Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Aconselhamento para a compra de material
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Aconselhamento para a compra de material Peçam ajuda aqui para decidirem sobre o material que querem comprar


Resposta
Opções
Não lido Ter, 27 de Novembro de 2012   #1
eraser
 
Membro desde: 31-Ago-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 5
eraser está no bom caminho
Como reabilitar uma bateria velha?

Boas pessoal! Tenho uma bateria na nossa sala de ensaios de ensaios que comprei em 2ª mão a um baterista há uns 10 ou 12 anos atrás. O tipo que me a vendeu era um bocado desinteressado e nunca ninguém se esforçou para que ela soasse bem, mas como o objectivo era apenas o de ter um kit para toda a gente da sala poder usar, nunca me preocupei muito com o assunto - até agora. Ultimamente tenho ganho o hábito de ocasionalmente ir tocar bateria: sou guitarrista, mas tem-me dado muito gosto tocar. E sinto-me desapontado com o som desta bateria.

O que eu queria era saber era a vossa opinião sobre o que posso fazer para melhorar o som dela. Já gravei bateristas com kits de gama baixa que conseguem fazer maravilhas com as peles, afinações e muffling certos, por isso tenho a noção que posso fazer muito por aquela bateria antes de ter de gastar uma nota preta para comprar uma nova. Eis os dados da bateria tal como ela está agora:

Marca e Modelo: Mapex Mars Series (serial 357192)
Hi tom: pele remo weatherking coated (com 8/10 em termos de uso e gasto). pele de baixo de origem.
Floor Tom: peles top e bottom também de origem. (com 9/10 em termos de uso e gasto)
Kick: peles de origem. a pele do beater tem um rasgão que está "consertado" com fita cola. não sei ver as dimensões a olho. Neste momento tem um cobertor grande no interior.
Tarola: uso a tarola de um amigo, que não é espectacular mas serve. se começar a pegar muito na bateria daqui a uns tempos invisto numa tarola fixe, mas por enquanto não me quero preocupar com isso.
Hardware: de origem.
Pratos: os pratos que tenho usado são do mesmo amigo. Há uma pequena racha na borda do top hi hat, mas para além disso o único problema que noto nos pratos é que já parecem um bocado sujos. Não sei se isso se traduz num som pior.
Pedal kick: Tama Power Glide com beater de feltro.


Acho que é possível que tenha de começar com peles novas para kick e floor tom, talvez também high tom. Não sei se o som melhora muito se substituir as peles bottom dos toms, nem sei se o cobertor no kick é a melhor solução. Também não sei se o som dos pratos melhorará com um produto de limpeza, mas duvido que haja solução para o hi hat com a racha.

O que é que vos parece? Que marcas e soluções é que recomendam? Não queria gastar um rio de dinheiro, até porque é uma bateria de rock essencialmente para sala de ensaios, e para eu começar a tocar.

Última edição de eraser : Ter, 27 de Novembro de 2012 às 15:17.
eraser não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Novembro de 2012   #2
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

Boas, irá aparecer aqui pessoal mais entendido na matéria que eu.

Conselhos, se realmente não queres gastar dinheiro e a bateria não passa de apenas uma diversão e apesar das peles estarem velhas e provavelmente mortas aconselho-te a tentares afinar isso. Tens videos na net, truques e dicas aqui no forum pesquisa sobre isso. Pede a um amigo baterista que tenhas e para ele te ajudar nisso.

Pratos sujos, eu sou daqueles que concorda em que quanto mais velho e sujo o prato está melhor o som dele.

Os meus até o chamado "verdete" têm mas os que o têm soam bem por isso não limpo.

Depois, fita cola e lenços de papel uso para abafar e tirar harmonicos mas isso já tem a ver com afinação. Espera que já aparece aqui pessoal porreiro para te ajudar !

