem a afinar uma bateria de diapasão. Mas ok, se tu dizes que cada timbalao corresponde a uma nota eu acredito...mas assim sendo devo ter a minha bateria num "acorde" um bocado pro esquezito...

Fala com o Bozio que o gajo deve ter uma bateria de 3 oitavas, lol

Abraço e revê bem o que disseste...

Paz <3
Só me resta dizer que vi um artigo na revista Arte Sonora em que falava das afinações, mas sabes que nem todos podemos ser mestres...temos pena. Só para acabar e para não andar aqui com discussões pk não peixeirada em praça pública, revê tu a forma como te diriges às pessoas sem as conheceres de lado algum nem de saberes nda acerca delas, até podes ser tu o mestre da formação musical, se o és o minimo que podes fazer é explicar e tirar as dúvidas se o quiseres fazer e não teres comentários irónicos!
Acho que era desnecessário este tipo de conversa.


Abraços
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #37
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Há sim quem afine por notas. A minha bateria nao está afinada por notas especificas, mas por intervalos de 4ªs. Normalmente tenho o meu tom de 8" em Si e vou por aí fora. Afino o tom 8" pelo teclista qd tocamos ao vivo mas de resto (ensaios) nao me incomodo muito com notas.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #38
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Só me resta dizer que vi um artigo na revista Arte Sonora em que falava das afinações, mas sabes que nem todos podemos ser mestres...temos pena. Só para acabar e para não andar aqui com discussões pk não peixeirada em praça pública, revê tu a forma como te diriges às pessoas sem as conheceres de lado algum nem de saberes nda acerca delas, até podes ser tu o mestre da formação musical, se o és o minimo que podes fazer é explicar e tirar as dúvidas se o quiseres fazer e não teres comentários irónicos!
Acho que era desnecessário este tipo de conversa.




Abraços
Meu, desculpa se realmente não fui o mais correccto contigo.

O que te disse não foi ironico! O bozio afina mesmo por notas, e cada timbalao da dw dele esta afinado numa nota!
Á bateristas que afinam assim mas normalmente é pra terem os timbaloes de tom em tom ou de meio em meio tom, nada mais, porque como te disse e repito, tu numa pauta de bateria não lês notas, mesmo que a tua bateria tenhas uma escala inteira! Entendes? eu nao te estou a criticar meu, ninguem nasce ensinado e eu nao sou o dono da verdade! provavelmente ate sabes mais que eu!

So te estva a a tentar dizer que definitivamente tu numa pauta de bateria não les notas, mas sim ritmo e so ritmo.

abraço, e desculpa se não agi bem contigo...mas agora espero que tenhas percebido...

Over: percebo o que disseste, mas lá esta, na tua pauta nao esta la escrito que a seguir o baterista tem de tocar um "lá"
Era so isto que eu queria explicar...tu afinas assim pra teres uma referencia do som e afinares os restantes timbaloes...

abraço
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #39
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
Meu, desculpa se realmente não fui o mais correccto contigo.

O que te disse não foi ironico! O bozio afina mesmo por notas, e cada timbalao da dw dele esta afinado numa nota!
Á bateristas que afinam assim mas normalmente é pra terem os timbaloes de tom em tom ou de meio em meio tom, nada mais, porque como te disse e repito, tu numa pauta de bateria não lês notas, mesmo que a tua bateria tenhas uma escala inteira! Entendes? eu nao te estou a criticar meu, ninguem nasce ensinado e eu nao sou o dono da verdade! provavelmente ate sabes mais que eu!

So te estva a a tentar dizer que definitivamente tu numa pauta de bateria não les notas, mas sim ritmo e so ritmo.

abraço, e desculpa se não agi bem contigo...mas agora espero que tenhas percebido...

Over: percebo o que disseste, mas lá esta, na tua pauta nao esta la escrito que a seguir o baterista tem de tocar um "lá"
Era so isto que eu queria explicar...tu afinas assim pra teres uma referencia do som e afinares os restantes timbaloes...

abraço
Sim sim claro! Nao sou nenhum bozzio q acompanha as musicas com os tímbalos. eu afino assim para ter uma "melodia" coerente nos breacks e frases com tímbalos. e é claro q qd transponho os meus temas para pauta nao escrevo melodicamente os breacks e sim ritmicamente, com a cifra de bateria. abraço!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #40
weicap
 
Membro desde: 6-Jul-2008
Local: Campo Maior
Mensagens: 85
weicap será famoso em breveweicap será famoso em breve
Re: Importância da formação teórica

Eu da bateria a unica coisa que sei ler são tabs..... lol.... e foi porque já sabia desde que tocava guitarra.... Mas enfim pode se considerar ler alguma coisa.... hehe....

