Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Ver Resultados da Sondagem: Qual a importância da formação em teoria musical?
Nenhuma 16 8,21%
Ler pautas ritmicas e algo mais... 80 41,03%
É essencial, nomeadamente com domínio do solfejo! 99 50,77%
Votantes: 195. Por enquanto, não podes votar nesta sondagem

Resposta
Opções
Não lido Dom, 8 de Março de 2009   #71
Mad_Ricky
 
Membro desde: 31-Jul-2008
Local: Lisboa
Mensagens: 18
Mad_Ricky está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Fullmetal Ver Mensagem
Principalmente para uma melhor comunicaçao para com outros musicos.
Acho que pralem de conseguires uma melhor comunicaçao (tipo teres uma folha e duas pessoas pensarem na mesma coisa pq percebem o que ta la escrito) tambem consegues facilidades na aprendizagem/evoluçao.

Ou seja, coisas que consegues aprender enquanto pensas abstractamente (nos ritmos, sons que ficam bem), podes aprender mais facilmente lendo concretamente uma pauta, assim nao tens de "pensar" tanto, e fazes o ritmo que la esta e fica te na cabeça, talvez nao aquela coisa complexa que acabaste de aprender mas uma simples sequencia que te lembras da parte escrita e sonora (como soa)

Aprender/tocar bateria é completamente possivel sem ter formaçao musical, como o caso que falaram aqui de Dennis Chambers, mas acho que deve ser mais trabalhoso sem essa teoria..

Penso que progredi bastante depressa quando comecei as aulas de bateria porque ja sabia musica, claro que exige sempre trabalho quando se chega a um nivel mais dificil, mas penso que no inicio e no geral da aprendizagem a teoria é relevante.

Última edição de Mad_Ricky : Dom, 8 de Março de 2009 às 00:20.
Mad_Ricky não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 10 de Março de 2009   #72
Filipe
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: carca
Mensagens: 41
Filipe será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Como já disseram atrás, depende dos objectivos de cada músico.
Se queres fazer composições "completas" (com progressões de acordes, mudanças de tonalidades, etc) tens que saber teoria.
Se quiseres compôr sem ser tão analítico, também podes, tens é que confiar no teu ouvido, há sons de alta qualidade musical que não usam progressões, nem acordes, nem mudanças de tom, nem seja o que fôr.

Na minha opinião, um baterista (como outro músico qualquer) devia focar-se nos aspectos que tornam o seu instrumento único (como a limitação de "notas base" das várias peças da bateria e a consequente forte componente rítmica). Tendo isso em conta, para mim, além do óbvio estudo rítmico, deve-se desenvolver, por exemplo, a capacidade de distinguir certos intervalos, sendo a aplicação prática a seguinte:
- Ouves uma subida em arpeggio (saltar de 2 em 2 notas, dó-mi-sol-si , etc), fazes o teu "arpeggio" começando no timbalão de chão (ou bombo) e acabando no tom agudo (ou tarola)
- Ouves uma sequência de intervalos mais compridos como 4ªs ou 5ªs (Dó a Fá ou Dó a Sol) com uma certa estrutura rítmica (que supostamente conseguimos identificar enquanto bateristas) de por exemplo, Dó Sol Sol Dó Sol, e fazes isso na bateria com uma maior separação do que no exemplo anterior do arpeggio, ou seja, por exemplo, Kick Snare Snare Kick Snare.

Nestes exemplos só falei dos tambores, mas obviamente também se vai usar o resto da loiça. O que eu queria era exemplificar uma das formas de pensar na bateria usando teoria musical. Depois é só expandir a forma de pensar e a teoria vai surgindo.

Depois claro, há a leitura de pautas, aí também é bom ter destreza obviamente. Deviam era experimentar pegar nas pautas dos outros músicos e lê-las da forma que eu exemplifiquei acima, lendo o ritmo que lá está e ler os intervalos, ou seja, não necessariamente lendo as notas, mas a separação entre elas. Sinceramente, acho muito mais interessante do que ler pautas de bateria.
__________________
'One good thing about music is when it hits you, you feel no pain.' - Bob Marley
Unless your a drummer! haha
Filipe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Março de 2009   #73
LorDrummeR
 
Membro desde: 12-Out-2007
Local: Viseu
Mensagens: 83
LorDrummeR está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Penso que é importante ter algumas noções básicas para poder ler pautas...
LorDrummeR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #74
Vicfirth5a
 
