Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Qua, 10 de Março de 2010   #1
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Chave de afinação dinamométrica

Usei uma vez para exprimentar uma chave de afinação dinamométrica. Fiquei maravilhado!
A bateria (acústica na altura) ficou com uma afinação perfieita e sem harmónicos nenhuns. Um som fundo e muito bem definido.

Nunca consegui, a ouvido, afinar daquela forma.

Quém exprimentou? Opinião?

Abraços
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Março de 2010   #2
consciouness
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: gondomar
Mensagens: 115
consciouness está no bom caminho
Re: Chave de afinação dinanométrica

A chave dinamométrica, é uma ferramenta indispensável para apertar qualquer parafuso com os nm correctos.
Todos os parafusos têm um aperto máximo recomendado, que não convém ultrapassar.
Infelizmente quase ninguém liga a esse assunto.
Hoje em dia essa ferramenta é muito usada para apertar peças em fibra de carbono nas bicicletas, mas também para todas as aplicações que usem parafusos.
consciouness não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 10 de Março de 2010   #3
renato_m
 
Membro desde: 20-Dez-2007
Local: braga
Mensagens: 441
renato_m está no bom caminho
Re: Chave de afinação dinanométrica

que chave é essa e qual o preço??

abraço
__________________
Renato M.
renato_m não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #4
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Chave de afinação dinanométrica

encontras aqui:

http://www.musicstore.de/en_EN/PTE/D...DRU0009529-000

é uma chave "normal" mas escolhes a força Nm com que queres o aperto. Todos os parafusos ficam com o mesmo aperto.
O som da bateria fica soberbo.

Abraço
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #5
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Chave de afinação dinanométrica

Mas os parafusos todos apertados com a mesma força nm significa peles afinadas? Duvido muito; eu noto que quase todas as peles precisam de um aperto extra num certo lado, ou de ficarem mais lassas num ponto, para correcção de harmónicos, por exemplo. Por outro lado, com as naturais variações nos bearing edges, não creio que uma força exactamente igual em cada parafuso signifique necessariamente uma afinação perfeita.
Sou um bocado céptico destas coisas muito mecânicas associadas à bateria; o meu crivo é sempre o meu ouvido, e confio mais nele do que num qualquer aparelhómetro.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #6
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Chave de afinação dinanométrica

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Mas os parafusos todos apertados com a mesma força nm significa peles afinadas? Duvido muito; eu noto que quase todas as peles precisam de um aperto extra num certo lado, ou de ficarem mais lassas num ponto, para correcção de harmónicos, por exemplo. Por outro lado, com as naturais variações nos bearing edges, não creio que uma força exactamente igual em cada parafuso signifique necessariamente uma afinação perfeita.
Sou um bocado céptico destas coisas muito mecânicas associadas à bateria; o meu crivo é sempre o meu ouvido, e confio mais nele do que num qualquer aparelhómetro.
Lu. se a pele for nova e estiver bem calibrada (o que acontece na maioria dos casos), esta chave afina quase na perfeição. Claro que no fim de todos os parafusos apertados pode dar-se um toque aqui e ali para suprimir armónicos.
Mas posso dizer-te que surpreendeu-me na positiva.
Atenção que para funcionar bem os parafusos devem têr anilhas de nylon.

Abraços
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #7
Hugo Correia
 
Membro desde: 2-Jul-2007
Local: Cascais
Mensagens: 253
Hugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à voltaHugo Correia tem uma aura espectacular à volta
Re: Chave de afinação dinanométrica

Eu tenho uma chave dessas e nao acho que fique assim tao perfeito.
Para chegar rápido à afinação aproximada é bom mas depois tem de entrar o ouvido para fazer o resto.
E por exemplo se os parafusos nao tiverem bem lubrificados a pressao exercida é diferente logo a afinaçao nao fica igual.
Hugo Correia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #8
Bruno.b
 
Membro desde: 12-Mai-2008
Local: Castelo Branco
Mensagens: 140
Bruno.b será famoso em breve
Re: Chave de afinação dinanométrica

Boas,

Aconselho a verem os videos do Bob Gatzen sobre afinação, ele não usa chaves xpto, usa sim os ouvidos.
Pessoalmente acho que este tipo de chaves são acessórios inúteis, apertam todos os parafusos com a mesma tensão, mas isso não é afinar uma bateria, imaginem ter um aro empenado, nem nas DW com o timbre match se consegue tirar algo de jeito com esta maneira de "afinar" mas cada um é que sabe.