E respondi nenhuma....... enganei me...... é que entendi mal eu pensava que era para dizer o que sabia...... Mas eu realmente axo de extrema importancia... assim que poder vou ver se aprendo algo mais....


Abraços weicap
weicap não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #41
M4rkit0s
 
Membro desde: 4-Abr-2008
Local: Valongo - Porto
Mensagens: 374
M4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixeM4rkit0s é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de João Almeida Ver Mensagem
Meu, desculpa se realmente não fui o mais correccto contigo.

O que te disse não foi ironico! O bozio afina mesmo por notas, e cada timbalao da dw dele esta afinado numa nota!
Á bateristas que afinam assim mas normalmente é pra terem os timbaloes de tom em tom ou de meio em meio tom, nada mais, porque como te disse e repito, tu numa pauta de bateria não lês notas, mesmo que a tua bateria tenhas uma escala inteira! Entendes? eu nao te estou a criticar meu, ninguem nasce ensinado e eu nao sou o dono da verdade! provavelmente ate sabes mais que eu!

So te estva a a tentar dizer que definitivamente tu numa pauta de bateria não les notas, mas sim ritmo e so ritmo.

abraço, e desculpa se não agi bem contigo...mas agora espero que tenhas percebido...
Na boa, percebi meu. E como vês foi uma falta de ligação nas coisas que estávamos a dizer! Eu sei que na bateria não se lêem as notas mas eu quando disse que não sabia onde estava o lá não disse que precisava disso pra tocar bateria, disse apenas que não sabia. Mas apesar de não saber quero aprender porque só serve para enriquecer o meu conhecimento e para eu perceber o que está a minha volta quando toco com alguém.
Espero que tenha ficado tdo esclarecido e desculpa lá tbm, pq ferveu-me um bocado o sangue!

Abraço
M4rkit0s não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #42
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

peço desculpa por nao ter lido tudo o que esta escrito ( é que as vezes nao tenho paciencia ).
voltando ao assunto...
ha muitos bateristas que nao têm formaçao nenhuma mas no entanto sao os mentores da banda , nao cito nomes que voces ja sabem, metalica , u2 ect...
eu pessoalmente nao tinha formaçao ha uns anos atras, ainda estou a estudar...
mas quando fiz alguns projectos o mentor era eu, era eu que dizia ao guitarrista para fazer assim ou assado, era eu que dizia ao vocalista para subir de tonalidade ect ect..
claro que todos os musicos com quem trabalhei tambem me davam as suas opinioes e assim discutiamos o melhor para a banda.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #43
João Almeida
 
Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
Mensagens: 1.582
João Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luzJoão Almeida é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de M4rkit0s Ver Mensagem
Na boa, percebi meu. E como vês foi uma falta de ligação nas coisas que estávamos a dizer! Eu sei que na bateria não se lêem as notas mas eu quando disse que não sabia onde estava o lá não disse que precisava disso pra tocar bateria, disse apenas que não sabia. Mas apesar de não saber quero aprender porque só serve para enriquecer o meu conhecimento e para eu perceber o que está a minha volta quando toco com alguém.
Espero que tenha ficado tdo esclarecido e desculpa lá tbm, pq ferveu-me um bocado o sangue!

Abraço
Na boa meu, é verdade, foi falta de entendimento

O meu abraço!
__________________
Joao и.
Gretsch Catalina Birch
http://www.bateristaspt.com/showthread.php?t=10442
João Almeida não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #44
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Mais uma vez o amor revelou-se neste fórum

Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #45
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Pois bem aqui vai uma sondagem para entender qual a importância da formação teórica musical para os bateristas cá do fórum.
Over_drummer, pessoalmente também acho esta sondagem impecável, mas também julgo que esteja a pecar pelos seguintes aspectos:

Coloca-se a questão sobre qual a importância que o votante dá à teoria musical. Ok, é bom colocares a questão dessa forma, mas depois, as respostas que são propostas não permitem responder de forma objectiva à pergunta uma vez que estão a avaliar os conhecimentos pessoais de quem vota e não a permitir opinar sobre o assunto...