Membro desde: 11-Mar-2009
Local: Maputo
Mensagens: 108
Vicfirth5a está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Eu acho a formacao em teoria musical muito importante. Ajuda por exemplo, na logica e identificacao de compassos para um baterista.
__________________
Almeida Ngoca
www.myspace.com/almeidangoca
Vicfirth5a não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #75
Abdrummer
 
Membro desde: 3-Abr-2009
Local: Curitiba
Mensagens: 156
Abdrummer será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Votei essencial, uma vez que sei bem o que é necessário para se chegar a profissional.
A única formação que tenho é de solvejo, porque tudo o resto, mas mesmo tudo é devido a muita paciência e preserverança da minha parte uma vez que nunca tive aulas com ninguém.E atenção, não é por não querer, simplesmente não posso para já, mas não me tenho safado nada mal, apesar de sentir que preciso de aulas para intensificar alguns exercícios e técnicas.
Abdrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 8 de Abril de 2009   #76
sebastiaopv
 
Membro desde: 28-Fev-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 418
sebastiaopv será famoso em breve
Gosto Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Votei que e essencial porque apesar de ja estar no ensino secundario de foramação musical ou teoria, e a mesma coisa, acho que ainda nao sei ler todas as pautas que me poem a frente.

E se um dia eu chegar a professional é porque tenho formação musical se não nao chego lá.
sebastiaopv não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 11 de Abril de 2009   #77
bruxo27
 
Membro desde: 5-Set-2008
Local: Brasil
Mensagens: 14
bruxo27 está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Acrescento aqui uma frase de Hermeto Pascoal:

"Não se estuda música, estuda-se teoria. Música é música, teoria é teoria."


bruxo27 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 3 de Junho de 2009   #78
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de bruxo27 Ver Mensagem
Acrescento aqui uma frase de Hermeto Pascoal:

"Não se estuda música, estuda-se teoria. Música é música, teoria é teoria."
Não concordo com esta frase... Eu acho que se estuda musica e não se separa da teoria. Podes é fazer as coisas com ou sem o conhecimento da teoria, mas ela está lá!

Deixo aqui um excerto do John Riley que eu achei alguma piada.

DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 16 de Agosto de 2009   #79
xRedStar7x
 
Membro desde: 26-Jul-2009
Local: Barreiro
Mensagens: 32
xRedStar7x está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Para mim é essencial, claro!
Já toquei piano e guitarra e, curiosamente, só quando me iniciei na bateria é que comecei a estudar música!
Passei agora para o 2º ano da escola de jazz do barreiro (EJB http://www.escolajazzbarreiro.com.pt/) e só no 1º ano aprendi montes de cenas de que nunca tinha ouvido falar e as quais acho essenciais! Tive formação musical, e agora no 2º ano terei também harmonia.
Li por aí a questão da bateria não ter notas. WRONG. Há notas na bateria sim Sr., aliás, eu tenho os meus timbalões afinados em 4ªs perfeitas (para quem não sabe, são intervalos de notas com 5 meios tons).
Aconselho a quem se queira tornar músico profissional. Para mim a música não é hobbie, encaro-a mesmo a sério.
Desde que sei ler pautas, as tablaturas até me atrofiam... Nem quero outra coisa
xRedStar7x não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 16 de Agosto de 2009   #80
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Sim, a bateria tem notas, mas nao é tocada como um instrumento melodico
E concordo, a parte teorica enriquecenos de uma maneira parva, tornamo nos musicos e nao uns gajos quaisqueres a bater em pratos e peles
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Agosto de 2009   #81
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Boas,

Para mim é essencial.

O baterista não tem porque ser o analfabruto da banda que só sabe dar baquetadas na louça...

Eu estudei num conservatório durante bastante tempo, mas não como baterista nem percussionista, logo não ser ler pautas de bateria (com muita pena minha), mas tudo o resto que aprendi fez, e vai continuar a fazer falta na hora de sacar cover's, de criar originais, e assim!

Ainda digo mais, na minha banda sou o que tenho mais bases de teoria musical!!

Nós os bateristas temos que deixar de ser os analfabrutos musicais, é preciso ter alguma formaçãozita!!


Pelo menos é a minha opinião...lol

Abraços.


