![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() Como muito se tem falado sobre os vários sistemas de pedais existentes hoje em dia, resolvi fazer uma pequena comparação, tendo em conta a experiencia que já tive com todos estes sistemas, atenção que é apenas a minha opnião pessoal!
Sistema de Corrente única ou dupla: Este é talvez o sistema mais recente e também o mais comum hoje em dia devido a sua robustez, pois a ligação entre a placa e o eixo que sustenta o batente é feita através de uma corrente de pequenos elos, extremamente resistente. Sistema de Fita: É possívelmente o sistema mais antigo, em que a ligação entre a placa e o eixo que sustenta o batente é feita através de uma fita, que no inicio era de cabedal ou lona, materiais que facilmente partiam, dai muitos bateristas terem abandonado este sistema, mas que hoje em dia esta a ganhar novos adeptos, devido aos novos materiais (super resistentes) utilizados, como o Kevlar (Iron Cobra Flexi Glide) ou materiais compostos de fibra e plástico (Pearl Eliminator Belt). Sistema Direct Drive: Este sistema já é bastante antigo, ficou popular através do famoso pedal Ludwig Speed King, consiste numa peça de metal que faz a ligação directa entre a placa e o eixo que sustem o batente, não existindo a peça circular (cam) onde normalmente assentam as correntes ou fitas. Hoje em dia os pedais mais famosos que usam este sistema são o Axis, o Trick, os Yamaha e Gibraltar Direct Drive e o extinto Premier EDP 300/4000. De seguida vou comparar os vários sistemas, atribuindo uma pontuação a quatro características que acho importantes, não pretendo eleger o melhor mas sim estabelecer uma comparação: Resposta do pedal = a sensibilidade e rapidez de resposta do pedal Controle = facilidade com que se conduz/controla o movimento do pedal Força com que o batente é atirado = vai traduzir-se na força do impacto e no volume da pancada Robustez do sistema = durabilidade do sistema __________________________________________________ ________ Sistema de corrente: Resposta do pedal – 3,5 Controlo – 4,5 Força de impacto do batente - 5 Robustez sistema – 5 Sistema de fita: Resposta do pedal – 4,5 Controlo - 5 Força de impacto do batente - 5 Robustez do sistema – 3,5 (depende da marca!) Sistema Direct Drive: Resposta do pedal – 5 Controlo – 4 Força de impacto do batente - 4 Robustez do sistema – 5 Na escolha de um pedal deve ainda ser levado em conta: - O tamanho da placa, pois quanto maior for, menos rápido será o pedal (é uma questão de física!). - O tipo de CAM (pedais de corrente e fita) tb tem influência: CAM circular ou linear, o pedal tem a mesma execução do inicio ao fim do movimento, o que contribui para uma acção mais suave e controlada. CAM oval (excentrica), no inicio do movimento o pedal é mais leve, acelerando progressivamente o movimento, mas ficando cada vez mais pesado à medida que se aproxima do fim… (isto em milissegundos!), tornando o controlo do pedal um pouco mais difícil, pelo menos enquanto o baterista não se habitua! - O tipo de mola usada, tb é importante, alguns pedais usam molas mais rígidas que outros… - O Peso do batente é igualmente importante, quanto maior e mais pesado for, mais lento vai tornar o movimento de arremesso. - Etc. CONCLUSÃO: Não quero dizer com isto que um sistema é melhor ou pior do que o outro, mas apenas que todos são diferentes e devem ser experimentados antes de se comprar! Continuo a afirmar que mais importante que qualquer pedal, são os pés que os comandam! Já vi bateristas a darem espectáculo com pedais de M**** mas tb já vi bateristas com pedais excelentes tipo cobras e eliminators, que não davam uma para a caixa! Abraços Última edição de DrumPhilosopher : Qui, 15 de Março de 2007 às 12:03. |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Eu tenho o meu Eliminator com sistema de fita e estou muito satisfeito. Não concordo muito com a robustez do chain ganhar ao de fita pois em termos de durabilidade a fita ganha ao chain, basta procurar na net tal informação.
Boa review anyway. |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
![]() |
Grande contributo
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#4 | |
Citação:
Eu tb tenho o Eliminator de Fita e sei que é muito bom, mas nem todo os pedais de fitas são assim, por isso a pontuação é generalista e não baseada no Eliminator! Abraço |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 27-Jun-2006
Local: Faro
![]() |
Belo contributo obrigado.