Portanto, a contradição leva a que muitos não possam conseguir votar de forma objectiva (e sincera como muito bem pedes! )


Talvez se as respostas forem trocadas para:

- Nenhuma (esta não se alteraria)
- Ler pautas ritmicas e pouco mais (colocar a resposta sem estar na primeira pessoa)
- É essencial, nomeadamente com domínio do solfejo (idem)



Se por outro lado colocares a questão "Quais os teus conhecimentos em relação à Teoria Musical?", ok, então seria indicada para os tipos de respostas que propostas, mas aí a sugestão do Tom Sawyer teria que ser tomada em consideração:

Citação:
Mensagem Original de Tom Sawyer Ver Mensagem
Falta a opção "Importante, apesar de não dominar".

P.S. - Isto são apenas sugestões para melhorar esta votação que é sem dúvida alguma uma mais valia par ao nosso fórum!

Continua sempre com estas boas contribuições!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #46
João Gil
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: Tercena
Mensagens: 227
João Gil tem uma aura espectacular à voltaJoão Gil tem uma aura espectacular à volta
Re: Importância da formação teórica

Não há duvidas de que saber ler pautas é importante, pq um dia tocamos numa banda e ja ta td mecanizado, mas no dia a seguir chamam pa tocar uma cena nova em cima da hora e se um gajo sabe ler da smp jeito.

Eu consigo ler pautas, mas nada de muito complicado; é so mesmo as coisas mais simples.

Quanto a conhecimentos musicais, é claro que é importante ter formaçao musical, mas nao sei até que ponto, porque se houver um tipo que a tenha por nós e se nos conseguirmos expressar bem, ele acaba por perceber o que queremos meter na musica
__________________
Se não vives para a musica, não vivas!!

João Gil não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #47
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Over_drummer, pessoalmente também acho esta sondagem impecável, mas também julgo que esteja a pecar pelos seguintes aspectos:

Coloca-se a questão sobre qual a importância que o votante dá à teoria musical. Ok, é bom colocares a questão dessa forma, mas depois, as respostas que são propostas não permitem responder de forma objectiva à pergunta uma vez que estão a avaliar os conhecimentos pessoais de quem vota e não a permitir opinar sobre o assunto...


Portanto, a contradição leva a que muitos não possam conseguir votar de forma objectiva (e sincera como muito bem pedes! )


Talvez se as respostas forem trocadas para:

- Nenhuma (esta não se alteraria)
- Ler pautas ritmicas e pouco mais (colocar a resposta sem estar na primeira pessoa)
- É essencial, nomeadamente com domínio do solfejo (idem)



Se por outro lado colocares a questão "Quais os teus conhecimentos em relação à Teoria Musical?", ok, então seria indicada para os tipos de respostas que propostas, mas aí a sugestão do Tom Sawyer teria que ser tomada em consideração:




P.S. - Isto são apenas sugestões para melhorar esta votação que é sem dúvida alguma uma mais valia par ao nosso fórum!

Continua sempre com estas boas contribuições!

Ya Madeira, tens toda a razão, e depois de ter a votação feita vi que tinha falhado na questão das opções... mas a minha pergunta é: como posso corrigir isso? Eu na altura quando fiz pensei "bom, se for preciso depois edito" e agora não vejo como posso faze-lo...

É que se isto tiver bem feito pode ser uma votação muito mais interessante do que como está... Shame on me.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Agosto de 2008   #48
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Ideia Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
É que se isto tiver bem feito pode ser uma votação muito mais interessante do que como está... Shame on me.
Calma Over! Herrar é umano!

E aqui vai a dica preciosa: Abre um "pedido de assistência" aqui e será mais fácil para ti e para nós (Equipa de Gestão do Fórum) podermos ver o que se pode acertar/corrigir/etc., pois esta sondagem é 'das boas'!!!

Força!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #49
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Importância da formação teórica

Ok, em conjunto com o Over_drummer, fizemos uma pequena edição no texto das respostas.

Assim, será certamente mais fácil para todos poderem votar, uma vez a questão colocada não pretendia avaliar os conhecimentos de quem responde, mas sim saber qual a importância que cada um dá a esse aspecto, mas as respostas propostas não ajudavam na decisão de quem queria votar...


Vamos agora deixar passar algumas semanas para que se possa participar e comentar mais nesta sondagem (já temos demasiadas activas!) mas deixo a sugestão para que daqui a algum tempo se faça então uma sondagem para tentar determinar os conhecimentos a nível de teoria musical dos membros. (aí, a questão poderá ser algo do tipo "qual o teu grau de conhecimento de teoria musical?")