_________________________________

Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Agosto de 2009   #82
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de serrinha Ver Mensagem
Boas,

Eu estudei num conservatório durante bastante tempo, mas não como baterista nem percussionista, logo não ser ler pautas de bateria (com muita pena minha),
Não é igual...? A parte rítmica deve ser a mesma... de resto é só ver a que peça corresponde cada "nota".
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Agosto de 2009   #83
sebastiaopv
 
Membro desde: 28-Fev-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 418
sebastiaopv será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de DumDumDa! Ver Mensagem
Não é igual...? A parte rítmica deve ser a mesma... de resto é só ver a que peça corresponde cada "nota".
´

Exactamente...
É assim mesmo...
sebastiaopv não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 20 de Agosto de 2009   #84
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Claro que é igual, o que não sei é que nota corresponde a cada peça da bateria...

É a isso que me refiro...


Abraços.


_____________________________________________

Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 20 de Agosto de 2009   #85
DumDumDa!
 
Membro desde: 30-Out-2008
Local: Vila Nova de Gaia
Mensagens: 327
DumDumDa! será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

isso depende de livro para livro, normalmente vem no inicio ou no fim, há algumas que são +/- standard... choques, bombo e tarola estão sempre mais ou menos no mesmo sítio.. vês um, vês todos.
DumDumDa! não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 9 de Outubro de 2009   #86
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Como já referiram, acho que depende acima de tudo dos objectivos de cada um.

Eu não tenho formação musical e nem pretendo ter. Não tenho objectivos de ser baterista freelancer.
Eu sou um baterista de banda, que segue os outros, que inventa, improvisa e não sabe o que está a fazer! Sou feliz assim


Toco actualmente com 2 "cromos" da teoria musical (também são cromos executantes), e nunca senti dificuldade em comunicar com eles. Já dei muitas ideias para algumas cenas sem perceber o que estava a dizer a nível teórico. Eles percebem-me e transpoem para a teoria, falam entre eles em intervalos de 7ª, de 5ª e diminutas, e maiores, menores, etc., etc. No fim, quando vamos tocar, todos nos entendemos e curtimos... é o que importa.
No entanto, estou ali a tocar com um cromo do clássico e outro do jazz (que ainda por cima usam linguagens diferentes entre eles).
Poderia ter aulas com qualquer um deles sobre composição mas não me interessa.

Se quisesse ser profissional iria certamente ter de aprender a pelo menos saber ler e executar uma pauta em tempo real.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Sex, 9 de Outubro de 2009 às 13:18.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Outubro de 2009   #87
Tito
 
Membro desde: 9-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 130
Tito será famoso em breveTito será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Muita e nenhuma. Tens de ter é talento e creatividade. Os músicos de de harmonia fácilmente se apaixonam por um baterista que toca com o coração. Tudo isto claro está, um baterista com algum nível de experiência. Respeitador pelos silêncios, tempos, ritmos, e não um que faça de cada tema um solo de bateria, ou como alguns fazem tudo o que sabem ou aprenderam, paradidles, strokes. triplets e ás vezes mal. No entanto a teoria musical leva-te a seres mais solicitado, caso de orquestra etc, saberes mais, entender os outros e a sua forma de estar na pauta, mas também ficas enjaulado na pauta, se fazes um bonito levas com a batuta na tola.

Boas baquetadas
Tito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Outubro de 2009   #88
nunobaiao
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Brasil
Mensagens: 755
nunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixenunobaiao é mesmo fixe
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Música é uma forma de comunicar. Há que dominar a linguagem para se estar à vontade na comunicação.

Se queres comunicar com um chinês, tens que dominar minimamente a lingua chinesa...

Conhecer a linguagem musical, ajuda na comunição e facilita-nos o trabalho, encurtando tempo, mesmo na aprendizagem.

Há que entender 'o que se diz com o instrumento'... dar significado ao que se toca...

SABER TEORIA MUSICAL É UMA COISA (Importantissima) SABER LER E TOCAR POR PAUTA É OUTRA COISA.
nunobaiao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 31 de Outubro de 2009   #89
Thierry
 
Membro desde: 22-Mai-2009
Local: Bragança/ Mafra
Mensagens: 253
Thierry está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Atendendo ao que foi dito, Música é uma forma de arte pelo qual exprimimos os nossos sentimentos e o nosso estado de espírito...
Sou apologista que a teoria músical é importante e fundamental para nos desenvolver-mos enquanto músicos... Antes de tocar bateria toquei teclados, aí sim a teoria é muito importante, mas no que toca à bateria acho que é importante saber o essencial...
Como disse o Miguel Martinho, "o importante é seguir os outros elementos da banda e que haja entendimento entre todos", visto que somos músicos de acompanhamento e não de composição musical...
Abraço
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]A vida são dois dias e um já passou
Thierry não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Novembro de 2009   #90
charneko
 