Agora é q me deixaste ainda + confuso ![]()
![]() |
#6 | |
Citação:
Quanto a resistência, mais uma vez depende do tipo de material... nunca li um comentario de alguem a dizer que tinha arrebentado a Fita de Kevlar do Cobra Flexi... Mas tb enquanto tens 1000 baterista com pedais de corrente, tens uns 10 com pedais de fita... LOL |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#7 | |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#8 |
Local: Bobadela/Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Excelente artigo.
![]() Do que conheço por experiência própria nestes sistemas, a minha ideia é muito parecida.
![]() |
#9 |
Local: Viseu
![]() |
Bom post!!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
Aguarda confirmação de email
Membro desde: 25-Nov-2006
Local: Póvoa de Santa Iria
![]() |
Grand artigo, 5*
![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 5-Mar-2007
Local: guimarães
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
![]() |
#12 | |
![]() Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Citação:
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
Eu também adoro o meu eliminator de strap, não o troco certamente!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#14 |
![]() Membro desde: 12-Jun-2006
Local: Norte
![]() |
Por acaso tb tenho um eliminator de corrente e fita
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#15 |
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Lisboa
![]() ![]() |
Mais um bom artigo, parabéns DrumPhilosopher!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
Local: Maia
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
mt bom!!!!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#17 |
![]() Membro desde: 30-Jun-2006
Local: Santa Maria da Feira
![]() |
boas,
tipo, tenho um Iron cobra power glide de corrente e gostava de saber se é possivel mudar para fita, se sim como???? bem cada vez mais fico impressionado com os Direct Drive devem ser cá um mimo ehehh |
![]() |
![]() |
![]() |
#18 |
Não o PowerGlide não da para mudar para fita, até porque tem alguns "dentes" onde passa a corrente!
E o modelo do Cobra com fita é totalmente diferente... |
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
![]() Membro desde: 14-Abr-2006
Local: Évora
DrumPhilosopher mt bom post alias nao so neste mas como nos outros tb....graças a ti quando comprei os axis nao me estava a habituar a eles e começei ate a pender um bocado po lado negativo ate qe vi o teu post e nesse post tu dizias qe demorava a habituar mas depois de habituar ja nao se qeria mais nada e assim foi.. obrigado
![]() fica bem e obrigado por tudo vou continuar atento aos teus posts ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#20 |
![]() Membro desde: 5-Mar-2007
Local: guimarães
![]() |
muito bom post ajudou ens, tava a pensar comprar um pedal duplo e agora se calhar vou optar por um de fita...talvex um eleminator... brigadao.
![]() |
#21 | |
Citação:
Agora quanto a ter muito conhecimento e ter sempre razão... nada disso... ninguém tem sempre razão...! Abraços a malta toda! ![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#22 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Muito bom tópico! Eu tenho um Sonor de corrente simples e até ao momento, não me deu razão de queixa. Parece-me mais resistente que os de fita, mas não conheço os novos materiais em matéria de fita. Há muitos anos tive um com uma fita de cabedal e partiu-se, mesmo no meio de um concerto, que apesar de ser só para um baile de finalistas, um gajo fica sempre mal na fotografia LOL. Obrigado pela partilha de conhecimentos
![]()
![]() |
#23 |
Local: Bobadela/Lisboa
Mas agora há fitas que têm um material tipo kevlar que é altamente resistente.
O cabedal parte mais cedo ou mais tarde porque é uma produto natural e vai secando.
![]() |
#24 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Obrigado Hammer. Mas por enquanto, vou-me ficando com o pedal que tenho, que isto não está bom de finanças para ninguém e depois, estou contente com ele. Tem um balanço diabólico, parece uma castanhola, quando estou inspirado, eh eh. Abraço.
![]()
![]() |
#25 |
![]() |
ja agora kuais as grandes diferenças entre o iron cobra rolling glide e o flexi glide a nivel de versatilidade, balanço, groove, por ai fora, se alguem poder falar por exeperiencia propria melhor
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#26 |
Embora nunca tenha experimentado um Cobra Flexi, tenho lido noutros forums que o flexi, como qq pedal de fita, tem uma acção mais suave e um pouco mais leve que o Rolling ou o Power, os baterista que usam o flexi juram ser o melhor dos 3...
É como eu já disse o pessoal tem medo dos pedais de fita, por causa do factor Durabilidade! Em termos de comparação, o Flexi andará próximo do Eliminator Fita com Cam azul! podes ler mais opniões aqui: http://www.pearldrummersforum.com/sh...ht=cobra+flexi http://www.pearldrummersforum.com/sh...ht=cobra+flexi http://www.pearldrummersforum.com/sh...ht=cobra+flexi Última edição de DrumPhilosopher : Qui, 29 de Março de 2007 às 11:05. |
![]() |
![]() |
![]() |
#27 |
Eliminator com Cam Azul continua a ser a minha escolha. Já tentei por várias vezes mudar de Cam, etc, mas continuo sempre a voltar à azul.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#28 |
![]() |
ja somos 2 por acaso , tb uso a azul embora as vezes tente a vermelha
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#29 |
![]() Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
![]() ![]() ![]() ![]() |
ainda nao tinha visto esse topico e de facto esta muito bom...
|
![]() |
![]() |
![]() |
#30 |
![]() Membro desde: 8-Mai-2006
Local: Aveiro
![]() |
Strap rules!!!