Abraço
Bruno.b
Bruno.b não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #9
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Chave de afinação dinanométrica

Citação:
Mensagem Original de JoCab1969 Ver Mensagem
Lu. se a pele for nova e estiver bem calibrada (o que acontece na maioria dos casos), esta chave afina quase na perfeição. Claro que no fim de todos os parafusos apertados pode dar-se um toque aqui e ali para suprimir armónicos.
Mas posso dizer-te que surpreendeu-me na positiva.
Atenção que para funcionar bem os parafusos devem têr anilhas de nylon.

Abraços

OK, com essas nuances que referes, já aceito melhor.
Não sou potencial cliente dessa chave. Prefiro o velho método de afinar com recurso a ouvido e uma chave simples.
De qualquer modo, é relevante e interessante falarmos sobre acessórios que podem ajudar à nossa função de mexer e afinar a bateria, por isso obrigado pela informação, que sempre pode proporcionar discussões positivas para cada um de nós decidir como prefere desempenhar essas funções.

Abraço!
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #10
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Chave de afinação dinanométrica

O facto de apertar todos os parafusos com a mesma tensão não garante que a bateria estará com um bom som... Um som é a interpretação que o nosso ouvido faz das ondas sonoras que nos chegam, um bom som é a nossa opinião acerca dessa mesma interpretação.
Essas chaves apenas garantem a tal "igualdade" de tensão, ter a garantia que o parafuso 2 está ao mesmo nível do 5...mas até que ponto isso significa bom som? Significa afinação? Num piano isso faz sentido, em que a nota dó representa a onda sinusoidal x, o dó é algo específico e concreto, o timbre do meu timbolão não.
Tal como o Lu, sou apologista da não igualdade a nível de tensões. O importante é termos um bom resultado, é gostarmos do que ouvimos e do som que conseguirmos sacar, independentemente do método processual das coisas.
Tenho a mesma opinião para as pessoas que preferem comprar uma tarola peça de museu, porque é feita com o método x e com os parafusos y, uma autêntica obra de arte, e vais a ver na prática dá tanto som como uma tarola que custa menos 600 euros, de série mas boa.
Mas isto é apenas uma opinião, soa-me muito melhor o aspecto prático das coisas...
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #11
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Chave de afinação dinanométrica

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
O facto de apertar todos os parafusos com a mesma tensão não garante que a bateria estará com um bom som... Um som é a interpretação que o nosso ouvido faz das ondas sonoras que nos chegam, um bom som é a nossa opinião acerca dessa mesma interpretação.
Essas chaves apenas garantem a tal "igualdade" de tensão, ter a garantia que o parafuso 2 está ao mesmo nível do 5...mas até que ponto isso significa bom som? Significa afinação? Num piano isso faz sentido, em que a nota dó representa a onda sinusoidal x, o dó é algo específico e concreto, o timbre do meu timbolão não.
Tal como o Lu, sou apologista da não igualdade a nível de tensões. O importante é termos um bom resultado, é gostarmos do que ouvimos e do som que conseguirmos sacar, independentemente do método processual das coisas.
Tenho a mesma opinião para as pessoas que preferem comprar uma tarola peça de museu, porque é feita com o método x e com os parafusos y, uma autêntica obra de arte, e vais a ver na prática dá tanto som como uma tarola que custa menos 600 euros, de série mas boa.
Mas isto é apenas uma opinião, soa-me muito melhor o aspecto prático das coisas...
Excelente texto. Aliás eu próprio não sei quando é que a bateria está exactamente afinada como quero, uso sempre a ajuda dos dedos e dos ouvidos para me dizer quando é que devo parar, e se soa fixe deixo como está, não ligo a tensões. É certo que o aperto igual em todos os parafusos permite uma tensão igual, e pressupõe-se que o som saia «melhor» do que com variações de tensão. Eu às vezes tenho a impressão que grandes baterias de grandes bateristas têm um som de ***** e acho que se deve à afinação e não aos microfones, lá está (não é o chão que está torto, lol)

Já agora, para esclarecer, as baterias do Drumkit From Hell tiveram que tipo de afinação, alguém sabe?