Membro desde: 1-Ago-2009
Local: Nisa,Portalegre
Mensagens: 102
charneko está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Acho que é muito mais facil tocares uma musica por paut do que esta a ouvir e pssado bue tempo ja está decorado
charneko não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Novembro de 2009   #91
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

O Buddy Rich referiu isto:

"He received no formal drum instruction, and went so far as to claim that instruction would only degrade his musical talent."
(e além disto, ele chegou a um ponto que nem praticava. Só tocava ao vivo com as bandas e mais nada)

Ora, e com esta, este Baterista lixou a teoria de muita gente
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 25 de Novembro de 2009   #92
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Importância da formação teórica

Citação:
Mensagem Original de Tom Sawyer Ver Mensagem
Eu estou a achar difícil votar, porque apesar de não saber teoria nenhuma, zero mesmo, penso que pode ser importante.
No entanto, não acho que seja essencial, longe disso. Claro que é mais uma ferramenta, mas penso que é tão importante como qualquer outro aspecto do instrumento, não mais e não menos.
Partilho da mesma opinião...

O Dennis Chambers é outro que nao percebe pêvias de leitura e teoria... sabe os tempos e tal e pouco mais... e é o BAterista que é... O Lois Amstrong é outro que nao sabe pêvias de teoria... eé um musico que é! =)

Pah, é improtante por ser mais uma ferramenta, é bom.. mas essencial ? Longe disso... em portugal até se pode conseguir muitos mais trabalhas sabendo assim... mas eu akredito que um gajo que por exemplo como o vicky se nao soubesse ler... ou mais baixo.. IVO COSTA... duvido que nao tivessem trabalho...
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #93
jamiro
 
Membro desde: 25-Dez-2008
Local: Coimbra
Mensagens: 216
jamiro está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Eu acho importante saber ler pautas ! Mas ainda nao cheguei ao nivel de sentir se é importante ou não saber mesmo a teoria musical .
Eu toco à dois anos ( vai fazer em janeiro) e só aprendi a ler à um mes, antes foi só para aprender técnicas , rudimentos etc ...

Gostava de um dia chegar ao nivel que muitos baterstas aqui no forum estão, tal como o Nuno Baião que diz que a teoria musical é muito importante .
Eu nao sei se é bem isto, mas eu estou numa banda à um ano e às vezes sinto falta talvez dessa teoria para identificar uma certa passagem na guitarra ou no baixo . Neste aspecto acho bastante importante, porque muitas vezes quando me engano nos ensaios é porque me perco nessas alterações musicais.

Bem, na minha opinião um pouco de aprendiz: ler pauta é muito importante , para o nosso futuro, carreira etc ...
Teoria musical entre outras coisas não é essencial mas para quem quer seguir isto a sério acho que sim, é importante, e não é demais aprender certo ??

Digam se estou errado.

Abraços
jamiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #94
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Lançar nomes como Buddy Rich ou Dennis Chambers para desvalorizar a importância da teoria musical é no mínimo incoerente, estes Srs. são predestinados no instrumento.
Como ja foi dito por alguém neste tópico, saber não ocupa espaço e tendo possibilidades de ter formação porque não? a meu ver não existe desvantagens em se ter formação em teoria musical, antes pelo contrário...
Tendo em conta as entrevistas/comentarios,etc... que temos oportunidade de ler da parte de bateristas *profissionais, a conclusão a que se chega é que no mercado actual é essencial apresentar no curriculum formação musical caso seja opção enveredar pela carreira de baterista freelancer

*sei muito bem o significado de profissional e tal já foi discutido aqui no fórum...apenas opto pessoalmente por chamar de profissionais aos bateristas freelancer pois para mim são os que fazem disto na realidade uma profissão.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #95
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
Lançar nomes como Buddy Rich ou Dennis Chambers para desvalorizar a importância da teoria musical é no mínimo incoerente, estes Srs. são predestinados no instrumento.
Atenção, não foi tentativa minha de desvalorizar a teoria musical, até porque se fores ler o que escrevi mais acima verás que não desvalorizo a formação musical.
A única coisa que critico é a insistência de muitos em insitirem na ideia que um baterista só se safa se souber teoria. Isto é falso.
E não, esses nomes não são predestinados. Como eles há centenas de bateristas que sendo ou não conhecidos, são profissionais sem saberem teoria.