Continuação de uma Boa votação!



P.S. - Este fórum "dá cartas"...!
(mas nada disto seria possível sem estes membros fantásticos!!!)
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #50
tonydr1ve
 
Membro desde: 19-Mai-2006
Local: Santa Maria da Feira
Mensagens: 988
tonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luztonydr1ve é um glorioso foco de luz
Re: Importância da formação teórica

Bom dia a todos.

Na minha opinião, o conhecimento e formação teórica, depende muito dos objectivos delineados por cada um.

Vou dar-vos o meu exemplo.


Até há dois anos atrás, não tinha, (nem queria sequer ouvir falar disso) pretensões de saber ler uma partitura rítmica porque os meus objectivos não eram simplesmente esses.

Mas, de algum tempo para cá, cheguei à conclusão, que, embora a leitura musical e consequente execução sejam, na maior parte das vezes uma inutilidade, o saber nunca fez mal a ninguém.

No meu caso específico, como tocava e continuo a tocar com algumas orquestras, não tinha tido até à data necessidade de saber ler as ditas partituras rítmicas.
Mas agora, com a evolução de todo o pessoal que tem vindo a tocar bateria e com a formação desse pessoal ser sempre e cada vez mais avançada, vi-me na necessidade de aprender a "decifrar" essas partituras e já sei ler alguma coisinha, para que não seja substituido por não saber ler uma peça.

Por isso digo que, o saber não ocupa lugar e se a malta tiver oportunidade de ter formação teórica, força nisso.

Mas para se tocar bateria, não é condição obrigatória saber ler música.


Abraços.

tony_DR1VE
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
"...one minute of success, takes a lifetime of hardwork..."Btrue to yourself... | Btrue to your music... | NEVER GIVE UP!!!
tonydr1ve não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #51
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Para mim qqr coisa q contribua p aumentar o conhecimento em qqr área, não só na musica acho que é importante.

Sempre tentei "absorver" o máximo de todas as coisas, mesmo que pareçam insignificantes, e mesmo que n consiga reter toda a informaçao.

Para mim, q nunca tive formação musical (excepto aquela cena de tocar flauta no 5º e 6º ano, onde até acho q se aprende alguma coisa) sempre aprendi vendo e ouvindo, conversando e memorizando.

A mim em particular, para os meus objectivos (divertir-me ao máximo e aproveitar enquanto consigo tocar) a falta de formação musical não me faz grande mossa, pois nunca tive pretensões (excepto por volta dos 15/18 anos) de ser realmente profissional.


A própria experiencia trouxe-me alguma formação, e se sei alguma coisa de "notas musicais" foi pq quis aprender e entender, não pq me ensinaram.
Se sinto falta da formação, por vezes sim, quando quero pedir uma certa nota ao guitarrista e tenho q entoar o som em vez de lhe dizer:
"Faz um Sol# e depois passas na escala maior diminuta para um DóMaior!"


Foi com grande admiração que qd comecei a investigar certas denominações musicais em bateria (tipo flam, ghost notes, triplets, double stroke, tempos "esquisitos" 3/4, etc) que reparei que já os fazia há anos, apenas nunca tinha chamado "os bois pelos nomes".

Pode dizer-se que aprendi a tocar por "mímica" ou por ouvido...

Se gostava de ter mais formação musical?

Claro, mas quando tinha a cabeça e o tempo não me foi dada a oportunidade ou eu próprio recusei (queria era "córtir"!!!). Agora o tempo e o T€MPO escasseiam e a cabeça não tem por vezes disponibilidade de processamento...

Se gostava de tocar bateria profissionalmente?

CLARO!!! Mas sei que tenho na minha frente 2,000,000 de bateristas bem melhores que eu...

Por último, que isto já vai longo, gosto sempre de aprender e acho q toda a gente tem algo p me ensinar, desde o "puto" Superdgs até ao "cota" Madeira Joao Timbalao!!!
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum

Última edição de ThunderDrum : Ter, 5 de Agosto de 2008 às 13:17. Razão: O Madeira q me desculpe, só reparei que ele tem apenas mais 4 anos q eu depois de postar...
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #52
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Puxa-vida... Pode este fórum ser melhor a cada dia que passa...? (eu digo que sim...! )

ThunderDrum, o teu percurso pessoal é uma espécie de fotocópia muito próxima do meu próprio percurso pessoal... Acho que não teria melhores palavras para descrever precisamente o que sinto em relação à aprendizagem da teoria musical, e o que me foi dado a conhecer no passado (escola no 5º e 6º anos) e depois sem quaisquer aprendizagens teóricas com professores/escolas/etc.