Tópico prometedor, porque isto da afinação muda muita coisa na forma de tocar e no gosto ao tocar.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #12
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Chave de afinação dinanométrica

A maior dor de cabeça na afinação da bateria é a supressão de harmónicas. Essa tarefa feita "à unha" pode ser bastante penosa. Não é à toa que a maioria de nós usa supressores de harmónicas em tudo. As frequências harmónicas são parasitas se não estiverem afinadas.

A experiência que eu tive com uma chave destas foi que as harmónicas práticamente desapareceram sem recurso a panos, cobertores no bombo ou outras artimanhas.

Claro que os parafusos têm que estar bem oleados, com anilhas de nylon rígido e os aros direitos.

Quanto ao timbre, é uma questão de pôres mais ou menos torque. Tens um timbre mais agudo ou mais grave.

Mas não estou a discutir gostos. Estou só a contar a minha experiência que foi muito positiva, e queria partilhá-la com o pessoal.

Abraços Batrísticos
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #13
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Chave de afinação dinanométrica

Antes de mais, JoCab1969, não leves a mal que se discorde da utilização desse acessório. Estamos aqui mesmo para discutir estes assuntos e assim conversar sobre diferentes perspectivas, para que do meio de toda esta informação cada um saque a que lhe interessa e assim obtenha mais conhecimentos.

Pessoalmente, o objectivo quando afino a bateria não é a supressão de harmónicos, mas sim a afinação entre eles de modo a que fique um predominante, que é a "nota" que eu quero naquela peça. Por isso não utilizo nenhuma espécie de abafador, a não ser eventualmente uma tira pequena de pano colada à pele do bombo ou um ou outro penso rápido em alguma pele que esteja mal calibrada.

Muito boa a tua referência aos parafusos oleados, às anilhas de nylon rígido e aos aros direitos; estes são factores bem mais importantes do que ter a pele XPTO da marca ABCD e uma bateria da madeira NOPQ que o gajo da banda KLMN utiliza.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 11 de Março de 2010   #14
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Chave de afinação dinanométrica

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Antes de mais, JoCab1969, não leves a mal que se discorde da utilização desse acessório. Estamos aqui mesmo para discutir estes assuntos e assim conversar sobre diferentes perspectivas, para que do meio de toda esta informação cada um saque a que lhe interessa e assim obtenha mais conhecimentos.

Pessoalmente, o objectivo quando afino a bateria não é a supressão de harmónicos, mas sim a afinação entre eles de modo a que fique um predominante, que é a "nota" que eu quero naquela peça. Por isso não utilizo nenhuma espécie de abafador, a não ser eventualmente uma tira pequena de pano colada à pele do bombo ou um ou outro penso rápido em alguma pele que esteja mal calibrada.

Muito boa a tua referência aos parafusos oleados, às anilhas de nylon rígido e aos aros direitos; estes são factores bem mais importantes do que ter a pele XPTO da marca ABCD e uma bateria da madeira NOPQ que o gajo da banda KLMN utiliza.


Lu... Claro que não levo a mal!!!! sou baterista pá!
Quém me dera conseguir afinar a ouvido como o weckl - 2 minutos e zás-timbalão afinado... Eu não consigo. A ouvido levo uns 20 minutos a afinar (não uso abafadores excepto na tarola com um aro de pele).
Aínda bem que não concordam pois da discussão nasce a luz!
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Março de 2010   #15
Fernando Delca
 
Membro desde: 9-Dez-2009
Local: Vendas Novas
Mensagens: 14
Fernando Delca está no bom caminho
Re: Chave de afinação dinamométrica

Citação:
Mensagem Original de JoCab1969 Ver Mensagem
Usei uma vez para exprimentar uma chave de afinação dinamométrica. Fiquei maravilhado!
A bateria (acústica na altura) ficou com uma afinação perfieita e sem harmónicos nenhuns. Um som fundo e muito bem definido.

Nunca consegui, a ouvido, afinar daquela forma.

Quém exprimentou? Opinião?