Infelizmente cada vez mais é necessário um gajo saber muita teoria para se ser profissional. Digo infelizmente porque hoje em dia vejo a música cada vez menos orgânica e cada vez mais delineada e "certinha". A vertente sentimento na arte está claramente a perder-se.
A partir do momento que vejo o requisito de se ler pautas para tocar jazz, deixei de ver o espírito musical como via há uns anos atrás.
A partir do momento que vejo fado a ser tocado com metronomo e com os músicos a lerem pautas deixei de acreditar no futuro da arte musical como sendo livre e espontânea.


Formação musical é importante mas não é a essencia da música.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 26 de Novembro de 2009 às 18:46.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #96
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Atenção, não foi tentativa minha de desvalorizar a teoria musical, até porque se fores ler o que escrevi mais acima verás que não desvalorizo a formação musical.
A única coisa que critico é a insistência de muitos em insitirem na ideia que um baterista só se safa se souber teoria. Isto é falso.
E não, esses nomes não são predestinados. Como eles há centenas de bateristas que sendo ou não conhecidos, são profissionais sem saberem teoria.

Infelizmente cada vez mais é necessário um gajo saber muita teoria para se ser profissional. Digo infelizmente porque hoje em dia vejo a música cada vez menos orgânica e cada vez mais delineada e "certinha". A vertente sentimento na arte está claramente a perder-se.
A partir do momento que vejo o requisito de se ler pautas para tocar jazz, deixei de ver o espírito musical como via há uns anos atrás.
A partir do momento que vejo fado a ser tocado com metronomo e com os músicos a lerem pautas deixei de acreditar no futuro da arte musical como sendo livre e espontânea.


Formação musical é importante mas não é a essencia da música.

Concordo a 100%. O Jojo Mayer também não tem formação musical, por exemplo.

A propósito do que falaste, lembrei-me de uma citação dele: "It is the downfall of every artform when discipline becomes more important than the expression!"

Para mim, não é essencial. É apenas uma ferramenta como outras. Reconheço que é mais dificil uma pessoa afirmar-se no circuito sem formação, mas já muitos o fizeram...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #97
Dylan Dog
 
Membro desde: 10-Mai-2009
Local: Lisboa
Mensagens: 159
Dylan Dog está no bom caminho
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Bem eu nao pesco mesmo nada, mas qualquer uma das duas ultimas são verdadeiras.Já soube ler quando era puto e nao sabia tocar sem uma pauta a frente,achava fixe por caso saber ler nao ee´o mais dificil,neste momento nao me lembro e nada,mas que pode ajudar!!!claro que sim e tens razao passa a frente de mil bateristas mas um baterista que aprenda com muito bons musicos acho que só lhe interessará para nao ficar no escuro como tu dizes e ajudar na produçao,nao quer dizer que sem saberes nao possas ajudar...quem me paga os estudo ??? lol estou pronto a entrar numa escola faalta é dinheirito por enquanto mas é umas das proximas coisas que tenho em mente fazer.....alguem dispensa algum????
Dylan Dog não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #98
eusouoMiguel
 
Membro desde: 22-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 322
eusouoMiguel tem uma aura espectacular à voltaeusouoMiguel tem uma aura espectacular à volta
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Numa entrevista do Steve Gadd a falar sobre o metronomo/tempo:
"I dont think that if i count a tempo and it slows down i'm not doing my job right, it's all about playing with other musicians and taking in consideration how everybody feels"

Nesta arte tens varios instrumentos que podemos, e até devemos usar, mas temos de ter cabeça o suficiente para qual é o objectivo final, é criar musica que todos gostem
eusouoMiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #99
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Atenção, não foi tentativa minha de desvalorizar a teoria musical, até porque se fores ler o que escrevi mais acima verás que não desvalorizo a formação musical.
A única coisa que critico é a insistência de muitos em insitirem na ideia que um baterista só se safa se souber teoria. Isto é falso.
E não, esses nomes não são predestinados. Como eles há centenas de bateristas que sendo ou não conhecidos, são profissionais sem saberem teoria.

Infelizmente cada vez mais é necessário um gajo saber muita teoria para se ser profissional. Digo infelizmente porque hoje em dia vejo a música cada vez menos orgânica e cada vez mais delineada e "certinha". A vertente sentimento na arte está claramente a perder-se.
A partir do momento que vejo o requisito de se ler pautas para tocar jazz, deixei de ver o espírito musical como via há uns anos atrás.
A partir do momento que vejo fado a ser tocado com metronomo e com os músicos a lerem pautas deixei de acreditar no futuro da arte musical como sendo livre e espontânea.