Estou também com o Tony, pois eu pessoalmente também sempre dei a importância 'devida' - ou seja, para as minhas necessidades de então, a importância era pouca - em relação à aprendizagem da teoria musical.

Ler as pautas da Modern Drummer para mim era mais do que suficiente, e por vezes apenas procurava alguns pormenores das partes menos claras das músicas por lá transcritas.

Claro está que, hoje, olho de forma diferente para isso tudo... Ou seja, tudo o que aprendi (por mim próprio, com a Modern Drummer, no 5º e 6º anos, com alguns amigos, com os ensaios, etc. - Ah! Diga-se para a malta jovem que está a ler isto que, ANTES não havia internet! Não havia BateriatsPT.com!!! - Nem nada que se parecesse!), ou seja, tudo o que aprendi no passado é pouco para alguém que gostaria de maior voos, mas eu próprio nunca tive essa oportunidade desses grandes voos... (Ou talvez não tivesse tido os conhecimentos devidos, quem sabe?)


Mas para quem se movimenta em 'esferas' mais altas, ou aprende e pratica, e quer chegar a "bom porto", deixo este conselho: ou estou, ou será destronado por completo por um qualquer batukador com a devida experiência e conhecimentos de teoria musical

(para as bandas de garagem, grupos de bar, de baile, etc., não estou a ver a grande necessidade do domínio extremo da teoria musical - daí o meu voto na opção 2)


O Mestre Michael Lauren, na Masterclasse que ministrou no Yamaha Drum Session em Janeiro passado, disse e muito bem:

- "Se querem singrar neste meio como profissionais, TÊM que saber ler pautas! Têm que conhecer teoría musical!"

E depois, para terminar este 'capítulo' rematou com algo assim:

- "Hoje em dia, num mundo competitivo do ponto de vista musical como é o nosso, é virtualmente impossível ser-se como o Dennis Chambers (que não tem formação de teoria musical!) Ele é e continua a ser um paradigma e um excelente caso de estudo como virtuoso de talento com capacidades inatas suficientes para dispensar a teoria musical! - Mas isso é história!"


Quanto a mim: Se pudesse, teria gasto menos horas nas borgas ou em coisas mais fúteis que me davam tanta 'pica' na juventude, e gasto mais tempo a 'marrar'... Mas como é que se consegue colocar isso na 'cabeça oca' de um adolescente...?
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #53
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Madeira, o teu exemplo e do Tony são pefeitamente válidos, mas como eu disse algures neste tópico, ja tirei lugar a bateristas bem mais velhos por dominar a teoria musical. Tenho 22 anos, feitos mes passado, passei 15 a estudar música. Nem sempre com o empenho devido é certo mas... o que é facto é que as palavras de Michael Lauren pareceram-me familiares (porque já testemunhei o quão cruel pode ser o mundo da música perante quem quer subir). Também já fui ultrapassado devido a cunhas... não entrar numa banda sabendo mais, mas não conhecendo as pessoas certas é triste. Mas não me mandou abaixo e continuei a estudar. Hoje em dia é evidente aquilo que sei, devido ao meu CURTO curriculo, mas de valor (sou eu que digo, logo vale o que vale). Um abraço a todos e obrigado por contribuirem!!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #54
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Concordo essencialmente com o Tony, depende das pretensões de cada um e daquilo que necessitam para se sentirem realizados.

Comecei por ter aulas de formação musical e por tocar vários instrumentos de percusão. Tive uma formação musical sólida, mas nunca tive pretensões de vir a viver da música, sendo que embora tenha acabado por descurar um pouco a componente teórica, julgo que sem esta não seria o mesmo baterista que sou hoje, independentemente das minhas qualidades e limitações... Acho que me têm permitido encarar a música de uma outra forma.

Posteriormente, senti necessidade de aprender outros instrumentos, não porque a baterias não me realizasse totalmente, mas porque achei que ter noções acerca da execução e características de outros instrumentos me pudessem tornar um melhor bateristas...