Cumprimentos
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Novembro de 2012   #3
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

Boas! Eu nao sou muito da opinião do hyuugaphilipee.
Acho qe se queres arranjar minimamente a bateria, acho qe devias mudar as peles. Primeiro descobre as medidas de cada peça (se nao tiveres ninguém qe te possa ajudar mete umas fotos aqui qe o pessoal ajuda )

Existem varias peles qe possuem uma afinação mais facil (nomeadamente Evans G1 ou G2, por exemplo). Tens de ter em atenção outro aspecto: como é uma bateria antiga, as medidas de profundidades dos toms podem ser maiores qe as baterias mais recentes; e se assim for, tens de ter em atenção nas peles qe compras (de maneira a poderes controlar melhor os harmonicos).
Muda primeiramente as peles de ataque (as de cima) nos toms e no bombo a do pedal (tambem pele de ataque). Se nao ficares satisfeito com o som, podes sempre mudar as de ressonância, pois ao contrário do qe muita gente pensa, influenciam em muito o som.
Depois em relação a aspectos mais minuciosos, deves procurar por algum lug ou tensionrod qe esteja danificado para qe o possas substituir (se nao, como obvio, nao consegues uma afinação eficaz).

Em relação aos pratos, penso qe deves manter os mesmos (os pratos sao o maior investimento numa bateria e se é so pra fazeres umas jams, nao te preocupes em mudar). Comigo, quanto mais pó tiverem e mais velhos forem, melhor soam; por isso é qe nunca limpei nenhum dos meus pratos. O hi-hat... epah podes sempre ver um negocio fixe em 2a mao por aqui no forum. Nao necessitas comprar nada de novo, mas arranjas bom material por excelentes preços.
De resto, e para finalizar, passa um pano do pó por cima de toda a bateria para ela ficar limpa, e dá-lhe com força!
Bons restauros. (Desculpa o testamento, mas quis explicar tudo bem eheh) Abraço

Shurtugal...
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 27 de Novembro de 2012   #4
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

Ia por onde diz o shurtugal.

Mudar as peles....definitivamente...e quanto ao tamanho nada mais simples...a fita métrica resolve e depois é só converteres pra polegadas!
__________________
http://sadrums.mybrute.com
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Novembro de 2012   #5
eraser
 
Membro desde: 31-Ago-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 5
eraser está no bom caminho
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

Obrigado pelas vossas respostas! É na boa shurtugal, até te agradeço alongares nos detalhes. Tenho feito alguma pesquisa na net sobre peles para toms, e gostei do que li sobre as Evans G2 - aparentemente são também peles com boa durabilidade, o que é uma boa mais-valia tendo em conta que são para uma bateria de jams e ensaios. Também li boas coisas sobre as Remo Ambassador; talvez também devam entrar nas contas?

Tenho visto na net opiniões diferentes sobre o envelhecimento de madeiras: há quem diga que com o tempo as madeiras e as colas vão curando e o som fica mais rico, há quem diga que com o tempo vai acumulando humidade e estalando a cola (piorando o som), e há quem diga que não há diferenças significativas... Não sei se posso fazer alguma coisa para melhorar ou restaurar a qualidade intrínseca das madeiras das peças.

Nos próximos dias vou tentar afinar as peles que lá estão e aproveitar para ver se há algum lug em mau estado. Vou pedir emprestado um coisito (não sei o nome daquilo) que mede a tensão da pele junto de cada lug, para poder afinar sem me estar a guiar pelo som... O que é bom para quem vai fazer isto pela primeira vez! Se tiver tempo, gravo um wav do antes e depois de a limpar e mudar de peles para poder comparar resultados.
__________________
Estamos à procura de um baterista de rock alternativo/punk em Lisboa e arredores - vê aqui o classificado se estiveres interessado!
eraser não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 29 de Novembro de 2012   #6
shurtugal
 
Membro desde: 25-Jan-2009
Local: OAZ/Coimbra
Mensagens: 668
shurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em brutoshurtugal é uma jóia em bruto
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

Citação:
Mensagem Original de eraser Ver Mensagem
Obrigado pelas vossas respostas! É na boa shurtugal, até te agradeço alongares nos detalhes. Tenho feito alguma pesquisa na net sobre peles para toms, e gostei do que li sobre as Evans G2 - aparentemente são também peles com boa durabilidade, o que é uma boa mais-valia tendo em conta que são para uma bateria de jams e ensaios. Também li boas coisas sobre as Remo Ambassador; talvez também devam entrar nas contas?