Formação musical é importante mas não é a essencia da música.
Peço desculpa, pela a minha afirmação sobre desvalorizares a teoria musical...foi algo que deduzi pelo teu comentário.
Como bateristas, Buddy rich e Dennis chambers são para mim predestinados e não existe centenas como eles...principalmente Buddy Rich...
Quando falas em bateristas profissionais, estas a falar na vertente freelancer?
Se sim, é sobre esta vertente que vou comentar,
Poderá existir alguns sem formação em teoria, mas não se sobrepõem aos grandes bateristas freelancers da actualidade...sem ser Dennis chambers que outro baterista actualmente no activo e sem formação musical é contratado com regularidade?
Um baterista freelancer não toca a sua musica, é contratado para tocar a musica de outros (Ndugu Chancler fala sobre isso no modern drummer 2008)...
Quanto ao facto da importância da teoria na musica da actualidade a tornar mais "delineada".
Ao vivo não concordo, não é estilos de musicas populares por estas bandas mas é só ver os espectáculos ao vivo de Beyonce (agora nao me estou a lembrar do nome das 2 bateristas), Madonna e Chistina Aguilera com Brian Fraiser-Moore, Backstreet Boys e Usher com Aaron Spears, Paul leim com Shania twain, Nathaniel Townsley com Alejandro Sanz, Curt Bisquera com Eros Ramazoti, Shakira e Daniel powter com Brendan Buckley etc etc etc...nada nestas performances ao vivo é delineado e os bateristas têm performances memoráveis. Actualmente a qualidade dos bateristas até é mais valorizada que na década anterior e este têm grande espaço de manobra.
Em estúdio talvez...no entanto o que nos difere de maquina de ritmos é essa capacidade "organica" de que falas...se tudo fosse tão "delineado" porque razão Jeff Porcaro (rip), Vinnie Colaiuta e Steve Gadd apresentam listas incríveis de trabalhos efectuados, se apenas é necessário transcrever um linha de bateria previamente delineada...um baterista mais "barato" nesta área não teria problemas em efectuar o trabalho. Alguma coisa os difere dos demais, as pequenas nuances que atravez de dinâmicas, feeling e no geral talento conseguem meter numa faixa de bateria torna-os "os escolhidos" entre muitos...
Nesta área de profissionalismo na bateria formação em teoria musical é essencial simplesmente porque tal é actualmente exigido aos bateristas. Sem se ter uma grande reputação dificilmente um baterista sem formação arranja trabalho nesta área tão competitiva. No entanto no geral Formação musical esta longe de ser essencial na musica e depende do talento e capacidades de cada baterista "deixar-se prender" pela teoria, é apenas mais uma ferramenta que nos permite melhorar enquanto bateristas e ajuda nos a compreender melhor o nosso instrumento e a musica que nos rodeia.

Abraço Miguel!

Kosh: O Jojo Mayer não apresenta nenhuma formação em área alguma da bateria...teve aulas particulares mas é basicamente um auto-didacta, no entanto segundo me estou a lembrar ele sabe teoria, pois foi-lhe incutido desde muito cedo pela sua família de músicos ( não fui pesquisar, mas pelo que me lembro ele referiu isso numa edição da Modern Drummer...tenho que procurar na minha colecção sobre a revista em causa).

Abraço
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #100
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Expliquei-me mal na parte de haver centenas como eles. Não queria dizer que há centenas como eles a nível técnico, mas sim centenas como eles sem formação musical, ou pelo menos, sem formação musical de nível superior.
Até porque também não definimos afinal qual o nível de formação que estamos a falar. Há muitos nível de formação, e há uns que têm o suficiente e outros têm mais que o suficiente - aqui também depende da motivação e objectivo de cada um.

Acerca dos bateristas contratados. Deves saber tão bem como eu que muitas vezes conta mais o nome que propriamente o resto. Normalmente são sempre os mesmos também porque esses artistas/os agentes desses artistas procuram os melhores executantes que garantam boas performances.
Mas tanto em bateristas como qualquer outro instrumentista. Eles procuram os melhores para o lugar de acordo com o budget disponível.