Abraços
sIM JULGO QUE TODOS TÊM RAZÃO EM DIZER QUE OS PARAFUSOS DE APERTO FICAM COM O MESMO APERTO, MAS TENHO A CERTEZA QUE EXISTE UMA ESCALA DE APERTO PARA CADA TIPO DE PELE (CIMA E BAIXO) E POR TIMBALÃO,TAROLA E BOMBO.
PERGUNTO QUANDO SE ADQUIR A CHAVE É FORNECIDO ALGUMA TABELA ?


Fernando Delca adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 42 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de JoCab1969 Ver Mensagem
Lu... Claro que não levo a mal!!!! sou baterista pá!
Quém me dera conseguir afinar a ouvido como o weckl - 2 minutos e zás-timbalão afinado... Eu não consigo. A ouvido levo uns 20 minutos a afinar (não uso abafadores excepto na tarola com um aro de pele).
Aínda bem que não concordam pois da discussão nasce a luz!

Sempre afinei de ouvido mas gostava de utilizar a chave dinamometro, mas queria também ter umas dicar de quais as pressões em cada pele e em cada peça, para alem de saber que existe uma afinação defenida há muito.
Fernando Delca

Última edição de Fernando Delca : Qui, 25 de Março de 2010 às 01:28. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Fernando Delca não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Março de 2010   #16
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: Chave de afinação dinamométrica

Meus amigos, já conhecia este tipo de chaves, mas nunca me passou pela cabeça afinar uma bateria com ela! Eu via isso nos automóveis, lol! Eu para afinar a minha bateria, uso o DrumDial e acho que fica impecável.
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Março de 2010   #17
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Chave de afinação dinamométrica

Por acaso tambem tenho uma opiniao diferente de quem acha estas chaves o segredo para a afinaçao. Sao praticas isso admito, mas nao fazem milagres.

E quanto ao som sem harmonicos, permitam-me discordar, mas uma bateria sem harmonicos, nao é uma bateria, é uma tentativa de por a bateria o mais digital, ou difente possivel da funçao pra que foi criada a bateria.

A bateria usa umas "caixas de ar em madeira" e uma peles para bater de forma a que tudo vibre e crie o seu som, ao abafarmos mais vale por la apenas umas peles e poupar dinheiro em cascos, é muito barato e tem o mesmo efeito, nao existe harmonicos nenhuns.


Quem gosta de baterias secas e sem harmonicos que monte apenas peles em tripes, fica perfeito

Atençao que estou a extremar a opiniao na brincadeira, acho apenas que uma bateria para ser bateria tem que soar tudo. Mas sao gostos obviamente.

Abraços
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Março de 2010   #18
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Chave de afinação dinamométrica

Bada, o purista. Mas é isso mesmo, a bateria tem que ser apreciada antes ao natural e depois ver o que se pode fazer para ir satisfazer alguns requisitos. E depois vêm as peles melhores e aí é que se nota a diferença..

Ao inicio a maior parte da malta não grama muito o som natural da bateria. Os tais harmónicos fazem confusão e um timbalo ou soa todo igual ou se houver ali uma ligeira falha de tensão já fica a soar mal. Saber apreciar o som natural da bateria é uma arte e quem souber tirar maior partido desse dom vai conseguir identificar muita coisa que o menino do moongel ou do cobertor se calhar não nota.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Março de 2010   #19
DanTheMan
 
Membro desde: 11-Ago-2009
Local: Berlin, Germany
Mensagens: 340
DanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em brutoDanTheMan é uma jóia em bruto
Re: Chave de afinação dinamométrica

Citação:
Mensagem Original de bada Ver Mensagem
Por acaso tambem tenho uma opiniao diferente de quem acha estas chaves o segredo para a afinaçao. Sao praticas isso admito, mas nao fazem milagres.

E quanto ao som sem harmonicos, permitam-me discordar, mas uma bateria sem harmonicos, nao é uma bateria, é uma tentativa de por a bateria o mais digital, ou difente possivel da funçao pra que foi criada a bateria.

A bateria usa umas "caixas de ar em madeira" e uma peles para bater de forma a que tudo vibre e crie o seu som, ao abafarmos mais vale por la apenas umas peles e poupar dinheiro em cascos, é muito barato e tem o mesmo efeito, nao existe harmonicos nenhuns.


Quem gosta de baterias secas e sem harmonicos que monte apenas peles em tripes, fica perfeito

Atençao que estou a extremar a opiniao na brincadeira, acho apenas que uma bateria para ser bateria tem que soar tudo. Mas sao gostos obviamente.

