Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 3 de Fevereiro de 2009   #1
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Problema com Rudimentos

Boas! Venho aqui expôr um problemo com que me tenho deparado ultimamente...

Tenho descurado os rudimentos, mas agora voltei a praticá-los, numa tentativa de emendar o erro. Acontece que, ao entrar em cadências mais rápidas, acima de 130 bpm, não consigo fazer singulares ou "single strokes" em intervalos constantes. Isto é, em vez de fazer " ta ta ta ta", faço umas coisas como o Portnoy faz com o bombo e tarola: colo a primeira singular à segunda e a terceira singular à quarta. Fica tipo: "tata tata". Será que me fiz entender?

Assim sendo, que se estará a passar? É uma mera questão de prática?
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Fevereiro de 2009   #2
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Problema com Rudimentos

Deves ter uma mão mais exercitada que a outra...
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Fevereiro de 2009   #3
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Problema com Rudimentos

Flams em vez de notas separadas?
Tempo lento em singles. Mesmo tempo em doubles. Nas doubles acentua a segunda nota (conselho do Thomas Lang). E bom treino!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 3 de Fevereiro de 2009   #4
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Problema com Rudimentos

JP_ :

Sim, a minha mão direita está mais desenvolvida que a esquerda, mas ando a tentar corrigir isso, trabalhando o dobro com a mão esquerda...


warlike:

Sim, são flams! Obrigado, vou experimentar o teu conselho!
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Fevereiro de 2009   #5
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Problema com Rudimentos

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Flams em vez de notas separadas?
Tempo lento em singles. Mesmo tempo em doubles. Nas doubles acentua a segunda nota (conselho do Thomas Lang). E bom treino!
Acrescentava só, fazer semi-colcheias em cada mão tipo até fazeres 100 vezes 1 tempo. Primeiro na mão esquerda, depois direita e depois os singles

Se não percebeste, são singles mas com uma só mão

Vais sempre aumentando de 5 em 5 ou de 10 em 10 bpm's no metrónomo
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Fevereiro de 2009   #6
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Problema com Rudimentos

A minha sugestão é fazeres a famosa progressão em singles. Inicia com a mão esquerda apenas. Com tempo a 50 bpm, começa por fazer 4 compassos de semínima; depois, 4 compassos de tercinas de semínima; depois de colcheias; depois de semicolcheias; depois de sextina; depois de fusa. Faz o mesmo caminho, mas inversamente (ou seja, reduzindo o número de batidas por tempo). Em seguida, faz o mesmo exercício com a mão direita. Depois, o mesmo com as mãos alternadas. Depois o mesmo com as mãos em simultâneo.

Acho este tipo de exercícios excelente para separar bem o que cada membro está a tocar; também o faço com doubles e outras vezes incorporo também o bombo. É mesmo para se fazer muito lento, é assim que se adquire melhor a sensibilidade. E como a maior parte das coisas, é melhor praticar lento do que rápido; quem já o fez saberá porquê, quem não o fez, sugiro que experimente.

Espero que seja útil a sugestão.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Fevereiro de 2009   #7
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: Problema com Rudimentos

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
A minha sugestão é fazeres a famosa progressão em singles. Inicia com a mão esquerda apenas. Com tempo a 50 bpm, começa por fazer 4 compassos de semínima; depois, 4 compassos de tercinas de semínima; depois de colcheias; depois de semicolcheias; depois de sextina; depois de fusa. Faz o mesmo caminho, mas inversamente (ou seja, reduzindo o número de batidas por tempo). Em seguida, faz o mesmo exercício com a mão direita. Depois, o mesmo com as mãos alternadas. Depois o mesmo com as mãos em simultâneo.

Acho este tipo de exercícios excelente para separar bem o que cada membro está a tocar; também o faço com doubles e outras vezes incorporo também o bombo. É mesmo para se fazer muito lento, é assim que se adquire melhor a sensibilidade. E como a maior parte das coisas, é melhor praticar lento do que rápido; quem já o fez saberá porquê, quem não o fez, sugiro que experimente.

Espero que seja útil a sugestão.
Nem mais lu!Concordo a 100% com o que disseste, principalmente com a parte de treinar tudo lento. Treinar lento consegues acertar as notinhas todas, e à medida que te vais sentindo confiante nisso e que acertas tudo, vais aumentando de velocidade.
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 4 de Fevereiro de 2009   #8
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: Problema com Rudimentos

Obrigado a todos pelos comentários! Vou experimentar o que me disseram...
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
VIDEO-MANUAL: Rudimentos, Rudimentos e mais Rudimentos no Youtube! Aproveitem enquanto há! _TASSE_ Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 21 Dom, 6 de Junho de 2010 23:35
Exercicios e rudimentos Black_Wolf Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 24 Seg, 28 de Setembro de 2009 12:40
Tenho mais facilidade em executar rudimentos com a esteira (bordões) em baixo. Porquê? manicospic Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 27 Ter, 20 de Março de 2007 20:21
Dúvida: Que Rudimentos devo de praticar? Onde encontrar informação? Opinem! Stupify Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 6 Qui, 26 de Outubro de 2006 18:11
DÚVIDA: Quais são os rudimentos que vocês mais estudam/praticam? Opinem! Leodreammer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 53 Qui, 28 de Setembro de 2006 21:30



São agora 03:36. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it