De resto, enganaste quanto ao delineamento dos concertos desses artistas. É tudo pensado e ensaiado vezes sem conta. Muito pouco do que vês é espontâneo.
P.ex., procura documentários sobre a Madonna e verás que nada é espontâneo nas suas actuações.
Procura o DVD do The Wall do Roger Waters e verás que nada é espontâneo e tudo é pensado e ensaiado ao segundo. Solos, intros, até os "improvisos" são ensaiados. Há partes em que mostra o Waters a ser mestro e manda parar os musicos só porque, p.ex., não gostou que o baterista metesse um contratempo onde ele não existia antes.

A industria musical está mais mecanizada do que pensas.

Tirando algumas bandas que continuam a ter o espiroto rockeiro do deixa andar, tudo o que é pop é pensado e ensaiado milhentas vezes.

As prestações dos bateristas são memoráveis porque eles são bons executantes, ponto final.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 26 de Novembro de 2009 às 22:43.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #101
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Sim, o Jojo Mayer cresceu no família de músicos. No entanto, fiquei com a ideia de que ou ele não sabia mesmo nada de teoria musical ou sabia muito pouco... Mas obviamente, não me surpreenderia nada estar enganado!

Sei que ele disse numa entrevista que nunca teve aulas, tinha tipo sessões de 30 minutos com outros bateristas que encontrava em concertos e hoteis e outros. No entanto, ele próprio admitiu que teria sido muito melhor e teria sido a sua evolução mais fácil se tivesse tido formação musical...

Mas também, para nós(os que não temos grandes objectivos na bateria), até prefiro, por opção, não ter aulas nem nada; é muito mais saboroso descobrir e aprender algo por nós, mesmo que demore o dobro do tempo... Eu quando consigo fazer uma coisa que não conseguia ou quando uma certa mecânica que não entrava passa a ser fluida fico todo contente... É um sentimento muito mais gratificante.
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #102
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Mas atenção, reforço a ideia que para os dias de hoje, quem quiser ser freelancer deve ter alguma formação musical, em especial ler e interpretar bem pautas.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #103
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Ora boas,

Mais uma vez vou dar a minha opinião.

Sem me querer impor, tenho que discordar quando dizem que não faz falta teoria musical para bateria, que basta seguir o que os outros fazes...

É claro que não tou a dizer que todos deviam de entrar para um concervatório ou para uma escola de música, o que acho é que, mesmo sendo autodidactas, há sempre livros, ou até na internet, onde podemos aprender algo mais não só sobre bateria, mas também sobre a dita teoria musical.

Quanto mais se souber, mais vai aportar para a banda.


Sendo sincero, eu também trabalho muito de ouvido, felizmente tenho um ouvido musical bastante apurado. Mas, mesmo com este dom, é muito bom saber o que o nosso ouvido quer... Porque o nosso ouvido pode estar a dizer alguma coisa, e se nós não conseguirmos traduzir o que ele está a dizer... cria conflito...


Mais uma vez digo que isto é apenas a minha opinião, não desvalorizo as outras opiniões, como também gostava que não desvalorizassem as minha...

Este tema é muito ambíguo, e cada um deve de ter a sua opinião, e os outros só tem que respeitar.


Abraços




________________________________________
Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #104
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Mas atenção, reforço a ideia que para os dias de hoje, quem quiser ser freelancer deve ter alguma formação musical, em especial ler e interpretar bem pautas.
Claro! Acho que nos afastámos um bocado do tópico... Por exemplo, o Vinnie Colaiuta é conhecido por fazer concertos e sessões à 'queima-roupa', isto é, espetam-lhe um pauta à frente e o homem toca aquilo sem nunca ter visto nem estudado a pauta, independentemente da dificuldade.

E a verdade, apesar do que eu estou a defender, é esta: é muito mais provável encontrarmos um baterista inserido numa banda (sem trabalho de freelance) que não tenha formação, do que um bateristas freelancer sem formação...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 26 de Novembro de 2009   #105
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Qual a importância da formação em teoria musical?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Expliquei-me mal na parte de haver centenas como eles. Não queria dizer que há centenas como eles a nível técnico, mas sim centenas como eles sem formação musical, ou pelo menos, sem formação musical de nível superior.
Até porque também não definimos afinal qual o nível de formação que estamos a falar. Há muitos nível de formação, e há uns que têm o suficiente e outros têm mais que o suficiente - aqui também depende da motivação e objectivo de cada um.