Tenho visto na net opiniões diferentes sobre o envelhecimento de madeiras: há quem diga que com o tempo as madeiras e as colas vão curando e o som fica mais rico, há quem diga que com o tempo vai acumulando humidade e estalando a cola (piorando o som), e há quem diga que não há diferenças significativas... Não sei se posso fazer alguma coisa para melhorar ou restaurar a qualidade intrínseca das madeiras das peças.

Nos próximos dias vou tentar afinar as peles que lá estão e aproveitar para ver se há algum lug em mau estado. Vou pedir emprestado um coisito (não sei o nome daquilo) que mede a tensão da pele junto de cada lug, para poder afinar sem me estar a guiar pelo som... O que é bom para quem vai fazer isto pela primeira vez! Se tiver tempo, gravo um wav do antes e depois de a limpar e mudar de peles para poder comparar resultados.
Boas! Antes de mais, fico satisfeito se te ajudei. Quanto às peles, eu nos timbalões tenho Evans EC2 (relativamente fáceis de afinar, e muito bom controlo sobre harnónicos e ressonâncias), na tarola tenho Remo WeatherKing (são de fácil afinação e muito duradouras!) e no bombo tenho Evans EMAD2 (têm um muffler qe podes ou não utilizar, e qe permite dares um som mais grave e cheio ao bombo, consoante o muffler qe colocas lá). As peles ressonantes, a muito custo, ainda são as de origem (uma porcaria) mas por motivos monetários não me é possível trocar para já. Mas se te ficares pelas G2, ficas já muito bem servido e para muito tempo (dado qe a utilização é pouca).
Verifica sim os lugs e dá uma afinadela às peles apenas para desenrasque (mais cedo ou mais tarde vais ter de as mudar). Quanto à questão das madeiras, epah isso já depende da madeira que a batera for feita... e se está num local propicio a humidades ou nao (já dizia a outra que a culpa é da humidade ). Abraço
__________________
Live to drum. . .
. . . drum to live
shurtugal não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 22 de Dezembro de 2012   #7
Maradona10
 
Membro desde: 16-Dez-2012
Local: SMF
Mensagens: 8
Maradona10 é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

bom post
Maradona10 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Dezembro de 2012   #8
vasco27slot
 
Membro desde: 5-Ago-2009
Local: Vila Franca de Xira
Mensagens: 63
vasco27slot será famoso em breve
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

sinceramente.. arranja um baterista experiente que de um olho na bateria (todos nos adoramos mexer em baterias, pelo k n deve ser dificil!) mas... 2 dicas: os hi-hat, vira-os ao contrario!.. poe o partido em baixo, deve de soar à mm ***** =) tb podes cortar a rachadela.. a direito! tipo dentada mas a direito!!! e peles: definitivamente Pinstripe Clear da Remo.. sao as mais duradouras e faceis de afinar ou abafar e resultao sp bem! eu n as uso!! mas recomendo a quem n domina a afinaçao!

mas isto é a minha opiniao!!! tb considero certas as que li ai atras... e mts diferentes irao aparecer e certas tb!!

da-lhe =)
vasco27slot não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 4 de Janeiro de 2013   #9
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

eu nem me preocupava nada com as madeiras , primeiro metia um kit de peles, afinava a minha maneira ( gosto ) e somente depois, se gostasse do som é que investia um tempinho e dinheiro no resto... se nao valesse a pena ... guarda as peles para outra bateria.

enes adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 22 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de vasco27slot Ver Mensagem
sinceramente.. arranja um baterista experiente que de um olho na bateria (todos nos adoramos mexer em baterias, pelo k n deve ser dificil!) mas... 2 dicas: os hi-hat, vira-os ao contrario!.. poe o partido em baixo, deve de soar à mm ***** =) tb podes cortar a rachadela.. a direito! tipo dentada mas a direito!!! e peles: definitivamente Pinstripe Clear da Remo.. sao as mais duradouras e faceis de afinar ou abafar e resultao sp bem! eu n as uso!! mas recomendo a quem n domina a afinaçao!

mas isto é a minha opiniao!!! tb considero certas as que li ai atras... e mts diferentes irao aparecer e certas tb!!

da-lhe =)
os hihats.... nao te esqueças que temos um hihat bottom e um hihat top .. e o bottom é para manter onde ?nem todos os hihats sao de espessura igual e isso reflete- se no som
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.