Pessoal, já testei a fundo os 3 tipos de pedal com os modelos de topo da Yamaha e a conclusão é que prefiro a fita por uma razão muito simples: é muito suave (não exige muito esforço muscular), é altamente controlável e o material que constitui a fita é suficientemente resistente para competir com a corrente dupla.
Assim, consigo maior velocidade, controlo e facilidade de utilização que com qualquer um dos outros, ainda que muito boa gente continue a afirmar que com o treino os direct drive sejam mais rápidos... Façam a vossa escolha mas não deixem de experimentar modelos com fita! |
![]() |
![]() |
![]() |
#31 |
![]() |
ja agora uma duvida....existem pedais duplos d fita? pela vossa experiencia, kual dos 3 e k da melhor controle?
|
![]() |
![]() |
![]() |
#32 | |
Citação:
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
#33 |
![]() |
e k eu tenho um heinman pa iniciante, e digo k e 5 estrelas em todos os sentidos, m para iniciar, k limita mt, ja n consigo controla lo como keria e sinto k n evoluo com ele...eu toco d td, n m interessa a força, era mais o controle a alguma velocidade...grobulao kual e o teu?s
|
![]() |
![]() |
![]() |
#34 |
![]() Membro desde: 13-Out-2006
Local: Lisboa
![]() |
axis pedals
Boas.
Devo dizer que tenho pedais axis. uso-os em separado com dois bombos, mas por vezes tambem em modo pedal duplo pa ter outro feeling, é diferente, mas prefiro bem mais em separado. como sabem axis tem direct drive. os meus sao longboard. os kicks ate sao um pouco pesados. a minha experiencia com eles e outros pedais, leva-me a argumentar um pouco certos aspectos. direct drive sem duvida tem mt mais sensibilidade e resposta que todos os outros sistemas. em relacao ao tamanho do Board versus rapidez, long board a meu ver da mais balanco que shortboard, logo mais rapidez. o peso dos kicks, por vezes ajuda no balanco e por sua vez velocidade, toco com uns k ate sao um pouco pesados e dá o balanco perfeito, é grande power. o baterista da minha banda ja os experimentou, nos iron cobra dele, e nota-se uma grande diferença do power so pelos kicks da axis. conclui, pessoalmente, axis longboard direct drive e estes kicks dao o balanco e rapidez perfeitos, e as vezes quanto mais rapido se toca com eles com mais força bate! dá pa atingir velocidades na ordem dos 250-260-270 bpms, e nunca falha o pedal, a nao ser k falhem os pes. encontrei este topico do nada, e senti-me motivado em deixar aki a minha observaçao, e ainda mais por hj ter atingido os 265-270 bpm em double bass com estas duas makinas de guerra Axis. sao 18 batidas por segundo... \m/ |
![]() |
![]() |
![]() |
#35 |
Local: Portimão
![]() Sim, sem dúvida alguma valeu a pena 'cavar' e 'desenterrar' este tópico. Informação muito útil mesmo!
O meu contributo para este tópico será basicamente este: os pedais com fita poderão ser certamente a preferência mais acertada na hora de fazer gravações em estúdio, pois são os únicos pedais que nunca criarão ruídos indesejáveis devido às peças mecânicas móveis que friccionam e podem eventualmente chiar um pouco com o passar do tempo se não tiverem um pouco de manutenção mínima... Pessoalmente também tenho pedais com correntes, e também já experimentei pedais com fita. Direct drive ainda não testei nenhum, mas a pica para testar um quando puder é mais que muita...! ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Opções | |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
BateristasPT.com - A História | Miguel Martinho | Notícias de Primeira Página | 38 | Ter, 29 de Outubro de 2013 11:11 |
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... | LEONEL RODRIGUES | Baterias Acústicas | 177 | Qui, 28 de Março de 2013 20:46 |
Guia de comparação entre marcas e modelos de baterias acústicas | Pearl_addicted | Aconselhamento para a compra de material | 67 | Sáb, 31 de Março de 2012 13:26 |
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 | Miguel Martinho | Bateristas e Percussionistas | 20 | Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40 |