Acerca dos bateristas contratados. Deves saber tão bem como eu que muitas vezes conta mais o nome que propriamente o resto. Normalmente são sempre os mesmos também porque esses artistas/os agentes desses artistas procuram os melhores executantes que garantam boas performances.
Mas tanto em bateristas como qualquer outro instrumentista. Eles procuram os melhores para o lugar de acordo com o budget disponível.

De resto, enganaste quanto ao delineamento dos concertos desses artistas. É tudo pensado e ensaiado vezes sem conta. Muito pouco do que vês é espontâneo.
P.ex., procura documentários sobre a Madonna e verás que nada é espontâneo nas suas actuações.
Procura o DVD do The Wall do Roger Waters e verás que nada é espontâneo e tudo é pensado e ensaiado ao segundo. Solos, intros, até os "improvisos" são ensaiados. Há partes em que mostra o Waters a ser mestro e manda parar os musicos só porque, p.ex., não gostou que o baterista mete-se um contratempo onde ele não existia antes.

A industria musical está mais mecanizada do que pensas.

Tirando algumas bandas que continuam a ter o espiroto rockeiro do deixa andar, tudo o que é pop é pensado e ensaiado milhentas vezes.

As prestações dos bateristas são memoráveis porque eles são bons executantes, ponto final.
Na questão das performances ao vivo eu falei sobre as diferenças sobre o que foi previamente delineado e o que é tocado ao vivo, que também é delineado mas que existe um maior espaço de manobra ao vivo, como Roger Waters existirão muitos, tal como por exemplo Prince...mas tambem sei de varios casos na vertente pop e pop/rock em que tal não acontece...mas se vamos entrar em casos específicos ambos ficamos acordados até de manhã a "discutir", mas dos artistas que falei existe os 2 casos...
Isto acaba por ser outro assunto (que reconheço ser o responsável por tal).
Visto teres falado da Madonna, quero deixar apenas a minha achega de porquê Brian Fraiser-Moore ser o baterista actual dela...Madonna tinha uma exigência especifica quanto a secção de bateria, pois queria que ele torna-se esta "secção" de acordo com o estilo de musica que ela procura actualmente e chegou ao ponto de fazer audições a bateristas profissionais sendo Brian o que reuniu consenso, ao ponto de ficar encarregue de delinear a as faixas de bateria para os espectáculos ao vivo...como tal apesar de o que o nos é apresentado ser algo delineado e treinado até a perfeição, foi necessário uma grande dose de criatividade por parte do baterista para que essas performances fossem possíveis, por acaso viste alguma performance ao vivo dos trabalhos recentes da Madonna?
Eu tenho "Ideias" (não sou profissional e como tal nao tenho experiencial pessoal no assunto) do que se passa na industria musical...

Eu posso tar errado, mas parece-me que a tua opinião é que formação em teoria musical torna os bateristas mais dependentes desta e com maiores dificuldades em termos criativos e espontaneidade, será?

Quero apenas referir que os meus conhecimentos em Teoria são nulos...ainda recentemente adquiri o novo Dvd do steve smith que se baseia numa troca de opiniões com John Riley (grande baterista) sobre o que ele toca, como toca e como foi criado as faixas de bateria neste projecto de homenagem aos grandes bateristas do passado...sendo que a linguagem utilizada no DVD é maioritariamente teórica (o que para mim é o mesmo que estar a ver um filme em chinês)...A capacidade técnica e teórica de steve smith são simplesmente impressionantes ao ponto de saber exactamente o que tocar em cada secção das musicas e mesmo não ter problemas em transcrever para a bateria excertos de composições de outros Srs., situações musicais com base em rudimentos, etc (falta-me capacidades teoricas para aprofundar esta questao) Tipo isto (descrito por um "burro"):
John Riley - Lembras-te da secção da musica que tal gajo fez na tal musica no album não sei quê, que era assim e assado?
Steve Smith - Ah pois é, era isto ddddrrrrrrrrrrrr tchi bum, não era?

De referir que estamos a falar de algo que o comum dos mortais levava um ano para chegar la perto.,

é isto que eu "invejo" e que acho frustrante não saber nem ter capacidades para tal...

Ps. Ja tinha saudades destas trocas de opiniões

Última edição de Alex Soares : Sex, 27 de Novembro de 2009 às 00:11.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
Divulgação: Festival Juvefest - Maio 2006 - Vila da Feira bada Concertos, Exposições e Eventos (geral) 13 Qua, 26 de Julho de 2006 10:03



São agora 22:14. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it