Última edição de enes : Sex, 4 de Janeiro de 2013 às 11:49. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Janeiro de 2013   #10
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

Os meus 2 cent.

Restaurar a madeira de uma bateria não é o mesmo que restaurar uma mesa ou uma cadeira.
Existem condicionantes de ordem acústica importantíssimas que é preciso ter em conta.
Embora os tratamentos na medeira possam ser similares, é possível "matar" uma bateria fácilmente.
Ex: Adição de vernizes, desbastamentos sem nexo com lixas ou grosas desapropriadas, descolagens descuidadas, parafusos de medida similar mas não próprios, e o pior de tudo é a desilusão pessoal,pela demora da operação, e a consequente exposição demorada dos cascos no ambiente de uma garagem, oficina, etc.

As humidades e/ou calores continuos, rebentam com uma peça de um momento para o outro. Será preciso saber ou tomar conhecimento de possívés infusões fumigadas de modo a "engordurar" a madeira para evitar mais que possiveis empenos e enfraquecimentos estruturais.

Nas ferragens, tem de se ter o máximo de cuidado na escolha de ferramentas apropriadas para os apertos e desapertos, nas decapagens, na prevenção e tratamentos contra as óxidações, na escolha certa de gente honesta que operam profissionalmente nas cromagens e niquelagens, a substituição dos parafusos interiores dos cascos deve ser tida na máxima das importâncias, etc.

No que diz respeito aos pratos.....
Estou de acordo com o que disse o Shortugal. Fenómono ou não, os pratos para mim, e nomeadamente os meus, funcionam melhor a "verde" do que em "amarelo".

Pronto, muito mais eu teria a dizer mas acho que deves de seguir este conselho para gastares dinheiro de uma só vez e não andares ás prestáções.
Já vi aqui no Fórum tentativas de restauro que terminaram em autênticas atrocidades e mutilações, mesmo ate se tratando de baterias de baixa gama, mas isso a mim deu-me e dá imensa pena e tristeza porque são BATERIAS!!!!!

Há um ano, restaurei a minha SIGNIA não sem antes tomar conhecimento dos processos de restauro, tanto com gente ligada ás baterias como em sites com videos que até cheguei a postar. Ficou com um aspecto óptimo e mais que tudo a suas propriedades e caracteristas mantiveram-se intactas.


abraço

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 7 de Janeiro de 2013 às 11:56.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Janeiro de 2013   #11
knk
 
Membro desde: 30-Mai-2006
Local: Santarém
Mensagens: 176
knk será famoso em breveknk será famoso em breve
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

Um dica:
depois das peles e etecéteras mencionados acima, compra um kit de anéis para retirar harmónicos (cortam ressonância), são baratos, e, para quem não tem experiência a afinar baterias, vão ajudar bastante!
Ou esses anéis ou então uns sticks (parecem pega-monstros) que servem para o mesmo efeito colando nas peles. Tanto uns como os outros custam uns 8/10€.
Just sayin'
__________________
Dinâmicas pessoal... dinâmicas!
knk não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 9 de Janeiro de 2013   #12
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

ess bateria não é tão má quanto pensas :