Julgo que para todos aqueles que pretendam vir a construir uma carreira sólida e coesa, uma boa formação musical será sempre determinante. Não quero dizer que não existam músicos fora de série sem qualquer formação musical (como deram o exemplo do Dennis Chamber), mas tenho a certeza que estes poderiam ser ainda melhores se a tivessem tido.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #55
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

É verdade, não votei, pq acho q falta a opção p mim:
- Tenho algum, e acho importante, mas não o principal


Também por vezes acontece, bateristas com grandes conhecimentos de teoria, rudimentos, metronomo, etc, etc e que tocam 1 concerto de 3 em 3 anos ou saltitam de banda em banda ou em 1000 projectos q ninguem ouviu falar...

Falando por mim, sinto-me bastante realizado, com a minha "banda de garagem", já fiz várias coisas que nunca pensava fazer, melhor ou pior...

Quem sabe se com mais teoria as coisas n tinham resultado "tão" bem...?
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #56
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
É verdade, não votei, pq acho q falta a opção p mim:
- Tenho algum, e acho importante, mas não o principal


Também por vezes acontece, bateristas com grandes conhecimentos de teoria, rudimentos, metronomo, etc, etc e que tocam 1 concerto de 3 em 3 anos ou saltitam de banda em banda ou em 1000 projectos q ninguem ouviu falar...

Falando por mim, sinto-me bastante realizado, com a minha "banda de garagem", já fiz várias coisas que nunca pensava fazer, melhor ou pior...

Quem sabe se com mais teoria as coisas n tinham resultado "tão" bem...?
Quem sabe se não correriam melhor?

E provavelmente tas a falar de freelancers nao?

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
Também por vezes acontece, bateristas com grandes conhecimentos de teoria, rudimentos, metronomo, etc, etc e que tocam 1 concerto de 3 em 3 anos ou saltitam de banda em banda ou em 1000 projectos q ninguem ouviu falar...

Última edição de Over_drummer : Ter, 5 de Agosto de 2008 às 20:07.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #57
Paulo S.
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Mensagens: 375
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Bem, eu acho importante saber teoria, eu tive aulas de teoria musical durante 5 anos, actualmente ja nao me recordo de certas coisas, mas ainda reti muita coisa. Tambem tive aulas de teclas e guitarra, era mais importante para esse tipo de instrumentos. No que diz respeito a bateria e percursao acho que o mais importante mesmo é a parte ritma. Saber ler pautas so com ritmos (a parte das notas na minha opinião ja nao interessa aos bateristas). E o que ajuda BASTANTE nisso é o solfejo sem duvida (apesar de eu detestar reconheço que é muitissimo importante lol)
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #58
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Paulo S. Ver Mensagem
Bem, eu acho importante saber teoria, eu tive aulas de teoria musical durante 5 anos, actualmente ja nao me recordo de certas coisas, mas ainda reti muita coisa. Tambem tive aulas de teclas e guitarra, era mais importante para esse tipo de instrumentos. No que diz respeito a bateria e percursao acho que o mais importante mesmo é a parte ritma. Saber ler pautas so com ritmos (a parte das notas na minha opinião ja nao interessa aos bateristas). E o que ajuda BASTANTE nisso é o solfejo sem duvida (apesar de eu detestar reconheço que é muitissimo importante lol)
Mas a minha questao é mesmo essa. Enquanto que os outros musicos da banda podem falar entre eles sobre a música que estão a compor (a falar em termos teoricos claro, quando ha conhecimento para isso) o baterista fica sempre com aquela cara de parvo do genero "quando falarem em colcheias eu entro na conversa". A formação geral evita essa situação...

Atenção, nao acho menos baterista quem não sabe teoria!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #59
Paulo S.
 
Membro desde: 25-Jun-2007
Local: Seixal
Mensagens: 375
Paulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à voltaPaulo S. tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Sim tens toda a razão nisso. Eu por exemplo na minha banda participo nao so na composiçao da bateria como tb componho riffs e dou ideias lol ate ja compuz um som inteiro (bateria, guitarra e baixo)
Paulo S. não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 5 de Agosto de 2008   #60
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Paulo S. Ver Mensagem
Sim tens toda a razão nisso. Eu por exemplo na minha banda participo nao so na composiçao da bateria como tb componho riffs e dou ideias lol ate ja compuz um som inteiro (bateria, guitarra e baixo)
Tas a ver? eu sou mais de brincar com o piano (ja que o estudei durante 10 anos, tenho de aproveitar hehe). Mas é nessa perspectiva que o baterista, o eterno "burro" das bandas, mostra as suas credenciais. Para alem de dominarmos o metronomo, o batimento da banda, ainda mostramos capacidade para dizer aos outros como se faz! Ninguém se mete com um gajo que anda sempre com dois paus na mão!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #61
Allen
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto\Matosinhos
Mensagens: 136
Allen está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Eu escolhi Nenhuma.

