Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Percussão
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Percussão Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc dos restantes instrumentos de percussão


Resposta
Opções
Não lido Seg, 3 de Abril de 2006   #1
palhota
Desconhecido
 
Imagem de Perfil de palhota
 
Mensagens: n/a
Pergunta Tenho problemas ao usar peles orgânicas em intrumentos de percussão. O que posso fazer?

Antes de mais os meus parabéns pela rapidez na resolução dos problemas que afectaram o "site".
Preciso da v/ ajuda p/ o seguinte: toco num grupo de musica tradicional e os tambores que utilizamos não têm peles sintéticas (porco? carneiro? não sei...) pelo que quando está calor ficam muito duras e com tempo húmido ficam praticamente sem som. Como poderei ultrapassar ou atenuar este problema? Obrigado.
  Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 3 de Abril de 2006   #2
João Timbalão
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Oslo, Noruega
Mensagens: 18
João Timbalão tem uma aura espectacular à voltaJoão Timbalão tem uma aura espectacular à voltaJoão Timbalão tem uma aura espectacular à volta
Viva
Compreendo bem o teu dilema que foi o meu durante muitos anos a tocar com os Romanças, Navegante, Janita Salomé, Amélia Muge, etc.
Usei várias soluções como no verão ter os tambores com as peles (que são de vitelo, vaca ou cabra) mais laças e no inverno com as peles mais apertadas. O problema é que ao ar livre, as noites de verão podem ser muito húmidas e no inverno as luzes numa sala podem fazer as peles esticar demais. Também experimentei montar, nuns uma resistência, noutros uma lâmpada, para aquecer as peles mas estas ficam muito secas e podem rasgar mais fácilmente. Um aquecedor tipo ventilador foi outra experiência que resultava mais em me fazer suar que outra coisa qualquer. A maneira como resolvi o problema foi apenas usar peles naturais em estúdio ou em salas acondicionadas ou ao ar livre apenas se a temperatura e humidade o permitissem. Depois arranjei caixas, bombos e timbalões tradicionais com peles de bateria, bem como bendires e darbukas com peles de plástico. Os adufes, pelo formato quadrado, é que eram mais problemáticos.
Ter amplitude na afinação das cordas é essencial para se poder ter possibilidades de apertar ou desapertar conforme o necessário mas é um problema que dificilmente se controla por completo.
João Timbalão não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 4 de Abril de 2006   #3
palhota
Desconhecido
 
Imagem de Perfil de palhota
 
Mensagens: n/a
Obrigado João pelas tuas sábias palavras. Mas já agora mais um pedido: onde é que eu me posso dirigir para substituir as peles? (devo confessar a minha falta de habilidade para esse tipo de coisas) e quanto é que me poderá custar essa operação?
  Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 4 de Abril de 2006   #4
João Timbalão
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Oslo, Noruega
Mensagens: 18
João Timbalão tem uma aura espectacular à voltaJoão Timbalão tem uma aura espectacular à voltaJoão Timbalão tem uma aura espectacular à volta
Diz-me de onde és, dir-te-ei aonde podes ir
João Timbalão não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 4 de Abril de 2006   #5
palhota
Desconhecido
 
Imagem de Perfil de palhota
 
Mensagens: n/a
Viva João. Sou do Pinhal Novo (Palmela) mas estou disposto aonde for necessário. Obrigado.
  Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 4 de Abril de 2006   #6
João Timbalão
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Oslo, Noruega
Mensagens: 18
João Timbalão tem uma aura espectacular à voltaJoão Timbalão tem uma aura espectacular à voltaJoão Timbalão tem uma aura espectacular à volta
No Pinhal Novo tens o grupo Bardoada que em princípio te poderá ajudar. Senão, vais à fonte, a quem formou os Bardoada, o Tocá Rufar no Casal do Marco, Seixal. Pede para falar com o Manuel Tardão que é o técnico de tambores, percebe da coisa e é um bacano.
João Timbalão não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Agosto de 2006   #7
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
Onde é que anda esse homem? Joao Timbalão?
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Agosto de 2006   #8
rui monteiro
 
Membro desde: 1-Ago-2006
Local: SEIXAL / Quinta do Conde
Mensagens: 32
rui monteiro será famoso em breve
um senhor!!!

sim senhor.....isto é um verdadeiro senhor da musica, lol.....
42 aninhos e da-se ao trabalho de nos ensinar umas coisas....

obrigado


ainda por cima sabe onde fica o seixal....





mas olha q ai em oslo deve tar um bocadinho de frio, Nao?
rui monteiro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 21 de Agosto de 2009   #9
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Tenho problemas ao usar peles orgânicas em intrumentos de percussão. O que posso fazer

O Manel Tardão já não está nos tocárufar praí há 4 anos, e não sei por onde andará agora. Poderás falar com a Sandra Guerreiro que te encaminha, se bem que ela não seja a técnica, está lá o Sérgio que talvez te faça isso.
Se quiseres vir até ao Porto, afinal não é assim tão longe!!, aqui na MISSOM podemos ajudar-te. Dispõe para o que fôr preciso.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
Como lidarias com um (ou vários) membros homosexuais na tua banda? LEONEL RODRIGUES Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 161 Dom, 24 de Junho de 2012 18:43
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! Renato Siqueira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21
Como posso pintar uma tarola de metal? Como posso fazer a tinta agarrar ao casco em aço? Miguel Tavares Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 41 Qui, 26 de Agosto de 2010 14:14



São agora 05:43. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it