"Mapex produces seven different lines of drums: the introductory Voyager and Horizon series, the intermediate Meridian Birch and Meridian Maple, and the professional level Saturn and Orion. In years past the V and Pro M series were called the Venus and Mars series, in keeping with the tradition of naming the kits after planets. However, the quality of these series have changed since they dropped the old names. "

eu tenho uma Mars Pro Series com 20 anos em cima e é tá em grande estado de forma
alem de ter sido construida em Maple Canadiano . (já não se fabricam baterias em Maple canadiano foi proibido cortar estas arvores) até hoje adoro o som dos meus toms e não troco por outra , troca as peles e dá uma limpeza na bateria , e não gastes mais dinheiro nisso , tenta arranjar alguem para ajudar te a afinar , se precisares de abafar usa tape americana , não precisas de comprar abafadores nenhuns isso é só modernices , obvio que se tiveres o dinheiro para gastar , vale a pena fica mais bonito com os moongell ou os abafadores , mas isso bem afinado não precisa de abafar nadinha

eu uso remo coated nos toms , mas a evans g2 tb funcionam bem com esta bateria eu usava antes , força nisso e poe ai umas fotos
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Janeiro de 2013   #13
eraser
 
Membro desde: 31-Ago-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 5
eraser está no bom caminho
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

Citação:
Mensagem Original de knk Ver Mensagem
Um dica:
Ou esses anéis ou então uns sticks (parecem pega-monstros) que servem para o mesmo efeito colando nas peles. Tanto uns como os outros custam uns 8/10€.
Just sayin'
Numa sessão de gravação no ano passado descobri uma alternativa caseira e eficaz para os moon gels: tinha em casa uma palmilha de silicone (nova, convém...), e cortando em pedaços mais ou menos do tamanho de uma moeda, colando com um bocado de fita, tem um efeito muito semelhante ao moon gel. Não é uma solução tão fancy, mas descobri que funciona, e muitas vezes melhor do que aquilo que alguns bateristas usam. E uma palmilha inteira dá para muitas peças. Não tenho tido muito boa experiência com anéis para ser franco; se um baterista aparece para gravar com um anel levemente dobrado ou danificado às vezes prejudica mais o som do que ajuda.

Não fazia a mínima sobre a história da Mars Series, não tinha mesmo noção que podia ter ali uma bateria especial... O dono original era meio desligado da música e ele próprio a comprou em segunda mão, e ninguém que já experimentou a bateria durante estes anos tinha coisas boas para dizer. Acho que se calhar ela vai ganhar vida nova com peles novas - há uns dias atrás tentei afiná-la com um afinador de pressão e achei que ficou muito melhor só aí.

Há alguma maneira de saber se esta bateria é mesmo feita de Maple Canadiano, só pela cor e textura?
__________________
Estamos à procura de um baterista de rock alternativo/punk em Lisboa e arredores - vê aqui o classificado se estiveres interessado!
eraser não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 10 de Janeiro de 2013   #14
Isidro Paixao
 
Membro desde: 14-Mar-2010
Local: Bratislava
Mensagens: 392
Isidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em brutoIsidro Paixao é uma jóia em bruto
Re: Como reabilitar uma baterista velha?

"Há alguma maneira de saber se esta bateria é mesmo feita de Maple Canadiano, só pela cor e textura?"

Provavelmente a tua não deve ser as de Maple Canadiano era as Mars Pro Series
a tua deve ser Birch mas não deixa de ser boa essa bateria é melhor que as meridian birch que são as series actuais , mas para teres a certeza manda um mail á marca com o numero de serie e pede as especificações da bateria , eles dizem tudo ,

mas mete umas fotos fiquei curioso

eheheh
posso te dizer que a minha tem cerca de 20 anos , agora tenho hardware todo novo , mas o aspecto dela é bem melhor que baterias com 4 , 5 anos é preciso é tratar bem

um abraço
__________________
"Another day Another dollar"
Isidro Paixao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
O melhor baterista do mundo será aquele que tem uma bateria gigante como um monstro? shorebrak Bateristas e Percussionistas 16 Sáb, 7 de Novembro de 2009 05:09
Afinação: Qual a afinação básica da tarola? Existe uma norma? Como esticar as peles? woodrummer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 3 Sáb, 12 de Maio de 2007 19:29
Como posso tentar abafar uma garagem espaçosa com vizinhos a 10m de distância? xines Baterias Acústicas 13 Dom, 21 de Janeiro de 2007 03:18



São agora 07:42. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it