Há bons bateristas que nao têm qualquer formação musical... E não deixam de ser bons bateristas.
Realmente com formação musical pode ser util e abrir para mais caminhos, mas penso que em alguns casos a formação musical iria fazer pouca ou nenhuma diferença.
__________________
Até Jazz !
Allen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 6 de Agosto de 2008   #62
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Quem sabe se não correriam melhor?

E provavelmente tas a falar de freelancers nao?
Essa opção tinha sido referida mais atrás, em relação ao D Chambers ...e não, não estou a falar de freelancers
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #63
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Francamente, e analisando alguns solos do Dennis Chambers, custa-me a acreditar que ele não tenha formação musical.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #64
Eduardo Ferreira
 
Membro desde: 3-Jan-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 141
Eduardo Ferreira será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Mas eu concordo com o Over_drummer, formação musical ajuda bastante um baterista, e olha que não a sei, eu sou daqueles que fica com cara de parvo e diz "quando falarem de colcheias eu entro" dou só umas pescaditas de vez em quando, percebo de leitura ritmica mas quando a coisa mete notas não percebo nada e já dizia o Wolfgang Hafner, que um baterista devia aprender a teoria no seu geral pois é um musico e dava-lhe a capacidade de lhe darem uma peça para a mão(de piano por exemplo) que ele teria de acompanhar na bateria e de ele ter logo uma boa ideia da estrutura da musica, assim como imaginar que breaks poderia fazer em determinada parte, etc...OU como compôr.

Concordo com a tua opinião Over_drummer apesar de não pescar nada, sebem que até gostava
Eduardo Ferreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #65
Pearl_addicted
 
Membro desde: 9-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 1.254
Pearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em brutoPearl_addicted é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Devia ter votado essencial
Pearl_addicted não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 28 de Fevereiro de 2009   #66
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Bom... Teoria musical é uma coisa... Notação musical é outra.

Mas estudar tudo isto, depende do objectivo de cada um na música.

Quanto à teoria musical, a principal razão é para sabermos/entendermos o que estamos a executar e o porquê. Assim, não nos perdemos durante o tema em execução, por mais complicado que seja.
Importante é saber a teoria da música em geral... ter noções do ritmo... pulsação... andamento... acentuação... etc...
Tocar de cór, sem entendermos o porquê, só porque ouvimos que soava assim, é sempre um 'risco', pois se nos perdermos muito mais dificilmente voltamos ao sitio certo...

Quanto à notação musical, é uma questão de simbologia... representação visual da teoria musical.
Na infancia aprendemos a conjugar letras com a devida pontuação, na música aprendemos a conjugar notas/batidas com a devida métrica... conhecer a simbologia, seu significado e sua relação... é simplesmente uma forma de escrita. Uma linguagem.

Noutros tempos, foi necessário arranjar uma forma de registar as ideias e composições musicais, mas como na altura não havia cd's, minidisc's nem mp3... a forma encontrada foi através de simbolos desenhados no papel...

Tudo isto tem que ser praticado...

Mas uma coisa é certa, a teoria musical é essencial para se ser um bom músico... podemos saber bastante teoria musical sem ter grandes conhecimentos de notação musical (leitura)... mas se soubermos notação musical, teremos o trabalho facilitado...

O habito faz o monge... a prática faz o baterista...

NB
--

Última edição de nunobaiao : Sáb, 28 de Fevereiro de 2009 às 22:37.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Março de 2009   #67
Mad_Ricky
 
Membro desde: 31-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 18
Mad_Ricky está no bom caminho
Gosto Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

acho este topico bastante interessante, da para discutir ideias e opinioes sobre um assunto nao muito falado entre bateristas (acho eu), parabens ao criador do topico e ah administraçao pela ediçao e apoio ao topico


no meu caso, tive formaçao musical desde a infancia, tocava orgao (de tubos) e sempre gostei de ritmo, mas so mais tarde descobri a paixao pela bateria. Com a experiencia percebi que ter aquela base musical foi uma enorme ajuda para evoluir depressa na aprendizagem. Digo isto tambem porque conheço quem esteja a aprender sem ter a mesma base musical, e nota se que é mais dificil, e eu acho que é uma questao ritmica e "de ouvido".