Abraços

concordo 100% contigo.
DanTheMan não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Março de 2010   #20
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Chave de afinação dinamométrica

Eu Acho que isto é bom pra kriar um bom ponto intermédio.
Ou seja funcionara como um "preset", por exemplo.

Apartir dessa tensão que supostamente estará igual... vai equilibrando o som que pretendes e ao mesmo tempo retiras o nível de harmónicos que ela espirra.

Pelo menos é assim que eu faço as minhas afinaçoes, quando tenho duvidas que a tensao está igual de um lado e de outro.
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Março de 2010   #21
Fernando Delca
 
Membro desde: 9-Dez-2009
Local: Vendas Novas
Mensagens: 14
Fernando Delca está no bom caminho
Re: Chave de afinação dinamométrica

Há alguns dias, tentei ser minimamente esclarecido sobre a chave dinamómetro para afinação de baterias acusticas e a questão que coloco e a seguinte como as medidas tarola e timbalões são diferentes pergunto se a o aperto é igual para todos ou se existe alguma tabela que corresponda à afinação que queremos ?
Gostava de ser esclarecido pelo facto de estar a ver se compro uma coisa destas , mas ate hoje nimguem me soube esclarecer sobre as minhas dúvidas, espero assim ser desta pois com os seus conhecimentos não tenho duvida do esclarecimento que me possa enviar pela mesma via o qual antecipadamente agradeço.
Já agora as mesmas questões para as peles de ressonancia (inferiores) terão o mesmo aperto que as peles superiores ?


Citação:
Mensagem Original de bada Ver Mensagem
Por acaso tambem tenho uma opiniao diferente de quem acha estas chaves o segredo para a afinaçao. Sao praticas isso admito, mas nao fazem milagres.

E quanto ao som sem harmonicos, permitam-me discordar, mas uma bateria sem harmonicos, nao é uma bateria, é uma tentativa de por a bateria o mais digital, ou difente possivel da funçao pra que foi criada a bateria.

A bateria usa umas "caixas de ar em madeira" e uma peles para bater de forma a que tudo vibre e crie o seu som, ao abafarmos mais vale por la apenas umas peles e poupar dinheiro em cascos, é muito barato e tem o mesmo efeito, nao existe harmonicos nenhuns.


Quem gosta de baterias secas e sem harmonicos que monte apenas peles em tripes, fica perfeito

Atençao que estou a extremar a opiniao na brincadeira, acho apenas que uma bateria para ser bateria tem que soar tudo. Mas sao gostos obviamente.

Abraços
Fernando Delca não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 29 de Março de 2010   #22
João Cabrita
 
Membro desde: 17-Fev-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 1.200
João Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em brutoJoão Cabrita é uma jóia em bruto
Re: Chave de afinação dinamométrica

Citação:
Mensagem Original de Fernando Delca Ver Mensagem
Há alguns dias, tentei ser minimamente esclarecido sobre a chave dinamómetro para afinação de baterias acusticas e a questão que coloco e a seguinte como as medidas tarola e timbalões são diferentes pergunto se a o aperto é igual para todos ou se existe alguma tabela que corresponda à afinação que queremos ?
Gostava de ser esclarecido pelo facto de estar a ver se compro uma coisa destas , mas ate hoje nimguem me soube esclarecer sobre as minhas dúvidas, espero assim ser desta pois com os seus conhecimentos não tenho duvida do esclarecimento que me possa enviar pela mesma via o qual antecipadamente agradeço.
Já agora as mesmas questões para as peles de ressonancia (inferiores) terão o mesmo aperto que as peles superiores ?
A força que aplicares (ajustável) em cada peça vai definir o pitch. Podes por mais ou menos força tornando a peça mais aguda ou mais grave. Aí já é uma questão de gosto! Não existe nenhuma tabela para isso.

Abraço
João Cabrita não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
[Entrevista] Martin Lopez (ex-Opeth) - ano de 2004 splash Bateristas e Percussionistas 3 Qui, 31 de Julho de 2008 12:52
comida vegetariana!!ajuda! Leodreammer Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 29 Dom, 5 de Novembro de 2006 14:13



São agora 12:59. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it