no caso do ritmo, penso que é essencial saber entende-lo e domina-lo, pode nao ser necessario ler, mas manter o ritmo e acertar nos sitios certos é bem mais facil quando se sabe o que sao compassos, tempos, divisoes dos tempos, etc

no caso da harmonia, melodia, ou as notas musicais em geral, penso que é importante para ter uma percepçao mais musical dos sons da bateria, fazendo breaks e solos mais ricos, percebendo as coisas que "ficam bem". Nao é essencial, mas é um suplemento que pode fazer a diferença entre "bateristas que ja vi que tocam bem" e "bateristas que eu gosto de ouvir"

os timbaloes teem realmente uma nota, ou várias, dependendo de como estao afinadas as peles, e para mim faz diferença uma bateria afinada (com poucas notas dissonantes) ou uma bateria que nao foi afinada. eu costumo por notas consonantes nos timbaloes+tarola, ou seja do mesmo acorde

acho que ter formaçao musical não serve apenas para "saber o que estao a fazer os outros" ou para compor, mas serve tambem para tirar um maior partido da bateria, fazer solos como se fossem musicas, pensar nos timbaloes como notas e etc. so que nao acho isso essencial pra tocar bateria, mas é essencial na concorrencia, por isso é que escolhi a segunda opçao "Ler pautas ritmicas e algo mais..."
Mad_Ricky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 2 de Março de 2009   #68
bruxo27
 
Membro desde: 5-Set-2008
Local: Brasil
Mensagens: 14
bruxo27 está no bom caminho
Está-se bem! Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Li a muito numa revista entrevista com o guitarrista dos Slipknot em que ele dizia

"Fazer música sem conhecer teoria é como escrever sem conhecer gramática"

No final, todos podem entender e pode ser, com certeza, uma música muito bela, mas com a gramática não se há erros.

Também sou novo nessa área! Ainda estou lendo os primeiros compassos, mas com perseverança não se há erros! A tendência é sempre melhorar!


:i con_smile:
bruxo27 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Março de 2009   #69
Mad_Ricky
 
Membro desde: 31-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 18
Mad_Ricky está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de bruxo27 Ver Mensagem
Li a muito numa revista entrevista com o guitarrista dos Slipknot em que ele dizia

"Fazer música sem conhecer teoria é como escrever sem conhecer gramática"

No final, todos podem entender e pode ser, com certeza, uma música muito bela, mas com a gramática não se há erros.

Também sou novo nessa área! Ainda estou lendo os primeiros compassos, mas com perseverança não se há erros! A tendência é sempre melhorar!


:i con_smile:
por analogia, ate acho que "tocar bateria sem conhecer teoria é como falar uma lingua estrangeira com o risco de que faltem as palavras" (sem conhecer vocabulario suficiente)
Mad_Ricky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 7 de Março de 2009   #70
Fullmetal
 
Membro desde: 20-Out-2007
Local: Covilhã/Paul
Mensagens: 237
Fullmetal será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Francamente, e analisando alguns solos do Dennis Chambers, custa-me a acreditar que ele não tenha formação musical.
Porque? Nao podes fazer um ritmo em 7/4 em vez do tipico 4/4 so porque nao sabes que e isso que aparecia se esse mesmo ritmo fosse escrito em papel?

Citação:
Mensagem Original de Mad_Ricky Ver Mensagem
por analogia, ate acho que "tocar bateria sem conhecer teoria é como falar uma lingua estrangeira com o risco de que faltem as palavras" (sem conhecer vocabulario suficiente)
Concordo...

Eu a pouca teoria que sei aprendi atraves da internet e sei ler as tablaturas ainda nao tenho muita pratica para chegar e tocar a primeira mas sei o que era suposto fazer lol.Creio que nao seja necessario para se tocar bateria saber o que eh uma colcheia ou uma semi colcheia apartir do momento em que tenhamos criatividade e um bom sentido ritmico. Mas que da jeito da... Principalmente para uma melhor comunicaçao para com outros musicos.
__________________
Keep it up!
Fullmetal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
Divulgação: Festival Juvefest - Maio 2006 - Vila da Feira bada Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 26 de Julho de 2006 10:03



São agora 01:07. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it